17 de novembro de 2009
Atividade Livreto - A salada (lei de igualdade)
*Sugestão: Estímulo à leitura e fixação do tema.
*Fonte: Apostila da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora (AME-JF)
*Se caso as imagens não estiverem boas para imprimir, e for de seu interesse, é só pedir por email que envio formatado no word.
*Ilustração: Simone Anastácio
6 de novembro de 2009
Quem foi Allan Kardec (ilustrada)
Há muitos anos nasceu um menino educado, inteligente e muito bom, num país muito longe, chamado França.
Seus pais escolheram para ele o nome de Denizard Hippolyte Léon Rivail. É um nome diferente, não é? É um nome francês, de pessoas que falam diferente de nós.
Esse menino, Denizard, era muito estudioso. Desde pequenino ele gostava de estudar, de olhar livros, de ler!
Aos dez anos de idade seus pais o mandaram para outro país - a Suíça, para aprimorar os seus estudos, pois lá havia a melhor escola da época. Era a escola da fraternidade, que cuidava para que as crianças e os jovens se tornassem homens responsáveis e úteis à sociedade.
Quando ele cresceu, ele se tornou um grande professor, continuou a estudar e a trabalhar. Como ele sabia das coisas! Sabe, por quê? Porque ele aprendia nos livros.
Ele gostava muito de ensinar e por isto foi professor durante muito tempo. Ele era muito esforçado e trabalhador, durante o dia trabalhava e estudava de noite.
Sabem o que ele fazia durante o dia? Ensinava em sua casa, gratuitamente a muitos jovens que não tinham condições de pagar a escola. O professor Léon, por ter estudado muito, falava muitas outras línguas, além de sua, o Frances.
Uns anos depois, se deu um episódio feliz em sua vida. Ele conheceu uma moça de nome Amélie Gabrielle Boudet, com quem se casou. Ela também era professora. Ele e a esposa trabalhavam bastante. Entre outros afazeres, ele escrevia livros de estudo para as escolas. Tornou-se assim, um homem conhecido e respeitado.
Um dia... Aconteceu algo muito importante, quando estava com 50 anos de idade, através de um amigo, tomou conhecimento de coisas estranhas que vinham acontecendo na cidade. Dizia o amigo que, em determinada reunião que assistira, os objetos se movimentavam e uma mesa chegara a falar.
É... É isto mesmo, conversando! O professor Léon, acostumado ao estudo, à pesquisa, achou aquilo muito estranho, mas, depois do amigo insistir muito, decidiu assistir uma das reuniões.
Ali, Léon viu pela primeira vez o fenômeno das mesas que se movimentavam sozinhas. Objetos diversos como vasos, flores e chapéus se moviam em pleno ar, sem nenhum apoio. O professor ficou a pensar: Será que são as pessoas que estão aqui que causam as pancadas? Se não, devia haver uma causa.
E se pôs a pesquisar. Começou a freqüentar, com assiduidade, as reuniões semanais, disposto a descobrir o que havia por detrás daquilo tudo. Logo, descobriu que eram os espíritos, porque perguntou quem batia e movimentava a mesa e recebeu a resposta:
- Somos os espíritos.
Sabe como eles conversavam no inicio? Era através de pancadas na mesa.
Então, os espíritos informaram que nada mais eram do que as almas dos homens que já haviam deixado o corpo físico.
Vou explicar com detalhes, é assim: Quando uma pessoa morre, só o corpo de carne é que acaba.
Vocês sabem que o Espírito vai para o mundo espiritual, não é? Pois então, quando desencarnamos, o corpo vai ficar na Terra, vai ser enterrado. Mas, nós somos Espíritos e continuamos vivos . Todo mundo é assim.
Então as pessoas que morrem são Espíritos desencarnados, só não têm o corpo de carne.
Pois então... Denizard aprendeu a conversar com os Espíritos, com as pessoas que já estavam desencarnadas.
Os Espíritos ensinaram a Denizard muitas coisas e ele escreveu tudo em livros, para que todas as pessoas pudessem ler.
Ele, então, preferiu assinar estes livros com o nome de Allan Kardec, porque este foi um nome que ele teve em outra reencarnação e, assim, ele escolheu este para assinar os livros espíritas.
Os livros que são conhecidos como codificação da Doutrina Espírita , são os seguintes:
• O Livro dos Espíritos,
• O Livro dos Médiuns,
• O Evangelho Segundo o Espiritismo,
• A Gênese,
• O Céu e o Inferno.
Ele escreveu também montes de Revistas sobre o assunto, são as Revistas Espíritas.
Quando vocês crescerem mais um pouquinho, poderão ler todos estes livros e muitos outros que foram escritos, pesquisados apartir das obras de Allan Kardec.
Fonte de pesquisa:
2 de novembro de 2009
História - O remédio ideal (tema: passe)
O REMÉDIO IDEAL
Opa! Mas, olha só os pensamentos que tem na cabecinha!
Hum... pudera! Com esses pensamentos feios, acaba adoecendo e ficando chato.
Marta, a mamãe de Luizinho está muito preocupada. Recentemente ela conheceu a doutrina espírita e tem muito ouvido dizer que as doenças começam na alma. Então, numa manhã de domingo foi assistir palestra pública e levou Luizinho, apesar de seu mau humor.
Lá no centro, Luizinho tomou passe e participou da aula da evangelização infantil.
Tudo isso cooperou para melhora dos sentimentos do seu coraçãozinho.
Ah! Vocês querem saber que pensamentos têm agora Luizinho na cabeça?
É meus amiguinhos, o passe é um bom remédio, o remédio ideal para aliviar alguns maus da alma, mas é necessário que a gente se esforce para melhorar nosso íntimo.
Nossos pensamentos ruins fazem adoecer nosso corpo.
Luizinho aprendeu a cuidar da alma e do corpo alimentando bons pensamentos, teve FORÇA DE VONTADE, se esforçou!
E você está se esforçando?
Guardamos no nosso coração muitos sentimentos, pensamentos ruins que fazem adoecer nosso espírito e conseqüentemente nosso corpo.
Esses sentimentos e pensamentos são como nuvenzinhas que ficam presas em nossos perispírito e o passe dispersa esses pensamentos.
O passe é um bom remédio para a mente, ajuda a equilibrar, mas precisamos mudar nossos sentimentos, pensamentos para sentirmos sempre bem.
E para mudar, o complemento indispensável: seguir o evangelho de Jesus, nele há medicamentos fortificantes infalíveis que operam maravilhas de bem-estar quando deles fazemos uso.
Todos nós conhecemos esses fortificantes: a compreensão, a tolerância, a paciência, o perdão, a caridade, o amor, a misericórdia, a bondade...
Aula - Passe e água fluidificada
Prece
Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.
Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...
E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).
Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, através das mãos, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista (pessoa que aplica passe) transmite energias que ele recebe do mundo espiritual.
Quando guardamos em nossos corações muitos sentimentos e idéias ruins, esses nos fazem ficar doentes, estou falando é daqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo e para o espírito, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor, etc.
Esses pensamentos ruins são como sujeirinhas que ficam presas no perispírito da gente em forma de nuvenzinhas escuras, feias e desagradáveis.
Vejam as figuras: (colar no quadro um cartaz com desenho de uma paisagem e outra de uma criança) Como já o dissemos, ficam registrados em nosso perispírito (breve explicação) muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins, e as ruins são como nuvenzinhas escuras e feias que ficam grudadas em nosso perispírito (colar as nuvenzinhas com pensamentos ruins em torno do personagem).
Quando recebemos passe, recebemos as energias boas que o passista doa limpando nosso perispírito. (colar no quadro a figura da personagem recebendo passe)
O passe ajuda equilibrar nosso organismo e nossas emoções, mas se quisermos continuar a sentir sempre bem, não adoecer, devemos mudar nossos pensamentos tendo sempre pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão para com todos; com papai, mamãe, amigos etc. (colar as nuvenzinhas com pensamentos bons)
Afinal, os bons espíritos e o passe podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior (mente) e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O passista cede energias dele e dos espíritos para a pessoa necessitada; estes fluidos “passam” do passista para o doente; os Espíritos misturam suas energias com o do passista. Quando o passista aplica o passe ele está em prece e seus pensamentos são elevados, pensamentos de amor.
O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus dava passe quando curava impondo as mãos sobre os doentes.
Os médiuns espíritas, como seguidores de Jesus, repetem este gesto na transmissão do passe, uma prática que faz parte do dia-a-dia das casas espíritas. O passe é possível porque todos nós irradiamos fluidos para fora dos limites do corpo físico. Os fluidos são uma espécie de matéria muito leve, que nossos sentidos físicos não percebem, mas que tem grande importância em nossas vidas.
A mamãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.
Não devemos abusar do passe porque passe é remédio. Alguém aqui toma remédio quando não está doente? Toma analgésico se não está com dor? Pois é, não devemos abusar do passe e apenas tomá-lo quando não sentirmos bem ou estivermos doentes.
E sempre ao receber o passe devemos ter atitudes de silêncio, prece, pensamento elevado.
QUARTO MOMENTO: Além do passe, nós temos aqui no Centro outro tipo de remédio que não é o passe. Vamos ver?
O evangelizador colocará uma jarra com água filtrada sobre a mesa e falará às crianças que fazendo uma prece os Espíritos bondosos irão colocar remedinhos nela que irão ajudar a melhorar doenças, tristezas, etc.
A água fluidificada é água normal acrescida de remédio que os espíritos adicionam segundo as nossas necessidades físicas e morais.
É assim, se sou muito nervoso eles (os mentores espirituais) colocam um remédio para me ajudar a acalmar, e é assim de acordo com minhas necessidades.
Em geral, são os espíritos desencarnados que fluidificam a água, mas qualquer pessoa também pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo.
A fluidificação da água acontece em reuniões públicas, no culto do lar, etc.
Convidá-los a fazer uma prece pedindo pela fluidificação da água na jarra.
Distribuir os copinhos descartáveis com água fluidificada para as crianças, dizendo que ela não tem gosto de remédio é para apenas ajudar a melhorar quem estiver doente.
QUINTO MOMENTO: Atividade – PERGUNTAS EMBARALHADAS
OBJETIVOS: Avaliar o nível de conhecimento dos participantes favorecendo a fixação da aprendizagem.
MATERIAL: Cartões contendo perguntas e respostas.
DESENVOLVIMENTO:
O Evangelizador coloca sobre uma mesa cartões que contém perguntas e respostas a respeito de assuntos estudados anteriormente.
Em seguida, pede aos evangelizando que individualmente, agrupem esses cartões, de forma que haja correspondência entre perguntas e respostas.
É importante que cada participante retorne ao seu assento levando consigo, pelo menos, um conjunto de perguntas e respostas.
Concluída essa etapa, cada participante procura ler em voz alta, para a sala, a pergunta e a resposta, justificando a correlação feita.
O evangelizador ouve atentamente as correlações, corrigindo, em conjunto com a turma, as possíveis incorreções.
O evangelizador encerra a reunião realizando uma integração dos assuntos.
OBSERVAÇÃO: O Participante que tiver feito o maior número de correlações acertadas será premiado com bombom.
TÉCNICA: Essa técnica pode ser utilizada em grupos.
SEXTO MOMENTO:
PRECE FINAL
QUESTIONÁRIO para atividade: PERGUNTAS EMBARALHADAS
1. O que é passe? Transmissão de energia e fluidos.
2. A transmissão de energia é feita de quem para quem? A transmissão de energia é feita de uma pessoa encarnada auxiliada magneticamente por um espírito para a pessoa necessitada.
3. Qual a importância do passe? Ao recebermos passe, os fluidos e energias radiadas pelas mãos do passista nos ajudam a equilibrar a saúde física e espiritual.
4. Quando devo tomar passe? Ele é o remédio ideal para a mente. Devo tomar quando há necessidade, como exemplo, se estou doente ou muito triste e desanimado.
5. Que acontece quando recebo o passe? Ele nos ajuda a equilibrar nosso organismo e emoções, nos fortalece o espírito nos dando coragem e nos harmonizando.
6. Se eu estiver doente e receber o passe preciso de médico? O Passe é um tipo de remédio que ajuda nosso organismo, mas necessitamos de tratamento médico também.
7. Só os espíritas aplicam passe? Não o passe ou a transmissão de fluidos é utilizado por nós mesmos ou outras crenças, exemplo temos da mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, dos evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais.
8. Todos podem dar passe? O Passe, assim como a comunicação mediúnica, não é exclusivo dos espíritas: qualquer um, independente de sexo, ou religião, pode aplicar ou receber um passe. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Para o passista (aplicador do passe) é uma oportunidade de trabalho.
9. O passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus dava passe quando curava impondo as mãos sobre os doentes. Os médiuns espíritas, como seguidores de Jesus, repetem este gesto na transmissão do passe, uma prática que faz parte do dia-a-dia das casas espíritas.
10. O que é água fluidificada? A água fluidificada é a água normal, acrescida de fluidos curadores. Em termos de Espiritismo, entende-se por água fluidificada aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados à água. É a água magnetizada por fluidos.
11. Quem faz a fluidificação da água?Em geral, são os espíritos desencarnados que fluidificam a água, mas qualquer pessoa também pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo.
12. Como é feita a fluidificação da água? A água é uma base pura, em que a medicação Espiritual pode ser impressa. O processo é invisível aos olhos mortais, por isso, a confiança e a fé do paciente são partes essenciais para que tratamento alcance o efeito desejado.
19 de outubro de 2009
História - A salada (Lei de igualdade)
A Salada
(Lei de igualdade)
Tita é filha da senhora que, há muitos anos, faz faxina na casa de Lena, e ela tem três irmãozinhos, diferentes de Lena, que é filha única.
Como é bem difícil sustentar uma família grande, a mamãe de Lena sempre ajuda a mamãe de Tita, dando algumas roupas para as crianças, material escolar, e a própria Tita aproveita alguns vestidos que a Lena, por algum motivo, não usa mais.
alvez o fato de Tita ser pobre, ou quem sabe por não ter uma aparência tão bonita quanto a de Lena, esta, embora seja sua amiga, a trata com ares de superioridade. Em todas as brincadeiras, a parte de Tita é sempre a mais pesada; Lena sempre é a chefe, a quem manda, a princesa...
A mamãe de Lena, observando que sua filha não tratava Tita com igualdade, com fraternidade, ficou preocupada. Ela não queria que Lena crescesse com preconceitos.
Quem sabe o que é preconceito? É, por exemplo, quando julgamos as pessoas pela aparência, pela cor, pela religião, etc, achando que só os bonitos, bem vestidos, branquinhos, ricos, são bons, são educados. E isto é muito errado!... E, é claro, que a mamãe de Lena não queria que sua filha fosse uma pessoa preconceituosa. Resolveu, então, fazer uma coisa... Que será que a mamãe de Lena fez?Um dia, chamou à cozinha as duas meninas, que estavam brincando no quarto de Lena.
- Crianças – disse ela – sei que vocês gostam muito de salada de fruta com sorvete, não é?
- Oba, mãe, você vai dar salada com sorvete pra gente? – gritou Lena. Eu quero o meu potinho bem cheio, e o que sobrar pode dar para a Tita. Mamãe olhou muito séria para Lena. Vocês sabem por quê?
- Nós ajudamos, mamãe – falou Lena – enquanto eu apanho a saladeira, a Tita pega as frutas e vai descascá-las. E vai jogar as cascas no lixo direitinho, viu Tita?
Mais uma vez, mamãe olhou muito séria para Lena. Sabem por quê?
- As duas vão pegar os potes e lavá-los. Eu descasco e corto as frutas, pois mexer com facas é perigoso.
Tendo lavado logo os potinhos, as meninas foram ver a mamãe preparar a salada.
- Uai, mãe, por que você só está cortando maçã? - falou Lena. E as outras frutas? - Engraçado, minha filha, eu pensei que você só desse importância ao que fosse
bonito, caro...
- Mas, mãe, salada de uma fruta só?...
- Veja: as bananas têm amassadinhos; as uvas são daquelas pretinhas, bem
pequenas; o mamão está com uma cara engraçada, meio torto...
- Mas são gostosos, mãe!... A gente tira os amassadinhos; as uvas pretinhas são docinhas... E que importância tem o mamão estar torto, se ele estiver docinho – argumentou a menina.
- Que bom que você pensa assim, filhinha! Pelo jeito que você trata as pessoas que são diferentes de você, até cheguei a imaginar que julgava pela aparência... Realmente, no reino da pessoas, como no reino das frutas, existem diferenças, o que não quer dizer que a cor, o tamanho, a riqueza, possam fazer melhor ou pior...
Lena imediatamente compreendeu que mamãe falava de Tita, e para provar que
aprendera a lição, abraçando a amiguinha, falou:
- Mamãe, vamos fazer a salada com todas as frutas. Depois você dividirá a salada e o sorvete em partes iguais para Tita e para mim! .
Fonte: apostila da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora (AME-JF)
Desenhos: Simone Anastácio
Aula - Lei de Igualdade
HARMONIZAÇÃO COM MÚSICAS
PRECE INICIAL
PRIMEIRO MOMENTO: Contar a história: A Salada (Sem comentar sobre o tema a ser dado).
SEGUNDO MOMENTO:
MOTIVAÇÃO:
1 – Após a história pedir para que digam - baseados na história - qual será o tema da aula de hoje? (tempo para pensarem).
2 –
a) Pedir a cada evangelizador para se descrever (altura, tom de pele, cor dos olhos alto/baixo, gordo, magro etc.)
b) Pedir que eles analisem as diferenças entre os evangelizadores da classe.
Explicar: Essas diferenças físicas entre nós (evangelizadores) constituem a nossa identificação.
Essas exterioridades significam que eu sou melhor que ele ou ele melhor que eu?(sim, não, por quê? Explorar)
SEGUNDO MOMENTO:
DESENVOLVIMENTO:
a) Pedir para as outras crianças que digam quais são as diferenças entre elas.
Provavelmente elas só dirão diferenças físicas.
Peça que diferenciem outras características além das físicas, como idade, gostos, etc.
Obs.: Ficar atento ao que pode surgir como comparações desagradáveis.
b) Peça agora para dizerem o que há de igual entre elas. Escute as respostas e esclareça se necessário.
GANCHO: No entanto, há alguém que vê a todos nós de uma forma só: Deus. Diante de Deus somos todos iguais. É o que a gente chama de Lei da Igualdade.
c) Perguntar: Mas o que será que isso quer dizer? Será que Deus nos vê todos do mesmo tamanho, da mesma cor de pele, olhos e cabelos?
Responder: Não é bem assim.
Explicar: Apesar de que Deus não se importa nem um pouco com quem é branco ou negro, rico ou pobre, alto ou baixo homem ou mulher, Ele sabe dessas diferenças.
Sermos iguais diante de Deus quer dizer que Deus nos ama igualmente, sejamos pobres ou ricos, brancos ou negros, altos ou baixos, ou ainda, bons ou maus.
Todos teremos o mesmo destino: a evolução e a felicidade plena.
Todos tivemos o mesmo começo: simples e ignorantes.
Estamos sujeitos à mesmas leis da natureza.
Nascemos, crescemos e morremos.
Somos espíritos em caminhada de evolução.
Temos qualidades e defeitos.
Entre muitas outras semelhanças.
d) Perguntar: E por que na Terra existem homens ricos e pobres?
Responder: Por dois motivos:
1. Por causa das diferenças das capacidades (talentos) e pelo empenho pessoal durante a vida.
2. Porque Deus dá provas diferentes a homens diferentes na reencarnação:
· Na riqueza, o homem tem que suportar não fazer todo o mal que o dinheiro lhe permite realizar.
· Na pobreza, o homem passa pelas dificuldades da escassez da matéria (alimentação, vestuário, etc.), devendo suportar sem queixas, resignado.
Comentar: As diferenças que existem entre os homens na Terra, são conseqüência exclusiva de sua sociedade injusta. Deus, na sua infinita sabedoria, usa isso para fazer o bem.
As pessoas são diferentes nos corpos, roupas, costumes, línguas, sexo, brinquedos... Em suas necessidades (materiais e emocionais), sentimentos, direitos, inteligência...
Temos vidas e pensamentos diferentes, mas somos iguais em muitas coisas, não é mesmo? Muito bem, pois nós somos Espíritos. Vocês acham que os Espíritos são diferentes, antes de viver na Terra? No que eles são diferentes? São diferentes, pois não têm corpos e uma vida na Terra (os espíritos vivem no mundo espiritual). E no que eles são iguais? Essencialmente somos seres iguais, pois Deus nos criou iguais, mas somos nós que fazemos escolhas diferentes e seguimos caminhos diferentes. Se Deus criasse um Espírito para ser príncipe e outro para ser pobre, ele não seria justo com estas duas criaturas. O que ele faz é nos criar iguais e nos dar o direito de escolher, colhendo aquilo que plantamos numa mesma existência ou em várias (lembrar aula reencarnação e lei de causa e efeito).
TERCEIRO MOMENTO: ATIVIDADE: Jogo dos 10 erros, caça palavras.
PRECE FINAL
Aula - Familia
Harmonização com música
Prece Inicial
Primeiro momento: Diálogo
Pedir aos evangelizandos que falem sobre sua família (quantas pessoas são; se tem irmãos e irmãs; se mãe e pai trabalham; tem bichinhos de estimação, etc).
Segundo momento: Exposição do tema (usei gravuras e cartazes)
O que é família? (fixar no quadro o desenho de uma casa)
Família é reunião de duas ou mais pessoas que se unem para se ajudar e evoluírem juntas.
De pai, mãe, irmãos e irmãs consangüíneos ou adotivos, avós, tios, primos, etc.
O lar é o local onde começa nossa missão no mundo, são entre as paredes de nossa casa, juntos de nossos pais e irmãos que preparamo-nos para a vida.
É no lar que aprendemos as primeiras lições do amor, paciência, compreensão, perdão, etc.
É com nossos familiares (pai, mãe, irmãos, avós, etc.) que vamos exercitar as lições do amor e estendê-los aos outros ou praticar.
É com nossos familiares (pai, mãe, irmãos, avós, etc.) que vamos exercitar as lições do amor e estendê-los aos outros ou praticar.
Quando Jesus nos recomenda amar ao próximo como a si mesmos, Ele queria nos ensinar que é amando a nossa família que vamos aprender a amar o próximo até a humanidade.
Há sentimentos que devem estar presentes nos corações das pessoas da família. Quais são? (escrever no quadro – exemplo: paciência, amizade, paz, carinho, bom humor, perdão, compreensão, união, respeito, caridade, amor, tolerância, alegria).
Encontramos familiares pelos quais sentimos afinidade (gostamos) outros não, mas é para podermos desenvolver o amor e a compreensão, portanto devemos nos esforçar para tentarmos ser cada vez mais amigos deles.
Isto exige esforço e perseverança de nossa parte. Podemos começar a desenvolver o amor, nesse caso, respeitando, tratando bem e não desejando mal a quem não gostamos.
Jesus fez uma pergunta para algumas pessoas, foi assim: Um dia, quando ensinava na casa de Pedro, a mãezinha de Jesus pediu para alguém chamá-lo e Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
Mas, o que Jesus quis dizer com isso? Ele estava negando sua família?
Meus amiguinhos, Jesus não perdia oportunidade para ensinar, Ele apenas aproveitou o momento chegado da sua família corporal para ensinar que existe a família corporal e a família espiritual.
O que é família corporal e a família espiritual? A família corporal é a qual estamos unidos pelos laços de sangue (pai, mãe, irmãos, etc.). A família espiritual é aquela a que estamos unidos por laços de afetos (amigos, vizinhos, professores ou pessoas que convivemos).
Terceiro momento: dar exemplos de laços corporais e espirituais para que eles identifiquem.
1 - Duas vizinhas que têm uma amizade muito grande, se ajudam e estão sempre uma apoiando a outra nas dificuldades que surgem. (Laços espirituais)
2 - Dois irmãos que brigam muito. (Laços corporais, pois são da mesma família. Podem vir a desenvolverem laços espirituais fortalecendo uma verdadeira amizade).
3 - Duas irmãs que se dão bem, se ajudam, gostam da companhia uma da outra, tem uma amizade muito legal. (Laços corporais e laços espirituais).
Quarto momento: Atividade final: Tela de cinema – distribuir a TV (feita de cartolina) e a tirinha para desenharem a história de sua família. Usei palito de churrasco para enrolar a tirinha.
*O desenho acima foi feito por mim, inspirei-me conforme abaixo.