30 de março de 2009

Aula - Doutrina Espírita - 3ª revelação

PLANO DE AULA
Tema: Doutrina Espírita – 3ª Revelação

Objetivo: Levar a criança a compreender o que é o Espiritismo, como surgiu e como ele age para podermos melhorar e evoluir.
Música para harmonizar
Prece Inicial
1º Momento – Brincar de detetive
Para descobrirem o tema da aula, deverão brincar de detetive, encontrando as pistas escondidas pela sala.
Quem for descobrindo a pista, deve segurar a pista na mão e não revelá-la até ser pedido. A evangelizadora ajuda dizendo se a criança está “quente” ou “fria” (perto ou longe) da pista. Quando todas as pistas tiverem sido encontradas perguntar o que cada um tem na mão.
Deixá-los falar em voz alta o nome da sua pista, cada um na sua vez, até descobrirem o tema – D+ou+tri+na+Es+pí+ri+ta+3ª+Re+ve+la+ção.
Desenvolvimento: relembrar a aula sobre as duas primeiras revelações. Relembrar que Jesus disse antes de sua morte que iria enviar um consolador.

2º Momento – Teatro de fantoche - Título: Eu quero ser Espírita!

3º Momento – Após o teatro que dá o inicio ás explicações do tema, convidá-los para uma conversar sobre a doutrina.
O que vocês sabem sobre a Doutrina Espírita? (deixá-los falarem)
Com o passar do tempo, os ensinamentos de Jesus foram perdendo a força e sendo esquecidos. Quando, então, houve a necessidade de Deus nos enviar mais um auxilio.
Como, então, já tínhamos uma maior capacidade de compreensão, desta vez não foi necessário que um Espírito de Luz encarnasse entre nós. As orientações nos foram enviadas através dos Espíritos desencarnados, ou seja, aqueles que não podemos ver com nossos olhos físicos, pois eles moram no plano espiritual.
A terceira revelação nos deu o conhecimento do mundo invisível.
A Doutrina espírita surgiu depois que Allan Kardec reuniu todas as comunicações dos espíritos. E ele, então, colocou todos os resultados obtidos em livros, para que todos pudessem ter conhecimento e aprender.
Esses livros são chamados de codificação Espírita, eles são:
.O Livro dos Espíritos, que foi o primeiro a ser publicado, lá no ano 1857
.O Livro dos Médiuns,
.O Evangelho Segundo o Espiritismo,
.A Gênese,
.O Céu e o Inferno.
O Espiritismo, ou também conhecida por Doutrina Espírita, é uma doutrina Cristã porque tem em Jesus o modelo de perfeição moral.
O maior objetivo do Espiritismo é transformar a terra em um mundo melhor e mais feliz, e nos diz que essa transformação se dá através da transformação dos pensamentos e dos sentimentos das pessoas.
Daí buscarmos estudar o espiritismo, para compreendermos a necessidade de nos melhorar, porque o espiritismo nos explica o antes, o agora e o depois, e com isso, a gente tem conhecimento suficiente para buscarmos essas mudanças na gente mesmo.
O Espiritismo tem alguns princípios básicos, citaremos alguns (alguns dizem que são 5, outros 7 e até 10):
.A Existência de Deus
.A Imortalidade da Alma
.Comunicabilidade dos Espíritos
.A Reencarnação
.Pluralidade dos mundos habitados
Isso tudo iremos estudar aqui na evangelização.
4º Momento – Com a participação dos evangelizandos, completar o quadro (desenhado em cartolina).
5º Momento - Atividade escrita.
Prece Final

TEATRO DE FANTOCHES
Título: Eu quero ser Espírita!

- Oi turma!
Dequinho entra cumprimentando os evangelizandos. Vê Amelinha cabisbaixa e puxa conversa com ela.
- Oi Amelinha!
-Ah... Oi Dequinho. Dequinho, você é meu melhor amigo e como sei que é muito inteligente e correto, acredito que você não diria ser Espírita se isso não fosse uma coisa boa, então eu gostaria de conhecer melhor o Espiritismo.
- Será um prazer poder ajudá-la a conhecer a Doutrina Espírita, Amelinha. Posso lhe explicar algumas coisas, mas seria bom se você pudesse ler também alguns livros sobre o assunto.
- Livros?! Ué! Não sabia que esse Espiritismo tinha livros... Pensava que só havia rituais... Velas pretas... Pai de santo...
- Isso porque muitos fazem confusão com a umbanda e o candomblé que tem semelhança com o Espiritismo, pois também se comunicam com os espíritos.
- Ah...
- Amelinha quem deseja iniciar na Doutrina Espírita o primeiro ensinamento é “amar” e o segundo “estudar”.
- Têm ensinamentos como os de Jesus?
- É continuação da obra de Jesus. Você sabia que Jesus foi a segunda revelação e o Espiritismo a terceira revelação?
- Revelação? Que isso?
- São as revelações que Deus fez ao mundo através de Moisés, Jesus, e o Espiritismo.
- Desconheço!
- Moisés revelou aos homens que só existe um único Deus e recebeu os 10 Mandamentos. Jesus ensinou que devemos amar a Deus e o próximo, a perdoar e ser caridosos sempre. E quando Jesus morreu disse-nos que não ia nos desamparar e mandaria um consolador, pois já sabia que os homens se esqueceriam de seus ensinamentos.
- E quem é esse consolador?
- Ora, é a Doutrina Espírita Amelinha. E não foi uma pessoa que a revelou, não foi um homem como foi com as outras revelações, foram vários espíritos se comunicando e trazendo conhecimentos para os “vivos”.
- Que conhecimentos são esses que os espíritos trouxeram?
-Ah, mas são muitos!...
- Fala só alguns Dequinho!Fala!Fala!
- Bom, vou falar sobre as bases da Doutrina Espírita. Ok?
Bem, ela se baseia em:
1º. A existência de Deus – podemos encontrar provas da existência de Deus nas criações que não forem dos homens. Exemplo: A cadeira é feita pelas mãos do homem, mas e a árvore é obra de Quem?
- Ah, entendi!
2º. A imortalidade da alma - quando uma pessoa “morre”, na verdade morre apenas o corpo, pois a alma vive e a pessoa continua existindo com os mesmos sentimentos e lembranças. O mundo espiritual é uma realidade, e muitos o desconhecem porque é invisível. Tem gente que só acredita no que os olhos vêem!
- É verdade.
3º. Comunicabilidade dos espíritos - O plano espiritual (invisível, onde vivem os espíritos) e o plano material (o nosso) estão sempre em contato. Mas, existem pessoas que possuem a capacidade de “ver”, “ouvir” ou apenas sentir a presença dos espíritos, esses são os chamados médiuns. E é através dos médiuns que é feita a comunicação entre os dois planos.
- Então, é possível eu conversar com meu vô?
- Sim, é possível.
4º. Reencarnação – após algum tempo que uma pessoa desencarna, ela precisa voltar para adquiri experiência ou para corrigir erros que cometeu durante as vidas passadas ou por outros motivos. Mas, o propósito de ir e voltar é sempre nossa evolução!
-Meu Vô vai voltar?
- Sim, com outro nome e às vezes com outra família.
5º. Pluralidade dos mundos habitados – os diversos planetas que existem no universo são povoados, mas os mundos que existem ou são imperceptíveis aos nossos olhos ou a equipamentos terrenos. Agora, existem mundos em que o mal domina, outros que o mal domina menos e já há outros em que existe só o bem, o amor.
- Amelinha, tudo que disse está nos livros espíritas e muito mais!
- Legal! Mas, Dequinho como pode espírito escrever livros?
- Amelinha, eles não escrevem, quem escreve são os médiuns, os espíritos ditam os ensinamentos e esses médiuns chamados psicógrafos, emprestam a mão a eles.
-Aí depois as pessoas editam os livros com esses ensinamentos dos espíritos?
- Na verdade, os livros espíritas surgiram porque foi um homem muito inteligente e estudioso que reuniu todos os ensinamentos dos espíritos em cinco livros para que todos pudessem aprender!
- Qual é o nome dele?
- Allan Kardec, só que isso aconteceu na França em 1804.
- E o nome dos livros?
- O Livro dos Espíritos, que foi o primeiro a ser publicado, lá no ano 1857; O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese, O Céu e o Inferno.
- Dequinho eu quero ser Espírita e estudar? Eu quero! Eu quero!
- Então, vem comigo que vou levar você para se matricular na escola de evangelização espírita. Mas antes, há uma coisa que você precisa saber!
- O que?
- É muito importante estudar, mas, mais importante é praticar o que aprendemos!
- Ok!
Fim

Aula - Jesus 2ª revelação

PLANO DE AULA
Tema: Jesus - A 2ª Revelação
Objetivo Específico: Explicar qual foi a missão de Jesus na Terra após a morte de Moisés. Relatar a importância dos ensinamentos deixados por Jesus.
1. Harmonização com músicas
2. Prece Inicial
3. Desenvolvimento
Inicio com uma incentivação Inicial para que os alunos despertem seu interesse e curiosidade pelo tema do dia.
- “A Face oculta” colar uma gravura de Jesus em cartolina, cobri-la com tiras de papel numeradas, presas nas extremidades. Indicar uma das crianças para que retire uma das tiras, independentemente de numeração. Pedir que o evangelizando indique se possível o rosto da foto. Caso não consiga, escolher outro evangelizando para que repita a operação. Assim deverá ser feito, até que toda a foto fique a descoberto, para, então se fazer a apresentação do personagem.
4. Diálogo – desenvolvendo o tema
Como falamos na aula passada tivemos 03(três) Revelações enviadas por Deus, nosso Pai Maior (mostro um cartaz o desenho e as explicações feitas).
A Primeira Revelação refere-se a Moisés e sua missão (representadas por uma balança).
A Segunda Revelação foi a Revelação de Amor, que Jesus ensinou e vivenciou , exemplificando para nós (representada por um coração).
A Terceira Revelação é a Doutrina Espírita que veio nos dar mais um pedacinho de nossa evolução, trazendo o conhecimento sobre a existência, a comunicabilidade e a eternidade do Espírito (representada por um livro).
Cada uma dessas revelações foi trazida até nós, na medida em que o homem tem capacidade de poder melhor escutar, estudar e entender cada uma delas, que fazem parte do progresso a que nos é destinado (se estou no jardim de infância não vou saber resolver questões de matemática ou ler).
Moisés que foi a 1ª Revelação e apesar das Leis e ensinamentos contidos nos Mandamentos que Moisés recebeu no Monte Sinai, a humanidade, com o passar do tempo delas se esqueceram.E depois disso o que vocês acham que aconteceu com o povo?Já ouviram falar de Jesus? Quem foi ele? O que ele fez?
Jesus há muito mais de 2000 anos, quando estava na Espiritualidade, observando a dureza dos corações humanos, embrutecidos em seus sentimentos, resolveu Ele mesmo nascer entre os homens, se encarnar, vir a Terra para ensinar o perdão aos inimigos, a misericórdia, a bondade e a fraternidade, chamando Deus de “meu Pai” e irmanando todos os seres na família universal, falando de amor.
Mas, antes de Jesus encarnar foi necessário enviar outros espíritos iluminados para preparar o povo para sua chegada aqui na terra. Então 500 anos antes, o Plano espiritual se movimenta num enorme esforço, e a Terra recebe visitas de espíritos iluminados e inspirados - ELIAS, JEREMIAS, MOISÉS, JOÃO BATISTA, CONFÚCIO, BUDA, etc. Todos anunciando a vinda de um Mestre que ia salvá-los, trazer esperanças de dias melhores, diminuírem seus sofrimentos.
Chegou Ele em família simples e pobre, nasceu em uma manjedoura, como a dizer que a humildade representa a chave das virtudes. Veio nos ensinar através de sua própria vida, de suas atitudes e de suas palavras, que eram ditas em praças públicas, ante as criaturas desregradas e infelizes. Em todas elas, contido está o ensinamento maior:
“Amai-vos uns aos outros”, e buscou Ele próprio, até o fim de sua permanência entre nós, viver amando, amando sempre a todos sem distinção.
Jesus foi, então, a Segunda Revelação, que não veio mudar a Lei de Moisés, mas sim adicionar a ela o Amor que lhe faltava. Foi tão importante sua vinda que a história do homem se dividiu em duas partes:
- Antes de Cristo e depois de Cristo - A/C E D/C.
E agora o mais importante: Jesus resumiu os 10 mandamentos em 02 (dois)
- AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
- AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

Troca a Lei de Talião pela Lei do Amor e vai mais longe.
5. Vamos tentar comparar resumindo as Leis de Moisés e os preceitos do Cristo (usei a “TV” mostrando-lhes gravuras enquanto explicava):
MOISÉS
.O Deus que Moisés apresentava ao povo é Cruel e vingativo que se satisfazia com sangue.
.Os homens ricos eram considerados superiores, filhos privilegiados e por isso escravizavam os mais simples e pobres.
. Os pais podiam vender seus filhos.
. Os doentes e velhos eram abandonados a própria sorte, pois eram fracos para trabalhar.
. Não havia perdão para quem cometesse erros como exemplo roubar, a sentença era cortar as mãos: havia outras como apedrejar até a morte e crucificar.
JESUS
.DEUS que Jesus trouxe, é o criador de tudo que existe, é o PAI de todos os homens, os quais tratam com bondade.
. Todos os seres humanos são irmãos e iguais perante a Lei de Deus, inclusive Jesus graças a sua elevação espiritual é o Mestre da humanidade.
. A alma sobrevive à morte e pode se manifestar no plano terreno;
. O homem é um espírito imortal revestido de um corpo de carne;
. Digno é o trabalhador do seu salário, cada um recebe segundo seu merecimento;
. Só façamos aos outro aquilo que quisermos que nos façam;
. Amar ao próximo, inclusive nossos inimigos;
. Não julgar para não sermos julgados;
. Perdoar irrestritamente;
. A oração é um dos grandes recursos à disposição dos seres humanos para atrair o auxílio superior -PAI NOSSO
. Ninguém sobe a níveis espirituais mais elevados, sem assimilar e praticar a caridade, fraternidade e o perdão.
Jesus sabia que com o tempo seus ensinos também seriam deturpados e prometeu que no devido tempo mandaria um consolador - “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito.” João cap.14 v.26
Após estas duas revelações surgiram os Evangelhos – ANTIGO TESTAMENTO que contem a história descrita por Moisés e o NOVO TESTAMENTO que relata a passagem de Jesus sobre a Terra, seus ensinamentos deixados para iluminar a humanidade.
Com isso Jesus 19 séculos antes nos prepara para a terceira revelação.
6. Distribuir o JOGO DA MEMÓRIA – JESUS para colorir e brincar.
7. Prece final
GRAVURAS







9 de março de 2009

Aula - Moisés 1ª revelação

PLANO DE AULA
Tema: Moisés - 1ª Revelação
Objetivo: Apresentar a História de Moisés, até sua fuga do Egito, explicando a missão de libertador do povo hebreu.
Roteiro:
1.
Músicas para Harmonização
2. Prece inicial
3.
Introdução-diálogo inicial
Vocês acham que apenas existe o que os olhos vêem, o que o ouvido ouve, o que os sentidos percebem? O que existe além do que não percebemos? Há Deus, Espíritos.
Há muito tempo atrás antes de Jesus nascer na Terra, às pessoas que aqui viviam não entendiam que existia algo mais do que vemos. Não tinham idéia sobre Deus, mas, no fundo, no fundo essas pessoas sabiam que havia um Criador. E então, sem entendimento algum adoravam o sol, a lua, a planta, o carneiro como se fosse Deus ( chama-se isso de politeísmo). Não havia Leis, era tudo tratado “olho por olho, dente por dente”, todos faziam o que queriam e achavam certo fazer.
O Criador, vendo tantos erros, e a necessidade de seus filhos evoluírem, decidiu que chegara a hora de fazer REVELAÇÕES aos homens. Que revelações seriam? Revelar as coisas espirituais que os homens não podiam descobrir por meio da inteligência, por meio dos sentidos. Deus fez as revelações pelos mensageiros ou Espíritos de luz, e essas revelações foram feitas de acordo com os conhecimentos que tinham na época. Se eu estou no jardim de infância, vou saber ler?
Então, dividiu sua revelação aos homens em três partes:
(As revelações foram apresentadas simbolizadas em um cartaz)


1ª REVELAÇÃO: foi trazida por Moisés que revelou a existência de UM DEUS ÚNICO, e as Leis que nos regem a vida.
2ª REVELAÇÃO: foi Jesus que a trouxe, consiste em a Lei maior que rege todo o universo, a Lei de Amor: “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a ti mesmo”, é a lei que resume a de Moisés e ensina que a vida verdadeira não é a da terra.
3ª REVELAÇÃO: é o Espiritismo que não veio por meio de ninguém especificamente, ela surgiu com a manifestação dos espíritos, revelando a existência da sobrevivência do espírito após a morte.
O que são Leis? São regras de bom comportamento, regras que nos faz agir certo e com justiça. Existem Leis Divinas e Leis Humanas. As Divinas não mudam, mas as humanas mudam, pois são imperfeitas como os homens que a criaram.Conhecem alguma lei divina? Lei de reencarnação, livre-arbítrio, sobrevivência do espírito após a morte do corpo físico, lei de evolução, leis de amor e perdão ensinadas por Jesus (emissário de Deus) são leis divinas, Os 10 Mandamentos recebidos por Moisés são leis divinas.
2. Hoje conheceremos a 1ª Revelação: Moisés.
Contar a história (usei a “televisão”, recurso didático em que o evangelizador apresenta a história ilustrada através de uma pequena TV feita com uma caixa de papelão) esclarecendo antes de contar a história os vocabulários que as crianças possam não entender: ex: o que é Egito, escravo, hebreus, etc.
A HISTÓRIA DE MOISÉS
(gravuras abaixo)
Moisés nasceu no Egito (País onde existem as pirâmides) há muito tempo atrás, por volta de 1400 anos antes de Cristo, ele era filho de escravos (hebreus).
Existia um Rei no Egito, que conquistava muitas outras terras para aumentar seu poder, e numa dessas guerras, trouxe para seu país um povo inteiro, os hebreus, para que fossem servir ao Egito, sem ter o direito de voltar ao lugar de onde vieram.
Um dia esse Rei, deu uma ordem aos seus soldados para que matassem todos os filhos de hebreus que nascessem naquele ano, pois aquele povo estava crescendo muito e o Rei Ramsés ficou com medo que eles se revoltassem contra ele.
Os pais de Moisés sabendo disso esconderam-no por três meses até quando perceberam que não dava mais para esconder Moisés e formularam um plano para salvar o filho deles. Fizeram uma cestinha, com muito cuidado puseram o bebê dentro e soltaram à cesta numa das margens de um rio, fazendo com que a cestinha com o bebê, fosse flutuando nas correntezas do rio. A tia de Moisés, Miriam, ficou olhando pelas folhagens para ver o que acontecia.
O rio onde haviam posto Moisés era o mesmo onde a filha do faraó ia sempre banhar-se. Quando ela viu a cestinha, ordenou aos soldados que a trouxessem. Quando viu o bebê decidiu adotá-lo e criá-lo como seu próprio filho, pondo o nome dele de Moisés, que quer dizer: salvo pelas águas (em hebreu) e filho (em egípcio).
A tia de Moisés trabalhava no palácio, convenceu a princesa a contratar uma ama de leite para o menino e sem a princesa saber ela trouxe a própria mãe de Moisés. Desta maneira, a mãe de Moisés ajudou a criar seu próprio filho.
Moisés foi criado como um príncipe, filho da princesa.
Recebeu uma educação esmerada e toda a sabedoria e conhecimentos dos egípcios. Mas, tinha também contato com sua mãe de sangue que era hebréia que ensinava-lhe sobre o Deus Único, que havia criado tudo e todos. (Os hebreus foram os primeiros povos que acreditavam num Deus único, todos os outros, naquela época, cultuavam muitos deuses).
Certa vez, quando Moisés tornou-se um homem, viu um egípcio espancar um dos seus irmãos hebreus. Tentando defendê-lo, enfureceu-se e matou o soldado egípcio.
O Rei Ramsés, sabendo disso ficou furioso com Moisés, e com medo de ser condenado à morte fugiu do Egito.
Moisés foi morar em outro País e lá casou e viveu durante 40 anos como pastor de ovelhas. Os pastores era uma profissão desprezada pelos egípcios, e de príncipe que era, passou a aprender a viver na simplicidade e no trabalho para que ele pudesse vir a ser um líder. Deus havia lhe dado à oportunidade de viver na pobreza e aprender a vencer seu orgulho, pois ele tinha uma importante missão.
Em certa ocasião, Moisés levou seu rebanho a um monte e viu um arbusto em chamas, mas que não consumia, queimava o arbusto. Quando chegou mais próximo ouviu uma voz, que vinha de um espírito de luz (Anjo de luz), e que falava da missão que estava reservada a ele. Disse que Deus iria auxiliá-lo a libertar o povo hebreu da escravidão no Egito.
Moisés então voltou ao Egito para conversar com o Rei, que já era outro, pois sua mãe adotiva e o outro Rei já haviam desencarnado.
O Rei não quis libertar os hebreus. (Pois os hebreus eram mão-de-obra abundante e barata, geravam riqueza para o país, embora obtida à custa da exaustão e da morte de um povo.)
Na tentativa de obrigar o rei a libertar seu povo, Moisés anuncia que aconteceria uma série de pragas sobre o Egito, (ele fora avisado pelos espíritos) mortandade de peixes, enxames de insetos, pragas. E também morreria todos os primogênitos egípcios, inclusive o filho do Rei. Esses sinais só seriam evitados se o povo hebreu fosse libertado.
O Rei se negou e então aconteceu, e culminou na morte do filho do faraó.
Entristecido com a morte de seu filho e com medo o Rei cedeu e deixou o povo hebreu ir embora com Moisés.
Então Moisés guiou cerca de seiscentas mil pessoas do Egito a uma terra desconhecida, mas, prometida por Deus. Enquanto isso, o faraó mudou de opinião e saiu atrás das pistas dos hebreus com um grande exército.
Moisés para fugir da perseguição do Rei, os conduziu a um caminho incomum, era o encontro de dois mares. Moisés sabia que enquanto a maré não subia, poderiam passar, mas com a maré alta, era impossível transpor o Canal. E sabendo disso (era grande conhecedor da região), apressou o povo para passar ali exatamente na maré vazante ou rasa. Quando os egípcios tentaram segui-los, as águas voltaram a unir-se afogando os egípcios, inclusive o próprio Rei.
A viagem foi muito difícil, pois tiveram que passar pelo deserto, onde não havia nem água, nem casas, nem plantas, nem nada. Só havia areia.
Moisés dizia: “quando atravessarmos o deserto chegaremos a um lugar muito bonito, onde há rios, plantas, árvores com frutos, muitas flores. Vamos para nossa casa.”
Com a ajuda de Deus, o povo foi vencendo as dificuldades até chegarem num monte chamado SINAI. Lá em cima, alguns espíritos esperavam para lhe dar um recado enviado por Deus, e que deveria ser transmitido a seu povo e a toda humanidade. O recado era OS DEZ MANDAMENTOS. Moisés desceu o morro com as pedras onde estavam escritos os mandamentos, e assim o fez.
Durante 40 anos eles caminharam, caminharam, até chegar à terra prometida por Moisés. Lá era muito bonito e todos ficaram muito agradecidos a Deus. Os dez mandamentos representam a lei de Deus e até hoje é o roteiro de nossas vidas.
4. CARTAZ: Após explicar os 10 mandamentos, sugerir que as regras fossem usadas na sala de aula e escritas em um grande cartaz (com as interpretações dos evangelizandos).
Os 10 Mandamentos foram recebidos no Monte Sinai por Moisés, que era médium. São dez regras de conduta. São leis divinas, porque foram enviadas por Deus através dos espíritos superiores e não mudam com o tempo ou a situação. São atuais até hoje.Explicar que são leis de conduta do indivíduo para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo (escrever no quadro, para fixar).
5. Atividade: Quadrinhos para colorir.
6. Prece de encerramento
GRAVURAS-MOISÉS




QUADRINHOS - MOISÉS

RECURSO DIDÁTICO


Atividades

RECORTE E COLE


DOBRADURA



COMPLETE AS FIGURAS



RECORTE E COLORA

MINHA PRECE

CAIXA SURPRESA


QUEBRA-CABEÇA-PROVIDÊNCIA DIVINA


Aula - Providência Divina

PLANO DE AULA
Providência Divina

Objetivo: As crianças identificarão Deus em toda a parte; perceberão que Deus a tudo prevê e provê desde as menores às maiores coisas; que Sua criação se estende por todo o Universo; que Ele sempre provê as necessidades de um filho através de outro filho; que todos os Seus filhos recebem-Lhe o amparo, desde que o busquem.
1. Canções para harmonizar
2. Prece Inicial
3. Atividade/Dinâmica:
Música. Todos em silêncio observando.
O evangelizador enrola a ponta do barbante no dedo e joga o rolo para um dos evangelizandos que fará o mesmo até formar uma rede de barbante no centro. O evangelizador mexe com o dedo que prendeu o barbante e chama a atenção de todos para observarem que quando faz esse movimento, o dedo do evangelizando que está ligado ao seu, também mexe; todos devem fazer o mesmo.
Objetivo: Mostrar que tudo está ligado no universo. Deus está ligado a nós por laços de amor e provendo nossas necessidades.
4. Incentivação inicial: Diálogo.
O Evangelizador inicia dizendo às crianças que todas as religiões falam no amparo de Deus sobre Suas criaturas. Que também o Espiritismo ensina que todos nós recebemos os cuidados de nosso Pai Celestial e que a esse amparo dá-se o nome de Providência Divina.
Desenvolvimento: Exposição dialogada.
O que é Providência Divina? Quem sabe dizer?
Entendemos por providência Segundo os dicionários, à solicitude, ao desvelo, à atenção de uma pessoa por outra pessoa ou por alguma coisa. É o caso, por exemplo, do carinho e da atenção que a mãe dedica a um filho seu, para que este, principalmente quando pequenino, possa ser atendido em todas as suas necessidades.
Em nos referindo a Deus, providência significa o cuidado, o desvelo que Ele dedica às pessoas e a tudo o mais que criou. A essa ação de Deus no sentido de proporcionar amparo aos Seus filhos, provendo - lhes a necessidade, dá - se o nome de Providência Divina.
Pensem nos cuidados que seus pais tem com vocês. Assim è nosso Pai Celeste conosco. Quando criou a terra, não deixou o mundo à sua própria sorte. Pelo contrário, Ele continua cuidando da vida dos seus filhos, cuidando da sua criação. Deus não é como um hábil relojoeiro que formou o mundo deu-lhe corda e deixa acabar essa corda lentamente até o fim; pelo contrário, Ele é o Pai amoroso que cuida daquilo que criou. Esse constante cuidado de Deus por sua criação e por seu povo que é chamado providência divina.
Como Deus provê as nossas necessidades? Seu cuidado abrange todas as necessidades, não somente as necessidades físicas, como também as espirituais.
As necessidades físicas:
Deus criou as estações (primavera, verão, inverno, outono) e cada estação é importante para a sobrevivência nossa na Terra. Por exemplo, o inverno: a chuva que cai molha, dá vida ás plantas e das plantas vem muitos alimentos e remédios, além de utilizarmos a madeira das árvores para fabricarem móveis proporcionando conforto as nossas vidas.
Enviou os animais, irmãozinhos mais inferiores a nós, para que nos ajudassem e que infelizmente cultuamos o hábito de alimentar da carne de alguns. Exemplo: o cavalo leva o homem para lugares muito distantes; a vaca dá o leite, a galinha os ovos, etc.
Lembrando Jesus:
“ Deus cuida das aves do céu e dos lírios do campo. (Mt 6.26-30; 10.29)”.
As necessidades morais:
No nosso coração existem muitos sentimentos ruins, como: orgulho, egoísmo, raiva, etc. Sabendo de nossa grande dificuldade de eliminar esses sentimentos em nossa alma, Ele enviou Jesus como guia e modelo para seguirmos e através de suas palavras adquirirmos maior compreensão da verdadeira Lei Divina: o amor. É assim, como um irmão mais velho que traz um “recado muito importante” pra nós de nosso Pai, são as mensagens de Jesus.
Exemplos de Providência Divina:
A Doutrina Espírita é uma Providência Divina, ela cuida e nos orienta, dando continuidade aos ensinamentos de Jesus. Outro exemplo de que Deus está sempre cuidando de nós são as vacinas, os remédios que existem para curar muitas as doenças que existem.

Acreditar na Providência Divina é extremamente importante para fortalecer nossa coragem e o desejo de seguir adiante. É sempre muito bom saber que não estamos sozinhos e que na caminhada em direção ao bem, ao progresso e à felicidade nunca nos faltará amparo e proteção.
Com esta certeza, sentimo-nos mais fortes e esperançosos, aprendemos a lidar com as dificuldades e desafios.
Deus é Pai atento (como nosso pai e mãe aqui na terra) que zela por todos nós e nos auxilia através de seus agentes (espíritos), até mesmo nos momentos mais despercebidos, nos instantes da prece, das mais diversas inspirações, no nosso dia-a-dia, enfim, em todos os nossos passos. Como o sol que nos aquece, Ele nos inspira e alimenta.
Deus nos dá a vida e os recursos para atendermos às nossas necessidades. Ele nos ampara e nos inspira, mas não trabalha por nós. Compete a nós a responsabilidade para com a nossa própria evolução e para com o progresso de toda a humanidade.
5. Atividade escrita: Montar o quebra-cabeça: Providência Divina.
6. Prece de encerramento


ATIVIDADE: QUEBRA-CABEÇA

Aula - Deus, Causa primária

ROTEIRO DE AULA

Deus, Causa Primária
OBJETIVO:
Levar as crianças a entenderem a existência de Deus, que Ele é a origem de tudo. Ensina-las a identificar as criações de Deus, mostrando que o que não é criação do homem é Criação de Deus.
BIBLIOGRAFIA/FONTES DE PESQUISA:
Livros dos Espíritos, Allan Kardec
Pai Nosso, Meimei(Espírito), psicografado por Francisco C. Xavier
Nós e o Mundo Espiritual, Sara Nousiainen.
ROTEIRO/CONTEÚDO:
Música e prece
Iniciar aula com perguntas:
- Porque você existe?
- Porque as plantas e os animais existem?
- Porque a Terra, ou tudo que vemos existe?
Resposta: Porque existe algo ou alguém que fez tudo isso. A este alguém damos o nome de Deus.
Allan Kardec, o codificador da doutrina dos Espíritos fez á Espiritualidade superior a seguinte pergunta:
- Que é Deus?
A Resposta foi a seguinte:
- Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. E completaram: Deus é soberanamente justo e bom.
Ele criou tudo e também criou o nosso mundo, a terra. Depois que Ele criou a Terra, as plantas e os animais, Ele trouxe uma parte de si, para povoá-la. Essa parte do íntimo de DEUS é o homem. Somos nós, eu e você, papai, mamãe, nosso amigos, enfim, todos os seres.
Deus deu ao homem a inteligência. É através dela que ele tornou-se co-criador.
Co-criador é aquele que faz, constrói, cria alguma coisa nova a partir do que já existe.
Para o homem criar ele precisa das coisas criadas por Deus. Por exemplo: O homem faz móveis das plantas que Deus criou, faz remédios das ervas (plantinhas especiais para isso), faz os automóveis do ferro que vem da terra e muitas e muitas outras coisas.
Deus é a origem de tudo.
E como saber se Ele existe?
Para sabermos de sua existência, basta olharmos á nossa volta, é preciso escutar nossos corações, sentir sua presença.
Esse sentimento faz parte de nós, faz parte do Deus que há em nós. Ele é nosso Pai. Para Ele, todos nós somos filhos abençoados. Somos no mundo uma só família e que por isso somos irmãos com o dever de ajudarmo-nos uns aos outros.
A meta de Deus para os homens é a perfeição, como Ele o é.
Se aperfeiçoar é aprender coisas novas, é um hábito para toda a vida, enriquecer o saber inspira idéias, revelando talento e a criatividade que está dentro de nós.
RECURSOS/TÉCNICAS:
Fazer algumas perguntas sobre o ambiente onde vivemos, e quem fez tudo isso.
Mostrar gravuras, (com paisagem da natureza, criações de Deus. Produtos e edificações humanas), explicando cada uma.
Levar revistas velhas para as crianças recortarem: Criações de Deus e Criações do homem, para montarmos dois cartazes.
Pedir algumas crianças que façam um desenho da natureza representando a criação de Deus, e outras que façam desenho de criações humanas para que possamos discutir o assunto; e o desenho que ficar mais bonito será colocado como primeira página da pasta de plano de aula.
PRECE FINAL