O CRISTO CONSOLADOR
Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 6
Objetivo:
· Esclarecer que o Espiritismo é o Consolador Prometido por Jesus que vem esclarecer os ensinamentos de Jesus á luz da razão.
· Levar ao entendimento do evangelizando que quando buscamos em Jesus e no seu Evangelho alívio para os nossos sofrimentos, Ele nos conforta.
Bibliografia: São João, cap.14: 15,16 17 e 26; Mateus 11: 28 a 30; Lucas, cap. 13: 3 a 7; Evang. Seg. o Espiritismo para Infância, de Maria Helena Fernandes Leite; Jesus já Falava no Espiritismo - O Consolador prometido, vol.1; 52 Lições de Catecismo Espírita – lição 41.
Harmonização com músicas
Prece Inicial
Primeiro momento: Diálogo inicial com exposição de imagens no PowerPoint.
Apresentar gravura da cena do Sermão do Cenáculo e iniciar o dizendo: “Ao se reunir com os discípulos para a comemoração da páscoa judaica, Jesus já sabia que seria a última ceia com eles, seus apóstolos, Simão Pedro o negaria três vezes antes de amanhecer e Judas Iscariotes o trairia naquela noite.
Jesus então serenou os corações dos apóstolos e depois lhes disse que em breve não estaria entre eles, e pediu que guardassem (ou não esquecessem) seus ensinamentos e que se amassem uns aos outros, como Ele os amou, e por fim, disse que enviaria um Consolador que viria a explicar o que Ele não pode, e lembrar o que eles esqueceriam.”
Quando esteve aqui na Terra Jesus dizia que quem estivesse sofrendo, fosse até Ele, dizia que deveríamos aprender com Ele a ser manso e humilde de coração, que as nossas dores seriam aliviadas. Dizendo assim acalmava e aliviava dores e sofrimentos das pessoas e despertava a fé na bondade de Deus.
Aqui na Terra há muito sofrimento, mas é porque ainda temos no coração sentimentos inferiores muitos defeitos e por isso as pessoas nascem muitas vezes, ou reencarnam, para corrigir esses defeitos com dor e sofrimento, mas é para um dia aprender apenas a amar, a ser bom.
Antes de sua morte, Jesus disse que não nos deixaria sem consolo, enviaria um consolador para revelar o que Ele ainda não pode. Dizia Ele a nós, quem O amasse e guardasse (não esquecesse) seus ensinamentos e os colocasse em prática teria paz, não sofreria muito, “porque seu jugo era suave e o seu fardo leve”. Queria dizer que se nessa existência sofremos, mas se O seguirmos, ou seguirmos seus ensinamentos, nossos sofrimentos seriam amenizados, pois o amor e a bondade amenizam qualquer dificuldade.
Citem alguns ensinamentos que Jesus ensinou (esperar as respostas e completar): ensinou a não julgar o semelhante, a perdoar para sermos perdoados; respeitar o próximo, não ter preconceito nenhum, seja de cor, raça, religião; a ser bom, dêem e será dado a vocês, ou ser caridoso, generoso; ser pacífico, humilde; amar o próximo e fazer a eles o que você deseja pra você, porque todos somos irmãos e o Pai de todos nós é Deus, somos uma só família.
Quem segue os ensinamentos de Jesus desenvolve o amor fraterno no coração, a estima para com todos. E esses sentimentos diminuem nosso sofrimento na Terra, é o jugo leve que Jesus se referiu.
Segundo Momento:
No Sermão do Cenáculo, que também ficou conhecido por Santa Ceia, Ele disse que o Pai, num momento oportuno, mandaria um Consolador para ficar conosco, o Espírito de verdade, que ensinaria todas as coisas e explicaria até os milagres que Ele fazia.
Deus mandou então o Espiritismo que é o Consolador que lembraria os ensinamentos de Jesus, consolaria os que sofrem e revelaria o que Jesus não pode revelar naquela época. O Espiritismo também é chamado de Cristianismo Redivivo, porque lembra o que Jesus ensinou, com muitos detalhes.
Vamos definir a palavra "CONSOLADOR". Consolador é aquele que consola, anima, conforta, dá esperança. Quem é o Consolador prometido por Jesus é o Espiritismo e quem a trouxe foi Allan Kardec.
O que já sabem sobre o Espiritismo? Foi ditado por diversos Espíritos e codificado (organizado) por Allan Kardec, que fez perguntas e organizou as respostas em cinco obras.
Quais são essas obras? O Livro dos Espíritos, O Livros dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, OCéu e o Inferno, e A Gênese.
Por que motivo o Espiritismo se apresenta como o Consolador prometido por Jesus? A revelação cristã sucedeu à revelação mosaica, e a revelação dos Espíritos veio completá-la. O Espiritismo é segundo afirmam os Espíritos superiores, o Consolador prometido pelo Cristo. E ele, de fato, preenche integralmente as condições mencionadas na promessa do Cristo, por que:
1º - procura lembrar-nos o que Jesus ensinou;
2º - ensina-nos muitas coisas que o Evangelho não pôde explicar adequadamente;
3º - consola e conforta os que sofrem ao mostrar-lhes a causa e a finalidade dos sofrimentos humanos.
O Espiritismo é a Revelação dos Espíritos superiores aos homens, é o Consolador que Jesus disse que enviaria, e escolheu Allan Kardec para a grande tarefa de lembrar os ensinamentos de Jesus e fazer revelações que naquela época não pode fazer.
Allan Kardec recebia dos Espíritos Superiores, através dos médiuns, as revelações e organizou e publicou tudo em livros. Um deles é o que estamos estudando: O Evangelho Segundo Espiritismo.
Os Espíritos de luz revelaram a Kardec que a gente vem do mundo espiritual, nasce aqui neste plano material para estudar desenvolvendo a inteligência e ter conhecimento, para ser bondoso auxiliar o próximo para assim aprender a amar, corrigir defeitos como a inveja, o ciúme, o egoísmo, orgulho, raiva e depois voltar para o plano espiritual de onde viemos. E reencarnará ou voltará a nascer e renascer muitas vezes até ser bom como Jesus.
O espiritismo consola porque fala da vida após a morte do corpo físico. E aquele que sofre com resignação e humildade terá a recompensa no plano espiritual.
Apesar de Jesus vir e ensinar a lei de amor, ainda há muita violência, há muitos espíritos de coração endurecido que não deixam o orgulho, a vaidade, e o Espiritismo veio para reforçar os ensinamentos de Jesus. Essas pessoas de coração endurecido desencarnam e nascem outra vez, e continuam do mesmo jeito. Mas, o planeta Terra vai evoluindo porque há muitas pessoas boas. E as maldosas não ficarão mais aqui, porque Jesus disse que só os mansos e pacíficos ficarão na Terra, estes habitarão outros mundos inferiores a Terra.
Enquanto isso devemos fazer o bem sempre, e orarmos muito por eles.
Terceiro Momento: Contar a parábola da Ovelha perdida. Vou contar-lhes uma parábola, é uma história que Jesus contava, que nos mostra como Jesus tem cuidados conosco.
Quarto Momento: Dinâmica – Com Jesus e Sem Jesus.
1. Preparar um fantoche para cada criança, de um lado ele tem o coração alegre e do outro o coração triste.
2. "Eu vou falar algumas frases ou vou apresentar algumas imagens (crianças gritando, pirraçando, etc, e, crianças ajudando em casa, um amiguinho, etc.), e se tem relação é Com Jesus, vocês devem levantar o coração alegre. Se não tem é Sem Jesus, vocês devem levantar o coração triste.
3. Depois as crianças mesmas podem sugerir situações que com Jesus causam alegria ou tristeza, sempremostrando o rostinho certo.
Quinto Momento: Atividade escrita
PRECE FINAL