27 de maio de 2011

Aula - Honrar Pai e Mãe


OBJETIVO: Levar o evangelizando a compreender a importância dos pais ou daqueles que tem responsabilidades sobre eles. Que devem amá-los respeitá-los e ter gratidão para com eles durante toda a vida, cumprindo o mandamento cristão do amor ao próximo.

Primeiro Momento:

INCENTIVAÇÃO: mostrar uma pequena caixa ou envelope fechado e dizer para as crianças que ali está guardado um dos mandamentos, que é tão importante que merece ser estudado separadamente. Para que as crianças descubram, dar pista, tais como; refere-se a elementos muito importantes, que estão sempre perto de nós; sem eles seria difícil viver; somos muito importantes para eles, etc.

- continuar até que as crianças descubram: “Honrar Pai e Mãe”.

- Pedir que uma delas abra a caixa ou envelope, mostrando a gravura que representa este mandamento.

- perguntar se elas sabem o que significa exatamente a palavra “HONRAR’.

- deixar que falem, anotando as respostas e dizendo que fará uma narrativa par que elas mesmas verifiquem se acertaram.

Segundo Momento: DESENVOLVIMENTO:

Que é honrar? É respeitar, amar, obedecer às orientações daqueles que tomaram, perante o Alto, a responsabilidade do encaminhamento de um Espírito, adotando-o na condição de filho. Deus colocou, entre Suas leis, essa que lembra ao filho o dever de gratidão para com aqueles que o receberam na Terra, deram-lhe um corpo, cuidaram da sua saúde, alimentaram-no, educaram-no, e o encaminharam no mundo, até que tivesse condições de dirigir a própria vida. Lembra o Mandamento que, mais tarde, os filhos devem amparar os pais – ainda que sejam adotivos –, servindo-os na velhice, pois estes muito trabalharam, sofreram e se dedicaram, anos a fio, para torná-los felizes e fazê-los progredir. Honrar pai e mãe é, assim, expressar gratidão, demonstrar amor filial. É, enfim, também cumprir o mandamento cristão do amor ao próximo.

Observação: comentar que tem vários tipos de família e que umas são compostas por pai, mãe e filhos, outras de avós e filhos e tios, outras de irmãos, outras de pais com filhos adotivos. E que devemos amar a todos e tratá-los com respeito, pois são eles responsáveis pela educação. Família é quem você mora, é quem cuida de você.

Os pais tem um valor muito grande perante DEUS pois eles nos permitiram de nascer.

Mostrar as figuras representando os tipos de família.

Terceiro Momento: Narrar a história : O QUE JESUS NOS PEDE

O pequeno Zacarias era um menino muito obediente, que viveu no tempo de JESUS. Toda a vizinhança o estimava muito, porque estava sempre disposto a servir. A mãe do menino chamava-se ESTER e era moça e bonita. O pai, JOEB, era um rapaz de trinta anos, que ganhava a vida nos rudes trabalhos do campo.

Enquanto o pai trabalhava, Zacarias estudava.

Certa vez, a mãe adoecera gravemente, JOEB fora obrigado a deixar os trabalhos do campo, a fim de proporcionar à esposa assistência indispensável.

Determinada manhã, JOEB disse ao garoto:

- Zacarias, meu filho, a lavoura está ameaçada pelas erva daninhas e sua mãe continua mal, o que você sugere? Devo ir ao campo ou continuar ao lado de ESTER?

- Fique ao lado da mamãe, enquanto irei substituí-lo na lavoura- fora a resposta pronta do menino.

- Mas como, meu filho? Não chegou ainda aos dez anos, onde vai arranjar forças para o duro trabalho de enxada?

- Não pense nisso, pai. Não se aflija, porque tudo vai correr bem, até mamãe ficar boa, o que não vai demorar, pois tenho pedido a JESUS para curá-la.

O menino, dentro de pouco, estava trabalhando na roça. A tarefa dos primeiros dias deixara-lhes grandes bolhas nos dedos. As mãos doloridas apresentavam manchas avermelhadas. Mas Zacarias estava muito satisfeito por sentir-se útil aos queridos pais, durante as horas de serviço, o pensamento estava sempre na mãezinha enferma, coitada! Estava tão abatida!... E o pai! Tão trabalhador e dedicado; eles mereciam toda a sua atenção e carinho!

A uns cem metros da casinha humilde, o menino matutava nos últimos acontecimentos. Pensava naquele homem chamado JESUS, que, segundo lhe dissera, realizava curas extraordinárias! Se ELE curasse a sua mãezinha?...

De repente, avistou, sem saber direito de onde tinha vindo, um moço muito belo que lhe tomou as mãozinhas feridas e as beijou longamente.

O menino ouviu a voz suave do desconhecido;

- Zacarias, sua mãe está salva, ela deve agradecer o fato ao seu coração de filho abnegado.

Zacarias compreendeu que estava diante do CRISTO e se jogou de joelhos aos seus pés, beijando-lhe as sandálias rotas.

JESUS levantou-o carinhosamente e apontou-lhe o caminho do lar, sem mais uma palavra. O menino tomou a rota indicada, com os olhos marejados de lagrimas.

Em casa, a doce mãezinha e o papai agradecidos aguardavam o filho, mostrando nos olhos o brilho da felicidade.

Aura Celeste – psicografia de Corina Novelino

Livro: Escuta, meu filho...(adaptação).

Quarto Momento:

Discutir, com as crianças, em torno da narrativa, usando as perguntas:

1. Zacarias era um bom filho?

2. Come ele demonstrava amor pelos pais?

3. Por que o seu pedido foi atendido por JESUS?

4. Zacarias sabia então honrar seus pais?

Quinto Momento:

Distribuir atividade escrita para que sejam desenvolvidas pelas crianças.

Prece Final


A FAMÍLIA: CÉLULASOCIAL

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

CHAMAR À PARTE TRES CRIANÇAS E COMBINAR QUE DRAMATIZEM A SEGUINTE SITUAÇÃO:

MARIOZINHO CHEGOU DA ESCOLA COM O IRMÃO E TEVE UMA SURPRESA.SUA MÃE DISSE QUE ESTAVA FAZENDO GREVE. ÃO TINHA FEITO COMIDA, NEM LAVADO A ROUPA DOS MENINOS E NEM ARRUMADO A CASA.AINDA MAIS,DISSE QUE SUA GREVE SERIA DE TRÊS DIAS.SOMENTE DEPOIS IRIA SENTAR PARA CONVERSAR.

ATIVIDADE REFLEXIVA

PEDIR QUE COMENTEM ESTA SITUAÇÃO, DETALHANDO SUAS CONSEQUÊNCIAS. LEMBRAR QUE TODOS OS MEMBROS DE UMA FAMILIA TEM DEVERES UNS PARA COM OUTROS:MÃE E PAI PARA COM OS FILHOS E ESTES PARA COM SEUS PAIS.

MOSTRAR A FRASE E PEDIR QUE LEIAM E COMENTEM UM DOS ENSINAMENTOS DEIXADOS POR MOISÉS NO DECÁLOG

" HONRAI A VOSSO PAI A A VOSSA MÃE."

Honrar o vosso pai e a vossa mãe é uma conseqüência da lei geral de caridade e de amor ao próximo, porque não se pode amar o próximo sem amar pai e mãe; mas a palavra honrai encerra um dever a mais a seu respeito: da piedade filial. Deus quis mostrar com isso que, ao amor, é preciso acrescentar o respeito, as atenções, a submissão o que implica a obrigação de cumprir para com eles, de um modo mais rigoroso ainda, tudo o que a caridade manda para com o próximo. Este dever se estende naturalmente às pessoas que estão no lugar de pai e de mãe, e que tem tanto mais mérito quanto seu devotamento é menos obrigatório. Deus pune sempre, de maneira rigorosa, toda violação a esse mandamento.

Respeitar vosso pai e vossa mãe é assisti-los na necessidade, proporcionar - lhes o repouso na velhice, cercá-los de solicitude como fizeram por nós em nossa infância.

2 comentários: