29 de setembro de 2012

Aula - Responsabilidade


“O DEVER É A LEI DA VIDA”

Evangelho Seg. o Espiritismo – Cap. 17

“Todos nós temos deveres morais para com o próximo.
Amar o próximo é a expressão máxima da caridade.”

Sub-temas:
·        AS VIRTUDES
·        RESPONSABILIDADE
·        CUIDAR DO CORPO E DO ESPÍRITO

Objetivo: - Compreender o dever como obrigação moral perante Deus e perante todas as criaturas.
- Compreender que o dever como obrigação moral dá ao Espírito a vigor necessária para o seu aprimoramento e, portanto deve refletir todas as virtudes cristãs.
- Reconhecer que o dever está intimamente ligado aos ensinamentos do Cristo: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, não fazendo aos outros o que não gostaríeis que fosse feito a vós.
- Entender que o dever não despreza nem a disciplina e nem a responsabilidade para com Deus, conosco mesmos e para com todas as outras criaturas.
- Conscientizar o evangelizando da importância do dever bem cumprido trazendo a verdadeira paz ao coração.
- Conscientizar o evangelizando sobre a importância do dever na preservação da vida e por isso é preciso cuidar do corpo e da alma, pois desconhecer as necessidades de qualquer um deles é desconhecer a lei de Deus.

Harmonização com Música
Prece Inicial

Primeiro Momento:

MOTIVAÇÃO:
Chegar na sala com uma cara meio preocupada, olhar para um lado e para o outro e comentar com as crianças: “Meus amiguinhos, esqueci de fazer a aulinha para hoje. Na verdade não esqueci, fiquei com preguiça, estava cansada e resolvi que não ia fazer... Não estava com vontade... Na verdade quase não vinha hoje, porque estava mesmo é com vontade de dormir até tarde.”
Depois perguntar se elas querem colorir apenas, e quando elas toparem, comentar que você esqueceu-se de comprar as folhas (tarefa que o coordenador havia lhe pedido) e esqueceu também de separar os lápis de cor para trazer.
Dizer que depois ficou pensando... Perguntar para companheira de evangelização e pra turma: Vocês acham que eu fiz certo? Acham que eu fiz a coisa certa? Posso deixar pra lá os compromissos que eu assumo e deixar de fazer as minhas obrigações?
Ouvir resposta, revelar a brincadeira e comentar: Se eu fui irresponsável... Que devemos ter, então em relação aos nossos deveres é:  “RESPONSABILIDADE” (escrever no quadro).

Segundo Momento: Pedir que uma a uma responda a pergunta, anotando no quadro as respostas.

1- O que é responsabilidade?
É a qualidade moral que nos faz cumprir bem a nossa tarefa, realizando- a com zelo (explicar a palavra).
É um importante senso ( faculdade de julgar, raciocinar, entender; um modo de pensar) que devemos desenvolver.
O Homem responsável cumpre seu dever: no lar, na escola, no trabalho, na comunidade.
Também é a obrigação de responder pelas conseqüências dos nossos próprios atos maus.

2 - Todos nós temos responsabilidades?
Todos nós temos liberdade de pensar, e conseqüentemente de escolher como agir. Então temos responsabilidade pelo mal que fazemos e mérito pelo bem que praticamos. Até os seres da natureza têm suas responsabilidades: as plantas produzem o oxigênio, o Sol aquece e ilumina, a Lua é responsável pelas marés, os ratos devem fazer com que não haja tantas baratas...
2
.1 - As crianças têm deveres ou responsabilidades como os adultos? Todos nós temos um papel importante no universo e somos responsáveis por cumpri-lo.

2.2 - Se todos nós temos responsabilidades, quais são?
- Com Deus (colar no quadro ou escrever): responsabilidade moral, que nos leva a nos esforçar por tentar cumprir suas leis, na busca por sermos pessoas melhores para os outros e para nós mesmos.
- Com nossos pais ou a família: cumprir a nossa parte nas tarefas domésticas ou pelo menos não dar trabalho, estudar. Quando eles forem velhos, cuidar deles, da mesma forma que cuidam da gente quando somos crianças.
- Com os amigos: ajudar em tudo que pudermos.
- Com a escola: estudar, ser disciplinado, educado.
- Com o próximo: ajudar quem quer que seja: negros, brancos, amarelos, pobres, ricos, porque é nosso dever cristão.
- Com a verdade: ser sempre sincero.
- Com o trabalho: ter disciplina, obedecer à hierarquia, desde que não recebamos ordens ilegais ou imorais, e manter a ordem.
- Com a sociedade em geral: Não causar danos aos bens públicos, não sujar a c idade, ajudar os necessitados e, sempre que possível, ensinar o que sabemos de bom a quem pudermos.
- Com a natureza: evitar o corte desnecessário das árvores,
- Com os animais: proteger, alimentar, cuidar quando doente, nunca abandonar.
- Conosco mesmos: Fazer o máximo que conseguirmos para que sejamos pessoas melhores e felizes.

SOMOS TAMBÉM RESPONSÁVEIS:
- pelo que pensamos e agimos;
- pelo que falamos;
- pelas idéias que passamos á frente.

3 - Porque temos que ter responsabilidade?
Porque o dever é a lei da vida.
Temos dever moral, e o cumprimento do dever por cada um é governado pelo livre- arbítrio.
Deus criou os homens todos iguais, todos sofremos pelas mesmas causas (orgulho e egoísmo), para que cada um avalie o mal que fez, além do que pode fazer para melhorar.
Temos o trabalho que é a lei natural e é uma necessidade para a civilização e aperfeiçoamento da humanidade.

4 - O que acontece com quem não tem responsabilidade?
Provoca a desordem.
Porque temos que educar nossos hábitos e se não tivermos freios as conseqüências são desastrosas.
O progresso é determinação divina, de tal forma que teremos que evoluir um dia. Se não arcamos com nossas responsabilidades e levamos a vida despreocupadamente achando que a vida se ajeita, acabamos ficando "endividados" com as leis divinas e nossas dificuldades aumentam.
Se a pessoa não é responsável, dificilmente para em um bom emprego, vai mal na escola e chateia os pais e amigos.

Todos nós temos DEVERES MORAIS para com o próximo. Nossos deveres:
·        Ser bons e caridosos com o nosso próximo.
·        Devemos tratar a todos com gentileza e atenção.
·        Devemos obedecer aos pais ou aquele que é responsável por nós.

O dever começa precisamente onde ameaçamos a felicidade ou a tranqüilidade do próximo.

CUMPRINDO NOSSOS DEVERES ESTAREMOS CONQUISTANDO VIRTUDES E DEIXANDO PARA TRÁS NOSSOS DEFEITOS.

Para conseguirmos realizar todas essas conquistas, precisamos também ter saúde. E para isso devemos cuidar de nosso corpo físico:
·        Comendo alimentos saudáveis
·        Praticando atividades físicas
·        Cuidando da higiene.
E de nosso Espírito também, trocando defeitos por virtudes, para sermos um dia, mais perfeitos.

Terceiro Momento:  Jogo da trilha – Nos passos de Jesus

Como jogar trilha?
O professor explicar que deverão respeitar as regras propostas: SER SINCERO; respeitar a vez do colega e fazer silêncio; compartilhar e festejar com os colegas o resultado.
As pegadas com as questões no verso deverão ser pregadas num cartaz e estendido no chão da sala.


Como Aplicar: 

1.     Cada evangelizando (um de cada vez) vai escolher uma pegada a ser sorteada ou jogando com o dado;
2.     Ao escolher a pegada deve ler a questão e responde-la dizendo como deveria ser a ação correta segundo Jesus nos ensinou.
3.     Caso saia uma tarefa surpresa, essa deverá ser cumprida.
4.     Respostas corretas ganha uma “pegada”.

No final do jogo a criança que tiver maior número de pegadas, ganha “SURPRESA Doce!” para compartilhar com a turma.

Quarto momento: Atividade escrita 

PRECE FINAL


26 de setembro de 2012

Aula - O Homem de Bem

AULA

O HOMEM DE BEM

Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 17 – Sede Perfeitos

OBJETIVOS:
o    Identificar e reconhecer a essência da perfeição que é a caridade em sua mais larga acepção, pois ela implica na prática de todas as outras virtudes.
o    Compreender que Deus é todo, justiça e confere a todas as criaturas igualdade de oportunidades cabendo a cada uma trabalhar e se esforçar para o crescimento espiritual.
o    Identificar, reconhecer e buscar adquirir as qualidades que distinguem o homem de bem.

BIBLIOGRAFIA: E.S.E,CAP.17;Site Seara do Mestre.
Harmonização com música
Prece Inicial
PRIMEIRO MOMENTO: Dinâmica das virtudes
         Para esta dinâmica dar certo, o evangelizador deverá escrever o nome das virtudes em papéis individuais, antes da aula começar. Cada criança irá receber uma virtude, mas ela/ele não poderá saber qual a sua virtude.. 

         O evangelizador irá pedir o auxílio das outras crianças para grudar o papel com o nome da virtude nas costas de cada criança sem que a mesma veja o nome da virtude. Peça a cooperação de todos para que a dinâmica fique bem divertida desde o início. 

         A dinâmica começa quando todos possuírem a sua respectiva virtude grudada nas costas. Assim que o evangelizador dizer ‘começa’, cada criança irá pedir o auxílio dos colegas perguntando informações/exemplos até que ela/ele descubra qual a virtude que tem grudada nas suas costas. 

         A dinâmica somente termina quando todas as crianças descobrirem o nome da sua virtude. O evangelizador deverá auxiliar as crianças que tiverem dificuldade com a dinâmica. Pode-se dizer, por exemplo, que a virtude inicia com a letra P (paciência) ou termina com GEM (coragem). 


SEGUNDO MOMENTO: Levar pronto o desenho de duas árvores tituladas – Homem de Bem e Homem que busca apenas o sucesso material.


Distribuir para cada evangelizando dois ou mais pedaços de papéis, com as características do Homem de Bem e do Homem que busca apenas o sucesso material, para que as crianças colem as características na árvore correspondente, formando assim um lindo cartaz.
Solicitar que cada grupo analise para que tipo de Homem pertence a(s) característica(s) e expliquem o que entenderam. Após a explicação, devem colar a(s) característica(s) correspondente(s) a cada um, no cartaz que deverá estar colado no quadro.

As virtudes são o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. São elas os tesouros verdadeiros que levamos conosco ao desencarnar; é a verdadeira propriedade da alma.
A perfeição é o objetivo a ser perseguido durante a nossa jornada terrena; o verdadeiro homem de bem é o que age de acordo com as leis de Deus, que cultiva as virtudes através de seus pensamentos e ações. É aquele que procura vencer os vícios; é aquele que se renova todos os dias, a fim de tornar-se um homem de bem.
Devemos nos esforçar para sermos pessoas de bem, não é fácil, mas é possível, aos poucos, com boa-vontade, exercício das virtudes, prece e conhecimento das Leis Divinas.
O Homem de Bem se preocupa, primeiramente, com suas atitudes e se questiona se o que está fazendo é correto e está de acordo com as Leis de Deus.
O Homem que busca apenas o sucesso material pensa apenas naquilo que é material, nas coisas que vai comprar no que possui de material: casa, carro, roupas; este percorrerá uma estrada mais difícil e demorada, acumulando doenças, sofrimento e enganos.
A vida material é uma breve passagem para aprendizagem do espírito, o objetivo aqui além da aprendizagem é o exercício das virtudes até a perfeição.

TERCEIRO MOMENTO: Atividade de CAÇA AS VIRTUDES
O evangelizador deve pendurar, antes do começo da aula, os cartazes contendo as virtudes por todas as paredes. 
         Obs.: o evangelizador deve dar somente a primeira pista para que os evangelizados encontrem qual deve ser a virtude correspondente. Deve-se salientar que as crianças não estão competindo umas com as outras, mas sim trabalhando em equipe. Dessa forma, trabalha-se nessa atividade a cooperação. 
         Os evangelizando deverão achar a primeira virtude e retirá-la da parede. Atrás do papel com a virtude, encontra-se a pista para a próxima virtude a ser encontrada. Durante a atividade, favor ressaltar a necessidade das crianças não competirem umas com as outras. Que as crianças que pegam uma pista deem oportunidade para as outras crianças pegarem as próximas. 
         Esse jogo desperta muito interesse entre os participantes, além de ser muito divertido e criativo.

No final expor todas as virtudes no chão para que as crianças possam visualizar as palavras. 

QUARTO MOMENTO: conversar com os evangelizando sobre a dinâmica ressaltando que a vida na Terra é valiosa oportunidade de aprendizado, que o Espírito retorna para a vida física, vestindo nova roupagem carnal com o propósito de crescimento interior. 
         Mencionar a importância de estarmos sempre atentos na busca de reconhecer os nossos pontos falhos do dia-a-dia para fazermos melhor nas outras oportunidades.

         Prece de Final

 

Sugestão de desenho



Características do Homem de Bem e do Homem que busca apenas o sucesso material

É honesto e pratica a máxima: “fazer aos outros o que gostaria que fizessem a mim.”
Deseja a vitória a qualquer preço. Leva vantagem pessoal sempre que possível, mesmo que prejudique os outros.
Aceita a vontade de Deus, confiando na Justiça Divina, enquanto faz a sua parte.
Esquece-se de Deus e acredita que tudo depende dele próprio, cultivando, assim, o orgulho e o egoísmo.
Coloca os bens espirituais acima dos bens materiais, pois sabe que a vida serve para a evolução intelectual, moral e espiritual.
Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e não pensa em ajudar os outros.
Sabe que o sofrimento e as dores da vida são oportunidades de crescimento espiritual.
Revolta-se e não aceita as dificuldades. Sempre culpa Deus e os outros pelo seu sofrimento.
Faz o bem sem esperar recompensa; paga o mal com o bem.
Espera recompensa pelo bem que pratica.
Pensa nos outros antes de pensar em si mesmo; encontra alegria em auxiliar o próximo e ser caridoso.
Tem a tendência a ser egoísta, calculando os proveitos e perdas de cada ação generosa.
É bom para com todas as pessoas, sem distinção de raça ou crença, pois sabe que todos os seres humanos são filhos deDeus.
Não respeita o próximo e ama e trata bem apenas quem age e pensa como ele.
Respeita as pessoas que têm idéias diferentes das suas.
Não aceita pensamentos diferentes dos seus pensamentos.
Perdoa seu próximo. Não guarda ódio, nem rancor.
Diz que perdoa, mas não esquece a ofensa, alimenta mágoas e quer se vingar.
Analisa seus defeitos e erros para acertar da próxima vez.
Fica apontando os erros e defeitos dos outros e não procura corrigir os seus defeitos.
Sabe que o corpo físico e os bens materiais são empréstimos de Deus e procura fazer o bem.
Orgulha-se das coisas materiais que possui e deseja ter sempre mais. Não usa os bens que possui para ajudar os outros.
Respeita os seres humanos e a natureza, sentindo-se parte da criação divina. Sabe que é responsável por suas ações, palavras e pensamentos.
Considera-se diferente dos demais, privilegiado ou injustiçado. Não percebeu, ainda, que tem o livre-arbítrio, sendo responsável e construtor do seu destino.

Subsídios ao evangelizador

         1 - É honesto e pratica a máxima: “fazer aos outros o que gostaria que fizessem a mim.”
         Respeita e segue as leis humanas: leis de trânsito, paga os impostos, coloca o lixo no lixo, respeita a natureza.
         2 - Deseja a vitória a qualquer preço. Leva vantagem pessoal sempre que possível, mesmo que prejudique os outros.
         Não respeita as leis, não paga os impostos, “passa a perna”, “puxa o tapete”, conta uma mentira para prejudicar o outro. 
         3 - Aceita a vontade de Deus, confiando na Justiça Divina, enquanto faz a sua parte.
         Confia em Deus. Sabe que tudo o que acontece é para o nosso bem. Deus sabe o que faz.
         4 - Esquece-se de Deus e acredita que tudo depende dele próprio, cultivando, assim, o orgulho e o egoísmo.
         Pensa que não precisa de Deus nem dos outros.
         5 - Coloca os bens espirituais acima dos bens materiais, pois sabe que a vida serve para a evolução intelectual, moral e espiritual.
         Coloca Deus e as aquisições espirituais acima de tudo.
         6 - Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e não pensa em ajudar os outros.
         Seu principal objetivo é adquirir bens materiais.
         7 - Sabe que o sofrimento e as dores da vida são oportunidades de crescimento espiritual.
         Sabe que deve aceitar o sofrimento para evoluir, sem revolta, compreendendo que são resgates e provas evolutivas.
         8 - Revolta-se e não aceita as dificuldades. Sempre culpa Deus e os outros pelo seu sofrimento.
         Não aceita seus fracassos materiais, culpando Deus e os outros.
         9 - Faz o bem sem esperar recompensa; paga o mal com o bem.
         Citar exemplos: ensinar o colega sem pensar que ele pode ir melhor que a gente na prova. Visitar um asilo quando poderia estar descansando.
         10 - Espera recompensa pelo bem que pratica.
         Fica esperando que os outros elogiem o ato praticado, que saia no jornal a doação que fez ou que comentem e o admirem por sua bondade em doar algo.
         11 - Pensa nos outros antes de pensar em si mesmo; encontra alegria em auxiliar o próximo e ser caridoso.
         Fazer o bem é motivo de alegria. 
         12 - Tem a tendência a ser egoísta, calculando os proveitos e perdas de cada ação generosa.
         Não faz o bem se não puder tirar algum proveito da atitude para si.
         13 - É bom para com todas as pessoas, sem distinção de raça ou crença, pois sabe que todos os seres humanos são filhos de Deus.
         Não faz distinção entre as pessoas, sabe que Deus ama igualmente a todos seus filhos.
         14 - Não respeita o próximo e ama e trata bem apenas quem age e pensa como ele. 
         Se lhe fazem mal, ele responde com mal, e só faz o bem para quem ele gosta ou pode tirar algum proveito próprio. 
         15 - Respeita as pessoas que têm idéias diferentes das suas.
         Respeita todas as religiões, pois sabe que todos somos irmãos e Deus é nosso Pai.
         16 - Não aceita pensamentos diferentes dos seus pensamentos.
         Acha que todos tem que pensar como ele, e não respeita se o outro tem outra religião ou um time diferente do seu.
         17 - Perdoa seu próximo. Não guarda ódio, nem rancor.
         Perdoa com o coração e esquece a ofensa.
         18 - Diz que perdoa, mas não esquece a ofensa, alimenta mágoas e quer se vingar.
         Perdoa da boca para fora, não esquece a ofensa e fica pensando em se vingar.
         19 - Analisa seus defeitos e erros para acertar da próxima vez.
         Reconhece seus defeitos e se esforça para corrigi-los. 
         20 - Fica apontando os erros e defeitos dos outros e não procura corrigir os seus defeitos.
         Presta atenção e espalha os erros e defeitos dos outros.
         21 - Sabe que o corpo físico e os bens materiais são empréstimos de Deus e procura fazer o bem.
         Sabe que tudo o que possui de material é empréstimo de Deus e pode ser retirado a qualquer tempo.
         22 - Orgulha-se das coisas materiais que possui e deseja ter sempre mais. Não usa os bens que possui para ajudar os outros.
         Sempre quer mais além do que já possui. Só pensa em si e deixa de lado a família e os amigos para ter mais coisas materiais.
         23 - Respeita os seres humanos e a natureza, sentindo-se parte da criação divina. Sabe que é responsável por suas ações, palavras e pensamentos.
         Sabe que tudo tem conseqüências e que o seu futuro depende do que fizer hoje.
         24 - Considera-se diferente dos demais, privilegiado ou injustiçado. Não percebeu, ainda, que tem o livre-arbítrio, sendo responsável e construtor do seu destino.
         Sempre acha que está sendo prejudicado. Pensa que a vida o privilegiou ou injustiçou. Não percebe que as escolhas dependem de si e não dos outros. 


*obs.: Este plano de aula baseado no site Seara do Mestre, foi modificado e adaptado.

23 de setembro de 2012

Atividade de CAÇA AS VIRTUDES


Atividade de CAÇA AS VIRTUDES



PREPARO DO MATERIAL: 

  1. Imprimir as imagens. 
  2. No verso da folha imprimir as pistas. 
  3. A primeira pista o evangelizador deve imprimir na capa, a segunda na virtude RESIGNAÇÃO, e assim em diante.
  4. O evangelizador deve pendurar antes do começo da aula os cartazes contendo as virtudes por todas as paredes. 


         Obs.: o evangelizador deve dar somente a primeira pista para que os evangelizados encontrem qual deve ser a virtude correspondente. Deve-se salientar que as crianças não estão competindo umas com as outras, mas sim trabalhando em equipe. Dessa forma, trabalha-se nessa atividade a cooperação.

         Os evangelizando deverão achar a primeira virtude e retirá-la da parede. Atrás do papel com a virtude, encontra-se a pista para a próxima virtude a ser encontrada. Durante a atividade, favor ressaltar a necessidade das crianças não competirem umas com as outras. Que as crianças que pegam uma pista de em oportunidade para as outras crianças pegarem as próximas.

         Esse jogo, quando bem feito, fica sendo um sucesso e todos ficam com "gosto de quero mais", desperta muito interesse entre os participantes, além de ser muito divertido e criativo.


COMO APLICAR:

* O Evangelizador lê a primeira pista, a criança que acertar pega a segunda pista e a lê para turma, e assim por adiante até a 14ª pista (final do jogo).

1ª. Pista a ser lida pelo Evangelizador: Eu tenho …… para aceitar o que Deus acha que é melhor para mim.(RESIGNAÇÃO)

2ª. Pista (a ser lida pela criança que tirou o cartaz): Eu tenho …… para lidar com a minha vida, e discernir o que é certo ou errado.(SENSATEZ)

3ª. Pista (a ser lida pela criança que tirou o cartaz): Eu tenho …… para dividir o meu chocolate com o meu colega que tem fome.(GENEROSIDADE)
 
Outra pista: Eu tenho …. para dividir os meus brinquedos com os outros.(GENEROSIDADE)
 

4ª. Pista: Eu falo com os meus colegas com ……(DOÇURA).
Outra pista: Eu falo com os meus pais  com ….(DOÇURA).

5ª. Pista: Eu tenho …. para as dificuldades dos outros.(TOLERÂNCIA)
 
Outra pista: Eu tenho  ….  para as pessoas de idade.(TOLERÂNCIA)
 

6ª. Pista: Eu pratico o  …. quando uma pessoa me ofende e eu deixo de xingar ela.
Outra pista: Eu pratico o  ….  quando o meu irmão pequeno quebra um brinquedo meu sem querer e eu relevo.(PERDÃO)
 

7ª. Pista: Eu pratico a  …. quando eu quero um brinquedo novo agora, mas sei que devo aguardar a hora que os meus pais tenham condições de comprar, e se realmente for necessário.(RENÚNCIA)

8ª. Pista: Eu pratico a …. quando o meu colega me pergunta a mesma coisas 5 vezes.
Outra pista: Eu tenho  ….  para as pessoas de idade.(PACIÊNCIA) 
 

9ª. Pista: Pista: Eu sinto  …. pela minha família.
Outra pista: Eu sinto o …. na natureza.(AMOR)
 

10ª. Pista: Eu devo praticar a  …. quanto aos meus pensamentos e atitudes.(VIGILÂNCIA)
 

11ª. Pista: Eu quero praticar a  …. nos meus estudos dentro e fora da casa espírita.(DEDICAÇÃO)
 

12ª. Pista: Eu quero praticar a  …. de ser fiel a mim mesmo dentro e fora da casa espírita.
Pista: Eu quero ter a  …. de reconhecer os meus defeitos e melhorar como ser humano.(CORAGEM)

13ª. Pista: A  …. deve ser praticada dentro e fora da casa espírita.
Pista: Eu pratico a….quando eu ajudo a quem tem fome, quando eu dou atenção a quem está triste, quando eu escuto o meu irmão que necessita de mim...(CARIDADE)
 

14ª. Esta foi à última pista! O grupo conseguiu completar o jogo das virtudes! Trabalhar cooperando é trabalhar com Jesus! 















CAPA (1ª PISTA)