12 de abril de 2009

Aula - Espírito e perispírito

PLANO DE AULA
Tema: Espírito e Perispírito

OBJETIVOS: As criança deverão assimilar a importância do perispírito como intermediário entre o corpo físico e o espírito, sentindo a sabedoria de Deus que criou esse corpo para vivermos após a morte no mundo espiritual.
Músicas para harmonizar
Prece Inicial
1º Momento -
Apresentar aos evangelizando a gravura do Sr. Ricardo e contar-lhes a história:
Esse é o Sr. Ricardo (o desenho deve ser dois, um sobreposto ao outro, colado com uma fita durex, onde o primeiro corpo do desenho – que é o corpo material ou físico é papel- o segundo corpo, corpo espiritual – que é o perispírito, é de plástico - esse será descolado durante a estória). O Sr. Ricardo é um homem bem velho, é um senhor espírita que também vem ao Centro para realizar estudos durante a semana. Ele é um senhor muito trabalhador, pois além de estudar no centro, ele também cuida da horta da sua casa, dos cachorros e gatinhos que ele tem, da sua casinha, e também cuida muito bem do seu corpo, ele sabe que o corpo é um presente de Deus.
Quando Sr. Ricardo vai dormir, o corpo dele fica na cama quentinha, e o espírito dele sai do corpo (descolar um desenho do outro, e segurar o ‘espírito’ – de plástico - do Sr. Ricardo na mão). O espírito dele passeia, trabalha, visita as pessoas que já estão no mundo espiritual, e de manhã cedo, volta para o corpo, se levanta e vai para mais um dia de trabalho.
Epa! Mas o espírito do Sr. Ricardo parece estar ‘colado’ com alguma coisa no corpinho dele (mostrar aos evangelizando que um desenho está colado no outro com um durex, e ainda tem ligado ao corpo de papel ou físico um fio prateado (que representa o cordão de prata) ao corpo de plástico ou perispírito. Falar que o nosso corpinho é que nem o do Sr. Ricardo, que todos nós temos espírito e corpo, e para colar um no outro, temos o perispírito, (que é o Durex) e o cordão de prata também.


2º Momento – Desenvolvimento do tema com ilustração:
O homem encarnado é composto de três partes distintas:
1. O Espírito – É uma chama, um clarão com a cor que varia de acordo com a pureza do Espírito. Ser inteligente que existia antes do corpo e que continua a existir depois dele. Não podemos vê-lo, pois não tem forma definida. Ele se manifesta através do corpo espiritual ou perispírito.
O Universo é povoado de Espíritos. Nem todos os espíritos desencarnados vão a toda parte, há regiões que os menos adiantados não alcançam. Ele pode estar em muitos lugares ao mesmo tempo (como o sol que irradia luz em todos os sentidos sem se dividir).
Somos criados simples e ignorantes- através dos pensamentos e ações vamos adquirindo conhecimento e evoluindo.
Todos evoluem, alguns mais rápidos, outros com mais dificuldade (rebeldes).
2. O Perispírito – É um corpo espiritual, envoltório do espírito ou corpo de substância vaporosa (para nossos olhos) que envolve o Espírito, como uma capa ou um revestimento. Pode elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde queira na velocidade do pensamento e atravessar paredes e objetos. Tem a forma que quisermos e pode ser visível e tocado.

Liga o perispirito ao corpo o CORDÃO DE PRATA, ele pode se esticar, permitindo que o Espírito se afaste, e enquanto encarnados nós o possuímos. O perispírito é o elo de ligação entre o Espírito e a carne.
3. O corpo físico – É o corpo material ao qual o Espírito fica ligado durante toda a sua encarnação. Nosso corpo é um presente de Deus para o espírito evoluir. Ele precisa de muitos cuidados, de dormir por exemplo, mas nós, Espíritos, não. Depois que acordamos, guardamos algumas lembranças do que experimentamos durante o sono. Estas lembranças são os SONHOS. Acordamos alegres ou tristes, calmos ou preocupados, conseqüência desses encontros durante o sono.

Então, enquanto o corpo descansa, o Espírito pode se libertar parcialmente do seu corpo. O Espírito aproveita estes momentos para:
.Passear pelo espaço;
.Trabalhar e estudar no Mundo Espiritual;
.Comunicar-se com outros Espíritos;
.Ver à distância e através dos objetos opacos;
.Recordar seu passado e, algumas vezes, prever o futuro.
3º Momento - Contar a história ilustrada “Amigos invisíveis”.
4° Momento – Atividade escrita
Prece final

5 comentários:

  1. Adorei o plano de aula proposto. Sou evangelizadora no interior do Pará e tenho dificuldade de conseguir material para minhas aulas trabalho com uma turma de jardim. Gostaria de saber onde posso encontrar a historinha amigos invisíveis.
    Um abraço fraterno
    Mariene

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  2. Parabéns pelo blog!!! Ele me salva toda semana! Abraços fraternos!

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  3. Muito bom este blog, é uma mão na roda para o evangelizador. Muito obrigada!

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  4. Sou evangelizadora e sempre visito este blog para pegar sugestões no preparo das aulas.
    E quero muito agradecer pelo valoroso trabalho de vocês...compartilhando suas idéias.
    muito, muito, muito obrigada!!!

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  5. Todas as semanas passo por aqui! As ideias são ótimas! Obrigada pelo apoio!

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