O DEVER é a LEI DA VIDA
Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. 17
“Todos nós temos deveres morais para com o próximo.
Amar o próximo é a expressão máxima da caridade.”
Sub-temas:
· AS VIRTUDES
· RESPONSABILIDADE
· CUIDAR DO CORPO E DO ESPÍRITO
Objetivo: - Compreender o dever como obrigação moral perante Deus e perante todas as criaturas.
- Compreender que o dever como obrigação moral dá ao Espírito a vigor necessária para o seu aprimoramento e, portanto deve refletir todas as virtudes cristãs.
- Reconhecer que o dever está intimamente ligado aos ensinamentos do Cristo: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, não fazendo aos outros o que não gostaríeis que fosse feito a vós.
- Entender que o dever não despreza nem a disciplina e nem a responsabilidade para com Deus, conosco mesmos e para com todas as outras criaturas.
- Conscientizar o evangelizando da importância do dever bem cumprido trazendo a verdadeira paz ao coração.
- Conscientizar o evangelizando sobre a importância do dever na preservação da vida e por isso é preciso cuidar do corpo e da alma, pois desconhecer as necessidades de qualquer um deles é desconhecer a lei de Deus.
Harmonização com Música
Prece Inicial
Primeiro Momento:
MOTIVAÇÃO:
Chegar na sala com uma cara meio preocupada, olhar para um lado e para o outro e comentar com as crianças: “Meus amiguinhos, esqueci de fazer a aulinha para hoje. Na verdade não esqueci, fiquei com preguiça, estava cansada e resolvi que não ia fazer... Não estava com vontade... Na verdade quase não vinha hoje, porque estava mesmo é com vontade de dormir até tarde.”
Depois perguntar se elas querem colorir apenas, e quando elas toparem, comentar que você esqueceu-se de comprar as folhas (tarefa que o coordenador havia lhe pedido) e esqueceu também de separar os lápis de cor para trazer.
Dizer que depois ficou pensando... Perguntar para companheira de evangelização e pra turma: Vocês acham que eu fiz certo? Acham que eu fiz a coisa certa? Posso deixar pra lá os compromissos que eu assumo e deixar de fazer as minhas obrigações?
Ouvir resposta, revelar a brincadeira e comentar: Se eu fui irresponsável... Que devemos ter, então em relação aos nossos deveres é: “RESPONSABILIDADE” (escrever no quadro).
1- O que é responsabilidade?
É a qualidade moral que nos faz cumprir bem a nossa tarefa, realizando- a com zelo (explicar a palavra).
É uma virtude que devemos desenvolver.
É um importante senso ( faculdade de julgar, raciocinar, entender; um modo de pensar) que devemos desenvolver.
O Homem responsável cumpre seu dever: no lar, na escola, no trabalho, na comunidade.
Também é a obrigação de responder pelas conseqüências dos nossos próprios atos maus.
2 - Todos nós temos responsabilidades?
Todos nós temos liberdade de pensar, e conseqüentemente de escolher como agir. Então temos responsabilidade pelo mal que fazemos e mérito pelo bem que praticamos. Até os seres da natureza têm suas responsabilidades: as plantas produzem o oxigênio, o Sol aquece e ilumina, a Lua é responsável pelas marés, os ratos devem fazer com que não haja tantas baratas...
2.1 - As crianças têm deveres ou responsabilidades como os adultos? Todos nós temos um papel importante no universo e somos responsáveis por cumpri-lo.
2.2 - Se todos nós temos responsabilidades, quais são?
- Com Deus: responsabilidade moral, que nos leva a nos esforçar por tentar cumprir suas leis, na busca por sermos pessoas melhores para os outros e para nós mesmos.
- Com nossos pais ou a família: cumprir a nossa parte nas tarefas domésticas ou pelo menos não dar trabalho, estudar. Quando eles forem velhos, cuidar deles, da mesma forma que cuidam da gente quando somos crianças.
- Com os amigos: dar apoio nos momentos difíceis, compreender, perdoar, enfim, ajudar em tudo que pudermos.
- Com o próximo: ajudar quem quer que seja: negros, brancos, amarelos, pobres, ricos, porque é nosso dever cristão.
- Com a verdade: ser sempre sincero.
- Com o trabalho: ter disciplina, obedecer à hierarquia, desde que não recebamos ordens ilegais ou imorais, e manter a ordem.
- Com a sociedade em geral: Não causar danos aos bens públicos, não sujar a cidade, ajudar os necessitados e, sempre que possível, ensinar o que sabemos de bom a quem pudermos.
SOMOS TAMBÉM RESPONSÁVEIS:
- pelo que pensamos e agimos;
- pelo que falamos;
- pelas idéias que passamos á frente.
3 - Porque temos que ter responsabilidade?
Porque o dever é a lei da vida.
Temos dever moral, e o cumprimento do dever por cada um é governado pelo livre- arbítrio.
Deus criou os homens todos iguais, todos sofremos pelas mesmas causas (orgulho e egoísmo), para que cada um avalie o mal que fez, além do que pode fazer para melhorar.
Temos o trabalho que é a lei natural e é uma necessidade para a civilização e aperfeiçoamento da humanidade.
4 - O que acontece com quem não tem responsabilidade?
Provoca a desordem.
Porque temos que educar nossos hábitos e se não tivermos freios as conseqüências são desastrosas.
O progresso é determinação divina, de tal forma que teremos que evoluir um dia. Se não arcamos com nossas responsabilidades e levamos a vida no "oba- oba", acabamos ficando "endividados" com as leis divinas e nossas dificuldades aumentam.
Do trabalho tiramos nosso sustento, nossa segurança e bem- estar, além de contribuir com a sociedade através dele. Se a pessoa não é responsável, dificilmente para em um bom emprego, vai mal na escola e chateia os pais e amigos.
Segundo momento:
Quando Jesus veio a Terra veio nos ensinar que nós todos temos DEVERES MORAIS para com o próximo. Que devemos:
· Ser bons e caridosos com o nosso próximo.
· Devemos tratar a todos com gentileza e atenção.
· Devemos obedecer aos pais ou aquele que é responsável por nós.
O dever começa precisamente onde ameaçamos a felicidade ou a tranqüilidade do próximo.
CUMPRINDO NOSSOS DEVERES ESTAREMOS CONQUISTANDO VIRTUDES E DEIXANDO PARA TRÁS NOSSOS DEFEITOS.
Para conseguirmos realizar todas essas conquistas, precisamos também ter saúde. E para isso devemos cuidar de nosso corpo físico:
· Comendo alimentos saudáveis
· Praticando atividades físicas
· Cuidando da higiene.
E de nosso Espírito também, trocando defeitos por virtudes, para sermos um dia, mais perfeitos.
Segundo Momento:
Jogo de Adivinhação
Objetivo: Compreender alguns dos nossos deveres morais.
Material: Folha de atividade, cola, tiras de papel, folha de questões e respostas (para o evangelizador).
1) Distribuir uma escada de quinze degraus para cada criança.
2) Entregue quinze tiras de papel para cada evangelizando contendo o nome das virtudes já escritas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as tiras.
3) Explique que vamos fazer um jogo.Você dará algumas pistas para os evangelizando descobrirem as palavras. Veja abaixo as quinze questões e respostas:
QUESTÕES E RESPOSTAS PARA O EVANGELIZADOR
1) Saber esperar nossa vez e não ficar irritado quando as coisas demoram, são mostras desta virtude.
Como se chama? PACIÊNCIA
2) Saber esperar pelo que temos e recebemos todos os dias é o significado desta virtude.
Como se chama? GRATIDÃO
3) Feita de palavras e ações, é a virtude que nos pode para cumprir nossos deveres e promessas. Fazendo com que cheguemos no horário nos lugares, fazendo nossa lição de casa, alimentando nosso bicho de estimação e cumprindo todos nossos compromissos. Como se chama? RESPONSABILIDADE
4) Quem ajuda, estende a mão a quem precisa, põe em prática esta virtude. Como se chama? CARIDADE
5) Necessitamos fazer todos os dias, pois nos liga a Deus, nosso Pai. Proporciona-nos forças, coragem e fé.
Como se chama? PRECE
6) Gostamos de receber, nossa mãe e nosso pai costumam fazer na gente, na maioria das vezes quando vamos dormir. Fazemos também nos nossos bichos de estimação, nas pessoas que gostamos. Os idosos gostam de receber. Para receber é preciso tocar na pessoa ou coisa. Como se chama? CARINHO
7) As pessoas são diferentes, cada um tem seu jeito de ser. Nem tudo é do jeito que gostaríamos que fosse. Devemos ter para viver bem. Como se chama? COMPREENSÃO
8) Devemos ter para com as pessoas e com tudo que nos cerca. Como se chama? RESPEITO
9) Querer bem e gostar muito das pessoas, das coisas. Jesus deixou como o maior mandamento.
Como se chama? AMOR
10) Ajuda-nos a colocar idéias em ação e faz com que nos sintamos úteis. Tudo - os livros, as casas, a comida, as invenções - é fruto dele. O que é? TRABALHO.
11) Dar a cada um segundo suas obras e seu merecimento faz parte desta virtude. Qual é ela? JUSTIÇA.
12) Transparente e sincera, não finge nem inventa de ser o que não é. Quem é? SIMPLICIDADE.
13) Estabelecer objetivos e levá-los a sério, fazendo o que for necessário para atingi-los, sem desanimar, fazem parte desta virtude. O que é? DISCIPLINA.
14) Aceitar um desafio ou resolver um problema? Quem possui esta virtude não tem medo de enfrentar dificuldades. O que é? CORAGEM.
15) É a lei da vida, pois sem eles haveria grande desordem no mundo. É a qualidade moral que nos faz cumprir bem a nossa tarefa, realizando- a com zelo. Como se chama? São os DEVERES
Obs.: As respostas corretas serão coladas na escada, começando de baixo para cima. Peça para desenharem uma “pessoinha” no degrau onde conseguiram chegar.
*A faixa etária que apliquei esse jogo é sete anos.
PRECE FINAL
Muito obrigada por todo esse trabalho que tenho certeza foi feito com todo carinho, me ajuda demais e as crianças da evangelização adoram, beijos no coração, Deise.
ResponderExcluirAdorei!! Excelente essa aula, vou utilizar com as minhas crianças de 9 e 10 anos!
ResponderExcluirAdorei a aula. Excelente!!!!
ResponderExcluirobrigada por dividir suas aulinhas!!
ResponderExcluirQue Jesus abençõe.... aula excelente! Este é um ato e amor e caridade.
ResponderExcluirObrigada querida irmã, por nos ajudar e nos inspirar no trabalho com o Cristo. Que ele te abençôe sempre...
ResponderExcluir