Ciclo 1- de 4 a 8 anos
Objetivo: As crianças
deverão perceber que todos nós podemos colaborar para criar um ambiente de
amizade e paz em torno de
nós. Quando somos crianças boas e simpáticas cultivaremos bons amigos. Que
a violência só gera
violência. Violência não é só bater, empurrar, etc., mas também ofender e
desrespeitar
outras pessoas.
Desenvolvimento:
I Parte:
Preparação do ambiente –
músicas calmas- prece inicial
II Parte:
1. Perguntar as crianças:
QUEM VOCÊS PREFEREM PARA
SER SEU AMIGO: UM MENINO AGRADÁVEL E EDUCADO OU UM
MENINO BRIGÃO? POR QUÊ?
Ouvir as crianças
2. Atividade
Reflexiva
Conversar com as crianças
as consequências desagradáveis da violência dos "brigões".Dar
exemplos da
vida infantil. Explicar
que a violência não é só bater, empurrar, chutar alguém , mas também ofender,
xingar, tratar mal
desrespeitar.
3. NARRAR:A
FLORZINHA AMOROSA
4. Explorar a história
avaliando também sua compreensão:
- O que acharam da
atitude da Orquídea?
=E do Lírio?
-E da Petúnia?
-Qual dessas flores vocês
gostariam de ter como amiga? Poe que?
-A atitude de Ritinha no
recreio foi parecida com a de qual flor?
Concluir que para viver
feliz é preciso respeitar todas as pessoas nunca fazendo o mal.
5. ATIVIDADE CRIATIVA
a) Propor às crianças que
recontem a história mudando atitude da orquídea e do lírio
Combinar previamente com
o grupo as falas dessas flores e o que acontecerá diferente.
b) Cada criança fará uma
dobradura simples de borboleta.
Explicar que as
borboletas têm uma "escaminhas" que podem arranhar os olhos. Por isso
não devemos
segurar borboletas: só as
feitas de papel.
III - PARTE – Encerramento com uma prece, distribuição de água fluidificada.
HISTÓRIA:
A FLORZINHA AMOROSA
No recreio da escola,
Ritinha organizava a brincadeira
-Joana, Lina, Lucinha,
venham para o meu grupo!...Você não Ivete!
- Por que não, Ritinha?
- Você está muito gorda!
Não vai correr direito! Você também não vai brincar no meu grupo.
Alfredo! Menino
atrapalha!...
A professora observava
tudo. Quando retornaram à sala, ela disse que ia apresentar um teatrinho e era
importante que prestassem
muita atenção
E o teatrinho
começou(narrar utilizando o recurso de teatro de vara)
NARRADOR: Três borboletas
voavam alegres de flor em flor num jardim. De repente, caiu uma chuva forte.
As borboletas corriam
para todos os lados à procura de um abrigo quando viram uma linda orquídea
amarela onde poderiam
pousar. A borboleta amarela aproximou-se e falou:
BORBOLETA AMARELA:Amiga
orquídea podemos nos abrigar na sua corola até passar a chuva?
ORQUIDEA: Nada disso! Não
sou guarda-chuva! Não vê que sou uma flor rara? Procurem outro lugar. O
problema é de vocês.
NARRADOR: As borboletas
levaram um susto com a agressividade da orquidea.Voaram para longe até que
viram um lírio muito
branco
BORBOLETA BRANCA: Sr.
Lirio Branco poderiamos nos abrigar na sua corola até passar a chuva?
LIRIO: - Você pode porque
é da minha cor. As outras borboletas não! Não me misturo!
Borboleta branca:- Então
nada feito! Só ficaremos juntas. Amiga Petúlia, poderiamos nos abrigar na sua
corola até passar a
chuva?
PETÚNIA: - Claro que sim.
Vou procurar abrir um pouco mais a minha flor para abrigar vocês três. Que
alegria ser útil!
BORBOLETAS:- Obrigada,
obrigada...
NARRADOR: Quando as
borboletas iam voar para a Petúnia, a chuva passou e o Sol bem forte apareceu,
secando as asas das
borboletas enquanto voavam. Elas não precisaram mais abrigar-se na Petúnia,mas
uma grande amizade surgiu
a partir daquele momento.
(TERMINAR COM AS
BORBOLETAS POUSANDO JUNTO Á PETÚNIA).
Ao acabar o teatro a
professora viu que Ritinha aproximou-sede Ivete e Alfredo, falando-lhe:
- Desculpem-me pelo que fiz na hora do recreio.
Fonte de origem desse plano de aula: http://www.dij.ceeak.ch/aulas/p/index.html
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