Harmonização com músicas
Prece Inicial
DINÂMICA - Aplicar a dinâmica do palito de fósforo (20 min.)
Objetivo: Trabalhar as sensações de cada um dos três integrantes do grupo
durante a tarefa, abordando os sentimentos de paciência, tolerância e
compreensão.
Material: Vendas para os olhos, palitos de fósforo
Procedimentos: Formar
grupos de 3 pessoas, em que um faz a
mímica, um executa e outro instrui.
- O
executor deve estar de olhos vendados e deve fazer as figuras com a mão não
dominante. Somente ele poderá tocar nos palitos de fósforo.
- O
Instrutor não pode encostar no executor (manter mãos para trás), e deve
instruir somente verbalmente
- O
Observador não pode falar, somente fazer mímica para o instrutor, a fim de
ajudar no processo, também não pode tocar o executor.
Desafio: construir, com os palitos de dentro
da caixinha as seguintes figuras: uma casa (17 palitos), uma ponte (16
palitos), um castelo (18 palitos), uma estante (15 palitos), um caminhão (16
palitos).
Reflexão: A paciência é uma virtude a ser
exercitada por todos nós diariamente, nas nossas atividades mais comuns como
estudar, arruma as nossas coisas, ouvir as pessoas, ao começar uma tarefa em
casa, na escola etc.
1.
Fazer
a dinâmica sobre a Compreensão (15 min.)
Objetivo: Refletir que a forma como pensamos
depende da capacidade de entender e compreender o que está a nossa volta.
Quando conhecemos e compreendemos melhor algo aproveitamos melhor as
oportunidades.
Material: Gravuras de ilusões de óptica.
FONTE: ilusões de óptica no google
Procedimento: Apresentar as imagens de forma
individual, ora rapidamente (para não dar tempo que eles reflitam), ora com
mais tempo, (para dar temo de refletir) e pedir que eles descrevam o que
percebem sem mostrar para os outros. Chamar alguns e repetir o processo. Depois
discutir se o que eles viram foi igual e as razões.
Reflexão: A compreensão vem do conhecimento.
Quando dedicamos atenção a algo vamos compreendendo melhor o que acontece na
nossa vida.
2.
Aplicar o jogo “Acertando a caixinha” (20min.)
Objetivos: Dizer aos jovens que o
objetivo do jogo é atingir mais de 40 pontos. No entanto, essa pontuação só
será atingida se os pontos de todas as equipes forem somados. Esperar o final
do jogo e incentivar que os jovens proponham o somatório dos pontos. Concluir que
todos juntos, UNIDOS, seremos mais felizes.
Material: Caixinhas, argolas,
bombons, balão, atividades para dentro das caixas
Procedimentos: Utilizar a dinâmica
“Acertando a caixinha” para conversar sobre o tema tolerância. Dividir os
jovens em quatro equipes. Haverá 15 caixinhas pequenas dispostas aleatoriamente
no chão e dentro dela, terão perguntas, bônus, algumas provas ou estarão
vazias. Cada equipe terá uma tentativa para jogar uma argola e escolher a caixa
desejada. A atividade que está na caixinha deve ser cumprida por todas as
equipes. Cada atividade cumprida vale 1 ponto. Dizer aos jovens que o objetivo
do jogo atingir mais de 40 pontos. No entanto, esta pontuação só será atingida
se os pontos de todas as equipes forem somados. Esperar o final do jogo e
incentivar que os jovens proponham o somatório dos pontos. Concluir que todos
juntos, UNIDOS, seremos mais felizes.
Reflexão: A paciência e a
tolerância se unem quando sabemos respeitar as diferentes opiniões e
preferências das pessoas. Muitas das guerras e desavenças podem ser evitadas
quando aceitamos o direito do outro de ser diferente do que nós achamos melhor
uns para os outros.
As atividades que estarão
dentro das caixinhas são as seguintes:
3.
Fazer a atividade “Buscando as virtudes” (10 min.)
Objetivo – Refletir com jovens a
importância de obter as virtudes e quais dela mais precisamos para substituir
nossos vícios.
Material – tesoura, lápis de cor,
lápis e cola
Procedimento- Entregar para cada jovem
uma atividade e pedir que esses a resolvam e depois pintem. No final refletir
com eles sobre a importância das virtudes para o combate aos vícios.
Reflexão
- As
virtudes são fundamentais para o crescimento espiritual e são sentimentos que
nos fortalecem e ajudam a diminuir a presença dos vícios em nossas existências.
PRECE FINAL
*Desconheço a autoria do plano de
aula.
Muito legal a aula toda, mas destaque-se a gincana! Adorei.
ResponderExcluir