1 de março de 2010

História - Corações aprendizes (Progresso Moral e Intectual)

Corações aprendizes
(Lei de Progresso / Progresso Moral e Intelectual)

Esta é a história de três crianças, três corações com histórias diferentes, mas que buscam mudar, aprender. São: Ana Clara, Pedro Henrique e Vitória. Eles estudam numa mesma escola, mas são apenas colegas, apenas se conhecem de vista.

A primeira criança:


Essa é Ana Clara. Ela é geniosa, ambiciosa, orgulhosa e muito estudiosa. Esta sempre lendo ou escrevendo. Não tinha muitos amigos, apenas uma colega de escola que se entendia mais.


Um dia, essa colega adoeceu. Uns de seus colegas de escola e os professores convidaram-na para a visitarem juntos. Mas ela recusou disse que precisava estudar e não tinha tempo para isso. Ela é assim, não se preocupa com as pessoas.
* Lembrando a vocês que todos nós estamos sempre evoluindo de alguma forma e que temos o livre-arbítrio para fazer escolhas.

Interferência: Que tipo de progresso Ana clara está fazendo?


A segunda criança:

Esse é Pedro Henrique. Ele é sempre muito atencioso e carinhoso, gentil. Obedece aos pais, faz suas lições e ainda ajuda sua mãe em algumas tarefas domésticas. Mas o que gosta muito é de ajudar seu pai na pequena oficina de móveis. Não gosta de estudar, está sempre ajudando, cooperando com todos, mas, estudar... Só fazia o dever de casa.


Perto de sua casa tem um asilo, ele está sempre por lá. Chama a todos os idosos de vovô e vovó e é muito carinhoso, gosta sinceramente deles. Senta no colo dos seus vovozinhos, ouve as histórias com alegria, brinca e se diverte com eles. Eles são seus melhores amigos.

Interferência: Que tipo de progresso Pedro Henrique está fazendo?

A terceira criança:

Essa é Vitória. Menina alegre, esperta, boa, gentil e carinhosa, mas tem momentos que pirraça, orgulhosa é muito insistente e cabeça dura. Ela sabe disso e quando percebe que está sendo pirracenta e insistente, trata logo de mudar de atitude, pede desculpas para a pessoa, reconhece seu erro e se esforça para que aquilo não se repita.
Estuda muito, decidiu ser médica e sabe que vai ter que estudar muito mais. É muito organizada. Ela estuda pela manhã, chega em casa, almoça com seus pais, arruma a cozinha pra sua mãe e depois faz seus deveres de escola.

Tem uma amiga especial que gosta muito, ela é paraplégica e anda de cadeira de rodas. Vitória está sempre junto dela, ajuda-a na escola levando-a por todos os lugares, leva-a para brincar junto de seus amigos.
Nos finais de semana, ela participa da evangelização espírita do centro, e lá tem muitos amigos; gostaria de trazer sua amiga especial, mas a família da menina é católica. Ela participa ainda da campanha do quilo com seus pais.


Vitória gosta muito de ajudar, é muito prestativa e por isso quer muito ser médica, e é para poder ajudar as pessoas.

Interferência: Que tipo de progresso Vitória está fazendo?

* História e ilustração: Simone Anastácio

Aula - Progressão dos Espíritos

PLANO DE AULA

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

OBJETIVO: Levar os evangelizandos a compreender que a perfeição é o grande objetivo do Espírito e se processa, naturalmente, com a subida de vários degraus evolutivos; e que quem evolui, renova-se para o bem, transforma-se para melhor.

Bibliografia: Evangelização – Conteúdo Programático – U.E.M.; E.S.E. cap.IV; O Consolador Prometido vol.1; O Livro dos Espíritos cap. VIII; http://www.cvdee.org.br/
Harmonização com músicas
Prece inicial
Primeiro momento: Dinâmica inicial -
Lei do Progresso: Em duplas, frente a frente, em pé. Um jovem diz 1, o outro responde 2 e o primeiro 3, assim sucessivamente. Quando dominarem essa fase passam para a seguinte, toda vez que disserem 1 deverão bater uma palma, continuam até dominarem; em seguida a 2ª fase , além de baterem palma no 1 , agacha levemente quando diz 2, mais tarde a 3ª fase que é levantar os pés quando disser 3.O que isso tem a ver com o conteúdo? Todo aprendizado é gradual, vamos passando do mais fácil para o mais difícil intelectualmente e moralmente.

Segundo momento: Exposição do tema com gravuras:
O que significa a palavra progresso? É um movimento para diante, frente; é progredir, avançar, melhorar-se, desenvolver-se.
Quando vocês estão caminhando, qual é o movimento que fazem? Para frente, não é verdade? Não caminhamos de costas se não estaríamos regredindo, recuando ou voltando para trás.
Quando fomos criados, Deus nos fez espíritos simples como os bebês quando nascem nada sabíamos. Vocês já viram uma criança logo após o nascimento? Pois é, logo que a criança nasce ela já tem vários obstáculos a vencer, o primeiro deles é aprender a respirar, depois em seguida ela aprende a mamar e assim por diante. Assim foi conosco quando espíritos no universo, Deus nos criou e então reencarnamos muitas vezes em muitos mundos para desenvolver nossa inteligência e nossos sentimentos. O objetivo ao reencarnarmos é evoluir.
Deus criou também muitas Leis – as leis são conjuntos de regras que regulam os acontecimentos – e uma delas é que nos faz estar progredindo ou evoluindo.
Estou me referindo a Lei de Progresso que faz o homem progredir, melhorar-se, pois somos espíritos imperfeitos possuímos muitos sentimentos negativos ainda no coração e poucos conhecimentos a serem adquiridos com as nossas peregrinações pela terra e outros mundos.
No início da humanidade os homens viviam nas cavernas, não tinham casa, mal se vestiam, comiam com as mãos, não conversavam entre si porque nem existia a linguagem, quanto mais a escrita! Tínhamos a aparência do macaco, peludo, inclinado e com o tempo o homem foi evoluindo até ser o que ele é hoje.
A evolução é para todas as criaturas de Deus, todos os reinos: mineral, vegetal e animal. Quando estamos em um degrau da evolução, não regrediremos (não caminhamos para trás), pois é da lei ninguém desaprender o que já aprendeu. Será assim, quando aprendo fazer cálculos simples em matemática posso e estou preparado para aprender outro mais complexo.

Há duas espécies de progresso que somos submetidos: o progresso intelectual e o progresso moral. Percebemos o progresso físico, no meio em que vivemos, e o progresso espiritual, no íntimo de cada um.
Á medida que a criatura vai adquirindo conhecimento, necessita usar todos os seus recursos na realização do bem e na construção de um futuro melhor.
O progresso intelectual ou da inteligência se dará por meio dos estudos e de muita leitura. O progresso moral dar-se por meio das conquistas das virtudes, tais como: bondade, humildade, tolerância, honestidade, paciência dentre outras.
O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual, pois num período da nossa existência, ele poderá se adiantar em ciência, por exemplo, outra em moralidade.
Os maiores obstáculos ao progresso moral são o orgulho e o egoísmo, porquanto o progresso intelectual se efetua sempre. Os dois progressos no homem são necessários, mais o moral é muito importante, pois que adianta ser inteligente e estudado, mas não se tem coração? Se não tem amor e caridade pra com nossos irmãos?
Devemos, pois não só nos preocuparmos com o desenvolvimento intelectual, mas principalmente com o nosso aprimoramento espiritual através do qual encontraremos novos caminhos de paz e entendimento que nos garantem a alegria e nos ajudam na ascensão espiritual.
Sempre em que há progresso (o movimento que impulsiona o ser para frente) há evolução (passagem progressiva ou constante de um estado para outro).Ao evoluirmos estamos nos aperfeiçoando e o mundo que habitamos também evolui junto.
E à medida que conseguirmos estabelecer a diferenças entre o bem e o mal, exerceremos melhor nosso livre arbítrio crescendo em nós a noção de responsabilidade no pensar, falar e agir.
Há três etapas para progredirmos: a 1ª é compreender que é preciso mudar; a 2ª ter boa vontade e esforçar-nos; a 3 ª agir, por em prática.
O mecanismo da evolução é AÇÃO, ATIVIDADE e TRABALHO. Tudo no Universo é ação, dinamismo, movimento. Somos Espíritos em evolução e evoluímos pela atividade, pelo esforço próprio, pela ação e pelo trabalho e não ouvindo passivamente aulas teóricas.
Terceiro momento: Contar a história Corações aprendizes (em marcadores: histórias) com interferência para que possam perceber e identificar os tipos de progresso evolutivo no ser.


Quarto momento: Atividade escrita


Prece Final







RESPOSTA:



Aula - Evolução Moral

PLANO DE AULA
EVOLUÇÃO MORAL
OBJETIVO:
Levar os evangelizandos a compreenderem que a perfeição é o grande objetivo do Espírito e se processa, naturalmente, com a subida de vários degraus evolutivos; e que quem evolui, renova-se para o bem, transforma-se para melhor.

l. DINÂMICA/ATIVIDADE INTRODUTÓRIA MOTIVADORA
Construção de painel, pelos jovens, com desenhos representativos de todas as etapas da evolução da Terra.
Esquema da Evolução do Planeta (Segundo Walter Oliveira Alves)
... matéria se desprende da nebulosa solar...
... surge o Sol...
... são formados os Planetas e a Terra...
... a Terra em meio a vapores aquosos e descargas elétricas...
... é formada a crosta solidificada, em contato com o frio do Espaço...
... grandes tempestades e melhoria gradual do ambiente...
... a luz solar invade a Terra...
... a pressão atmosférica e a temperatura permitem o surgimento da Vida...
... Jesus envia uma nuvem de forças cósmicas...
... a Terra passa por um período de repouso...
... surge, na crosta e no fundo dos oceanos, um elemento viscoso...
... nasce o protoplasma, germe sagrado dos primeiros homens...
... surgem os primeiros habitantes da Terra: células albuminóides, amebas e organizações unicelulares...
... tais organizações unicelulares, isoladas e livres, multiplicam-se prodigiosamente nos oceanos (possuíam apenas o tato)...
... formam-se organismos mais complexos...
... nos oceanos, o reino vegetal e animal se confundem, sem forma individual...
... as plantas buscam a luz do Sol...
... o vento espalha as sementes das plantas, que germinam, formando as grandes vegetações...
... com as grandes vegetações, há o aumento do oxigênio da superfície...
... há o favorecimento da saída dos primeiros animais: os anfíbios...
... os anfíbios adquirem, evolutivamente, pulmões e patas (sua reprodução ainda se dá na água)...
... há o surgimento dos primeiros répteis, que punham ovos em terra...
... diferentes formas surgem – gigantescos dinossauros e seres voadores de grande porte...
... os trabalhadores do Cristo operam na evolução das espécies...
... desaparecem os animais monstruosos...
... surgem os primeiros mamíferos (há 70 milhões de anos, segundo a Ciência)
... evolução para aparecimento dos primeiros antropóides (período terciário)...
... passagem do reino animal para o humano, fora da crosta terrestre, em esferas apropriadas e condições especiais...
... os antropóides das cavernas espalham-se, aos grupos, pela superfície do Globo...
... definitiva transição no corpo perispiritual preexistente, dos homens primitivos...
... surgimento dos primeiros selvagens de compleição melhorada...
... primeiros homens usam ferramentas primitivas (ossos de animais e pedras afiadas)...
... primeiros homens aprimoram as primeiras ferramentas...
... aprendem a usar o fogo e a caçar animais de grande porte...
... aprendem a se comunicar através da fala...
... nômades, sem habitação fixa, em cavernas, alimentam-se da caça e da coleta de frutos...
... aprendem a plantar cereais e a cultivar frutas (surge a agricultura)...
... começam a domesticar certos animais – surge a pecuária...
... a Terra recebe os exilados de Capela, que reencarnam no meio das raças primitivas...
... Jesus os orienta a trabalharem no Bem para regenerarem-se...
... os exilados de Capela formam quatro grandes civilizações: egípcios, hebreus, hindus e arianos.

2. DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO
2.1 O processo evolutivo do ser humano, no plano físico e no espiritual, obedece, em tese a quatro fatores essenciais, a saber: a) compreensão da necessidade de mudar; b) conjugação da boa-vontade, do esforço e da perseverança; c) firme deliberação de estabilizar a “mudança”; e d) propósito de não retroceder na atitude mental superior, a fim de que se verticalize, em definitivo, o processo de renovação. Enquanto o homem não compreender, e ele próprio sentir a necessidade de mudar, não sairá das linhas horizontais da acomodação e das promessas.” (O Pensamento de Emmanuel, Cap. 8).
2.2 A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrógrada. Eles se elevam gradualmente na hierarquia e não descem da categoria a que ascenderam. (L.E., Questão 194).
2.3 Somente o progresso moral pode assegurar aos homens a felicidade na Terra, refreando as paixões más; somente esse progresso pode fazer que entre os homens reine a concórdia, a paz, a fraternidade. (A Gênese, Cap. XVIII, item 19).
2.4 A aquisição de qualidades nobres é a glória infalível do esforço. (Jesus no Lar)
2.5 A escala do progresso é sublime e infinita. (...) O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade. Busquemos reconhecer a infinidade de laços que nos unem nos valores gradativos da evolução e ergamos em nosso íntimo o santuário eterno da fraternidade universal. (O Consolador, Questão 79).
2.6 As aquisições de cada indivíduo resultam da lei do esforço próprio no caminho ilimitado da Criação, destacando-se daí as mais diversas posições evolutivas da criatura e compreendendo-se que tempo e espaço são laboratórios divinos, onde todos os princípios da vida são submetidos às experiências do aperfeiçoamento, de modo que cada um deva a si mesmo todas as realizações, no dia de aquisição dos mais altos valores da vida. (O Consolador, Questão 86).
2.7 O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos sã o classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual (...), devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas. (O Consolador, Questão 204).
2.8 O conhecimento de si mesmo (...) é a chave do progresso individual. (L.E., Questão 919)
2.9 O Espírito prova sua evolução quando todos os atos de sua vida corporal são a prática da lei de Deus e quando compreende, por antecipação, a vida espiritual. (L.E., Questão 918)
2.10 O homem se desenvolve, ele mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma forma; é então que os mais avançados ajudam o progresso dos outros, pelo contato social. (L.E., Questão 779)
2.11 O orgulho e o egoísmo são os maiores obstáculos ao progresso moral. (L.E., Questão 785)
2.12 O objetivo da Reencarnação é... “Expiação, aprimoramento progressivo da Humanidade, sem o que, onde estaria a justiça?” (L.E., Questão 167)
2.13 A alma que não alcançou a perfeição na vida corpórea acaba de depurar-se suportando a prova de uma nova existência. (L.E., Questão 166)
2.14 Os Espíritos não podem degenerar. À medida que avançam, compreendem o que os distancia da perfeição. Quando o Espírito finda uma prova, fica com o conhecimento que não esquece mais. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda. (L.E., Questão 118)
2.15 Todos nós, crianças, jovens e adultos, somos Espíritos em evolução, que renascemos na Terra com o objetivo de evoluir, desenvolver nosso potencial interior, corrigir erros do passado, superar defeitos e, pouco a pouco, vibrar em sintonia com as Leis Universais. (Walter de Oliveira Alves, Educação do Espírito, Cap. 1)
2.16 (...) Nosso Globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação dos elementos que o compõem e, moralmente, pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados que o povoam. Esses progressos se realizam paralelamente. Fisicamente (...), por transformações que a ciência tem comprovado e que o tornaram sucessivamente habitável por seres cada vez mais aperfeiçoados. Moralmente (...), pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes. (A Gênese, Cap. XVIII, Item 2)
2.17 A evolução dá-se individual e coletivamente. O indivíduo melhorado colabora para o progresso da coletividade. Exemplos de vultos históricos que colaboraram para o progresso da Humanidade: Luís Pasteur, Osvaldo Cruz, Jean Piaget, Maria Montessori, Pestalozzi, Graham Bell, Santos Dumont, Albert Sabin, Einstein, Gandhi, Jesus Cristo, Bezerra de Menezes...
2.18 Resumo de Conteúdo, traçando paralelo com aulas anteriores:

O HOMEM DE BEM
Jesus disse: “Sede perfeitos, como vosso Pai Celestial é perfeito.”

AS LEIS MORAIS
Diz a Lei de Progresso que “somos seres perfectíveis. Se desejarmos alcançar a felicidade, devemos buscar o nosso aprimoramento moral e intelectual, além de uma compreensão mais ampla dos mecanismos da vida e de nossa posição no Universo.

LIVRE ARBÍTRIO
O livre arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo, que amadurece e evolui. (L.E., Questões 122 e 844). Segundo usam o seu Livre Arbítrio, os homens progridem mais ou menos rapidamente em inteligência quanto em moralidade. (L.E., Questão 127)

CARIDADE
Amemo-nos uns aos outros e façamos a outrem o que quereríamos que nos fosse feito. Toda a religião, toda a moral se encontram encerradas nestes dois preceitos; se fossem seguidos nesse mundo, seríeis todos perfeitos. (E.S.E., Cap. XIII, Item 9)

2.19 O princípio espiritual, desde o momento da criação, caminha incessantemente para frente. Embora com o apoio das inteligências superiores (Jesus e outros Espíritos de Luz), cada Espírito evolui através do esforço próprio, com o trabalho de si mesmo. O mecanismo da evolução é AÇÃO, ATIVIDADE, TRABALHO. Tudo no Universo é ação, dinamismo, movimento. Somos Espíritos em evolução e evoluímos pela atividade, pelo esforço próprio, pela ação e pelo trabalho e não ouvindo passivamente aulas teóricas.
2.20 Somos Espíritos que retornamos às lides da Terra para nova etapa evolutiva, trazendo imensa bagagem de nosso passado milenar. Quantas existências já tivemos? Por quais civilizações já vivemos? Que sentimentos já desenvolvemos nos passado? Sentimentos nobres, ideais elevados, vícios depreciativos? Nessa romagem evolutiva, através dos milênios, de encarnação em encarnação, de experiência em experiência, nos aperfeiçoamos e progredimos. Mas até onde iremos?

3. FIXAÇÃO DO CONTEÚDO/AVALIAÇÃO

Laboratório de estória. Os jovens deverão criar, a partir do conteúdo desenvolvido a estória de um homem em processo evolutivo, mencionando as diversas fases por ele enfrentadas, bem como as dificuldades encontradas pelo caminho (internas/próprias ou externas/do meio onde vive). Deverão, ainda, construir cartaz(es) onde seja possível a visualização da evolução da personagem principal da estória.

4. PRECE DO EVANGELIZANDO
* Desconheço a autoria