27 de outubro de 2011

Caça ao Tesouro - Dinâmica O Céu e o Inferno

Grupos:

1. Allan Kardec

2. Chico Xavier

3. André Luiz


Ambientes:

Serão utilizadas 05 salas.

1. Sala 1: Planeta Terra

2. Sala 2: Umbral (transição)

3. Sala 3: Mundo de Provas e Expiações

4. Sala 4: Mundo de Regeneração

5. Sala 5: Colônia Alvorada

· O único ambiente que terá cenário dinâmico (mudará a cada etapa da caça ao tesouro) será o Umbral.

Figurantes:

1. Guardião do Umbral (01 pessoa): será quem entregará as pistas para as equipes, mesmo com a mudança do cenário, o guardião continua o mesmo – irá mudar de “fantasia” a medida que as etapas vão passando.

2. Protetor (01 pessoa): ficará integrado nas equipes, sem que elas percebam. Não irá interferir, a menos que a sua ajuda seja solicitada. Não será identificado como Protetor – os integrantes das equipes deverão chegar a essa conclusão.

3. Guardiões dos Planetas / Colônia (03 pessoas): ficará em frente às salas, esperando as equipes entregarem os objetos corretos. Só pode aparecer 01 Guardião por vez, sendo assim, em cada etapa, só aparecerá o guardião do planeta correspondente.

4. Protetor do Tesouro (01 pessoa): ficará sozinho no Solário, aguardando as equipes.

5. Coadjuvantes (vários): serão as pessoas que ficarão no Umbral. Trocarão de fantasia a cada etapa, e ajudarão a trocar a decoração do ambiente.

6. Monitores (03 pessoas): irão acompanhar as equipes para que não se machuquem, não corram, etc. Não poderão ajudar com dicas, ou qualquer tipo de ajuda referente as pistas (este é o papel do Protetor). Estarão com crachá os identificando como monitores.

Cenários:

1. Umbral:

a. 1º etapa: bexigas pretas espalhadas, tnt preto nas janelas, risadas ameaçadoras tocando, bacias com barro espalhadas, pessoas de preto correndo. O guardião estará vestido de preto, com um pano preto na cabeça, tipo de algoz.

b. 2º etapa: ambiente claro, sem música, pratos de sopa espalhados, pessoas vestindo de branco, pessoas comendo ou deitadas. O guardião estará de branco – de preferência de jaleco.

c. 3º etapa: pessoas vestidas de branco, em pé, formando um círculo, como se estivessem fazendo uma oração (não é necessário mãos dadas). Música suave – poderia ser um canto gregoriano bem leve. O Guardião estará vestido de branco (sem o jaleco), em posição de destaque (em cima de uma cadeira) olhando para o alto, como se estivesse orando. Tiras de tnt colorido presas ao teto. Quando as equipes chegarem, desenrola um papel do alto com um coração dourado desenhado, e a pista codificada em baixo.

2. Mundo de provas e Expiações: tiras de tnt preto presas ao teto, bexigas pretas espalhadas no chão (ou presas no teto).

3. Mundo de Regeneração: ambiente claro, flores espalhadas, bexigas coloridas.

4. Alvorada: separar o salão ao meio, com fileiras de cadeiras dos dois lados – umas de frente para as outras, com um corredor no meio. Este corredor poderia ter algo no chão ... (?) Bexigas brancas e douradas enfeitam o salão. O Guardião ficará sentado em uma cadeira em cima do tablado, com o baú ao lado (em cima da mesa). Poderiam ter flores em volta. O Guardião fica sozinho na Sala.

Descrição da Caça ao Tesouro:

As crianças que vão chegando, serão direcionadas à Sala (Planeta Terra). Quando estiverem todos presentes, será dada uma explicação muito breve sobre a Caça ao Tesouro, e serão divididos os grupos, procurando mesclar as crianças de todos os ciclos. Será dado a cada equipe, um kit e os colares que os identificarão.

Será dada a 1° pista: “Gargalhadas sarcásticas feriam-me os ouvidos, enquanto os vultos negros desapareciam na sombra. Para quem apelar? Torturava-me a fome, a sede me escaldava. De quando em quando, deparavam-se-me verduras que me pareciam agrestes, em torno de humildes filetes de água a que me atirava sequioso.”

Esta pista é para indicar que as equipes devem dirigir-se ao Refeitório.

Chegando ao Umbral (sala), a equipe encontrará o guardião misturado as pessoas, e ao avistar as equipes, deve ir até elas de modo “agressivo”. O Guardião dará a pista do que eles devem procurar no Refeitório:

“Vocês terão que procurar A Chave para entrar no próximo mundo, que é da mesma ordem de onde vocês vieram.”

As equipes terão que procurar A Chave, que estará identificada com o nome da equipe. Cada equipe, só poderá utilizar a SUA PRÓPRIA chave.

Depois de encontrarem a chave, irão para o mundo de expiações e provas. Antes de a equipe sair do Umbral (da sala), o guardião entrega 02 pepitas de ouro, para que guardem no saquinho que veio no kit.

Chegando neste mundo, deverão entregar a chave ao guardião, que dirá: “Somente pode entrar UMA pessoa da equipe”. Após a equipe escolher o candidato, ele entrará na sala, e procurará a próxima pista:

Pista 2: “A essa altura, serviam-me caldo reconfortante, seguido de água muito fresca, que me pareceu portadora de fluidos divinos. Aquela reduzida porção de liquido reanimava-me inesperadamente.”

Voltam para o Umbral.

Chegando ao Umbral, entregam a pista ao Guardião e recebem outra do que eles terão que encontrar: “ Estamos nas Esferas espirituais vizinhas da Terra, e o Sol que nos ilumina, neste momento, é o mesmo que nos vivificava o corpo físico. Nosso Sol é a divina matriz da vida, e a claridade que irradia provém do autor da criação.”

As equipes terão que procurar o Sol identificado com o nome de sua equipe. Ao encontrarem, as equipes deverão se deslocar para o mundo de regeneração. Antes de a equipe sair do Umbral, o guardião entrega 02 pepitas de ouro, para que guardem no saquinho que veio no kit.

Ao chegarem à Sala de Regeneração, a equipe entrega o Sol para o Guardião, e são autorizados a entrarem na Sala. Todos procurarão a pista.

Pista 3: “Aquela melodia renovava-me as energias profundas. Seguindo vacilante, cheguei ao enorme Salão, onde numerosa assembléia meditava em silêncio, profundamente recolhida. Sentado em lugar de destaque, um ancião coroado de luz fixava o Alto, em atitude de prece.”

Com a pista em mãos, as equipes retornam para o Umbral. Antes de a equipe sair do Umbral, o guardião entrega 02 pepitas de ouro, para que guardem no saquinho que veio no kit.

Chegando ao Umbral, as equipes encontrarão todos vestidos de branco, formando um circulo em atitude de prece. O guardião representará o Ancião, sentando em lugar de destaque. Ninguém falará com as equipes neste momento, deixando-os em apreensão. Após alguns instantes, um coração dourado se desenrolará do Alto, e neste instante o Guardião falará: “Este coração os levará á Alvorada, que fica no lugar mais alto”. Todos permanecem em atitude de prece.

Esta é a dica para que procurem o coração dourado, identificado com o nome da equipe. Ao encontrarem, as equipes deverão seguir para o Solário, que representará a Colônia Alvorada.

Antes de a equipe sair do Umbral, o guardião entrega 02 pepitas de ouro, para que guardem no saquinho que veio no kit.

Quando chegarem à escada que dá acesso ao Solário, o Guardião da Colônia pegará o coração e deixará a equipe entrar. As equipes encontrarão apenas o Guardião do Tesouro, sentado em uma cadeira, ao lado da mesa com o baú do Tesouro. Ao se aproximarem do Guardião, para pedirem o Tesouro, o Guardião pedirá para que se sentem, aguardando todas as equipes chegarem. Quando todas as equipes estiverem presentes, o Guardião pedirá que a equipe vencedora eleja um candidato para pegar o baú e ver o tesouro. Quando o candidato se aproximar e abrir o baú, verá que este está vazio. Neste momento, o Guardião falará: “O tesouro sempre esteve com vocês”, e pede para que mostrem as pepitas que os integrantes carregaram durante toda a Caça ao Tesouro. O Guardião continua: “As pepitas representam as virtudes adquiridas durante a nossa evolução, durante as nossas provas. A demora de cada equipe para chegar, representa que todos temos o nosso tempo, os nossos imprevistos, as nossas dificuldades, mas todos temos o mesmo destino: a perfeição. Que cada participante leve essa “Caça ao Tesouro”, que na verdade deveria ser chamada de “Caça ao Tesouro Interior”, para o resto de suas vidas, como um aprendizado, como uma lembrança de que nunca estaremos sós, e que todos chegaremos a luz.”

Encerra-se a Caça ao Tesouro com a distribuição das pepitas para todos os participantes.

* Desconheço a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário