12 de setembro de 2014

JOGO DA TRILHA - Nos passos de Jesus




Como fazer:
Desenhar uma trilha grande em duas cartolinas coladas ou em papel pardo. Imprimir trinta pegadas e numerá-las, sendo que no verso as questões deverão ser coladas.
As pegadas com as questões no verso deverão ser pregadas num cartaz e estendido no chão da sala.



Como jogar trilha?

1.    Cada evangelizando (um de cada vez) vai escolher uma pegada  a ser sorteada, ou mesmo, jogar com dado;
2.    Ao escolher a pegada deve ler a questão e responde-la dizendo como deveria ser a ação correta segundo Jesus nos ensinou.
3.    Caso saia uma tarefa surpresa, essa deverá ser cumprida.
4.    Respostas corretas ganha uma “pegada” que deverá ser pregada na Atividade – Seguindo com Jesus.

No final do jogo a criança que tiver maior número de pegadas, ganha “SURPRESA Doce!” para compartilhar com a turma.

O professor explicar que deverão respeitar as regras propostas: SER SINCERO; respeitar a vez do colega e fazer silêncio; compartilhar e festejar com os colegas o resultado.


Questões:
1.Como está seu desempenho na escola? Você faz seus deveres, está sendo responsável com seus estudos?
2.Responda: Quais nossas responsabilidades para com Deus? (Responsabilidade moral, que nos leva a nos esforçar por tentar cumprir suas leis, na busca por sermos pessoas melhores para os outros e para nós mesmos.)
3.Você está cumprindo suas obrigações nas tarefas de sua casa? Como por exemplo, arrumar seu quarto, guardar e zelar por seus pertences? Você está sendo responsável com suas tarefas em seu lar? Qual a ação correta segundo Jesus nos ensinou?
4.Você tem animal de estimação? Cuida dele ou deixa para seus pais e irmãos cuidarem? Você está sendo responsável com os cuidados com seu bichinho? Qual a ação correta segundo Jesus ensinou?
5.Cante uma música que você gosta de cantar na escolinha de Jesus!
6.Responda: Quais as nossas responsabilidades com nosso próximo? (Nossos deveres: Ser bons e caridosos com o nosso próximo. Devemos tratar a todos com gentileza e atenção. Devemos obedecer aos pais ou aquele que é responsável por nós.)
7.Um amigo te empresta um brinquedo, mas você o deixa cair e ele estraga. Você foi responsável com o brinquedo de seu amigo? Qual a ação correta segundo Jesus ensinou?
8.A mamãe te pede para cuidar de suas plantinhas, deixa-as em sua responsabilidade regando-as e não a deixando exposta ao sol. Mas você não cuida das plantinhas e elas murcham e morrem. Você foi responsável? Qual a ação correta segundo Jesus ensinou?
9.Faça uma prece em agradecimento a Deus?
10.Quais são nossas responsabilidades com nossa família? (Com nossos pais ou a família é de cumprir a nossa parte nas tarefas domésticas ou pelo menos não dar trabalho, estudar. Quando eles forem velhos, cuidar deles, da mesma forma que cuidam da gente quando somos crianças.)
11.Seu irmão (ou irmã) mais novo rasga seu caderno. Sua reação é gritar, xingar ou  bater nele? Qual sua responsabilidade com irmão (ã) mais novo? Qual a ação correta segundo Jesus ensinou?
12.Quando você é contrariado, você costuma xingar as pessoas? Qual sua responsabilidade com o outro? Qual a ação correta segundo Jesus ensinou?
13.Todos nós temos deveres morais com o próximo. Cite alguns de nossos deveres. (Nossos deveres: Ser bons e caridosos com o nosso próximo. Devemos tratar a todos com gentileza e atenção. Devemos obedecer aos pais ou aquele que é responsável por nós.)
14.No caminho de casa você encontra uma senhora com compras na mão em grande dificuldade. O que você faz? Qual a ação correta segundo Jesus ensinou?
15.Sua vez passou!
16.Explique a frase de Jesus: “Amar o próximo como a si mesmo.”
17.Continue a frase: nossos deveres com o próximo é de:  (RESPONSABILIDADE)
18.Fale sobre Jesus durante um minuto!
19.Na vida todos nós temos muitas responsabilidades e deveres, mesmo crianças. E quanto às palavras, idéias e pensamentos, nós somos responsáveis também? Explique.
20.Explique a frase: “não faça aos outros, o que não gostaria que fosse feito a você”.
21.Você ganhou um ponto sem precisar cumprir tarefa!
22.Falar a verdade é uma responsabilidade. Esta afirmativa está certa ou errada?
23.Dê um abraço forte e carinhoso em seu amigo (a) da esquerda!
24.Responda: Porque você precisa perdoar as ofensas que os outros te fazem?
25.Cumprindo meus deveres com boa-vontade e alegria  estarei conquistando virtudes e extinguindo meus defeitos. Explique essa frase.
26.Explique a turma o que quer dizer ser uma pessoa responsável. (É uma pessoa que cumpre seus deveres com zelo e alegria e disposição)
27.Complete a frase: O Homem de bem é responsável e não descuida do cumprimento de seus deveres no lar, na...(no lar, na escola, no trabalho, na família, com seu próximo, com Deus).
28.Quando agimos com responsabilidade cumprindo todos nossos deveres, estaremos caminhando com segurança. Agindo assim estamos ajudando os outros pelo exemplo?
29.Um (a) amigo (a) te conta coisas pessoais dele (a) confiando em você, mas você conta para os outros (as) amigos (as). Você está sendo responsável e fiel com seu amigo (a)? Qual a ação correta segundo Jesus nos ensinou?
 30.Você responde, grita e desobedece a seus pais? Qual a sua responsabilidade com eles? Qual a ação correta segundo Jesus nos ensinou? (Obediência, Respeito, Gratidão)


PEGADAS


ATIVIDADE

Distribuir a pegadinha quando a criança responder corretamente.
Colar no labirinto as pegadinhas até Jesus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário