18 de maio de 2017

Aula - Honrar Pai e Mãe

PLANO DE AULA



HONRAR PAI E MÃE

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá." - Êxodo - Capítulo 20:1

"Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.” - Lucas 18:20; Mateus 19:18-19
        
 Objetivos da aula: Levar o evangelizando a compreender a importância dos pais ou daqueles que tem responsabilidades sobre eles. Que devem amá-los respeitá-los e ter gratidão para com eles durante toda a vida, cumprindo o mandamento cristão do amor ao próximo.
Abordagens: Honrar pai e mãe; Dia das Mães.

Bibliografia: Conteúdo programático da UEM; 52 lições de Catecismo Espírita; O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 14, Itens 1 a 4; O Consolador - Questões 190 e 191, Espírito Emmanuel/ Chico Xavier.
Harmonização com música

         Prece inicial

         Primeiro momento: Nos primeiros momentos introduzir o tema com perguntas propiciando momentos de reflexão através uma conversa fraterna.

         * Que se comemora no segundo domingo de maio?

         * Que sua mãe representa pra você?

         * Como é o seu relacionamento com sua mãe? Explique.
*Qual importância ela tem na sua vida?

         * Como você gostaria que sua mãe fosse ou agisse com você, e por quê?
* Você tem deveres com seus pais? Quais são?

         Segundo momento: Desenvolvimento do Tema.
Os Espíritos superiores transmitiram a Moisés os dez mandamentos, um chamado para que “Honremos nosso pai e a nossa mãe”, que lembra aos filhos o dever de gratidão para com aqueles que o receberam na Terra, até que tivessem condições de dirigir a própria vida.
Segundo o dicionário, a palavra ''Honrar'' significa: reverenciar, tratar com respeito, reconhecer o seu valor.
Portanto o 5º mandamento é um “chamado” de Deus para o cumprimento de nosso mais alto dever de amor ao próximo, ou seja, cumprindo nosso dever para com eles,
AMANDO-OS
RESPEITANDO-OS
SENDO PACIENTE, AMÁVEL E TOLERANTE COM ELES NA VELHICE
CUIDANDO DELES COM AMOR, CARINHO QUANDO VELHINHOS
SER GRATOS ETERNAMENTE PELO QUE FIZERAM POR NÓS
AJUDÁ-LOS SEMPRE QUE NECESSITAREM
NUNCA DEIXÁ-LOS DESAMPARADOS
* Pode-se pedir as crianças que citem seus deveres com os pais e escrever a relação no quadro.
Honrar a nossos pais é uma consequência da lei geral de caridade e de amor ao próximo, porque não se pode amar o próximo sem amar seu pai e mãe; mas a palavra honrai encerra um dever a mais a seu respeito: da piedade filial. Portanto, é respeitá-los; é obedecê-los; é socorrê-los nas necessidades; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cerca-los de carinho e cuidados como fizeram conosco quando éramos pequeninos. Tudo o que a caridade manda para com o próximo.
Esse dever se estende naturalmente às pessoas que fazem as vezes de pai e de mãe, pois também possuem todo o mérito.
Pensemos na dívida de gratidão que devemos a nossos pais: de quantos perigos eles nos livraram; que esforços eles ainda fazem para que possamos progredir. Para chegarmos a ser o que somos, quantas noites mal dormidas, quantos dias de sacrifícios, quanto trabalho eles tiveram.
Entretanto, existem alguns pais que não cumprem os seus deveres, ou seja, não são para os filhos o que deviam ser; mas é Deus que compete puni-los e não os seus filhos.  Os filhos não devem censurá-los, pois a lei da caridade manda que se pague o mal com o bem, que não se diga mal do próximo e perdoe os seus erros. Os filhos devem tomar como regra de conduta para com seus pais todos os ensinamentos trazidos por Jesus.  
Assim considerando, os filhos devem aos pais, mesmo quando estes não conseguem cumprir o seu compromisso, gratidão e respeito pela oportunidade abençoada do renascimento no corpo físico, no lar de que necessitam para evoluir.
Ninguém se vincula por laços parentescos a uma família sem justas razões, o acaso não existe nas obras da Criação. Um Espírito pode escolher nascer na família daquele com quem brigou em vidas anteriores, com objetivo de se reconciliar com ele.
A nossa mãe antes de nosso nascimento já aprendeu a nos amar. E qual seja nossa idade, ela é sempre dedicada a nós.
O dia das mães é uma homenagem prestada a sociedade a mulher mais importante em nossa vida, e compete ao espírito lembrar que nossa homenagem não pode se traduzir por presentes e lembranças materiais mas, acima de tudo, envolve-las com o carinho, respeito e gratidão. Lembremo-nos de que, todos os dias do ano é dia das abençoado por tê-la em nossa vida.
Pelas mães devemos guardar somente o amor a nós dedicado e as boas coisas que vivemos juntos, esquecendo os mal-entendidos. Apesar de algumas vezes não entendermos ou concordarmos com certas atitudes de nossas mães ou pais, elas certamente visam o bem de seus filhos. Além disso, as mães também são Espíritos em evolução e erram (tentando acertar) e merecem o perdão de seus filhos, assim como os perdoam, pois os filhos também erram.
Perguntas para fixação:
1. O que devemos fazer para honrarmos os nossos pais?
2. Qual é a dívida que devemos a nossos pais?
3. O que nossos pais fizeram e fazem por nós?
4. Qual é a obrigação material que devemos ter para com os nossos pais quando estiverem velhos?
5. Como demonstramos a nossos pais o amor que lhes consagramos?
6. Quais ensinamentos devem ser utilizados como regra de conduta para com os pais?
7. Estamos reunidos numa mesma família por acaso?
8. Você se imagina como pai ou mãe, e o que acham que isso vai significar na sua vida? (Renúncia, madrugadas em claro, mas também muitas alegrias).

        Quarto momento - atividade: Colocar à disposição das crianças papéis coloridos, cartolina e EVA para que façam uma lembrança para oferecer as mães. De preferência levar modelos prontos para que escolham e façam de sua preferência.

         Prece de encerramento

MODELOS DE CARTÕES



Imagens retiradas da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário