29 de junho de 2009

Aula - Médium e Mediunidade

PLANO DE AULA

TEMA: MÉDIUM E MEDIUNIDADE

Objetivo: Perceber a função de intermediário, entender como o médium colabora e interfere na transmissão do pensamento do Espírito.
· Entender que a mediunidade é uma faculdade comum a todas as criaturas ( pela intuição, todos nós somos médiuns)
· Compreender que, seja qual for a faculdade mediúnica, ela deve se utilizada para o Bem e em favor do Próximo.
Canções para harmonizar
Prece inicial
Primeiro Momento: Introdução do tema:
O tema será introduzido através de um diálogo com as crianças, utilizando as perguntas:
· Como a gente se comunica com as pessoas? ( fala, escrita, rádio, T.V, etc.)
· Alguém pode comunicar comigo através do telefone se eu não tiver um? ( a criança deverá perceber que poderei utilizar o telefone do vizinho)
· Se eu não falar Alemão, poderei entender uma pessoa que está tentando me dizer algo falado ou escrito, nessa língua?
· Uma pessoa que não enxerga pode receber uma comunicação por escrito e ler? ( lembrar que somente será possível se tiver estudado o sistema brailer)
· Uma pessoa que não ouve e não fala pode-se comunicar com outras que têm o mesmo problema? E com pessoas que falam e ouvem?
· Se puderem como se dá essa comunicação?( pela linguagem dos sinais)
. Podem os Espíritos se comunicar conosco?
. De onde vêm os espíritos? Do mundo espiritual.
. O que é Mundo espiritual? É o local onde estão os espíritos que desencarnam. No Plano Espiritual os espíritos estudam, trabalham, auxiliam uns aos outros. Existem flores, música, meio de transporte, praças, hospitais e lugares para morar. Mas não existe comércio. É organizado com Governos e Ministérios.
Explicar para as crianças que existe também comunicação do mundo Espiritual com os encarnados.
Os Espíritos são seres humanos desencarnados. São o que eram quando encarnados: bons ou maus, sérios ou brincalhões, trabalhadores ou preguiçosos.
Eles têm as suas ocupações como nós temos as nossas. Muitos deles procuram ajuda para melhorar, progredir.
Desencarnados e encarnados podem se comunicar através da mediunidade, que é a capacidade que algumas pessoas têm de entrar em contato com o chamado mundo invisível. Essas pessoas são denominadas médiuns.
Os desencarnados (espíritos) têm influencia sobre nós os encarnados agindo através do pensamento e também de faculdades (explicar) especiais que algumas pessoas têm. Essas pessoas são chamadas de médiuns, o que quer dizer que tem faculdades mais desenvolvidas que as outras. Todos somos médiuns de nascença, pois temos intuição (explicar), mas somente alguns têm mediunidade.
Médiuns são intermediários, ou seja, através deles os espíritos se comunicam. Quais os meios de comunicação os homens utilizam?(deixar que eles falem). O meio mais comum é o telefone, o telefone é o aparelho comunicador do homem encarnado para falar com outro homem encarnado. E assim é o médium, o “aparelho” comunicador que permite a comunicação entre dois mundos, o material e o espiritual, mundo material poderia ser o que vemos, e o espiritual o que sentimos. Não vemos o amor, mas podemos senti-lo. Alguns médiuns transmitem essas mensagens de diferentes modos: alguns ouvem, outros conseguem ver os espíritos, outros escrevem as mensagens, etc.
Vamos falar um pouco sobre esses tipos de mediunidade. São elas:
Mediunidade audiente - a pessoa ouve o que os espíritos dizem;

Mediunidade de vidência - o encarnado vê senas do plano espiritual; Mediunidade de cura - a pessoa consegue ajudar na melhoria da saúde de alguém através de passes;

Mediunidade de psicofonia - o médium empresta seus órgãos da fala para que o espírito se comunique;

Mediunidade de psicografia – escrita dos espíritos dos espíritos pela mão de um médium; o intermediário (médium quer dizer isso) empresta sua mão para que o desencarnado escreva;

Mediunidade intuitiva (explicar intuição) - o encarnado capta idéias de espíritos, mesmo sem vê-los ou ouvi-los. Todos somos médiuns intuitivos, uns mais, outros menos.

Já ouviram falar em algum médium?
Explicar que muitas pessoas são médiuns, mas que algumas se destacaram, pelo trabalho desempenhado e principalmente por quem são ou foram. Alguns médiuns notáveis: Francisco Cândido Xavier, que se destacava pela bondade e psicografou mais de trezentos livros; Divaldo Pereira Franco - grande palestrante e psicógrafo de livros muito importantes para o Espiritismo; Yvonne do Amaral Pereira, que psicografou vários livros importantes. Claro que há muitos outros de destaque.

* Lembrar que Kardec não tinha nenhuma mediunidade ostensiva.

Existe mediunidade com Jesus e sem Jesus. Alguém sabe dizer a diferença?

* Após ouvir e comentar possíveis respostas, esclarecer que, na mediunidade com Jesus, o médium visa apenas a prática do bem e o auto-melhoramento, não cobra pelo que faz e não pretende obter vantagens. O médium que trabalha com e pelo Cristo procura estudar, ser humilde, paciente e amoroso com todos que atende.A mediunidade sem Jesus é aquela em que o médium busca vantagens pessoais, como dinheiro, presentes ou elogios. A prática da caridade não é o objetivo principal e muitas vezes o médium se utiliza dos espíritos e do fato de as pessoas acreditarem nele para enganar, divertir-se ou conseguir coisas para si mesmo.O Evangelho nos diz que devemos dar de graça o que de graça recebemos. A comunicação entre encarnados e desencarnados foi permitida por Deus como uma forma de evoluirmos, aprendendo uns com os outros. A mediunidade não é um brinquedo, muito menos é um negócio. O que o médium recebe do plano espiritual não é dele, mas sim do espírito comunicante, logo ele não pode ganhar pelas comunicações que dá.

Segundo momento: Contar a história: A CURIOSIDAD DE MARIANA. Esta é uma “história com interferência”. O evangelizador conta a história com a participação dos evangelizando. Nas palavras em negrito, o evangelizador deve perguntar às crianças o que elas já sabem sobre o tema.
Terceiro momento: ATIVIDADE: COLORIR RECORTAR E COLAR

PRECE FINAL

2 comentários:

  1. Boa tarde Simone!!!
    Que bom encontrar o seu blog.
    Fui convidada para evangelizar as crianças, no centro espirita caritas em Santos São Paulo.amanhã segunda-feira, é o meu dia de evangelizar a crianças e o tema é "Médium e Mediunidade". As sua explicações foram ótimas, pois estava com muitas dívidas e o seu plano de aula me ajudou muito muito obrigada. òtima semana abraços Maria José Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Simone!!!
    Que bom encontrar o seu blog.
    Fui convidada para evangelizar as crianças, no centro espirita caritas em Santos São Paulo.amanhã segunda-feira, é o meu dia de evangelizar as crianças e o tema é "Médium e Mediunidade". As sua explicações foram ótimas, pois estava com muitas dúvidas e o seu plano de aula me ajudou muito muito obrigada. òtima semana abraços Maria José Barbosa

    ResponderExcluir