10 de junho de 2009

Aula - Pluralidade dos mundos habitados

PLANO DE AULA

Pluralidade dos mundos habitados


OBJETIVO: A criança deverá identificar na pluralidade e diversidade dos mundos existentes recursos do Amor e Sabedoria de Deus com vistas à progressão dos Espíritos.

Canções para harmonizar

Prece Inicial

Primeiro momento: escrever no quadro a seguinte frase: "Há muitas moradas na casa de meu Pai". Pedir que as crianças expliquem o significado deste ensinamento de Jesus. Concluir que as moradas (casas) são os planetas, a casa do Pai é o Universo.
Segundo momento: mostrar gravura do nosso Sistema Solar e dentro dele a Via-Láctea. Explicar que apenas em nossa galáxia existem cerca de 400 milhões de estrelas como o nosso sol. Concluir, com os evangelizandos, que há muitos planetas semelhantes ao nosso ou que possuem condições de vida (mesmo diferente da nossa). Os mundos e os seres que neles encarnam estão em diferentes etapas evolutivas, resultando em diferentes tipos de mundos e variadas espécies de corpos materiais, mais ou menos sutis.Só para termos uma pequena idéia da grandiosidade do Universo criado por Deus: a ciência astronômica nos informa que, numa noite clara, podemos ver, a olho nu, cerca de 5.000 estrelas. Entretanto, diz ainda a Ciência, que isto que é observado por telescópio não passa de uma pequena gota num oceano. Daí, só palidamente podemos entender a grandeza da obra divina, com bilhões de mundos espalhados pelo espaço universal.Outra observação científica: uma galáxia é um conjunto de estrelas, nebulosas e aglomerados estelares; Somente em nossa galáxia – a Via Láctea (assim denominada porque parece um caminho leitoso) – onde se encontra o nosso Sistema Solar, calcula-se que existam mais de 100 bilhões de estrelas!Sendo assim, um astro de pequeno tamanho na imensidade do Cosmo, porque teria a Terra o privilégio de ser o único astro habitado? Não seria mais lógico admitir que todos eles são moradas de Espíritos em diferentes graus de evolução e que, se não temos conhecimento sobre a vida em outros mundos, isto se deve ao fato de não ter, ainda, a Ciência conseguido comprovar esta realidade?Entre nós, o desenvolvimento da criança e do adolescente se processa ajudado por escolas diferentes: a pré-escola, o 1º grau, o 2º grau e as faculdades, cada uma delas dotada de condições específicas para atender aos alunos em determinada faixa de evolução. Da mesma forma, para atender ao desenvolvimento de Espíritos diferentes, existem diferentes categorias de mundos, assim:
a) MUNDOS PRIMITIVOS: são mundos recém-formados, onde aparece a vida nos seus estágios iniciais. A Terra já foi um mundo primitivo.

b) MUNDOS DE PROVAS E EXPIAÇÕES: nestes mundos dominam as paixões ainda incontidas: a avareza e a violência gerando as guerras; o egoísmo gerando as injustiças sociais, etc., ou seja, o mal predomina sobre o bem. A Terra está, atualmente, nesta categoria.

c) MUNDOS DE REGENERAÇÃO: são mundos onde os espíritos já atingiram um mais alto grau de evolução,havendo, por isto mesmo, um ambiente de mais paz e entendimento entre os seus habitantes.

d) MUNDOS FELIZES: onde se vive num ambiente de amor e fraternidade, evidenciando-se, ali, todas as virtudes.
Terceiro momento: Contar a história seguinte:

O UNIVERSO: AS MUITAS MORADAS

Há bilhares de anos atrás (antes da existência de nossa galáxia), um grupo de Espíritos habitava um dos planetas no universo. E entre eles estava Aquele que conheceríamos por Jesus. A vida naquele planeta (onde Jesus habitava) é bem diferente desta que conhecemos, pois, não havia a influência da matéria, predominava o bem e o amor entre eles. Jesus fazia parte desse grupo de Espíritos que vivia em perfeita harmonia e amor.
Um dia, Deus o chamou e disse-lhe: “Meu filho, por ser um Espírito de muito amor e conhecimento serás responsável por criar uma nova morada para alguns irmãos teus que estão em desarmonia com o amor e minhas Leis. Chama quantos precisares e começa teu trabalho. Estarei sempre contigo!”
Reunindo um grupo de Espíritos amigos inicia sua missão. Bem, se fazia necessário um “novo lar”, “uma nova casa” para acolher aqueles Espíritos rebeldes. Junto com sua equipe de amigos escolhe no universo um conjunto de estrelas no universo e, apartir de uma estrela maior ou Sol, faz com que ocorra uma grande explosão neste e então se separa vários pedaços que são os planetas conhecidos como: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão. Planetas que seriam ou são moradas de muitos Espíritos.
Jesus então escolhe um deles – a nossa querida Terra – e a faz passar por muitas transformações (após a explosão a Terra era apenas uma formação rochosa) até ficar como a conhecemos hoje, apresentando uma diversidade de ambiente: florestas, desertos, mares, etc., possibilitando a vida de várias espécies. Pois, então seguindo a evolução do planeta, surgem os animais, e o homem é colocado neste meio.
Vários Espíritos com o mesmo grau de desenvolvimento moral e intelectual, ou seja, com sentimentos e inteligência semelhantes, encarnam no novo planeta.
O tempo vai passando, a população vai crescendo e vão surgindo várias raças (brancos, negros, ruivos, etc.) e também vão surgindo às diferenças, as rivalidades, os homens não se respeitam, são cruéis, não perdoam ou, há muita injustiça e falta de amor. Jesus que acompanhava os passos dos homens na Terra, vendo a dureza de seus sentimentos, pede ao Pai que use sua misericórdia e alerte aos homens. E, Deus envia mensageiros, os profetas ou Espíritos muito bons que vem para falar sobre Sua existência e seu amor; vem trazer Leis e justiça para amparar e orientar o homem. Mas, mesmo assim movidos pelo orgulho e egoísmo, nem percebem os sinais que Deus envia.
Então, Jesus resolve: “Eu vou até lá!”. E nasce entre os homens, seus amigos espirituais o ajudam a encarnar. Ele vem como um homem simples e pobre, reúne um grupo – os apóstolos – e fala aos homens da importância do amor, do perdão, e da caridade, pois a vida na terra é passageira e sem essas virtudes não é possível evoluir moralmente e ser feliz.
Falou coisas lindas, deu exemplo de amor, fez até poesia com os lírios do campo, ensinou como rezar e que não estávamos sozinhos.
O homem não entendeu bem suas mensagens, e Ele morreu condenado na cruz por ter muito nos amado. Mas, tudo que ele ensinou está num livro – a Bíblia – que é o guia que nos conduz até o seu encontro num mundo de luz, paz e felicidade.
O que temos feito com que Jesus veio nos ensinar? Aprendemos algo de seus ensinamentos?
Quarto momento: Distribuir os quadrinhos da história contada.(ver: História em quadrinhos - Universo as muitas moradas)
Prece final

Um comentário:

  1. Olá!! Muito boa a aula, mas tem algumas coisas que precisam ser revistas, como na história por exemplo, ela hominiza a idéia de Deus, seria interessante no lugar de colocar que Deus chamou e falou, colocar que os espíritos como Jesus intuidos pelo amor iriam contruir uma morada planetária ou coisa assim.

    no mais espero ter contribuido para manter a pureza doutrinária.

    ResponderExcluir