2 de novembro de 2009

Aula - Passe e água fluidificada

PLANO DE AULA


PASSE E ÁGUA FLUIDIFICADA
Objetivo: A criança deverá identificar o que seja passe e água fluidificada, suas característica e compreender seus benefícios, para discernir quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.
Prece
Canções para harmonizar PRIMEIRO MOMENTO: Incentivo inicial:
Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.
Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...
E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).

SEGUNDO MOMENTO: Desenvolvendo o tema:
Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, através das mãos, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista (pessoa que aplica passe) transmite energias que ele recebe do mundo espiritual.
Quando guardamos em nossos corações muitos sentimentos e idéias ruins, esses nos fazem ficar doentes, estou falando é daqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo e para o espírito, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor, etc.
Esses pensamentos ruins são como sujeirinhas que ficam presas no perispírito da gente em forma de nuvenzinhas escuras, feias e desagradáveis.

TERCEIRO MOMENTO: Demonstração:
Vejam as figuras:
(colar no quadro um cartaz com desenho de uma paisagem e outra de uma criança) Como já o dissemos, ficam registrados em nosso perispírito (breve explicação) muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins, e as ruins são como nuvenzinhas escuras e feias que ficam grudadas em nosso perispírito (colar as nuvenzinhas com pensamentos ruins em torno do personagem).
Quando recebemos passe, recebemos as energias boas que o passista doa limpando nosso perispírito. (colar no quadro a figura da personagem recebendo passe)


E assim, os sentimentos ruins que temos dispersam, desgrudam. (retirar as nuvenzinhas do personagem) Assim é o passe, tomamos um banho de luzes energias que saem das mãos do passista que retira toda a sujeirinha (sentimentos e pensamentos ruins).
O passe ajuda equilibrar nosso organismo e nossas emoções, mas se quisermos continuar a sentir sempre bem, não adoecer, devemos mudar nossos pensamentos tendo sempre pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão para com todos; com papai, mamãe, amigos etc. (colar as nuvenzinhas com pensamentos bons)
Afinal, os bons espíritos e o passe podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior (mente) e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O passista cede energias dele e dos espíritos para a pessoa necessitada; estes fluidos “passam” do passista para o doente; os Espíritos misturam suas energias com o do passista. Quando o passista aplica o passe ele está em prece e seus pensamentos são elevados, pensamentos de amor.
O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus dava passe quando curava impondo as mãos sobre os doentes.
Os médiuns espíritas, como seguidores de Jesus, repetem este gesto na transmissão do passe, uma prática que faz parte do dia-a-dia das casas espíritas. O passe é possível porque todos nós irradiamos fluidos para fora dos limites do corpo físico. Os fluidos são uma espécie de matéria muito leve, que nossos sentidos físicos não percebem, mas que tem grande importância em nossas vidas.
A mamãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.
Não devemos abusar do passe porque passe é remédio. Alguém aqui toma remédio quando não está doente? Toma analgésico se não está com dor? Pois é, não devemos abusar do passe e apenas tomá-lo quando não sentirmos bem ou estivermos doentes.
E sempre ao receber o passe devemos ter atitudes de silêncio, prece, pensamento elevado.

QUARTO MOMENTO: Além do passe, nós temos aqui no Centro outro tipo de remédio que não é o passe. Vamos ver?
O evangelizador colocará uma jarra com água filtrada sobre a mesa e falará às crianças que fazendo uma prece os Espíritos bondosos irão colocar remedinhos nela que irão ajudar a melhorar doenças, tristezas, etc.
A água fluidificada é água normal acrescida de remédio que os espíritos adicionam segundo as nossas necessidades físicas e morais.
É assim, se sou muito nervoso eles (os mentores espirituais) colocam um remédio para me ajudar a acalmar, e é assim de acordo com minhas necessidades.
Em geral, são os espíritos desencarnados que fluidificam a água, mas qualquer pessoa também pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo.
A fluidificação da água acontece em reuniões públicas, no culto do lar, etc.
Convidá-los a fazer uma prece pedindo pela fluidificação da água na jarra.
Distribuir os copinhos descartáveis com água fluidificada para as crianças, dizendo que ela não tem gosto de remédio é para apenas ajudar a melhorar quem estiver doente.

QUINTO MOMENTO: Atividade – PERGUNTAS EMBARALHADAS

OBJETIVOS: Avaliar o nível de conhecimento dos participantes favorecendo a fixação da aprendizagem.
MATERIAL: Cartões contendo perguntas e respostas.
DESENVOLVIMENTO:
O Evangelizador coloca sobre uma mesa cartões que contém perguntas e respostas a respeito de assuntos estudados anteriormente.
Em seguida, pede aos evangelizando que individualmente, agrupem esses cartões, de forma que haja correspondência entre perguntas e respostas.
É importante que cada participante retorne ao seu assento levando consigo, pelo menos, um conjunto de perguntas e respostas.
Concluída essa etapa, cada participante procura ler em voz alta, para a sala, a pergunta e a resposta, justificando a correlação feita.
O evangelizador ouve atentamente as correlações, corrigindo, em conjunto com a turma, as possíveis incorreções.
O evangelizador encerra a reunião realizando uma integração dos assuntos.

OBSERVAÇÃO: O Participante que tiver feito o maior número de correlações acertadas será premiado com bombom.

TÉCNICA: Essa técnica pode ser utilizada em grupos.

SEXTO MOMENTO:
Distribuir o livrinho com atividade para ler e colorir: “O remédio ideal”
Clique no link para acessar o livrinho: http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2009/11/livreto-o-passe.html


PRECE FINAL

QUESTIONÁRIO para atividade: PERGUNTAS EMBARALHADAS

1. O que é passe? Transmissão de energia e fluidos.
2. A transmissão de energia é feita de quem para quem? A transmissão de energia é feita de uma pessoa encarnada auxiliada magneticamente por um espírito para a pessoa necessitada.
3. Qual a importância do passe? Ao recebermos passe, os fluidos e energias radiadas pelas mãos do passista nos ajudam a equilibrar a saúde física e espiritual.
4. Quando devo tomar passe? Ele é o remédio ideal para a mente. Devo tomar quando há necessidade, como exemplo, se estou doente ou muito triste e desanimado.
5. Que acontece quando recebo o passe? Ele nos ajuda a equilibrar nosso organismo e emoções, nos fortalece o espírito nos dando coragem e nos harmonizando.
6. Se eu estiver doente e receber o passe preciso de médico? O Passe é um tipo de remédio que ajuda nosso organismo, mas necessitamos de tratamento médico também.
7. Só os espíritas aplicam passe? Não o passe ou a transmissão de fluidos é utilizado por nós mesmos ou outras crenças, exemplo temos da mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, dos evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais.
8. Todos podem dar passe? O Passe, assim como a comunicação mediúnica, não é exclusivo dos espíritas: qualquer um, independente de sexo, ou religião, pode aplicar ou receber um passe. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Para o passista (aplicador do passe) é uma oportunidade de trabalho.
9. O passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus dava passe quando curava impondo as mãos sobre os doentes. Os médiuns espíritas, como seguidores de Jesus, repetem este gesto na transmissão do passe, uma prática que faz parte do dia-a-dia das casas espíritas.
10. O que é água fluidificada? A água fluidificada é a água normal, acrescida de fluidos curadores. Em termos de Espiritismo, entende-se por água fluidificada aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados à água. É a água magnetizada por fluidos.
11. Quem faz a fluidificação da água?Em geral, são os espíritos desencarnados que fluidificam a água, mas qualquer pessoa também pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo.
12. Como é feita a fluidificação da água? A água é uma base pura, em que a medicação Espiritual pode ser impressa. O processo é invisível aos olhos mortais, por isso, a confiança e a fé do paciente são partes essenciais para que tratamento alcance o efeito desejado.

4 comentários:

  1. ola
    conheci teu blogger pelo grupo de evangelização, estou adorando.
    gostaria de saber como posso usar o livreto de karde.
    eu tentei tirar na impressora para as crianças montarem e pintares, para depois colocar no Painel da evangelização.
    mas ao sair na impressora as palavre ficam ilegiveis.
    muito obrigado
    veramar
    sou evangelizadora espirit.rs

    ResponderExcluir
  2. ótima aula, vai ajudar-me muito naa aula que vou ministras sábado. obrigada um showwwwwwwwwwww.

    ResponderExcluir
  3. ADOOOORO SUAS IDEIAS,AJUDAM BASTANTE.MTA PAZ|||

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito! E depois desta aula fiz a seguinte vivência:Vivência:
    1-BOLINHA DE SABÃO COM GUARDA CHUVA PRECISAMOS BUSCÁ-LAS SENAO NÃO CAEM SOBRE NÓS; GUARDA CHUVA ESCURO é igual PENSAMENTOS RUINS.; bolinhas de sabão são iguais as boas energias que recebemos; Usar a bolinha de sabão e o guarda-chuva.
    LEVAR GRAVURA de JESUS DANDO PASSE : SE COLOCARMOS O GUARDA CHUVA NÃO RECEBEMOS as boas energias; RELACIONAR COM OS ENSINAMENTOS DO EVANGELHO.
    2-AGUA FLUIDIFICADA :TEATRALIZAR- FAZER PRECE (falar da fé); uma criança pode ser o guia espiritual e colocar GLITER na água enquanto fazemos prece e pensamos em Jesus

    3- Depois cada criança faz sua prece e vai colocando energia boa na água da garrafinha que cada uma recebeu(gliter, lantejoula...)

    ResponderExcluir