15 de dezembro de 2010

Dinâmicas

BRINCADEIRAS E DINÂMICAS


1-AO INVÉS DE FORCA O JOGO DA VIDA
O jogo da vida onde a cada letra que a criança acerta, ganha uma parte do boneco. Ganha quem montar seu boneco primeiro (interessante!!!)

2-JOGOS DE JÓ
Aproveitando a música escravos de Jó
AMIGOS DE JÓ
Objetivo do Jogo: Cantando a música "Amigos de Jó", todo o grupo tem que deslocar-se na cadência e realizar os movimentos propostos formando uma espécie de balé brincalhão.
Propósito: O propósito é fazer do jogo-dança um momento de união do grupo e proporcionar um espaço de adequação do ritmo grupal. Podem ser trabalhados valores humanos como: alegria e entusiasmo pela brincadeira do grupo (diversão entre erros e acertos); harmonia na busca do ritmo grupal; parceria e respeito
para caminhar junto com o outro.
Recursos: espaço físico mínimo de 35 m2; círculos no chão (bambolês, círculos desenhados de giz ou barbantes) em número igual ao de participantes dispostos em um grande círculo.
Número de Participantes: Pode ser jogado com um mínimo de 16 pessoas até quantos o espaço permitir.
Duração: Grupos pequenos jogam em cerca de 15 minutos; grupos maiores precisam de mais tempo para administrar a adequação rítmica.
Descrição: Cada participante ocupa um bambolê ou círculo desenhado no chão.


A música tradicional dos "Escravos de Jó" é cantada com algumas modificações:
"AMigos de Jó joGavam caxanGá. Tira, Põe, Deixa Ficar, fesTeiros com fesTeiros
fazem Zigue, Zigue, Zá (2x)" O grupo vai fazendo uma coreografia ao mesmo tempo em que canta a música. A cadência das passadas é marcada pelas letras maiúsculas na música.


"AMigos de Jó jogavam caxangá." : são 4 passos simples em que cada um vai pulando nos círculos que estão à sua frente. "Tira": pula-se para o lado de fora do círculo. " Põe": volta-se para o círculo. "Deixa Ficar": permanece no círculo, agitando os braços erguidos "fesTeiros com fesTeiros": 2 passos para frente nos círculos. "fazem Zigue, Zigue, Zá" : começando com o primeiro passo à frente, o segundo voltando e o terceiro novamente para frente.

Quando o grupo já estiver sincronizando o seu ritmo, o educador pode propor que os participantes joguem em pares. Neste caso, o número de círculos no chão deve ser igual à metade do número de participantes, as pessoas ocupam um círculo e ficam uma ao lado da outra com uma das mãos dadas. Além disso, quando o grupo cantar "Tira..." o par pula para fora do círculo, um para cada lado e sem soltar as mãos. E por que não propor que se jogue em trios e quartetos??
Dicas: Este jogo-dança é uma gostosa brincadeira que exige uma certa concentração do grupo para perceber qual é o ritmo a ser adotado. É prudente começar mais devagar e se o grupo for respondendo bem ao desafio, sugerir o aumento da velocidade. O respeito ao parceiro do lado e a atenção para não machucar os pés alheios são toques interessantes que a pessoa que focaliza o jogo pode dar. Quando o grupo não está conseguindo estabelecer um ritmo grupal, o educador pode oferecer espaço para que as pessoas percebam onde está a dificuldade e proponham soluções. Da mesma forma, quando o desafio já tenha sido superado e o grupo queira continuar jogando, há espaço para criar novas formas de deslocamento e também há abertura para outras coreografias nesta ou em outras cantigas do domínio popular. Vale dizer que o pessoal ri muito, que é um jogo legal para descontrair, para festinhas de criança e festonas de adultos, aulas na escola, treinamentos de gestão de pessoas buscando o ritmo de trabalho do grupo. O jogo pode acompanhar reflexão sobre temas de interesse específico ou simplesmente ser jogado pelo prazer de jogar-dançar.

3-DINÂMICA "CHAVE MÁGICA"
* Forma-se um círculo com as crianças em pé
* O evangelizador ficará de costas para as crianças e irá bater palmas (pode-se usar uma música)
* As crianças começarão a passar a chave
* Quando o evangelizador bater palmas ou suspender a música, a criança que estiver com a chave na mão deverá falar uma palavra ou atitude que represente o tema da aula
* Quem repetir uma palavra já dita, não lembrar ou errar, deverá entrar dentro do círculo ficar segurando a chave, esperando que alguém tome o seu lugar e ele possa voltar a brincadeira.

4-CONFECÇÃO DE ANIMAIS COM BATATAS
Idade: 7 a 11 anos
Objetivos Específicos: Desenvolver a criatividade, imaginação, memória e coordenação motora fina.
Material: Batatas pequenas e médias, palitos de dente e palitos de fósforo, hidrocor (canetinhas), tesouras, papéis e/ou jornais.
Como Fazer: Os animais serão montados com as batatas fixadas com os palitos de dentes: as pequenas para a cabeça e as médias para o corpo. Os palitos de fósforo serão utilizados para as pernas, rabo e orelha. Com as canetinhas
desenhar os olhos, a boca, nariz, bigode.. Os papéis e jornais serão recortados e utilizados para o cenário em que estão os animais: uma cerca, árvore, sol e assim por diante.

5-Atividades
*Sentar de dois em dois - uma criança de frente para a outra- e fazer espelho (uma criança cria um movimento e a outra imita
*Sentar as cças em roda e de um em um ir fazendo movimentos que os outros devem copiar
*Fazer movimentos livre acompanhando musicas
*Imitar bichos, pessoas...
*Andar de frente, de costas, de lado...
*Andar rapido; devagar
*Realizar movimentos livres
*Andar com equilíbri sobre linhas retas e sinuosas...
*Relacionamento Pessoal;
-agradecer
-pedir licença
-ser gentil
-ceder a vez
-pedir desculpas
- boa tarde, seja bem vindo

*Expressão corporal;
-imitar animais
-fazer mímicas
-expressar seus sentimentos e emoções através de dramatizações - alegria, tristeza, raiva...

*Equilíbrio;
-carregar objetos
-andar livremente, para frente, para trás, ao lado...
-correr livremente, em ritmos ( rápido;lento)

6- EMOÇÕES
(apostila do Encontro Municipal de Evangelizadores - USE Intermunicipal de Santos - 2001)
Objetivos: Sensibilizar e despertar o sentimento de amizade e de amor
Materiais: CD e aparelho de som
Procedimento: Todos em pé, de olhos fechados. Informar que será colocada uma música, e que todos deverão caminhar aleatoriamente falando a palavra "emoções". Ao tocar em outra pessoa, ambos dão-se as mãos. Quando estiver com as duas mãos ocupadas parar de falar.
Durante a música, segurando as mãos de seus amigos, deverão "tirar" os bons sentimentos do próprio coração. Quando a música parar, abrir os olhos e comunicar esse sentimento às pessoas a sua volta, da maneira que achar melhor - (falando, abraçando, beijando, tocando... ) . Deixe a música tocar até o final.
Não é necessário comentários ao final. Normalmente as pessoas se abraçam e se emocionam muito.

7-JOGO DAS SAUDAÇÕES
(30 atividades de Educação Emocional e Intuitiva - volume 2 - Rita Foelker)


Objetivo: Facilitar contato entre as pessoas do grupo
Material: nenhum
Como aplicar: Todos caminham pela sala. Ao sinal (palmas, apito, etc...) deverão parar diante de um colega trocando uma olhar e um aceno (tchauzinho) Quem não conseguir um par deverá sentar-se numa cadeira (ou no chão).
A brincadeira recomeça com todos andando novamente- inclusive quem está sentado. Agora ao sinal, ficam em trios. Tocam olhares e perguntam o nome. Quem fica sem par deverá sentar-se.
Continuam andando e agora, em trio, dão-se as mãos (não pode ser repetido).
Continundo a andar, juntam-se em grupos de quatro e dão-se um forte abraço.
Para finalizar, ao sinal, abraçam ou cumprimentam quem ainda não havia cumprimentado.


9- QUAL É A MÚSICA?
Material: pratos de papelão branco rígido, gizes de cera, folhas brancas e canetas.
Desenvolvimento:
Escreva um número atrás de cada prato branco rígido, dê um para cada pessoa e deixe gizes de cera disponíveis.
Peça para cada pessoa pensar no nome de uma música.
Cada um irá desenhar no seu prato, imagens que representem esta música (sem palavras, só imagens). Cada participante escreve em uma folha de papel, sem mostrar para os demais, o nome da música e o número do prato em que ela está desenhada.
Então, começam a circular os pratos desenhados.
Cada um vai escrever atrás do prato, o nome da música que acha que é.
No final, cada um terá seu prato na mão com as possíveis respostas, lerá as respostas em voz alta e falará a resposta correta.
Haverá muita risada das respostas erradas e desenhos engraçados.

10- Processo de comunhão e união
Objetivos: ver o objetivo comum do grupo.. Análise da realidade.
Desenvolvimento: (não dizer o objetivo da dinâmica).
O coordenador pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio durante a dinâmica.
- A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente.
- Repete-se a ordem várias vezes.
O coordenador dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio.
NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala (cadeiras...) dificultando a passagem. Ele considerará a tarefa cumprida quando julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia.

Em seguida fazer comentários sobre tudo que observaram e sentiram:
- Como cada um se sentiu?
- Quem se sentiu esmagado e desrespeitado?
- Quem ais correu ou empurrou?
- De que forma as lideranças foram se manifestando???
- Houve desistência no meio do caminho?
- Surgiram animadores???

11- leitura de texto
Dinâmica muito interessante: no salão havia vários trechos de textos espalhados pelo salão,uns cinco ou seis, e cada evangelizador individualmente tinha que ler todos os textos e escolher o que mais gostasse , depois iríamos a uma salinha e discutiríamos com os outros evangelizadores , que também gostaram mais desse texto ,o assunto e uma das pessoas do então grupo formado falaria para o grupão , quando voltássemos para o salão.

12- harmonia no grupo
Dinâmica para grupos pequenos é distribuir vária pétalas de papel e pedir que cada um escreva para os outros evangelizadores, não precisa ser um para cada um é bem aleatório, uma mensagem , uma palavra, um comentário, uma crítica... em cada pétala e dar para quem quiser do grupo, determinar um tempo, e depois distribuir uma folha e o miolo da florzinha, e pedir que montem a sua florzinha com as pétalas recebidas e depois quem quiser ler as suas pétalas, pode fazer.
É interessante que as pétalas só sejam lidas depois da flor montada, ler para o grupo ou não.
O coordenador da atividade vai saber se o grupo é unido e harmonioso ou não.
As pétalas não precisam ser assinadas.

13- Conversa telefônica
DESENVOLVIMENTO:
Para desenvolver um tema, já conhecido do grupo, a fim de explorar seu conhecimento e ajudando a desenvolver a criatividade.
Deve ser realizada sempre para temas que já seja do conhecimento do grupo
Deve-se tomar cuidado com o entusiasmo que poderá gerar a técnica.
- O coordenadr estudará o tema e redigirá, com antencedência, uma conversa telefônica imaginária sobre o tema do dia, com entre 05 a 10 frases para cada um dos conversadores.
- Antes de iniciar a reunião com a mocidade, o coordenador colocará no quadro-negro ou quadro branco, a fala de apenas um dos personagens
- Irá , junto ao grupo, introduzir o tema de forma suscinta
- Fará uma divisão em até 05 subgrupos
- cada subgrupo deverá completar a conversa telefônica , com base em reflexões e fundamentações doutrinárias; anotando-a
- Ficará o coordenador à disposição dos grupos para orientar, esclarecer, etc.
- Solicitar que dois participantes de cada grupo "encenem" frente a todos o diálogo desenvolvido
- Se houver necessidade, deverá o coordenador ler a conversa original e fazer a conclusão das idéias.

14-Encadeamento de Idéias
Para se favorecer a comprovação do entendimento sobre determinado tema, revisando assuntos já estudados e ajudar no exercício do raciocínio individual.
A dinâmica pode acontecer enquanto houver um encadeamento de idéias natural e enriquecedor dentro do tema ou, então, até esgotar o tema previsto.
- sentar-se com o grupo formando duas fileiras face a face;

- Proceder assim:
a) o grupo da fileira da direita fará perguntas para o grupo da fileira da esquerda
b) A dinâmica funcionará com o primeiro participante da fileira da direita fazendo uma pergunta para o primeiro participante da fileira da esquerda( R<>R)
f) As perguntas e respostas deverão ser rápidas, não havendo intervalo entre uma pergunta-resposta-pergunta-resposta-pergunta-resposta
g) Não será permitido interromper ou responder enquanto não chegar a vez do aprticipante expressar-se.

15- Acaso ou inteligência?
Material:
* Lousa ou quadro branco.
* Caixa ou sacola contendo um quebra-cabeça (não muito difícil) totalmente desmontado.
Como aplicar:
Obs.: Se tiverem mais de 10/11 anos, comece do passo 1. Se forem menores, inicie pelo nº2.
1) Como aquecimento, inicie aplicando o jogo da _HYPERLINK "../forcafrase.html"__Forca-frase_, utilizando a seguinte frase: Não existe acaso inteligente. (Ver O Livro dos Espíritos, questão 8)
2) Apresente a caixa com o quebra-cabeça desmontado e pergunte: "Será que se eu sacudí-lo bastante e jogar no chão, o quebra cabeça poderá cair montado apenas por acaso?"
3) Jogue as peças no chão. Chame alguém que queira experimentar e repita a operação.
4) Agora, convide algumas pessoas que queiram montar o quebra-cabeça. Quando estiver pronto, pergunte: como conseguiram? De que precisaram? Observação? estratégia, memória? Tudo isto é inteligência. O acaso não pode agir com inteligência, e é preciso agir com inteligência para montar um quebra cabeça: esta afirmação está correta?
5) Pergunte mais coisas para as quais a inteligência é necessária.
6) E o Universo, é obra do acaso ou criação de uma inteligência?...
7) Prossiga o diálogo...

16- Para que nascemos?
Material:
* Figuras de crianças e famílias
* Folha de anotação e lápis para o coordenador
* Massa de modelar ou argila
Como aplicar:
1)Sente-se em círculo com as crianças e passe as figuras para que todos vejam.
2) Inicie observando que tudo que as pessoas fazem tem uma finalidade, um objetivo. Nossos pais trabalham, pra quê?... Nós nos alimentamos, pra quê?... Para quê vamos à escola? Para que vimos ao centro espírita? (Deixe que as crianças dêem suas respostas e aceite aquelas que sem estarem incorretas, representam o seu ponto de vista. Peça esclarecimento sobre as respostas que lhe pareçam incoerentes.)
3) Deus, que sabe muito mais que nós, também faz tudo com uma finalidade. Para quê existem as árvores? E o sol? E a água? E o nosso planeta Terra, pra quê foi criado?
4) E nós, pra que será que nós nascemos?... Incentive as crianças a falarem o que lhes vier à cabeça, sem se preocuparem em acertar: o importante é sua opinião. Anote as respostas e deixe o diálogo prosseguir um pouco mais. Depois, procure unir as respostas dadas e formar um consenso.
5) Distribua a massa e diga para as crianças fazerem com ela uma das coisas que Deus fez. E enquanto fazemos, vamos pensar: pra quê o Deus criou? Depois, cada um vai mostrar o que fez e dizer para que Deus o criou.

17-Jogo das Pistas
Material:
* Pedaços de papel e fita adesiva ou etiquetas tipo "post it".
* Pacote com balas ou doces (faça um embrulho bem bonito).
Como aplicar:
1) Prepare o ambiente previamente, escondendo o pacote de doces e espalhando pistas que levem uma à outra, até chegar ao "prêmio". Use as etiquetas para isto. Ex.: Vá ao armário maior e olhe a terceira prateleira, de baixo pra cima. Siga até o pote de água e procure outra pista.Etc.
2) Quando as crianças chegarem, diga que existe um tesouro escondido para elas encontrarem. Explique que, não importa quem descubra primeiro, o tesouro será dividido por todos.
3) Quando o "tesouro" for encontrado, deverá ser trazido para o centro da sala e todos se sentarão em círculo, em volta.
4) Conte que estamos ali para aprender juntos. Aprender sobre nós mesmos, sobre Deus e sobre a vida. Explique que, sempre que conversarmos sobre um tema, todos estarão seguindo um caminho para entender aquele tema e aprendendo sobre ele, de modo que o tesouro será de todos. Quanto cada um levará para si depende de quanto prestar atenção e participar das conversas.
5) Abra o pacote e divida o conteúdo entre as crianças.

18-Jogo da Clareza
Material:
* Folhas para anotação e canetas
* Cópias do texto pesquisado para o tema, uma por aluno.
Como aplicar:
1) Forme o círculo de crianças e alguém é convidado a sair da sala.
2) Os outros escolhem um objeto ou palavra para descrever à pessoa que saiu.Cada um pensa numa de suas qualidades ou num adjetivo que o caracteriza, mas sem dizer aos outros. (Não vale dizer o nome do objeto, nem qualquer de seus sinônimos.)
3) O pessoa retorna à sala e se coloca no centro do círculo. Um a um, os demais vão oferecendo suas pistas, para que ele tente descobrir. Enquanto isto, você ou um ajudante irá anotando as pistas que foram dadas.
4) Quando a palavra ou o objeto for descoberto, serão lidas todas as pistas oferecidas. Vamos perguntar a quem descobriu: Qual foi a pista que o levou a descobrir? Houve alguma pista que não ajudou em nada? Houve alguma pista que o confundiu?
5) Quando vamos falar de qualquer assunto, há sempre informações básicas, essenciais, e outras que são dispensáveis. Neste assunto de que estamos falando, quais são as informações fundamentais?
6) Vamos escrevê-las? Compor um texto e verificar se todos concordam que ele dá uma idéia precisa do que é aquela palavra/objeto.
7) Entregue o texto pesquisado para que levem para casa, leiam com atenção. Peça que grifem com caneta azul as informações essenciais para o entendimento e com caneta verde as informações secundárias. O texto será discutido no encontro seguinte.

Obs.: Depois de trabalhar textos desta forma, com ou sem o jogo, você pode começar a analisar matérias opinativas (artigos, crônicas), pedindo que as crianças também grifem em vermelho o que é opinião do autor.

19- Cigarra trabalha?

"Sem barra
Enquanto a formiga
carrega comida
para o formigueiro,
a cigarra canta.
Canta o dia inteiro!

A formiga é só trabalho.
A cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga da cigarra
seria uma barra o trabalho da formiga."


Poema de José Paulo Paes, do livro "Olha o Bicho", Ed. ÁticaMaterial:
* Cartaz com o poema.

Como aplicar:
1) Sente-se em círculo com as crianças e leia expressivamente o poema.
2) Pergunte se alguém conhece a fábula "A Cigarra e a Formiga". Alguém gostaria de contá-la? Se não conhecerem, conte você.
3) O poema e a fábula nos passam uma idéia diferente da cigarra. Como?
4) Por que, na fábula, a cigarra é vista como alguém que não trabalha? Afinal, o que ela faz é trabalho ou não? O que é trabalhar?
5) O trabalho é necessário, na vida? Ele pode ser ruim ou gostoso? Do que isto depende?
6) Será que outros seres na Natureza trabalham? Como seria o mundo, se ninguém trabalhasse?
7) Prossiga o diálogo...

20. Os cegos e o elefante

Uma lenda oriental
Era uma vez seis cegos à beira de uma estrada.
Um dia, lá no fundo de sua escuridão, eles ouviram um alvoroço e perguntaram o que era.
Era um elefante passando e a multidão tumultuada atrás dele.
Um elefante?
Os cegos nunca tinham visto nenhum elefante, quiseram ver.
Então o guia parou o animal e os cegos começaram a examiná-lo:
Apalparam, apalparam.
Terminado o exame, lá se foi o guia com o elefante, e a multidão atrás dele.
E os cegos começaram a conversar:
- Puxa! Que animal esquisito! Parece uma coluna coberta de pêlos!
- Você está doido? Coluna que nada! Elefante é um enorme abano, isto sim!
- Qual abano, colega! Você até parece cego! Elefante é quase uma espada que me feriu.
- Nada de espada, nem de abano e nem de coluna. Elefante é uma corda, eu até puxei.
- De jeito nenhum! Elefante é uma enorme serpente que se enrola.
- Mas quanta invencionice! Então eu não vi bem? Elefante é uma grande montanha que se mexe.
E lá ficaram os seis cegos, à beira da estrada, discutindo pedaços do elefante.
Dividindo-se, incapazes de estabelecer um nexo entre os fragmentos e cada um apegado à sua pequena verdade.
O que o elefante era, de fato, escapou a todos eles.Material:
* Cópias do texto acima, para cada grupo.
Como aplicar:
1) Divida a turma em grupos de até 7 componentes e entregue cópias para cada um.
2) Peça que cada grupo inicie um diálogo sobre o texto: qual o significado da lenda?
3) Depois de 10 ou 15 minutos, abra os grupos formando um grande grupo, em que cada um falará do que entendeu.
4) Converse sobre as interpretações.

Obs.: Para coordenar o diálogo sobre este texto, sugerimos a leitura prévia, por parte do coordenador, de outro texto intitulado Verdade e Realidade, publicado no _HYPERLINK "http://jornalcem.hpg.ig.com.br"__Jornal do Cem.

22-Pegadas na areia

__Pegadas na areia
"Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com Deus, e através do céu, passavam cenas de minha vida. Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; um era o meu e o outro era do Senhor. Quando a última cena de minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que, muitas vezes no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso aborreceu-me e, então, perguntei ao Senhor:
- Deus, tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, tu andarias sempre comigo em todo o caminho. No entanto, notei que durante as maiores tribulações do meu viver havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo por que nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de prova e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram meus pés. Foi exatamente aí que te carreguei nos braços."
Material:
* Música suave.
Como aplicar:
1)Coloque a música para tocar. Peça para as crianças que caminhem aleatoriamente pelo espaço.
2) Enquanto caminham, explique que estão dentro de um sonho. Cada um está andando na praia que você descreve, mas sem caracterizar muito o mar, o céu, a hora do dia.
3) Continue dizendo que, neste sonho, caminhamos ao lado de Deus. Narre a história como se cada um fosse o personagem.
4) Depois, o sonho acaba e vamos acordando. Todos podem bocejar e se espreguiçar, com o se tivessem acabado de acordar.
5) Diálogo: como era o Deus de cada um? Por que será que ele era assim? Como era a praia de cada um? E o seu mar?
6) Por que cada um de nós forma uma imagem diferente, apesar das palavras serem ditas iguais para todos? Estabeleça comparações entre palavras e interpretações.
7) Pergunte sobre a mensagem do texto: qual foi o significado, para cada um?

23- Cenoura, ovo ou erva cidreira ?
Material:
* Três canecas ou panelas com água.
* Cenouras, ovos, folhas de erva cidreira e açúcar.
* Fogão.
Como aplicar:
1) Comece dizendo às crianças que as lições da vida podem estar em toda a parte, até na cozinha.
2) Coloque a cenoura, os ovos e a cidreira para ferver. Enquanto aguarda, conte esta história e converse um pouco sobre ela.

Cenoura, ovo ou erva cidreira?
Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir.
Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia. Seu pai, um chef, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto.
Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, erva cidreira.
Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.
Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então pegou o chá e o colocou em um bule.
Virando-se para ela, perguntou:
- Querida, o que você está vendo?
- Cenouras, ovos e chá de cidreira - ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.
Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do chá.
Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.
- O que isto significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.
A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil.
Os ovos eram frágeis sua casca fina havia protegido o líquido interior, mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior se tornara duro.
As folhas de cidreira, contudo, eram incomparáveis. Depois que foram colocadas na água fervente, elas haviam mudado a água!
Ele perguntou à filha:
- Qual deles é você, minha querida?
Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde?
Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha, torna-se frágil e perde sua força?
Ou será você como o ovo, que começa com um coração maleável, mas que depois de alguma perda ou decepção se torna mais duro, apesar de a casca parecer a mesma?
Ou será que você é como a cidreira, capaz de transformar a adversidade em algo melhor ainda do que ela própria?
Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões. Cabe a nós - somente a nós - decidir se a suposta crise irá ou não afetar nosso rendimento profissional, nossos relacionamentos pessoais, nossa vida enfim.
Ao ouvir outras pessoas reclamando da situação, ofereça uma palavra positiva. Mas você precisa acreditar nisso. Confiar na sua capacidade e tenacidade para superar mais este desafio.
Espero que, nestas semanas que se seguem, quando convidarem você para tomar um chá, você possa repassar essa história.
Autor desconhecido (adaptada por Rita Foelker)

3) Agora tire as panelas do fogo, esfriando a cenoura e o ovo. Convide todos a experimentarem cada um.
4) Converse sobre maneiras de cada um enfrentar seus desafios. Mesmo que, no passado, tenhamos nos tornados frágeis ou duros, também aí há aprendizado, só que com maior sofrimento. Nossa alma se nutre da experiência e do conhecimento que adquirimos.

24-Um conto judaico

Um conto judaico
"Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão nua como o seu nome. E todos que a viam, viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo. E ninguém lhe dava as boasvindas.
Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.
Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
- Verdade, por que estás tão abatida? - perguntou a Parábola.
- Porque devo ser muito feia, já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate! - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.
Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda a parte onde passava, era benvinda.
- Pois os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem disfarçada.Material e Como aplicar:

25-Dinâmica da Bola
Material : Garrafas de Refrigerante e uma Bola.
* Pegar seis garrafas de dois litros de refrigerante .
* Encher de água.
* Colocar em cada garrafa etiquetas adesivas com escritas como: Palavrão, Mentiras, Drogas, Egoísmo, Destruição, etc...
* Colocar as garrafas uma do lado da outra.
E cada criança uma por vez vai tentar derrubar com muita fé ( A Bola Representa) , estas coisas ruins que dificultam nossa evolução.
Com a orientação do Evangelizador vai explicando a importância da fé , força de vontade , etc......
As crianças adoram e assimilam muito...

26-Dinâmica - tema União
Leve palitos de picolé e mostre que um palito quebra fácil, dois quebra mais difícil e vai monstrando que quanto mais palitos mais dificeis fica de quebrar.
Mostre que a união faz a força, se trabalhamos juntos para o bem comum fica mais facil de dar certo.
Depois entregue um palito para cada criança peça a elas para escrever uma qualidade que elas tenham, depois junte todos os palitos amarre-os juntos, e explique que cada um com sua qualidade tem aquele mais que faz a diferença em um grupo.

27- Quebra - Gelo.
Objetivos:
* Socializar;
* Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar;
* Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa iniciando o trabalho com a nova proposta;
* Estimular o raciocínio lógico partindo de situações reais as quais expressarão sentimentos;
* Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;
* Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema;
* Produzir textos que sejam significativos.
Desenvolvimento:
O dinamizador da atividade oferece uma frase para cada aluno e propõe que completem por escrito procurando expressar seus verdadeiros sentimentos, idéias e opiniões.
Exemplos de frases interessantes para serem completadas:
* Caminho sozinho pelas ruas da cidade, olho em volta e observo que...
* Hoje eu queria apenas...
* É muito difícil nos dias de hoje...
* Depois de um dia cansativo eu gosto de...
* Ah! Como eu gostaria de...
* Meu dia fica completo quando eu...
* Quando estou triste, gosto de...
* Neste momento a primeira sensação que tenho é...
* Quando estou em paz comigo mesmo gosto de...
* Como eu gostaria de reviver o dia...
* Dias felizes são aqueles em que eu acordo e...
* O meu maior sonho é...
* A minha felicidade eu gostaria de dividir...
* Minha maior alegria é...
* Quando estou cansado e quero sair da rotina eu...
* Eu me sinto completamente feliz quando...
* Quando eu cheguei a esta sala o detalhe que mais me chamou a atenção foi...
* Nesta cidade a gente passa, a gente olha, a gente...
* Quando abro a janela do meu quarto eu vejo...
* Se o tempo voltasse atrás eu gostaria...
Num segundo momento, após todos terem completado suas frases, de preferência com a turma sentada em círculo, para que torne o clima mais propício e um ambiente mais informal, propor que leiam a frase já completa.
Após todos terem apresentado suas frases é interessante debater sobre cada uma delas provocando os alunos a darem suas opiniões e expressarem seus sentimentos, indagando: _ Alguém faria o mesmo? _ Quem faria diferente? _ O que? _ Qual frase mais achou legal? _ Você a completaria assim? _ Foi difícil a tarefa? Entre inúmeras perguntas... O professor pode aumentar ou diminuir as perguntas e o debate de acordo com o interesse da turma e o tempo disponível.
A terceira etapa é mais individual todos devem completar todas as frases, lembrando ao professor que deve frisar a importância de colocar sua verdadeira opinião, o que passou exatamente em sua mente ao ler o início da frase.
A partir desta atividade os alunos perceberão que a escrita nada mais é que uma forma de registrar para posteridade e para que outras pessoas possam ter acesso, seus pensamentos, idéias, falas, sentimentos.
O professor pode corrigir gramaticalmente e ortograficamente, juntamente com os alunos, cada frase caso sinta que há necessidade e que permanece o interesse pela atividade.
Interessante: Caso haja o engajamento e interesse esperado por parte dos alunos, pode ser elaborado um texto coletivo, onde o professor através das falas, opiniões dos alunos vai reproduzindo por escrito em um cartaz ou no próprio quadro, orientando sempre, procurando usar idéias e frases de todos, um texto maior: Uma Composição ou Redação propriamente dita.
Neste caso, os alunos se interessam pois quem escreve é o professor mas são eles que produzem a idéia do texto, evita a preguiça de elaborar sua composição pois a está fazendo em grupo, falando e de maneira mais informal.
Com as devidas orientações do professor, ao término todos os alunos serão autores do texto, e certamente, será gratificante e natural que todos desejem copiar o resultado final.

28-Vivendo em Comunidade.
Objetivos:

* Identificar os direitos e deveres das pessoas e reconhecer atitudes de Cidadania.
* Considerar diferentes situações da realidade social, destacando em quais delas estão sendo respeitados os direitos das pessoas,
* Considerar que todas as pessoas tem direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
* Identificar seus direitos e deveres como criança.
* Participar de discussões coletivas para elaboração de conclusões sobre o tema.
* Familiarizar-se com os problemas enfrentados pelas crianças em diversas partes do mundo.
Conteúdos:
* Todos os seres humanos vivem em comunidade e precisam um dos outros.
* Todos nós temos direitos e deveres.
* As crianças têm direitos garantidos por lei.
* O dia-a-dia das crianças que trabalham.
* Os direitos humanos e a vida em Comunidade.
* A necessidade de proteger o ambiente.
Estratégias:
* Análises de fotografias de crianças brincando, estudando, trabalhando, de diferentes classes sociais.
* Levantamento de questões relacionadas com a situação das crianças que trabalham, levando os alunos a refletirem sobre as perdas que estas crianças tem como não ter tempo para brincar e estudar; Propor entrevista com uma criança que trabalhe nas ruas.
* Trabalhos em grupo: Debate sobre direitos e deveres das crianças, apresentando os mesmos e propondo que expressem suas opiniões oralmente, por escrito, através de cartazes, ilustrações etc.
* Manifestação a respeito dos direitos e deveres das crianças.
Avaliação:
* Verificar se os alunos identificam seus direitos e deveres nos grupos sociais onde atuam.
* Analisar como os alunos identificam e avaliam os problemas vivenciados por crianças de diferentes partes do mundo.
* Verificar se os alunos percebem diferentes situações da realidade social, avaliam e reconhecem em quais delas os direitos dos cidadãos estão sendo respeitados.
* Analisar se todos os alunos reconhecem que todas as pessoas têm seus direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
* Observar como os alunos se organizam em grupos para participar de discussões coletivas, levantar problemas e discutir soluções.

29- Palavra Importante.
Objetivos:

* Socializar, mantendo a união do grupo proporcionando condutas de boa convivência;
* Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar, dando espaço para expressarem seus sentimentos;
* Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa dando continuidade ao trabalho com a nova proposta;
* Estimular o raciocínio lógico partindo de suas preferências e sentimentos;
* Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;
* Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema;
* Produzir textos que sejam significativos.
Desenvolvimento:
Proponha aos alunos que pensem numa palavra muito importante para eles, uma palavra que gostam muito, que gostam de ouvir, de falar, de escrever, enfim, a palavra preferida.
Depois de eleita a palavra esta deve ser escrita por cada um, em letras grandes, no centro de um papel almaço duplo.
O professor - dinamizador deve propor que durante um tempo determinado cada um registre em forma de diagrama o maior número de palavras que mantenham relações de sentido com a palavra central.
Exemplo:
Beijo namorado família
Saudade AMOR coração
Carinho trabalho paixão
Num segundo momento, com os alunos sentados em círculo, para que o clima fique informal, todos devem apresentar suas palavras centrais, preferidas.
Constatar os alunos que elegeram a mesma palavra central e as demais que mantém relação com a mesma. Fazê-los observar se com a mesma palavra central os alunos possam ter escritos palavras diferentes relacionadas. Provocar para que em cada caso os alunos dêem exemplos de outras palavras que possam estar relacionadas com a central. Indagar se todas realmente são relacionadas a central, e porque as são.
No final da apresentação várias palavras centrais e outras relacionadas a elas terão surgido, e através delas o professor deverá levar os alunos a perceberem
A importância da escrita nas relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita; suas preferências e seus sentimentos.
A culminância da atividade é a produção de um texto individual onde todas as palavras relacionadas e a preferida devem constar. É interessante deixar os alunos livres para escrever uma composição, um poema, uma história...
O intuito é que os alunos tenham ânimo em escrever, caso seja atingido o interesse e engajamento esperado sairão belas produções textuais.

30 - Lobos e Carneirinhos:
Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximo deles o professor diz: "Cuidado com os lobos"!Estes, então, voltam-se rapidamente em partem em perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos apanhados antes de alcançar a linha original ( de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os papéis.
Sugestão: Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já viu um carneirinho? Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho?
O professor deve explorar o tema de acordo com o interesse das crianças.


* Desconheço a autoria das dinâmicas

13 comentários:

  1. vc poderia me dizer quais dinamicas são apropriadas para o jardim e o 1 ciclo?

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  2. boa noite ,sou uma evangelizadora
    e achei seu blogger muito interessante .obrigada pelas dicas .Elyz ribeiro

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  3. Adorei suas sugestões! Continue a auxiliar outros evangelizadores!
    Abraços

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  4. Olá,
    Sou evangelizadora e queria dizer que seu blogger tem me ajudado muito suas dicas são Excelentes!! Evangelizar crianças é muito sério e poucos se dedicam com amor... Que Deus te abençõe,Jesus te ilumine e os bons te guiem pela eternidade!!
    Abraço

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  5. Excelente iniciativa! O conteúdo que você disponibiliza é muito bom. Obrigada e parabéns!

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  6. Estou começando agora como evangelizadora e estou com crianças entre 6 a 11 anos juntas gostaria de aprender e ter dicas de aula e dinâmicas, estou um pouco perdida. Obrigada e vocês estão de parabéns que Deus os abençoe. Franciani

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  7. Olá Simone,
    Esse blog é ótimo!
    E a sua forma de ensinar, com toda a didática de uma educadora e evangelizadora é excelente!
    Parabéns!
    Obrigada pelo blog que nos auxilia e orienta.
    Sandra.

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  8. ola meu nome e adilene. Sou de Cabo Frio regiao dos lagos Rio de Janeiro amei tudo, sou evangelizadora do maternal vou aproveitar muitas de suas dicas e recomendar.
    Tambem amo gatos tenho 6.

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  9. Olá, meu nome é Marcia. Trabalho com evangelização infantil e gostaria de agradecer à vocês, que tão generosamente compartilha conosco esse trabalho maravilhoso. Boa sorte e que a Espiritualidade Maior abençoe a todos.

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  10. Parabens, Deus te abencoe e te ilumine cada dia mais e mais,seu blogger e de muita ajuda para todos nós. obrigado!

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  11. Olá, eu passo sempre por aqui, pois também sou evangelizadora e seu blog tem me ajudado muito a elaborar minhas aulas, fico muito grata por isso. Te desejo felicidades, beijos!

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  12. Muito bom este blog, está me ajudando a inovar e as crianças ficam cada vez mais interessadas em aprender. Parabéns!

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  13. Bom dia, companheiros.

    Muito Obrigada por dispor do material de aulas para evangelização.
    Sugestões maravilhosas, agradeço a vocês o uso desse material.
    Que Jesus Nosso Mestre Maior, ampare todos deste grupo que realizam esse trabalho.
    Abraços fraternos.
    Maria Elisabete/Juiz de Fora/MG

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