11 de abril de 2014

AULA - Bem aventurados os aflitos


Objetivo: Compreender que somente as provas bem suportadas podem nos conduzir a felicidade futura; conscientizar da importância do otimismo e da confiança em Deus; identificar a fé e a coragem como remédio para o sofrimento.

Harmonização com músicas

Prece

1- Atividade Dinâmica: LEVE NO CORAÇÃO

OBJETIVO: Perceber características de nossas emoções.
MATERIAL: Objetos leves e pesados diversos; Lousa ou quadro branco.
COMO APLICAR:
1- Dispor os objetos no chão ou sobre uma mesa, explicando as crianças que ali temos objetos leves e pesados e pedindo que aquelas que queiram venham experimentar levantá-los.
2- Divida a lousa em dois, escrevendo, de um lado, LEVE e, de outro, PESADO. Converse com as crianças sobre o que significam estas palavras para elas, e anote. Uma das características do leve é ser "fácil de carregar", enquanto o pesado é "difícil de carregar".
3- Pergunte se elas já perceberam que há sentimentos fáceis de carregar, e outros que parecem pesar em nosso coração, no nosso rosto, no nosso jeito de andar. Como caminha uma pessoa alegre? Como caminha alguém triste?
4-    Sugestões sobre sentimento LEVE e PESADO anotando no quadro, e que fazer com sentimentos que pesam dentro de nós.

2- DESENVOLVIMENTO:

Como caminha uma pessoa que suporta problemas e dificuldades sem se revoltar, mas não se abate diante do sofrimento, esforça e trabalha no bem com amor, confia em Deus e em Jesus que todas as coisas têm propósitos e são para seu bem, tem coragem e determinação para enfrentar e superar as situações? (Tem sentimentos leves no coração, sente-se bem e caminha em paz e com tranqüilidade)

Como caminha uma pessoa que com problemas e dificuldade vive reclamando, lamentando, choramingando, revoltado, “culpa tudo e a todos, Deus e o mundo”, não luta e desanima, desconta a dor nos outros? (Tem sentimentos pesados, sente-se mal sempre e caminha angustiada e infeliz).

Todos os atos nossos praticados é seguido de uma conseqüência. Ato bom traz boas conseqüências. Ato mal traz más conseqüências. É uma lei de Deus chamada AÇÃO E REAÇÃO.

Podemos praticar o mal, pois temos o livre-arbítrio ou liberdade para fazer escolhas, mas temos que agüentar as conseqüências do que fazemos. Já sabemos quais as conseqüências de praticar o mal; é uma reencarnação dolorosa.

Todos os que sofrem é porque não usaram o seu LIVRE-ARBÍTRIO para a prática do bem.

Assim as pessoas que não fizeram nada de errado e sofrem existe um motivo justo e este motivo pode ser uma falta que foi cometida em uma vida anterior ou uma falta nessa vida mesmo.

Deus que é bom e misericordioso oferece novas existências para que aqueles que erram sendo egoístas, orgulhosos, violentas, invejosos, ambiciosos, reencarnem esquecendo o passado que errou para fazer diferente perdoando, amando os inimigos, sendo mais caridosos e fraternos etc.

Certa vez Jesus falou do alto de uma montanha para algumas pessoas, e ele nos ensinou a buscar a felicidade, falou que quem seguir os caminhos ditados por ele serão bem aventurados (felizes). O que é felicidade? Como conseguir felicidade? Podemos comprar? Alguém pode nos dar de presente? Então como consegui-la?

Alguém tem alguma idéia do que ele falou? Ele falou que precisamos ter algumas qualidades para sermos felizes, quais são elas? Pedir que eles citem fazendo uma lista no quadro.

Muitas vezes antes de reencarnar nós pedimos e escolhemos nossas provas, por isso é nosso dever aceitar com coragem, sem murmurar, todas as dificuldades e sofrimentos que a vida impõe.

Ninguém recebe uma prova ou expiação superior suas forças, as provas na Terra são justas, pois Deus é justo e bom.

Os que murmuram; os que não têm paciência nas aflições; os que falam contra a pobreza em que vivem; os que não se contentam com o que possuem; os que usam a riqueza apenas para a satisfação de seus caprichos; os que usam da força apenas para oprimir os fracos; todos esses não sabem cumprir suas provas nem suportar suas expiações, estes não sabem sofrer, pois há o bem sofrer e o mal sofrer.

Quando aceitamos as aflições sem ódio, mágoa ou revolta, ainda que choremos por desabafo, este é o bem sofrer. É preciso ter coragem para enfrentar os problemas quaisquer que eles sejam, pois, na realidade, são conseqüências de nossas atitudes menos felizes nas vidas passadas, ou então são necessárias á nossa própria evolução.

Somente as provas bem suportadas podem conduzir ao Reino de Deus ou a paz, a tranqüilidade, a felicidade.

Estes são os Bens Aventurados que Jesus disse em seu sermão da montanha, aquele que caminha com o coração leve mesmo com as dificuldades da vida, pois tem fé em Deus em si mesmo e coragem, esperança que dias melhores virão, pois essa é a vontade de Deus para nós.

Quem tem Fé, tem Força. O fardo mais pesado se faz leve.

3- Atividade Reflexiva:
JOGO DA FORÇA INTERIOR
Cada evangelizando sorteará uma palavra, que é uma força ou qualidade de espírito e terá que dizer se é um sentimento leve ou pesado, se for pesado qual seria o remédio para ele?
GENEROSIDADE; PERDÃO; PACIÊNCIA; CONFIANÇA; MISERICÓRDIA; BONDADE; CARIDADE; GRATIDÃO; HUMILDADE; RESIGNAÇÃO; PAZ; FÉ; SILÊNCIO; ALEGRIA; PRECE; CALMA; SINCERIDADE; AMOR; VERDADE; CARINHO.
Resignar é aceitar situações que não podemos mudar com serenidade, paciência e fé. Outra virtude que anda junto da resignação é a obediência. OBDIENCIA e RESIGNAÇÃO são duas forças necessárias ao nosso relacionamento no LAR, na ESCOLA e nas DIFICULDADES DA VIDA, que também é escola, praticando-as.

4-    Atividade:
1. As crianças terão que ajudar os amiguinhos a encontrarem o caminho até Jesus;
2. Colorir o desenho de Jesus e seus remédios;
3. Completar o texto.

Prece final






Sou firme, tenho energia e determinação para superar dificuldades.
Eu SOU _____________________________
Eu Creio e Confio em Deus e em Jesus, que todas as coisas são para o meu bem.
Eu TENHO __________________________
Coisas boas podem acontecer comigo e com os outros; vou me esforçar e trabalhar no bem com amor, e Deus me dará tudo que preciso.
Eu SOU _____________________________
Suporto problemas e dificuldades sem me revoltar, me conformo com a vontade de Deus, pois sei que há uma razão para isso.
Eu SOU______________________________

Resposta: Coragem, Fé, Otimismo, Resignação

2 comentários:

  1. Otimas atividades, me ajudou bastante na evangelização para as crianças, pois é um tema de dificil abordagem para o maternal.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este programa de aula, irei, hoje, usar-lo. Obrigada, este blog tem me ajudado muito na evangelização.

    ResponderExcluir