1 de outubro de 2017

Aula - Pais e Filhos - Viver em Família

PLANO DE AULA


PAIS E FILHOS – VIVER EM FAMÍLIA

1 ​Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
2 ​Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa,
3 ​para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
4 ​E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. - Efésios 6.1-4
OBJETIVO: Levar o evangelizando a compreender a importância dos pais ou daqueles que tem responsabilidades sobre eles. Que devem amá-los respeitá-los e ter gratidão para com eles durante toda a vida, cumprindo o mandamento cristão do amor ao próximo.

Harmonização e Prece Inicial

Primeiro Momento: Pedir aos evangelizando que falem sobre sua família (quantas pessoas são; se tem irmãos e irmãs; se mãe e pai trabalham; tem bichinhos de estimação, etc.).
O que é família? (fixar no quadro o desenho de uma casa)
Família é reunião de duas ou mais pessoas que se unem para se ajudar e evoluírem juntas.
Deus nos coloca na vida em família para que, na posição de pais e filhos, possamos nos ajudar. 
Como uma é formada uma família?  De pai, mãe, irmãos e irmãs consanguíneos ou adotivos, avós, tios, primos, etc.
O lar é o local onde começa nossa missão no mundo, são entre as paredes de nossa casa, juntos de nossos pais e irmãos que preparamo-nos para a vida.


Segundo Momento: " HONRAI A VOSSO PAI A VOSSA MÃE."

Desenvolvimento do Tema.
Os Espíritos superiores transmitiram a Moisés os dez mandamentos, um chamado para que “Honremos nosso pai e a nossa mãe”, que lembra aos filhos o dever de gratidão para com aqueles que o receberam na Terra, até que tivessem condições de dirigir a própria vida.
Segundo o dicionário, a palavra ''Honrar'' significa: reverenciar, tratar com respeito, reconhecer o seu valor.
Portanto o 5º mandamento é um “chamado” de Deus para o cumprimento de nosso mais alto dever de amor ao próximo, ou seja, cumprindo nosso dever para com eles,
AMANDO-OS
RESPEITANDO-OS
SENDO PACIENTE, AMÁVEL E TOLERANTE COM ELES NA VELHICE
CUIDANDO DELES COM AMOR, CARINHO QUANDO VELHINHOS
SER GRATOS ETERNAMENTE PELO QUE FIZERAM POR NÓS
AJUDÁ-LOS SEMPRE QUE NECESSITAREM
NUNCA DEIXÁ-LOS DESAMPARADOS

* Pode-se pedir as crianças que citem seus deveres com os pais e escrever a relação no quadro.
O Que é honrar? É respeitar, amar, obedecer às orientações daqueles que tomaram, perante o Alto, a responsabilidade do encaminhamento de um Espírito, adotando-o na condição de filho.
Deus colocou, entre Suas leis, essa que lembra ao filho o dever de gratidão para com aqueles que o receberam na Terra, deram-lhe um corpo, cuidaram da sua saúde, alimentaram-no, educaram-no, e o encaminharam no mundo, até que tivesse condições de dirigir a própria vida. Lembra o Mandamento que, mais tarde, os filhos devem amparar os pais – ainda que sejam adotivos –, servindo-os na velhice, pois estes muito trabalharam, sofreram e se dedicaram, anos a fio, para torná-los felizes e fazê-los progredir. Honrar pai e mãe é, assim, expressar gratidão, demonstrar amor filial. É, enfim, também cumprir o mandamento cristão do amor ao próximo.

Honrar o vosso pai e a vossa mãe é uma consequência da lei geral de caridade e de amor ao próximo, porque não se pode amar o próximo sem amar pai e mãe; mas a palavra honrai encerra um dever a mais a seu respeito: da piedade filial. Deus quis mostrar com isso que, ao amor, é preciso acrescentar o respeito, as atenções, a submissão o que implica a obrigação de cumprir para com eles, de um modo mais rigoroso ainda, tudo o que a caridade manda para com o próximo. Este dever se estende naturalmente às pessoas que estão no lugar de pai e de mãe, e que tem tanto mais mérito quanto seu devotamento é menos obrigatório. Deus pune sempre, de maneira rigorosa, toda violação a esse mandamento.

Respeitar vosso pai e vossa mãe é assisti-los na necessidade, proporcionar - lhes o repouso na velhice, cercá-los de solicitude como fizeram por nós em nossa infância.
É no lar que aprendemos as primeiras lições do amor, paciência, compreensão, perdão, etc.
É com nossos familiares (pai, mãe, irmãos, avós, etc.) que vamos exercitar as lições do amor e estendê-los aos outros ou praticar.
É com nossos familiares (pai, mãe, irmãos, avós, etc.) que vamos exercitar as lições do amor e estendê-los aos outros ou praticar.
Quando Jesus nos recomenda amar ao próximo como a si mesmos, Ele queria nos ensinar que é amando a nossa família que vamos aprender a amar o próximo até a humanidade.
A família representa ainda o ponto de reencontro com pessoas queridas (de outras vidas), ou aqueles que prejudicamos e que no plano espiritual pedimos novo convívio com eles na posição de pai, mãe, filhos, irmãos, etc.
O melhor meio de amar a família que nos acolhe está na harmonização com os nossos familiares e na cooperação permanente com todos.
Há sentimentos que devem estar presentes nos corações das pessoas da família. Quais são? (escrever no quadro – exemplo: paciência, amizade, paz, carinho, bom humor, perdão, compreensão, união, respeito, caridade, amor, tolerância, alegria).
Encontramos familiares pelos quais sentimos afinidade (gostamos) outros não, mas é para podermos desenvolver o amor e a compreensão, portanto devemos nos esforçar para tentarmos ser cada vez mais amigos deles.
Isto exige esforço e perseverança de nossa parte. Podemos começar a desenvolver o amor, nesse caso, respeitando, tratando bem e não desejando mal a quem não gostamos.
Jesus fez uma pergunta para algumas pessoas, foi assim: Um dia, quando ensinava na casa de Pedro, a mãezinha de Jesus pediu para alguém chamá-lo e Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
Mas, o que Jesus quis dizer com isso? Ele estava negando sua família?
Meus amiguinhos, Jesus não perdia oportunidade para ensinar, Ele apenas aproveitou o momento chegado da sua família corporal para ensinar que existe a família corporal e a família espiritual.
O que é família corporal e a família espiritual? A família corporal é a qual estamos unidos pelos laços de sangue (pai, mãe, irmãos, etc.). A família espiritual é aquela a que estamos unidos por laços de afetos (amigos, vizinhos, professores ou pessoas que convivemos).

Observação: Existe diversas situações que ocorrem em família nas quais a única diferença é o ponto de vista de quem as observa ou vivencia, cabendo destacar que na família cada um de nós vive em um universo de sentimentos, valores e ideias que constitui o nosso espaço; portanto, não existe um único mundo e sim diversos mundos, com diversas opiniões, de onde se conclui que para entender o outro é necessário tentar compreender de que maneira ele percebe a mesma situação que vemos de outra forma. Em contrapartida, existe uma tendência a tornar única a nossa concepção da verdade, atribuindo- lhe unicidade e caráter absoluto. Só que o outro também. Principalmente no universo familiar. Importante colocar: a subjetividade é o espaço privado de c ada pessoa.

Terceiro Momento: Atividade Monte sua familia
Distribuir o porta retrato e os desenhos da família para que montem e coloram.

Siga o link abaixo para acessar os desenhos da atividade:

http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2011/08/atividade-monte-sua-familia.html

PRECE FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário