1 de outubro de 2017

Aula - Parábola da Ovelha Perdida

PLANO DE AULA

Parábola da Ovelha Perdida

Objetivo:  Levar a compreensão dos jovens que Jesus foi o enviado de Deus para trazer ao caminho do bem aqueles que se desviaram no caminho do mal. Que quanto mais distantes ficamos do Mestre, mais perdidos nos caminhos do mundo ficaremos. Que Deus não abandona nenhum de seus filhos no caminho do mal.
Referências Bibliográficas: Lucas 15: 1-7; Mateus, 18:10 a 14; Seara dos médiuns cap. 46; Parábolas e Ensinos de Jesus, Cairbar Schutel.
Primeiro Momento: DINÂMICA - Parábola da ovelha perdida

Objetivo: Promover a compreensão da parábola da ovelha perdida (Lucas 15: 3 a 10).
Antes que os evangelizando entrem na sala, o evangelizador deve colocar, escondidos, desenhos em forma de ovelhas. Cada ovelha deverá ter uma frase/palavra/atitude que signifique o motivo de estar perdida como, por exemplo, más companhias, orgulho, egoísmo, mágoa, inveja mentir, roubar, desobedecer aos nossos pais, bater nos outros, dizer palavrões.




Segundo Momento: perguntar se já conheciam a história da Ovelha perdida, contada por Jesus. Contar a parábola.
– Lucas, 15: 1 a 7 –
Estavam se aproximando de Jesus todos os publicanos(1) para ouvi-lo.
Os Fariseus e os escribas percebendo isso murmuravam, dizendo: “Este acolhe pecadores e come com eles.”
Jesus então contou esta parábola: “Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e tendo perdido uma, não deixa as noventa e nove no deserto e sai atrás da perdida até que a ache?
E, achando, a coloca sobre seus ombros alegre, e voltando a sua casa, chama os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: alegrem-se comigo, porque achei minha ovelha perdida.
Digo-vos que haverá mais alegria no céu sobre um que esteve desencaminhado, do que os noventa e nove justos, que não tem necessidade de mudar.

– Mateus, 18: 12 a 14 –
Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se extravia, não abandona as noventa e nove sobre o monte e, indo, procura a extraviada?
E se acontece achá-la, em verdade vos digo, que se alegra mais por causa desta, do que pelas noventa e nove que não se extraviaram.
Assim, não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que se perca nem um destes pequeninos.

Terceiro Momento:
1.     Publicanos: Cobradores de impostos
2.     Fariseus: seita judia, pessoas preconceituosas, exageradamente rigorosos.
3.     Jesus: Pastor da humanidade
4.     Ovelhas: os homens
5.     Ovelha perdida: o homem transviado do bem
 Como as ovelhas da parábola de Jesus, vocês acham que nós também precisamos de um pastor? Sim, precisamos de ser conduzidos, porque ainda somos muito imaturos espiritualmente.
 Quem é o bom pastor que nos conduz? Jesus.

Como Jesus conduz? Jesus nos conduz nos guiando, ensinando e por exemplo de vida.  Seus ensinamentos são um roteiro de luz a ser seguido, através dele voltamos ao caminho do bem que nos transviamos.
Deus não abandona nenhum de seus filhos, mesmo que se perca no caminho do mal, Ele envia um benfeitor, como o pastor que foi buscar sua ovelha. Esse benfeitor faz o papel do Pastor que pode vir de diversas formas, pode ser o Anjo guardião e amigos espirituais que nos socorrem quando percebem que estamos tomando mal caminho. Pode também ser nossos pais, um amigo, não estamos totalmente sós. E como o pastor que ficou alegre quando encontrou sua ovelha, os benfeitores encarnados e desencarnados que nos acompanham sentem grande alegria quando estamos melhorando nossos sentimentos e evoluindo moralmente.
Jesus contou essa história para mostrar que os que estão no caminho do mal, do vício, da maldade, e também, aqueles que não perdoam, são preconceituosos, intolerantes, orgulhos, egoístas, não ficaram perdidos, e não ficaram condenados ao desencarnarem. Eles terão novas chances de voltarem a reencarnarem e passar por provas para se corrigirem.
Como nos transviamos do caminho, citem exemplos: Quando somos agressivos, desrespeitamos as pessoas, desobedecemos pais e mestres, ofendemos o outro, falando mal, falamos palavrões, criticando e julgando, não perdoando, pegamos pertences do outro, falsificamos, enganamos, etc.


Frases:
Ovelhas que seguem o Pastor:
1. Obedeço os meus pais.
2. Respeito a professora.
3. Faço as tarefas da escola.
4. Ajudo a cuidar do irmão mais novo.
5. Falo sempre a verdade.
6. Divido o meu lanche com os colegas.
7. Faço oração.
8. Tenho bons pensamentos.

Ovelhas perdidas:
1. Desobedeço os meus pais.
2. Falo palavrões.
3. Brigo com os colegas.
4. Tenho ódio no coração.
5. Falo mentiras.
6. Maltrato os mais velhos.
7. Roubo objetos.
8. Não presto atenção na aula




Será que Jesus, o nosso pastor nos deixa de amar quando agimos de maneira incorreta? Não! Ele jamais nos deixará de amar! Jesus e nossos protetores espirituais ficam muito tristes com nossas atitudes incorretas, assim como o pastor, que não gostava da desobediência da sua ovelhinha. E assim como o pastor foi atrás dela, Jesus também nos busca e nos diz: Venha filho para os meus braços, deixe que eu te conduza pelo caminho reto, para que possa estar sempre evoluindo espiritualmente.

Quarto momento:
Ao termino do diálogo e explicações, os evangelizado devem procurar as ovelhas perdidas na sala de aula. Quando forem encontradas todas as ovelhas, devem ler as palavras/atitudes e identificá-las como atitudes que nos afastam de Jesus, o bom pastor. Em seguida, dizer como essa ovelha poderá retomar o caminho do bem e seguir os ensinamentos de Jesus.

Quinto Momento: Montar a maquete “O Bom Pastor”.

Prece Final


ATIVIDADES








Nenhum comentário:

Postar um comentário