12 de novembro de 2017

Aula - O Alimento do Corpo e do Espírito

PLANO DE AULA

O ALIMENTO DO CORPO E DO ESPÍRITO

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".   Mateus 4:4
Amai, portanto, vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma. Desconhecer as necessidades, que são indicadas pela própria natureza, é desconhecer a Lei de Deus. Não castigueis vosso corpo pelas faltas que o livre arbítrio lhe fez cometer, e pelas quais ele é tão responsável quanto um cavalo mal dirigido o é, pelos acidentes que causa.”
( Evang. Seg. Espiritismo, Cap 18 – item 11)

Objetivo: Conscientizar aos evangelizando de que o corpo é um presente muito especial que Deus nos deu, e que ele serve de morada, de casa para nosso Espírito. Destacar a necessidade de cuidar e respeitar o nosso corpo material, mas essencialmente, cuidar do Espírito, vivenciando o amor em todos os momentos, praticando a caridade, realmente vendo o próximo como a si mesmo e como a um irmão; e também, através da renovação do pensamento, sentimento e das ações.

Referências Bibliográficas: Mateus 4:4, Mateus 6:25, Lucas 12:29-31, João 6:35; Marcos, 6:37; Fonte Viva, cap.18 “Não Somente”, cap. 131 “No Campo Social”; Cartilha da natureza, cap. 87 e 89 “A refeição; A mesa”; Pão nosso, cap. 134 “Nutrição Espiritual”; Evolução em dois mundos, cap. 8, itens 1-7.

Bases Evangélicas:
Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'".  – Mateus 4:4
"Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? - Mateus 6:25
Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas serão acrescentadas a vocês.” - Lucas 12:29-31
Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. - João 6:35
" Ele respondeu e disse: Dai-lhes vós de comer..." - Marcos, 6:37

Harmonização musical

Prece Inicial

PRIMEIRO MOMENTO: Sondando conhecimentos: questionar as evangelizando e aguardar respostas. O evangelizador complementa as respostas quando necessário.

          O que é um instrumento? Aparelho, objeto ou utensílio que serve para executar uma obra ou trabalho.

          Cite alguns instrumentos e sua utilidade. Ex.: enxada, colher, livros, etc.

          Para que o instrumento esteja sempre em perfeito estado de uso, o que devemos fazer? Cuidar e usar adequadamente.

          Qual é o instrumento que o Espírito recebe de Deus para trabalhar na Terra? O corpo físico. Nós somos Espíritos (com um corpo espiritual) e recebemos de Deus um corpo físico como instrumento de progresso, enquanto estamos na Terra.

          Quais os cuidados que devemos ter com o nosso corpo? Por quê?

Para uma vida feliz e harmônica, apenas o corpo deve ser cuidado? Nossa alma precisa de “boa alimentação”, e alimentamos a alma com o cultivo do pensamento/sentimento/ ações no bem e amor ao semelhante e toda a criação divina.

SEGUNDO MOMENTO: O homem encarnado tem dois corpos: um físico e outro espiritual, e esse é chamado de Perispírito.

O Corpo Físico é de matéria densa (você toca e ocupa lugar no espaço). Descontrair pedindo que eles toquem a si mesmo e se sintam, e os objetos à sua volta. A matéria densa se degrada com o tempo; o corpo físico perde a vitalidade (fluidos presentes nos corpos dos seres vivos). O corpo físico é instrumento (como um objeto, que serve para executar uma obra ou trabalho) do Espírito. O corpo físico e o Espírito são entidades distintas, ainda que um atue sobre o outro; o homem quando encarnado, forma uma personalidade em cada existência física, limitada ao planejamento reencarnatório. O corpo para o Espírito é instrumento para o conhecimento e evolução moral e intelectual.

O Corpo espiritual ou Perispírito é de matéria fluida (é um tipo de matéria gasosa, porém menos densa, que não ocupa lugar em nosso espaço físico). É invisível aos olhos humanos, mas perfeitamente visível aos olhos dos sensitivos ou médiuns. Durante a vida física, esse perispírito ou corpo espiritual, fica agregado molecularmente as células do corpo físico, mas quando surge o fenômeno “morte”, ocorre sua desagregação, separando-se do corpo carnal.
Comentar que é essencial para o ser encarnado cuidar muito bem do seu corpo físico para que possamos aproveitar muito bem a vida na Terra. Vivenciando um estilo de vida desregrado, devido à má alimentação, descuidando do repouso necessário do sono, sendo sedentário, o indivíduo caminha para o suicídio inconsciente, pois o corpo adoece sem cuidados.
É importante, igualmente, a preocupação com o alimento espiritual. Ensinou o Jesus, que "Nem só de pão vive o homem. " (Mateus 4:4)
No evangelho, a palavra "pão" é bênção divina, distribuídas por Deus em nosso benefício para sustentação das forças física. Mas, estas dádivas divinas devem nos sustentar para buscar também o alimento espiritual, que é o verdadeiro sustento à vida do Espírito imortal.
A preocupação com o alimento, a roupa, o remédio, a casa e a convivência social, não deve anular o interesse pela vida espiritual. Ou seja, não se vive exclusivamente pela matéria. O espírito precisa de alimento espiritual. Se assim for, logo se apresenta as doenças da alma como, desânimo, revolta (pela falta de fé), vida sem sentido, que logo se busca por meios dolorosos (drogas, álcool, etc.), insatisfações, vazio no peito, desilusão em tudo, pessimismo, doenças mentais (neuroses, ansiedades, etc.).
A cura para esse mal é reservar, algum tempo para alimentar o espírito através da vivencia do amor em todos os momentos, praticando a caridade, realmente vendo o próximo como a si mesmo; da gentileza, fraternidade, caridade, perdão, para com o próximo e consigo mesmo.
Alimentar o espírito é cuidar de seus sentimentos, pensamentos e ações.
No Evangelho, Jesus refere-se aos “salvos”. Os “salvos” são aqueles que exercem a fraternidade legítima, amando intensamente o semelhante e praticando verdadeiramente a caridade. 

SEGUNDO MOMENTO: Atividade dinâmica final - Cuidar do corpo e do Espírito

Objetivo: Mostrar, através de alguns exemplos, como se deve cuidar do corpo e do Espírito.

Atividade de fixação:

Propor a realização de um “manual de instrução de cuidados com o corpo”.
o   Escolher uma criança. No chão, um papel pardo grande.
o   A criança escolhida deitará no papel, fará uma “pose” e os demais “contornarão” sua silhueta com pincel escuro.
o   Haverá, então, no papel, o desenho de um corpo. As crianças deverão completá-lo, acrescentando os detalhes e pintando.
o   Em seguida, colocar observações em cada parte do corpo, dizendo o que deve ser feito para preservar a saúde física e/ou espiritual naquele local.

o   Exemplo: puxar uma seta nos olhos e escrever: “ver o outro com caridade e indulgência”.


Tabela - Frases:





Comentário: Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a lei de Deus. (O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. 17. Item 11. Allan Kardec).

Reflexão:
·        O que tenho feito para manter o meu corpo em boas condições de saúde?
·        Qual o alimento espiritual que me proporciono diariamente?
·        Se eu cuidar somente do meu corpo estarei saudável? Por quê?
·        O que posso fazer para melhorar a saúde do meu corpo?
·        E a minha saúde espiritual?

Conclusão:
·        Existe a saúde do corpo e a saúde da alma. Ambas devem estar juntas.
·        Deus nos concede muitos recursos, todos os dias, para alimentar o espírito com as melhores emoções.
·        Falar mal dos outros ao invés de ajudá-los, é o mesmo que envolver nossos sentimentos em lama invisível em vez de fazê-los brilhar.
·        Nosso corpo é precioso instrumento que a Providência Divina nos empresta e de que nos utilizamos para evoluir. Cuidar dele, é dever que nos compete, perante Deus.

PRECE FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário