9 de dezembro de 2017

Parábola do Festim de Bodas

PLANO DE AULA

PARÁBOLA DO FESTIM DE BODAS

“Jesus convida a todos para a grande festa”.

Bibliografia: evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 28; SCHUTEL, C. Parábolas e Ensinos de Jesus

Harmonização e Prece Inicial

PRIMEIRO MOMENTO: ATIVIDADE DINÂMICA

Iniciar o diálogo dizendo: que fomos convidados para uma grande festa!
O convite quem trouxe é alguém muito especial. Aqueles que tiverem a ventura de participar desse banquete e da festa vai precisar se trajar adequadamente. Esse traje será uma conquista deles (evangelizando). Portanto, será necessário fazer uma seleção. Que não podem mentir e nem inventar situações, que sejam honestos e sinceros.
Distribuir lápis e papel para todos, e dizer aos evangelizando que eles deverão escrever 3 coisas boas que eles poderiam fazer para alguém e 3 coisas boas que eles já tenham feito a alguém.
Recolher os papéis e dizer-lhes que após as aulas discutiremos sobre o resultado (levar os papéis para outra sala, e dizer que serão avaliadas).
Dizer aos evangelizando que para facilitar o entendimento deles em relação a essa festa e o banquete, que contará uma parábola.

SEGUNDO MOMENTO: Contar a parábola do “Festim de Bodas”.

Nesta parábola, Jesus utiliza um fato comum (festa de casamento) para nos transmitir importantes ensinamentos espirituais.
Nessa parábola, precisamos identificar as personagens e entender o papel que cada uma representa na parábola.
O REI é DEUS.
A FESTA: uma comparação com o reino dos céus (estado de alma ou local onde o espírito retorna após o desencarne) onde tudo é paz e felicidade.
O BANQUETE: são os ensinamentos espirituais; se, por um lado, os ALIMENTOS fortalecem o corpo, os ENSINOS ESPIRITUAIS fortalecem o Espírito. E é desse alimento que Jesus nos fala na parábola.
CONVIDADOS: os primeiros convidados são pessoas que estão presas e muito voltadas para as coisas materiais e indiferentes para as coisas espirituais.
* Os primeiros convidados na época que Jesus dizia eram os hebreus e os últimos eram todos os povos do mundo, que na época eram os saduceus, fariseus e gentios. O povo hebreu eram os que mais possuíam possibilidade de compreender a lei divina, porque eram monoteísta (creem em um Deus único).
O convite permanece até os dias de hoje, aqueles que seguem a Jesus e praticam o que Ele ensinou, vestiu-se das vestes necessárias para participar de uma existência futura de paz e felicidade.
Os SERVOS: são os profetas, apóstolos e missionários, que Deus envia à Terra de tempos em tempos.
A VESTE NUPCIAL: A veste nupcial é a imagem da pureza de coração, de sentimento, de pensamento e de ações; representa a alma virtuosa.
OS POBRES, coxos, aleijados são os que não possuem bens materiais, eles representam que não é a aparência ou bens que nos fazem dignos da veste nupcial, mas as virtudes que temos em nosso íntimo.
O servo encarregado do convite ao dizer: "Ainda há lugar para os que quiserem comparecer", ou seja, a grande festa está aberta para receber todos os que estão se trajando adequadamente.
Muitos são chamados para esse grande banquete, e são em pequenas atitudes que somos convidados diariamente. Assim então, quando você vê um colega de escola tímido que precisa de ser acolhido por outros colegas e você acolhê-lo como amigo, alguém precisando de ajuda e vai ajudar, um colega que te provoca para briga e você procura esclarecer o se recusa a responder e brigarem, etc., são diversas situações, como desculpar sempre sem guardar ressentimento, desejando o bem de quem fez o mal, são tantos convites que recebemos todo o tempo, que se não os aproveitamos, façamos de agora para frente.
Muitos de nós somos chamados, mas muitos de nós ignoramos, damos desculpas, recusamos, e poucos aceitam fazer o bem e seguir e praticar o que Jesus ensinou.  
Consequência: vamos adiando indefinidamente o que mais importa em nossa vida, que é a iluminação de nossa alma. A responsabilidade é nossa pelas escolhas, por exemplo, se damos mais importância para uma vida muito material e ignorarmos a vida espiritual. Aqui na Terra estamos de passagem, é a escola, e é lá no mundo dos espíritos que é nosso real lar.

TERCEIRO MOMENTO: Após terem compreendido o motivo da dinâmica inicial, devolver os papéis a eles, e aqueles que desejarem podem comentar sobre a importância de refletirmos como estamos agindo e reagindo com as pessoas. E sobre os convites que recebemos diariamente de Jesus para participarmos desse banquete de felicidade eterna.

QUARTO MOMENTO: Atividade.


PRECE FINAL

ATIVIDADE





QUADRINHOS




 MONTANDO MAQUETE



















Nenhum comentário:

Postar um comentário