23 de abril de 2012

Aula - Amai-vos e Instrui-vos














Amai-vos e Instruí-vos

Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 6 – O Cristo Consolador.


Espíritas, Instruí-vos!

"Mas aquele Consolador, o santo Espírito que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."- Jesus - João 14:26
"Espíritas, amai-vos ! Este o primeiro ensino ! Instruí-vos, este o segundo! - ( E.S.E. - cap. VI item 5 )
 “Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus anunciou.” LE, 617
 “Cristo foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral, da moral evangélico-cristã, que
há de renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos.” ESE, 1: 9
 “Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.” ESE, VI:5

OBJETIVOS: Refletir sobre a importância do mandamento deixado pelos espíritos da Codificação nos convidando ao Amor e à Instrução; Refletir sobre o ensino de Jesus sobre o maior mandamento “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”; Esclarecer que amar ao próximo é compreendê-lo, ampará-lo, socorrê-lo e com ele colabora sempre que de nós necessite; Demonstrar que assim como a conquista de um título terreno demanda esforço e perseverança a conquista do conhecimento espiritual exige estudo e assimilação da lei divina.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Mt 22:34 a 40; LE 19, 145, 147, 148 e 886 a 900; 52 Lições de Catecismo Espírita; lição 41; Caminho,Verdade e Vida, cap. 41; Pensamento e Vida, Ca. 4 e 5; O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância              ; Minha mente, Meu mundo – Walter Barcelos, cap. 16, Coração: a Memória da vida.
 

PRIMEIRO MOMENTO: Incentivo inicial. Exposição dialogada.MONTAR O QUEBRA-CABEÇA, base da conversação inicial.O avião que vocês montaram é o 14-bis, marco inicial da conquista do espaço pelo homem.O brasileiro Alberto Santos Dumont inventou o 14-bis e elevou-se nele do solo, em Paris, ele voou cerca de 60 metros, a uma altura de dois a três metros, pela primeira vez na História da Humanidade, em 23/10/1906.
Esse feito simboliza muito bem o que Jesus deseja de nós, seus tutelados: que nos elevemos espiritualmente, com a purificação de nossas Almas.Entretanto, notemos bem, essa elevação é pessoal, deve ser realizada individualmente, com o auxílio do Evangelho e do Espiritismo.Será imprescindível que nos eduquemos com as lições do Cristo: Amor ao semelhante, perdão, compreensão, etc. 



SEGUNDO MOMENTO: Diálogo, reflexão e desenvolvimento.
Para reflexão e desenvolvimento colar duas asas representando o tema a ser abordado, explicando que as asas estão representando o voo do Espírito ao altear-se pelo amor e sabedoria.O homem, simbolicamente, possui duas asas: uma está representada pela INTELIGÊNCIA e a outra pelo SENTIMENTO.SENTIMENTO E INTELIGÊNCIA (Cabeça e coração) são as asas simbólicas do ser humano.
AS DUAS ASAS DA ASCENÇÃO: AMOR e SABEDORIA

Ascenderemos depois de desenvolver as duas asas, Amor e Sabedoria, progressos morais e intelectuais a que todos estamos submetidos.
O avião é como um pássaro: duas asas e um corpo delgado.
O avião e o pássaro seriam capazes de alçar voo com uma só asa? O que vocês acham? (dialogar).
É claro que não, porquanto faltaria equilíbrio a ambos e não conseguiriam voar.
Vocês estão de acordo? (dialogar).
CABEÇA tem a função de pensar, raciocinar, memorizar, imaginar, comparar, indagar, refletir, analisar e concluir.
CORAÇÃO armazena nele os sentimentos. Mas, não estou falando do coração de carne, falo do “coração da alma”, que senti e emociona.
Desde as primeiras civilizações da Terra, conforme a História nos ensina, a INTELIGÊNCIA foi muito cultivada, ficando em segundo plano o SENTIMENTO.
Inteligência e o Sentimento estão em contínua evolução a milhares de séculos.
Deus não nos criou Espíritos já prontos com sentimento e inteligência desenvolvidos e complexos. O que somos hoje são o resultado de nossas escolhas, conquistas individuais e experiências que acumulamos ao longo da jornada reencarnatória.
Pelo amor, a criatura se ilumina e aformoseia por dentro com os bons tesouros do coração; e, pela sabedoria, inicia-se a aquisição do conhecimento, a cultura expande os horizontes da mente e do coração.
Todos temos necessidade de instrução e amor. Estudar e servir são caminhos para a elevação do Espírito.
Então, vocês me perguntam como desenvolvemos as asas da ascensão? Como se dá o progresso moral e intelectual?
O progresso intelectual se dará por meio dos estudos e de muita leitura.  
O progresso moral dar-se por meio das conquistas das virtudes, tais como: bondade, humildade, tolerância, honestidade, paciência dentre outras. 
O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual, pois num período da nossa existência, ele poderá se adiantar em ciência, por exemplo, outra em moralidade. Os maiores obstáculos ao progresso moral são os maus tesouros do coração, as más ações, vingança, orgulho, egoísmo; porquanto o progresso intelectual se efetua sempre.
Os dois progressos no homem são necessários, mais o moral é muito importante, pois que adianta ser inteligente e cultura, mas não se tem coração? Se não tem amor e caridade pra com nossos irmãos?  


TERCEIRO MOMENTO: AS TRÊS CASAS
Para alçarmos o voo do progresso espiritual, à luz da Lei de Amor que Jesus anunciou: - “Amai-vos uns aos outros”, temos a oportunidade de receber as preciosas lições em três casas que nos acolhem e ensinam: a primeira é o nosso lar,a segunda é a escola primária, e a terceira é a escola de evangelização  infantil. (Dialogar mais sobre Lar, Escola e a E.E.E.)


Concluindo: Somente assim, no trabalho perseverante, no estudo incessante, nos atos bondosos, no serviço útil ao próximo, na ajuda aos aflitos, nas condutas morais sábias e elevadas; estudando, aprendendo, esforçando por melhorar a cada dia, cultivando os bons sentimentos e dedicando os dias a fazer o melhor para a nossa evolução, também através da extensão do amor ao próximo e das boas obras, somente assim, seguimos trilhando o caminho estreito que conduz ao pleno domínio e à prática da ciência, do saber e da moralidade; e conquistando a elevação intelectual, moral e espiritual que faz surgir em nossa alma as duas asas que ela precisa para alçar seu voo glorioso ao Reino de Deus.
 

PRECE FINAL

Material didático:
Quebra-cabeça para recortar, montar e colar.
Folha com atividade e os desenhos do Lar, da Escola e da E.E.E.














Continuação do Plano de Aula

NOTA PARA O EVANGELIZADOR: Recortar cada avião nas linhas, guardando os recortes num envelope contendo o avião completo. Entregar um a cada aluno para ser montado.
--------------------------------------------------------------------------------------------







2 comentários:

  1. Oi Simone, feliz Dia das Mães pra ti. Saúde e muita paz interior.

    "Mãe - uma sílaba só
    Com sentido tão profundo!...
    Deus ajuntou em três letras
    Toda a riqueza do mundo.
    " (Luiza Amélia)

    ResponderExcluir
  2. A importância de amar com a sabedoria é nos libertarmos da ignorância espiritual.
    Eu fico pensando, uma mãe evangélica ama seu filho mas no quesito instruir é que constitui muitas vezes a cegueira espiritual, então a evangelização da criança é de primordial necessidade e parabéns para todas as evangelizadoras que cumprem essa missão.

    ResponderExcluir