23 de setembro de 2012

Dinâmica das virtudes


Dinâmica das virtudes
         Para esta dinâmica dar certo, o evangelizador deverá escrever o nome das virtudes em papéis individuais, antes da aula começar. Cada criança irá receber uma virtude, mas ela/ele não poderá saber qual a sua virtude. 

         O evangelizador irá pedir o auxílio das outras crianças para grudar o papel com o nome da virtude nas costas de cada criança sem que a mesma veja o nome da virtude. Peça a cooperação de todos para que a dinâmica fique bem divertida desde o início. 

         A dinâmica começa quando todos possuírem a sua respectiva virtude grudada nas costas. Assim que o evangelizador dizer ‘começa’, cada criança irá pedir o auxílio dos colegas perguntando informações/exemplos até que ela/ele descubra qual a virtude que tem grudada nas suas costas. 

         A dinâmica somente termina quando todas as crianças descobrirem o nome da sua virtude. O evangelizador deverá auxiliar as crianças que tiverem dificuldade com a dinâmica. Pode-se dizer, por exemplo, que a virtude inicia com a letra P (paciência) ou termina com GEM (coragem).
 

Dinâmica das Virtudes

Material: Bexiga e tiras de papel.

Procedimento:
Os Evangelizando deverão formar um círculo e o Evangelizador deverá apresentar um saco com um número determinado de bexigas dentro, previamente preparadas contendo em seu interior um tira de papel que terá uma palavra escrita para ser usada no final da dinâmica.

O Evangelizador dirá para o grupo que aquelas bexigas representam os vícios que enfrentamos no nosso dia-a-dia e  as virtudes que devemos cultivar para manter um comportamento cristão em todas as situações da nossa vida e distribuir uma bexiga para cada participante, que deverá enchê-la e aguardar as instruções.

A um sinal do Evangelizador cada Evangelizando começará a brincar com sua bexiga, jogando-a para cima e amparando-a com as diversas partes do corpo; depois todos brincam com todas as bexigas, sendo que todos juntos não devem deixar nenhuma bexiga cair, pois assim, quem deixar uma bexiga cair, terá sucumbido ao vício.
A
os poucos o Evangelizador pedirá para alguns dos participantes (um a um, aos poucos) deixarem sua bexiga no ar e sentarem; os restantes continuam no jogo, tendo que manter todas as bexigas no ar. Quando o Evangelizador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de vencer todos os vícios, deverá pedir para que cada um segure uma bexiga e voltem ao círculo.

E então o Evangelizador pergunta:
1) a quem ficou no centro:  o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado de vícios?
2) e a quem saiu: o que  sentiu?

Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel. Um a um os Evangelizandos deverão ler a palavra e fazer um comentário para o grupo, sobre o que aquela palavra significa para ele. Depois, deverá procurar nos cartões colocados pelo Evangelizador previamente sobre a mesa a virtude que deve cultivar para combater aquele vício, apresentando-a para o grupo.


Lista das virtudes
ALEGRIA
AMIZADE
AMOR
ÂNIMO
ASSERTIVIDADE
AFABILIDADE
CARIDADE
BENEVOLÊNCIA
BOM-SENSO
BONDADE
COMPREENSÃO
CALMA
COERÊNCIA
CARINHO
COMPAIXÃO
CONFIANÇA
CORAGEM
DEDICAÇÃO
DIGNIDADE
DETERMINAÇÃO
DISCERNIMENTO
DOÇURA
FRANQUEZA
ENTUSIASMO
ENTUSIASMO
EQUILÍBRIO
ESPERANÇA
FELICIDADE
FIDELIDADE
GENEROSIDADE
GENTILEZA
GRATIDÃO
HARMONIA
HONESTIDADE
HUMILDADE
INTEGRIDADE
JUSTIÇA
LEALDADE
INDULGÊNCIA
BRANDURA
BOM-HUMOR
TERNURA
MANSUETUDE
OTIMISMO
MODÉSTIA
MODERAÇÃO
OBEDIÊNCIA
ORDEM
PACIÊNCIA
FRATERNIDADE
PAZ
PERDÃO
PERFEIÇÃO
RENÚNCIA
RESIGNAÇÃO
RESPEITO
RESPONSABILIDADE
PRUDÊNCIA
SABEDORIA
SENSATEZ
SERENIDADE
SILÊNCIO
SIMPATIA
SIMPLICIDADE
SINCERIDADE
SOLIDARIEDADE
TOLERÂNCIA
TRANQÜILIDADE
UNIÃO
VERDADE
VONTADE



5 comentários:

  1. É gratificante quando buscamos ajuda e encontramos em forma de amor e alegria. Essa aula me ajudou muito na prática com os evangelizandos da Fraternidade Espírita Bezerra de Menezes - no Bairro do Benedito Bentes I em MACEIÓ/AL.
    Obrigada pelo presente que a luz DIVINA continue a animar sua fé.
    Abraços!
    Roneide Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela contribuição. Irei usar as dinâmicas na próxima aula.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas sugestões!! Obrigada pela preciosa contribuição. Deus is abençoe...

    ResponderExcluir
  4. Ótimas sugestões!! Obrigada pela preciosa contribuição. Deus is abençoe...

    ResponderExcluir
  5. Ótimas sugestões!! Obrigada pela preciosa contribuição. Deus is abençoe...

    ResponderExcluir