14 de julho de 2008

História - O Sonho de Lídia

O Sonho de Lídia

Como Lídia gosta de brincar! Para ela, o dia não foi feito para outra coisa. Sua mãe sempre a aconselhava a fazer algum servicinho em casa, mas qual! Quando chegava a fazer alguma tarefa em casa, era com tão má vontade que acabava mal feita.


Certa vez, passeando pelo campo, Lídia meditava:

- Para que trabalhar! É tão bom viver livremente pelo campo, sem a menor preocupação!...

Quando assim pensava, sentada na grama adormeceu e sonhou.

No sonho, viu um passarinho pousado sobre um galho de uma árvore. Aproximou-se dele e lhe disse:

- Que vida feliz é a sua: sempre voando e cantando, sem precisar trabalhar!

- Não diga uma coisa dessas, gentil menina! Não vê, naquela árvore, um ninho, onde vivem meus filhotinhos? Preciso alimentá-los e aquecê-los. Durante todo o dia ando à cata de bichinhos para eles. E voou ligeiro.

Lídia, meio desapontada, continuou seu passeio. Deparou com uma abelhinha.


Perguntou-lhe:
- Abelhinha, você não precisa trabalhar, não é? Vive sempre a voar, deleitando-se com perfume e o colorido das flores.

- Oh! Menininha. Vivo sempre a voar entre as flores, mas é para recolher o néctar, com o qual preparamos o mel saboroso. Vivo, mesmo, só para o trabalho, e nele encontro minha alegria.

Essa resposta inesperada deixou Lídia pensativa.

Acabou sentando-se à sombra de uma arvorezinha. Com o olhar fixo no chão, deu com uma formiguinha que carregava pesado fardo para o formigueiro. Exclamou:

- Tão pequenina e carregando tão grande peso! Largue esse fardo e venha brincar comigo.

- Sei que a carga é pesada, mas não posso aceitar seu convite. Sinto-me feliz por ter encontrado alguma coisa para o nosso celeiro.

Assim dizendo, a formiguinha seguiu cambaleando, em demanda do formigueiro.

Voltou-se Lídia então, para a arvorezinha que a acolhera em sua sombra:

- Você trabalha também?


- Como não, minha pequena?! Trabalho dia e noite, para formar minhas folhas, minhas flores e meus frutos. Cada uma de minhas partes tem sua tarefa.

Nisso, Lídia acordou e, retornando à sua casa, disse à mamãe:

- De hoje em diante quero tarefas para ajudá-la mãezinha!

E para si mesma, acrescentou:

- Não quero ter mais uma vida insignificante e inútil.

Quero trabalhar como os passarinhos, as abelhas e as formiguinhas, ou mesmo as plantinhas!

FIM

*Tema sugerido da história: Lei do trabalho

Ilustração: Simone Anastácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário