25 de julho de 2008

Aula - Mediunidade

PLANO DE AULA

MEDIUNIDADE

Objetivos: Levá-los à compreensão de que desencarnados e encarnados podem comunicar-se e a entender que uma pessoa com a faculdade de comunicar-se com os espíritos ou médium, serve como intermediário entre os dois mundos, material e espiritual.

1) Contar história “A Curiosidade de Mariana” (ver: Histórias)

2) Apresentar aos evangelizandos cartazes ou escrever no quadro os conceitos: Médium, Mediunidade (tipos de mediunidade), Mundo espiritual, Espíritos protetores, estabelecendo assim com eles diálogo.

3) Ilustrar com figuras: Cidade espiritual, desprendimentos de pessoas no sono físico, Passe, médium (Chico Xavier) psicografando e outras.

4)Desenvolvimento do tema:

Perguntar aos evangelizandos: De onde vêm os espíritos? (ouvi-los)

O Mundo espiritual é o local onde estão os espíritos que desencarnam. No Plano Espiritual os espíritos estudam, trabalham, auxiliam uns aos outros. Existem flores, música, meio de transporte, praças, hospitais e lugares para morar. Mas não existe comércio. É organizado com Governos e Ministérios.

Questioná-los?

  • Os desencarnados e encarnados podem se comunicar?
  • De que forma ocorre essa comunicação? (ouvi-los)

Existe comunicação entre o mundo Espiritual e dos encarnados, e é feita através dos médiuns que são intermediários entre os dois mundos. Essas pessoas denominadas médiuns, o que quer dizer que têm faculdade (explicar) mais desenvolvida que outras pessoas. Essa faculdade é chamada de mediunidade, que é a capacidade que algumas pessoas têm de entrar em contato com o chamado mundo invisível. Todos somos médiuns de nascença, pois temos intuição ( explicar), mas somente alguns têm mediunidade. O Médium é como um "aparelho" que permite a comunicação entre dois mundos o material e o espiritual, mundo material poderia ser o que vemos, e o espiritual o que sentimos. Não vemos o amor, mas podemos senti-lo. Alguns médiuns transmitem essas mensagens de diferentes modos: alguns ouvem, outros conseguem ver os espíritos, outros escrevem as mensagens, etc.

5) Citar os tipos mais comuns de mediunidade:

Mediunidade audiente - a pessoa ouve o que os espíritos dizem;
Mediunidade de vidência - o encarnado vê os desencarnados ou cenas do plano espiritual;

Mediunidade de cura - a pessoa consegue ajudar na melhoria da saúde de alguém através de passes;
Mediunidade de psicofonia - o médium empresta seus órgãos da fala para que o espírito se comunique;
Mediunidade de psicografia - o intermediário (médium quer dizer isso) empresta sua mão para que o desencarnado escreva;
Mediunidade intuitiva - o encarnado capta idéias de espíritos, mesmo sem vê-los ou ouvi-los. Todos somos médiuns intuitivos, uns mais, outros menos.

È assim que acontece: O espírito se aproxima e fala ao ouvido do médium, o médium que possui a mediunidade de psicografar como Chico Xavier (mostrar a gravura no cartaz), escreve sua mensagem ou simplesmente empresta-lhe a mão e o espírito escreve sua mensagem. E são assim que são escrito os livros mediúnicos.

Perguntar se alguém tem medo de espírito. Alguns dizem que sim. Mostrar-lhes que os desencarnados são pessoas como nós, com a única diferença de que não têm corpos como os nossos. Fazê-los ver que nós também já estivemos no plano espiritual e para lá voltaremos. Não nos agradará se tiverem medo de nós, quando desencarnarmos.

6) Atividade escrita

7) Prece

(O conteúdo dessa aula foi retirado do site: www.cvdee.com.br e modificado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário