29 de abril de 2009

Aula - Respeito a natureza e aos animais

PLANO DE AULA
RESPEITO A NATUREZA E AOS ANIMAIS
Objetivo: Mostrar e despertar nos evangelizandos a importância de tudo aquilo que Deus criou. Resgatando o amor e o respeito pela natureza e os animais, levando-os a compreender que somos parte integrante da natureza e que necessitamos de seus recursos e ela necessita de nossos cuidados.
Harmonização com música
Prece inicial
Diálogo inicial e desenvolvimento: (Ilustrados com gravuras, recortes de revistas)
Para começarmos preciso que descrevam tudo que faz parte da natureza. (Escrever as respostas no quadro). Ex.: Sol, água, rios, mar, ar, plantas, animais, etc.
Então, todas essas coisas são parte da natureza e quem criou todas essas coisas? Deus. A natureza é importante? Por quê? Tudo na natureza tem uma função ou utilidade. Ex.: A água qual sua importância? Ela é importante para o corpo e mata nossa sede e higieniza nosso corpo e é também importante para a vida das plantas dos animais.
As plantas são importantes na natureza?Todas as plantas da natureza são importantes, pois algumas servem como alimentos, remédios, renovam o ar que respiramos, servem para fabricarmos móveis e embelezam o mundo.
Citem algumas plantas que servem de alimentos? Laranjeira, bananeira, mangueira, etc.
Agora citem as plantas que servem de remédios: erva-cidreira, hortelã, boldo, erva-doce, alecrim, carqueja, camomila, etc.
E as plantas que embelezam e purificam o ar? As flores e as árvores.
É importante cuidar da natureza? Por quê? O que podemos fazer quais os cuidados para preservar a natureza?

- Desligar a luz dos ambientes quando estiverem vazios. Usar mais a luz natural. Abrir janelas, cortinas, persianas. Além de economizar na conta de luz, melhora o nosso humor e faz bem à natureza (quanto mais luz gastarmos, mais necessidade há de novas fontes de energia, como as hidrelétricas).
- Use o menos possível a secadora de roupas. Não coloque roupa para secar atrás da geladeira, pois consome mais energia elétrica.
- Não use a mangueira como vassoura para lavar as calçadas. Pode ser usada a água da máquina de lavar roupa.
- Não jogue óleo pelo ralo da cozinha. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Armazene o óleo e doe em locais onde irão utilizá-lo para fazer sabão.
- Sempre que possível, tenha a sua própria caneca ou copo de vidro. O copo plástico demora mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente.
- Plante uma árvore. Ela pode absorver até uma tonelada de gás carbônico durante sua vida, além de ser um ótimo abrigo para aves.
- Junte a água da chuva para lavar as calçadas, molhar as plantas, limpar a casa. Mantenha a água para ser utilizada depois, em recipientes com tampa, para evitar a proliferação de doenças como a dengue.
Será que nós devemos preocupar com a natureza ou apenas os cientistas e políticos? Conseguiríamos sobreviver sem a natureza? Se não cuidarmos da natureza, olha só o que pode acontecer ao nosso lindo planeta terra (Mostro gravura do planeta todo cinzento). Se não cuidarmos da natureza, dos rios não terá água para beber; se poluirmos a terra, não prestará para plantar e como vamos comer? Se destruirmos as florestas, queimarmos as árvores não teremos ar bom para respirarmos e onde vão morar os animais e os pássaros?
Quais os animais que vocês conhecem? Porque Deus criou os animais? Os criou para servir ao homem, auxiliar, ajudar. Quem tem animais de estimação? Como vocês os tratam? Como devem ser tratados?
Vou falar o nome de um animal e vocês vão dizer no que ele ajuda ao homens: o cavalo (ele serve ao homem servindo de montaria), o cachorro (com a lealdade e carinho), a vaca (dando o seu leite), a galinha (com sua carne e ovos), o carneiro (a lã), a cabra (o leite), etc.
É certo caçar os animais por esporte ou por prazer, tirar sua pele e os enjaular? O que vai acontecer se isso continuar? É necessário matar para comer? Não é preciso matar, matar é uma agressão e toda a agressão fere a lei de Deus a lei de amor. Deus criou as plantas e entre elas há alimentos que contém todos nutrientes sem a necessidade de comer a carne de nossos irmãozinhos inferiores.
Vocês sabiam que os animais têm um espírito como nós? Eles têm espírito, mas não tem a nossa evolução. Nós temos evoluído a razão, inteligência desenvolvida (e desenvolvendo) e sentimentos, eles só têm instintos ainda. Eles vão evoluir até um dia (muitos milhões de anos) eles serem evoluídos como somos. Eles são filhos de Deus como nós e estão aqui para ajudar ao homem e evoluir também. Eles sofrem, sentem dor e alegrias, possuem sensibilidade e cabe ao homem ajudá-los como eles nos ajudam.
Toda destruição que excede os limites da necessidade é uma violação da lei de Deus. Quando retornamos para o mundo espiritual vamos responder por nossas atitudes e entre elas o tratamento que damos aos nossos irmãos inferiores.
Respeitando a natureza estamos evoluindo espiritualmente?
ATIVIDADE DINÂMICA: o evangelizando vai tirar de dentro de uma caixa o desenho de um animal e, através da mímica ou dicas sobre o animal, os outros evangelizando deverão adivinhar que animal é.
Incentivo: como prêmios de participação ganham uma máscara de animal para colorir e brincar.
ATIVIDADE FINAL: Painel de floresta ao fundo e música “a bicharada”, deixar que brinquem e imaginem-se animais numa floresta.
PRECE FINAL

12 de abril de 2009

Aula - Espírito e perispírito

PLANO DE AULA
Tema: Espírito e Perispírito

OBJETIVOS: As criança deverão assimilar a importância do perispírito como intermediário entre o corpo físico e o espírito, sentindo a sabedoria de Deus que criou esse corpo para vivermos após a morte no mundo espiritual.
Músicas para harmonizar
Prece Inicial
1º Momento -
Apresentar aos evangelizando a gravura do Sr. Ricardo e contar-lhes a história:
Esse é o Sr. Ricardo (o desenho deve ser dois, um sobreposto ao outro, colado com uma fita durex, onde o primeiro corpo do desenho – que é o corpo material ou físico é papel- o segundo corpo, corpo espiritual – que é o perispírito, é de plástico - esse será descolado durante a estória). O Sr. Ricardo é um homem bem velho, é um senhor espírita que também vem ao Centro para realizar estudos durante a semana. Ele é um senhor muito trabalhador, pois além de estudar no centro, ele também cuida da horta da sua casa, dos cachorros e gatinhos que ele tem, da sua casinha, e também cuida muito bem do seu corpo, ele sabe que o corpo é um presente de Deus.
Quando Sr. Ricardo vai dormir, o corpo dele fica na cama quentinha, e o espírito dele sai do corpo (descolar um desenho do outro, e segurar o ‘espírito’ – de plástico - do Sr. Ricardo na mão). O espírito dele passeia, trabalha, visita as pessoas que já estão no mundo espiritual, e de manhã cedo, volta para o corpo, se levanta e vai para mais um dia de trabalho.
Epa! Mas o espírito do Sr. Ricardo parece estar ‘colado’ com alguma coisa no corpinho dele (mostrar aos evangelizando que um desenho está colado no outro com um durex, e ainda tem ligado ao corpo de papel ou físico um fio prateado (que representa o cordão de prata) ao corpo de plástico ou perispírito. Falar que o nosso corpinho é que nem o do Sr. Ricardo, que todos nós temos espírito e corpo, e para colar um no outro, temos o perispírito, (que é o Durex) e o cordão de prata também.


2º Momento – Desenvolvimento do tema com ilustração:
O homem encarnado é composto de três partes distintas:
1. O Espírito – É uma chama, um clarão com a cor que varia de acordo com a pureza do Espírito. Ser inteligente que existia antes do corpo e que continua a existir depois dele. Não podemos vê-lo, pois não tem forma definida. Ele se manifesta através do corpo espiritual ou perispírito.
O Universo é povoado de Espíritos. Nem todos os espíritos desencarnados vão a toda parte, há regiões que os menos adiantados não alcançam. Ele pode estar em muitos lugares ao mesmo tempo (como o sol que irradia luz em todos os sentidos sem se dividir).
Somos criados simples e ignorantes- através dos pensamentos e ações vamos adquirindo conhecimento e evoluindo.
Todos evoluem, alguns mais rápidos, outros com mais dificuldade (rebeldes).
2. O Perispírito – É um corpo espiritual, envoltório do espírito ou corpo de substância vaporosa (para nossos olhos) que envolve o Espírito, como uma capa ou um revestimento. Pode elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde queira na velocidade do pensamento e atravessar paredes e objetos. Tem a forma que quisermos e pode ser visível e tocado.

Liga o perispirito ao corpo o CORDÃO DE PRATA, ele pode se esticar, permitindo que o Espírito se afaste, e enquanto encarnados nós o possuímos. O perispírito é o elo de ligação entre o Espírito e a carne.
3. O corpo físico – É o corpo material ao qual o Espírito fica ligado durante toda a sua encarnação. Nosso corpo é um presente de Deus para o espírito evoluir. Ele precisa de muitos cuidados, de dormir por exemplo, mas nós, Espíritos, não. Depois que acordamos, guardamos algumas lembranças do que experimentamos durante o sono. Estas lembranças são os SONHOS. Acordamos alegres ou tristes, calmos ou preocupados, conseqüência desses encontros durante o sono.

Então, enquanto o corpo descansa, o Espírito pode se libertar parcialmente do seu corpo. O Espírito aproveita estes momentos para:
.Passear pelo espaço;
.Trabalhar e estudar no Mundo Espiritual;
.Comunicar-se com outros Espíritos;
.Ver à distância e através dos objetos opacos;
.Recordar seu passado e, algumas vezes, prever o futuro.
3º Momento - Contar a história ilustrada “Amigos invisíveis”.
4° Momento – Atividade escrita
Prece final