27 de agosto de 2012

Dinâmica - TRENZINHO da CARIDADE


* Essa dinâmica pode ser adaptada para outros temas, bastando apenas elaborar questões com o assunto desejado.


Montagem:
  1. Colorir e Imprimir o trenzinho e os vagões. O número de vagões deve ser igual ao número das perguntas.
  2. Colar os desenhos das crianças nas janelas dos vagões. (Em todos os vagões coloquei nome de virtudes diferentes.)
  3. Recortar as janelas de forma que abram. 
  4. Colar o trenzinho em uma cartolina colorida; colei em cartolina azul para representar o céu azul e desenhei nuvens, sol, pássaros, rua.
  5. Cada janelinha ao ser aberta deve apresentar um número. 
  6. Confeccionar cartões numerados de 1 á 10 com as perguntas.
Como aplicar: 
Sortear a ordem dos participantes. O primeiro deverá escolher uma janelinha. EX: número 5, então deverá pegar o cartão número 5 e ler a pergunta, analisá-la e responder. Se não souber pedir ajuda aos amiguinhos da sala.
Essa dinâmica usei para fixar o conteúdo da aula.

QUESTÕES PARA DINÂMICA
1.     Quais os dois mandamentos da lei de amor que Jesus nos ensinou? (Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo com a si mesmo.)
2.     Qual o maior mandamento? E o Segundo?
3.     Como demonstramos amor a Deus? (Amando ao próximo.)
4.     Como demonstramos amor ao próximo? (Amar o próximo é fazer para ele todo bem ao nosso alcance.)
5.     Qual é a virtude que nos eleva moralmente? (Caridade)
6.     Complete a frase: Aquele que tem caridade é aquele que... de seus irmãos (se compadece)
7.     Qual a necessidade da caridade?Que importância ela tem para nós? (Através dela que vamos desenvolver o amor e todas as outras virtudes, através dela que chegaremos à perfeição.)
8.     O que aprendemos quando praticamos a caridade? (Através dela aprenderemos a amar de toda nossa alma, com sinceridade nossos irmãos.)
9.     Complete a frase: Sem caridade não podemos ser bons, pois é só pela caridade que conseguimos...  (ver o ser humano com os olhos de amor.)
10. O que quer dizer essa frase: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO?  (Caridade é a virtude que nos tornará perfeitos moralmente.)
11. Como praticar Caridade? (Em diversas situações uma palavra amiga, da paciência, da alegria, da tolerância, de um gesto fraterno, do respeito para com o próximo e do companheirismo.)
12. Podemos desenvolver virtudes sem praticar a caridade? (É através dela que vamos desenvolver o amor e todas as outras virtudes)
13. Onde começar a praticar a caridade? (dentro do próprio lar, junto a seus familiares, através de pequenos gestos, como por exemplo: usar as palavrinhas, oferecendo-se para ajudar nas tarefas de casa.)
14. Podemos considerar a caridade como a maior das virtudes? (A caridade está colocada na codificação espírita como a maior das virtudes porque envolvem todas as outras.)
15. Complete a frase: Caridade é o conjunto de todas... (as qualidades do coração.)


















Um comentário:

  1. Boa noite!
    Muito legal seus post e material de estudo e aula, parabéns, adoro aplicar dinâmicas e esse é bem legal pois serve para diversos assuntos, muito obrigada por nos ajudar com o material, felicidade e luz na sua caminhada... Bjks no coração
    Nadia Rosa Maravilhosa, evangelizadora em Sampa - Grupo Fraternal Hilarion

    ResponderExcluir