23 de março de 2013

Aula - Reencarnação - Nascer de Novo



Subtemas:
·        RESSUREIÇÃO E REENCARNAÇÃO
·        NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

Objetivos: - Enfatizar que a reencarnação é o meio que o espírito dispõe para voltar ao corpo físico e aperfeiçoar-se. Assim, prosseguimos em nossa jornada construindo, reencarnando diversas vezes, em busca da evolução espiritual.
- Abordar que o corpo que recebemos e as experiências pelas quais passamos na Terra, refletem as nossas necessidades espirituais conforme nossas atitudes nas existências anteriores e na edificação do futuro.

BIBLIOGRAFIA: O Evangelho Segundo o Espiritismo- cap.4 “ Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.”; João, 3:1 a 12; O L.E. – questões 132 a 146, 166 a 222, 330 a 358; Livro: 52 lições de Catecismo Espírita; Conteúdo Programático da UEM.

PRIMEIRO MOMENTO: pedir para que os evangelizando analisem a frase dita por Jesus: “Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo” (João, 3:3.).
Obs.: o evangelizador não devera fazer qualquer esclarecimento.

SEGUNDO MOMENTO: Contar a história: Reencarnação - Trocando de roupa, e à medida que conta a história colar as gravuras ampliadas no quadro.

TERCEIRO MOMENTO: Desenvolvimento do tema -
Nós nascemos, crescemos, vivemos muitas experiências, boas ou más, dependendo de nossas escolhas, aprendemos e morremos.
Mas, será que um dia tudo o que aprendemos e vivemos vai desaparecer com a morte? 
Os nossos amigos do plano espiritual responderam a Kardec que não, porque a "morte" para os Espíritos não existe. 
Nós, Espíritos, passaremos por muitas existências no corpo físico, por isso quando deixamos esta vida na Terra, dizemos que desencarnamos. O corpo físico se deteriora, o Espírito, porém, nunca perece, é eterno.
Os Espíritos da Codificação nos ensinaram que Deus dá muitas oportunidades para nos reeducarmos, por isso chamamos de reencarnação as sucessivas voltas do Espírito a Terra.
Reencarnar quer dizer: NASCER DE NOVO.
“Em verdade, digo-lhe isto: Se você não nascer de novo, nunca poderá entrar no Reino de Deus.” – João 3:3
A Cada existência, nós, Espíritos, progredimos. O nosso progresso pode ser lento ou rápido. Mas quando escolhermos o caminho do amor caminharemos rumo à verdadeira felicidade, à evolução. 
Se continuarmos egoístas, as dificuldades surgem em nossas vidas, e precisaremos de muitas experiências para superar o maior obstáculo para a evolução, que é o egoísmo. 
Quando conseguirmos amar todas as pessoas, sem distinção, trabalhando em favor de todos, como fez Jesus, seremos Espíritos Puros, Espíritos bem-aventurados, também chamados Espíritos de Luz. 
Nós antes de reencarnarmos aguardamos nosso retorno á terra no PLANO ESPIRITUAL.
Lá não ficamos ociosos, nos preparamos estudando e trabalhando para poder aproveitar bem a nova encarnação ou nova vida.
Não nascemos ao acaso, em qualquer lugar, antes de nascermos nossa família, ou já foram nossos amigos ou parentes em outras vidas para auxiliar-nos uns os outros.
No PLANO ESPIRITUAL existem locais, departamentos que cuidam da nossa reencarnação: como será nosso corpo, quanto tempo ficaremos na terra, a família que vamos reencarnar, que geralmente são espíritos que somos devedores ou devemos a elas ou com pessoas que temos dificuldades para aprendermos a amar e perdoar, ou então nascemos com uma determinada missão.
Nascemos quantas vezes for necessário para corrigir os erros, aprender a ser bom, amoroso, amigo.
Reencarnamos em diferentes condições: ricos ou pobres, de uma raça, morando em um país ou outro.
Lembrar que ao escolher a forma física do nosso corpo, são levadas em consideração às necessidades e objetivos do Espírito, as metas de evolução que ele traz ao reencarnar.
QUANTAS VEZES VOCÊS ACHAM QUE JÁ REENCARNARAM? Todos nós teremos muitas encarnações. Reencarnaremos tantas vezes for necessário até atingirmos a evolução de Espíritos puros.
O que acontece quando reencarnamos?Esquecemos das existências anteriores e continuamos a progredir.
POR QUE NÃO NOS LEMBRAMOS DO NOSSO PASSADO?
Para facilitar o aprendizado, e para reparar as faltas cometidas, pois já erramos várias vezes e teríamos vergonha de nossos erros. Também para facilitar a reaproximação com pessoas que não gostamos ou que precisamos aprender a amar.
Por que reencarnar?
Para chegar à perfeição.
Para corrigir os erros, aprender a ser bom, amoroso, amigo.
Para aprender, evoluir.
Uma reencarnação de sofrimento pode ser resultado de uma vida mal vivida.
Existe uma lei que rege as reencarnações. QUAL LEI REGE AS REENCARNAÇÕES? LEI DE CAUSA E EFEITO.
· Se tomar sol demais, fica com insolação.
· Se comer demais, passa mal.
· Se for invejoso ou fofoqueiro, perde os amigos.
· Se mentir, vão descobrir e não confiam mais.
· Se brigou com alguém e não perdoou, talvez tenha que reencarnar para apreender a conviver com aquela pessoa.
Como podemos aproveitar a reencarnação para progredir?
Escolhendo o caminho do bem, ajudando os outros, procurando o autoconhecimento para desenvolver virtudes.
Quando desencarnamos para onde nós vamos? Nossa condição no mundo espiritual, quando desencarnarmos, vai variar de acordo com o que fizermos aqui, se fomos bons ou maus. Poderemos ir para lugares como o umbral, se formos pessoas muito materialistas, rancorosas, egoístas, orgulhosas; ou poderemos ir para locais como colônias espirituais, por exemplo, Alvorada Nova, Nosso Lar, para tratamento espiritual,  quando somos  pessoas que se esforçaram para fazer o bem, e que colheram virtudes de paciência, humildade, caridade, etc.
No Universo há muitos planetas e muitos mundos, uns mais evoluídos e outros mais atrasados. Habitaremos um dia planetas mais evoluídos quando aprendermos tudo que devemos aprender aqui.
QUARTO MOMENTO: Atividade dinâmica: 
Confeccionamos um painel com 1,50 cm X 1,0 m de TNT com o desenho de duas crianças: menino e menina, o rosto de ambos recortados; e um túnel de TNT com o suporte de 2 bambolês para poderem passar por dentro.

A técnica: Pedirem que imaginem que de um lado da sala é o mundo espiritual e o outro é o mundo físico. Algumas das crianças devem ficar no lado do “mundo físico” e outras no mundo espiritual. O evangelizador vai contar uma história para cada evangelizando.

Exemplo:
“Rafael viveu 50 anos e desencarnou. Ele foi uma pessoa materialista, sem crença, ignorou sua família e não ajudou sua mãe que desencarnou logo após adoecer, pois passou muitas necessidades sem apoio do seu único filho. Um ano depois Rafael desencarnou também e no mundo espiritual sofreu vagando na terra. Conversava com as pessoas e ninguém respondia, então, até que um dia chorou arrependido e rezou. Um mentor logo apareceu após a prece e o encaminhou a um hospital no mundo espiritual; após alguns anos que permaneceu estudando e trabalhando no mundo dos espíritos, encontrou sua mãe que carinhosamente, mais evoluída que ele amparou e o ajudou muito na vida como desencarnado. Mas, houve necessidade dele reencarnar, foi programada sua encarnação e então reencarnou.”
Após o final da narração, pedir que o evangelizando passe dentro do túnel (simboliza o útero materno) e a seguir tomar a posição no painel (simboliza seu novo corpo).

Prece de encerramento

7 comentários:

  1. MUITO OBG POR TODO CONTEÚDO AQUI EXPOSTO, POIS AJUDA MUITO!
    - SÃO TEXTOS ESCLARECEDORES E QUE ENSINAM COM EXEMPLOS SIMPLES E OBJETIVOS! MARAVILHOSOS... DEUS ABENÇÕE!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou adorando esse blog. Toda semana uso algum assunto para as minhas aulinhas de evangelização. Muito obrigada. Que jesus continue abençoando vocês.
    Manolita.
    24 de março de 2014.

    ResponderExcluir
  3. Grata pelo apoio recebido para a levarmos a nossas crianças uma evan-gelização comprometida.

    ResponderExcluir
  4. Tenho feito as aulas com base no seus conteudos, gosto muito, mas meu filho que tem 8 anos odeia as aulas de educação religiosa, cada vez que eu inicio a aula é uma briga, uma guerra, uso materiais atrativos, coloridos, canto, dramatizo, uso lapis de cor, gis de cera, tinta guaxe, filmes de desenhos, musicas,cartazes, e muito mais...como posso tornar a aula mais interessante a ele, pq mesmo com tantas coisas ele nao se interessa, tem verdadeira aversão ao estudo, á aprendizagem em todos os sentidos! Grata pela atenção Harisléia.

    ResponderExcluir
  5. Não canso de entrar nesse blog. Sempre me ajuda com todas as minhas aulas. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu blog,sempre que possível utilizo sua ideias.
    obrigada.
    Simone Adriana

    ResponderExcluir
  7. Obrigada!!! Excelente seu Blog!!!
    Ajuda-nos bastante!

    ResponderExcluir