23 de abril de 2012

Aula - Amai-vos e Instrui-vos














Amai-vos e Instruí-vos

Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 6 – O Cristo Consolador.


Espíritas, Instruí-vos!

"Mas aquele Consolador, o santo Espírito que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."- Jesus - João 14:26
"Espíritas, amai-vos ! Este o primeiro ensino ! Instruí-vos, este o segundo! - ( E.S.E. - cap. VI item 5 )
 “Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus anunciou.” LE, 617
 “Cristo foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral, da moral evangélico-cristã, que
há de renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos.” ESE, 1: 9
 “Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.” ESE, VI:5

OBJETIVOS: Refletir sobre a importância do mandamento deixado pelos espíritos da Codificação nos convidando ao Amor e à Instrução; Refletir sobre o ensino de Jesus sobre o maior mandamento “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”; Esclarecer que amar ao próximo é compreendê-lo, ampará-lo, socorrê-lo e com ele colabora sempre que de nós necessite; Demonstrar que assim como a conquista de um título terreno demanda esforço e perseverança a conquista do conhecimento espiritual exige estudo e assimilação da lei divina.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Mt 22:34 a 40; LE 19, 145, 147, 148 e 886 a 900; 52 Lições de Catecismo Espírita; lição 41; Caminho,Verdade e Vida, cap. 41; Pensamento e Vida, Ca. 4 e 5; O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância              ; Minha mente, Meu mundo – Walter Barcelos, cap. 16, Coração: a Memória da vida.
 

PRIMEIRO MOMENTO: Incentivo inicial. Exposição dialogada.MONTAR O QUEBRA-CABEÇA, base da conversação inicial.O avião que vocês montaram é o 14-bis, marco inicial da conquista do espaço pelo homem.O brasileiro Alberto Santos Dumont inventou o 14-bis e elevou-se nele do solo, em Paris, ele voou cerca de 60 metros, a uma altura de dois a três metros, pela primeira vez na História da Humanidade, em 23/10/1906.
Esse feito simboliza muito bem o que Jesus deseja de nós, seus tutelados: que nos elevemos espiritualmente, com a purificação de nossas Almas.Entretanto, notemos bem, essa elevação é pessoal, deve ser realizada individualmente, com o auxílio do Evangelho e do Espiritismo.Será imprescindível que nos eduquemos com as lições do Cristo: Amor ao semelhante, perdão, compreensão, etc. 



SEGUNDO MOMENTO: Diálogo, reflexão e desenvolvimento.
Para reflexão e desenvolvimento colar duas asas representando o tema a ser abordado, explicando que as asas estão representando o voo do Espírito ao altear-se pelo amor e sabedoria.O homem, simbolicamente, possui duas asas: uma está representada pela INTELIGÊNCIA e a outra pelo SENTIMENTO.SENTIMENTO E INTELIGÊNCIA (Cabeça e coração) são as asas simbólicas do ser humano.
AS DUAS ASAS DA ASCENÇÃO: AMOR e SABEDORIA

Ascenderemos depois de desenvolver as duas asas, Amor e Sabedoria, progressos morais e intelectuais a que todos estamos submetidos.
O avião é como um pássaro: duas asas e um corpo delgado.
O avião e o pássaro seriam capazes de alçar voo com uma só asa? O que vocês acham? (dialogar).
É claro que não, porquanto faltaria equilíbrio a ambos e não conseguiriam voar.
Vocês estão de acordo? (dialogar).
CABEÇA tem a função de pensar, raciocinar, memorizar, imaginar, comparar, indagar, refletir, analisar e concluir.
CORAÇÃO armazena nele os sentimentos. Mas, não estou falando do coração de carne, falo do “coração da alma”, que senti e emociona.
Desde as primeiras civilizações da Terra, conforme a História nos ensina, a INTELIGÊNCIA foi muito cultivada, ficando em segundo plano o SENTIMENTO.
Inteligência e o Sentimento estão em contínua evolução a milhares de séculos.
Deus não nos criou Espíritos já prontos com sentimento e inteligência desenvolvidos e complexos. O que somos hoje são o resultado de nossas escolhas, conquistas individuais e experiências que acumulamos ao longo da jornada reencarnatória.
Pelo amor, a criatura se ilumina e aformoseia por dentro com os bons tesouros do coração; e, pela sabedoria, inicia-se a aquisição do conhecimento, a cultura expande os horizontes da mente e do coração.
Todos temos necessidade de instrução e amor. Estudar e servir são caminhos para a elevação do Espírito.
Então, vocês me perguntam como desenvolvemos as asas da ascensão? Como se dá o progresso moral e intelectual?
O progresso intelectual se dará por meio dos estudos e de muita leitura.  
O progresso moral dar-se por meio das conquistas das virtudes, tais como: bondade, humildade, tolerância, honestidade, paciência dentre outras. 
O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual, pois num período da nossa existência, ele poderá se adiantar em ciência, por exemplo, outra em moralidade. Os maiores obstáculos ao progresso moral são os maus tesouros do coração, as más ações, vingança, orgulho, egoísmo; porquanto o progresso intelectual se efetua sempre.
Os dois progressos no homem são necessários, mais o moral é muito importante, pois que adianta ser inteligente e cultura, mas não se tem coração? Se não tem amor e caridade pra com nossos irmãos?  


TERCEIRO MOMENTO: AS TRÊS CASAS
Para alçarmos o voo do progresso espiritual, à luz da Lei de Amor que Jesus anunciou: - “Amai-vos uns aos outros”, temos a oportunidade de receber as preciosas lições em três casas que nos acolhem e ensinam: a primeira é o nosso lar,a segunda é a escola primária, e a terceira é a escola de evangelização  infantil. (Dialogar mais sobre Lar, Escola e a E.E.E.)


Concluindo: Somente assim, no trabalho perseverante, no estudo incessante, nos atos bondosos, no serviço útil ao próximo, na ajuda aos aflitos, nas condutas morais sábias e elevadas; estudando, aprendendo, esforçando por melhorar a cada dia, cultivando os bons sentimentos e dedicando os dias a fazer o melhor para a nossa evolução, também através da extensão do amor ao próximo e das boas obras, somente assim, seguimos trilhando o caminho estreito que conduz ao pleno domínio e à prática da ciência, do saber e da moralidade; e conquistando a elevação intelectual, moral e espiritual que faz surgir em nossa alma as duas asas que ela precisa para alçar seu voo glorioso ao Reino de Deus.
 

PRECE FINAL

Material didático:
Quebra-cabeça para recortar, montar e colar.
Folha com atividade e os desenhos do Lar, da Escola e da E.E.E.














Continuação do Plano de Aula

NOTA PARA O EVANGELIZADOR: Recortar cada avião nas linhas, guardando os recortes num envelope contendo o avião completo. Entregar um a cada aluno para ser montado.
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11 de abril de 2012

Aula - O Bem e o Mal Sofrer

Evangelho Seg. Esp. Cap.5 – Bem-Aventurados os Aflitos

Objetivos: - Compreender que somente as provas bem suportadas podem nos conduzir ao Reino de Deus.

- Identificar a fé “como o remédio do sofrimento pois ela mostra sempre os horizontes do infinito.”

- Valorizar a vida como oportunidade valiosa de evolução concedida por Nosso Pai Maior.

-Conscientizar o evangelizando da importância do otimismo e da confiança em Deus na certeza de que o Pai a nenhum dos seus filhos desampara por mais áspera que seja a crise e por maior que seja o sofrimento ou desilusão.

-Conscientizar o evangelizando da importância de observar seu próprio caminho, vigiando-se intimamente para bem utilizar o patrimônio que o Senhor lhe concedeu.

Bibliografia: ESE, cap.5, itens 18 e19; O consolador, questões 239 a 245; 52 Lições de Catecismo Espírita, 36, 37, 44; site Seara do Mestre (aula coragem); Programa de Evangelização da UEM; Jesus já Falava no Espiritismo, vol. 1, cap.5; Educação emocional e intuitiva- Rita Foelker; ATIVIDADES COM DOBRADURA- RITA FOELKER.

Harmonização inicial com música

Prece inicial

Primeiro momento:

LEVE NO CORAÇÃO

OBJETIVO: Perceber características de nossas emoções.

MATERIAL: Objetos leves e pesados diversos; Lousa ou quadro branco.

COMO APLICAR:

1- Dispor os objetos no chão ou sobre uma mesa, explicando as crianças que ali temos objetos leves e pesados e pedindo que aquelas que queiram venham experimentar levantá-los.

2- Divida a lousa em dois, escrevendo, de um lado, LEVE e, de outro, PESADO. Converse com as crianças sobre o que significam estas palavras para elas, e anote. Uma das características do leve é ser "fácil de carregar", enquanto o pesado é "difícil de carregar".

3- Pergunte se elas já perceberam que há sentimentos fáceis de carregar, e outros que parecem pesar em nosso coração, no nosso rosto, no nosso jeito de andar. Como caminha uma pessoa alegre? Como caminha alguém triste?

4- Peça sugestões sobre sentimento LEVE e PESADO anotando no quadro, e que fazer com sentimentos que pesam dentro de nós.

Segundo momento: Desenvolvimento do tema.

Muitas vezes não compreendemos as Leis Divinas, mas a justiça de Deus se manifesta através da Lei de Causa e Efeito. Sabem que lei é essa? Muitas aparentes injustiças também são explicadas por esta lei.

Deus sempre sabe o que é melhor pra nós, e Sua vontade se manifesta através de Suas leis sábias e justas.

Jesus nos ensinou que será dado “a cada um segundo as suas obras” – também é lei de causa e efeito.

Muitas dificuldades acontecem porque estamos em um Mundo de Provas e Expiações e os desafios (dificuldades) são provas que temos que passar. Escolhemos muitas das nossas provas, antes de reencarnamos, a fim de evoluirmos.

A dor e a dificuldade muitas vezes vêm na nossa vida para auxiliar a nossa evolução ou para nos despertar para o caminho do bem por meio de dores físicas e morais. O que são dores físicas e morais?

Vamos conversar agora sobre esse tema.

O que acontece quando adoecemos? Procuramos um médico e ele poderá pedir exames e nos receitar remédios. E se acontece ser uma doença demorada que sentimos muito mal e tomamos muitos remédios, poderemos sofrer um pouco, não é verdade?

Mas, se for uma dor moral, ou seja, dor da alma, aquela causado por sentimentos de tristeza, angústia, mágoa, aflição, etc., poderemos sofrer muito também.

Então podemos sofrer de dois jeitos com dor no corpo e dor na alma. A dor no corpo que surge por ferimentos ou doenças é curada com medicamentos, tratamentos mudanças de hábitos muitas das vezes.

E se a dor for moral? Aquelas dores causadas por tristeza, mágoa, doenças, por mortes de pessoas queridas ou pode ser também provocadas por nós mesmos por nossos sentimentos e ações negativas; sentimentos de rancor, raiva, vingança, mentira que se refletem no corpo provocando doenças físicas. Como podemos curar? (Com o esforço de melhorar, transformar nosso sentimento)

Existe o bem sofrer e o mal sofrer. Como pode ser isso?

Se me acontece que eu passe por situações que me façam sofrer e ficar reclamando, lamentando, choramingando, revoltar, “culpar Deus e o mundo”, não lutar e desanimar, descontando a dor nos outros... É uma forma de sofrer, mas é uma forma boa ou má? Bem, se assim agirmos sofreremos mais, e não é uma boa forma de se sofrer fazendo os outros que amamos e convivemos sofrer também.

Deus é Justo e bom, se Ele permiti dores e sofrimentos é porque existe uma razão ou uma causa justa.

Vamos lembrar que somos espíritos que vivemos muitas vidas e erramos muito, então a maioria de nossos sofrimentos foi causado anteriormente por nós mesmos, e estamos aqui apenas liquidando débitos passados, satisfazendo assim a justiça divina. É por nossa própria condição espiritual que ainda necessitamos ainda sofrer para aprender e evoluir.

Todos os atos nossos praticados é seguido de uma conseqüência. Ato bom traz boas conseqüências. Ato mal traz más conseqüências. E a escolha é nossa, pois temos o livre-arbítrio para fazer escolhas, mas temos que agüentar as conseqüências do que fazemos. E as conseqüências de praticar o mal, é uma reencarnação dolorosa.

Todos os que sofrem é porque não usaram o seu livre-arbítrio para a prática do bem.

Muitas vezes antes de reencarnar nós pedimos e escolhemos nossas provas, por isso é nosso dever aceitar com coragem, sem murmurar, todas as dificuldades e sofrimentos que a vida impõe.

Os que murmuram; os que não têm paciência nas aflições; os que falam contra a pobreza em que vivem; os que não se contentam com o que possuem; os que usam a riqueza apenas para a satisfação de seus caprichos; os que usam da força apenas para oprimir os fracos; todos esses não sabem cumprir suas provas nem suportar suas expiações, estes sofrem mal ou não sabem sofrer.

Quando aceitamos as aflições sem ódio, mágoa ou revolta, ainda que choremos por desabafo, este é o bem sofrer. É preciso ter coragem para enfrentar os problemas quaisquer que eles sejam, pois, na realidade, são conseqüências de nossas atitudes menos felizes nas vidas passadas, ou então são necessárias á nossa própria evolução. Somente as provas bem suportadas podem conduzir ao Reino de Deus ou a paz, a tranqüilidade, a felicidade. Ninguém recebe uma prova ou expiação superior suas forças, as provas na Terra são justas, pois Deus é justo e bom.

Para o mal do corpo existem médicos nos hospitais e remédios na farmácia. E tem remédio para sofrimento, tem? Onde o encontramos?

Sei de um médico que tem a solução, cura e não cobra pela consulta. Creio que todos aqui, já ouviram falar dele é o Médico de Almas – JESUS.

Jesus trouxe o remédio para todos os males - o da tristeza, do desânimo, da falta de fé, mágoa, rancor, preguiça, má vontade, e outros.

Sabem onde encontram esses medicamentos? No evangelho. O remédio que Jesus trouxe para esse mal está na fé em Deus, no otimismo, na coragem e resignação para vencer dificuldades, isso sim é sofrer bem, mesmo nas dificuldades estar sempre pronto para ajudar os irmãos que caminhamos.

Os que não ouvem e não praticam seus ensinamentos, mais cedo ou mais tarde os sofrimentos os alcançam, mas para quem os pratica a recompensa é paz, harmonia e felicidade.

Estes não sofrem, pois a alma se fortalece no cumprimento dos ensinamentos de Jesus e no seguir seus exemplos.

* dentro de uma caixa na forma de um livro que preparei, Coloquei alguns frascos com rótulos de várias virtudes, como coragem, fé, resignação, otimismo, humildade, etc.; na capa do livro “Evangelho de Jesus”.


Segundo momento: Contar a história: Aprendendo a viver, de Célia Xavier Camargo.

Terceiro momento: Atividade

O Evangelizador poderá distribuir uma folha e lápis, ou utilizar a dinâmica como reflexão.

Pedir aos evangelizando para que eles pensem em um acontecimento difícil que passaram, algo que os fizeram sofrer. Pode ser na escola, na família, no grupo de amigos, no Centro Espírita; pode ser a perda de alguém querido, dificuldade financeira no lar faltando às vezes o necessário, doença na família ou eles mesmos adoeceram tendo que sofrer com a doença ou tratamento.

Aguardar alguns minutos, a fim de que eles façam a reflexão ou anotem na folha.

Após o tempo de reflexão perguntar como reagiram? Ficaram revoltados, desanimados, tristes a ponto de não acreditar em Deus? Culparam Deus? Descontaram sua infelicidade no outro? Anotar a resposta na folha ou dar-lhes tempo para refletirem, e quem quiser poderá falar.

Deixar que os evangelizando falem e concluir a tarefa com a dinâmica a seguir.

FALA CORAÇÃO!

Rita Foelker

TIPO DE ATIVIDADE: Dobradura- Colagem- Escrita

IDADE SUGERIDA- Todas

OBJETIVO- Entrar em contato consigo mesmo, perceber os próprios sentimentos.

MATERIAL-

Papel para a dobradura do coração

Folhas de sulfite com o balão de fala desenhado ou impresso no canto superior direito para todos.

Material de pintura e cola.

COMO APLICAR-

1- Sentar as crianças em círculo e ensinar a dobradura do coração.

2- Diga que aquele será o nosso coração. Pergunte se as crianças já perceberam que nossos corações falam. Que ficam tristes ou alegres. Dê exemplos.

4- Convide as crianças a fecharem os olhos e ouvirem o que diz o seu coração respondendo a pergunta:

Revoltar, descontar, chorar e desesperar resolve as dificuldades? Então qual a melhor solução? Como devemos agir quando um sofrimento aparece em nossas vidas?

5- Cada criança vai dar uma "carinha" ao seu coração.

Quando os desenhos estiverem prontos entregue a folha com o balão para que o coração seja colado. As crianças poderão escrever ou, se forem muito pequenas, desenhar o que diz o seu coração.

Dobradura de coração: http://www.brincandonarede.com.br/campanha/BauDeAtividades_Detalhes.aspx?origami=coracao

Prece Final





ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2 - Complete


Sou firme, tenho energia e determinação para superar dificuldades.

Eu SOU _____________________________

Eu Creio e Confio em Deus e em Jesus, que todas as coisas são para o meu bem.

Eu TENHO __________________________

Coisas boas podem acontecer comigo e com os outros; vou me esforçar e trabalhar no bem com amor, e Deus me dará tudo que preciso.

Eu SOU _____________________________

Suporto problemas e dificuldades sem me revoltar, me conformo com a vontade de Deus, pois sei que há uma razão para isso.

Eu SOU______________________________

Resposta: Coragem, Fé, Otimismo, Resignação


23 de março de 2012

AULA - Perfeição Moral - virtude e vícios

Reforma íntima

Objetivo

Permitir que os jovens compreendam a importância da busca da perfeição moral, da felicidade, através do

auto-conhecimento e da reflexão constante sobre as conseqüências de seus atos em sociedade.

1º momento

Atividade: os jovens vão preencher esta tabela de defeitos e vícios, classificando o seu defeito ou vicio de 0 a 4.

2º momento

Espaço para debate.

Incitaremos os jovens com perguntas irônicas e esperaremos deles as respostas.

Explicar o que é:

- virtude: é uma disposição habitual para o bem, força interior e retidão. É o conjunto de todas as

qualidades essenciais que constituem o homem de bem.

- Vício: são os defeitos, os hábitos ruins, entre eles o cigarro, o álcool, a gula, os abusos sexuais e também

o orgulho, o egoísmo, a vaidade, a maledicência.

“Há virtude sempre que existe uma resistência ao arrastamento das más tendências. A sublimidade

da virtude está no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda

intenção.(LE893)”

A imperfeição está bem caracterizada quando se demonstra o apego às coisas materiais ou às pessoas.

Não adianta somente deixar de fazer o mal, precisamos também fazer o bem. A moral sem ação é igual

semente sem ter oportunidade de dar frutos.(LE905)

Por que é tão difícil deixarmos de ter alguns defeitos, vícios?

Porque ainda gostamos deles, tiramos prazer e satisfação, mesmo que momentâneos.

Nos deixamos dominar pelas paixões ao invés de dominá-las.

O que devemos fazer para fazer este homem velho virar um homem novo?

Primeiro:

Parar e olhar para dentro de si mesmo. AUTO CONHECIMENTO VER QUEM REALMENTE SOMOS, nos

aceitar, e nos perdoar.

Segundo:

Levantar, sacudir a poeira, pois não somos perfeitos.

Ter consciência de que estamos em processo de evolução e que ainda não desenvolvemos totalmente as

nossas potencialidades. Fomos criados para a Perfeição , pois somos filhos de Deus.

Terceiro:

Se transformar, buscar mudar nossas atitudes como exemplo:

- Não se isolar do mundo, com medo de errar, buscar sempre a convivência social.

- Em casa, evitar de brigar com os irmãos , parentes , ajudar sempre que for preciso

- Estudar, ir ao Cema, ter uma religião, ter fé, orar, para pra pensar no que aconteceu durante o dia

e se vc faria diferente se tivesse outra oportunidade.

- Perdoar as pessoas a quem vc fez alguma coisa de que não gostaria que te fizessem.

Transformando os defeitos em virtudes:

3º Momento

Cantar todos juntos a música: Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz

Onde houver ódio que eu leve o amor;

Onde houver ofensa que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia que eu leve a união,

Onde houver tristeza que eu leve a alegria;

Onde houver trevas que eu leve a luz.

Oh Mestre, fazei que procure mais,

Consolar que ser consolado,

Compreender que ser compreendido,

Amar que ser amado, pois é dando que se recebe,

É perdoando que se é perdoado,

E é morrendo que se vive para a vida eterna.

* CEMA – Centro Espírita Maria Angélica

História em Quadrinhos - COMPANHIAS







24 de fevereiro de 2012

Idéias básicas - A imortalidade da Alma

Bibliografia: Conteúdo Programático – DIJ / União Espírita Mineira – BH/MG

IDÉIAS BÁSICAS

  • Ao espírito, princípio inteligente criado por Deus para povoar o Universo, concede o Criador a bênção da Imortalidade.
  • Embora a imortalidade da alma tenha sido ensinada por todas as doutrinas espiritualistas, coube ao Espiritismo, não só confirmar esta evidência como, através de fatos, comprovarem a sua realidade.
  • A Doutrina Espírita, no entanto, não se limita a comprovar a imortalidade da alma e sua individualidade após o túmulo, mas elucida igualmente, os fatores que cercam sua caminhada infinita.
  • Desses fatores destacam‑se a evolução, a reencarnação, o livre arbítrio e causa e efeito, como leis inerentes à permanente ascensão da alma rumo a Deus, nosso Pai e Criador.
  • O Espiritismo vem comprovar assim, que o túmulo não significa o término de nossa vida, a qual se desdobra exuberante no Plano Espiritual.
  • Ensina-nos a Doutrina Espírita que, para desfrutar de relativo equilíbrio no plano extra‑físico e em nossas existências futuras, na carne, é indispensável alicerçarmos as nossas atitudes de hoje no equilíbrio, na responsabilidade cristã e acima de tudo, na edificação do AMOR, único roteiro capaz de nos conduzir a perfeição espiritual a que nos destinamos.

REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA

· Nascer e pôr do sol

· A semente e o fruto

· A madeira transformada em móveis e utensílios

· A poda

· O perfume que permanece no frasco depois de retirado

· A voz gravada em fita ou disco

· O filme cinematográfico

· A argila transformada em telhas

· O ouro e as jóias.

CONCLUSÃO EVANGÉLICO‑DOUTRINÁRIA

· A imortalidade da alma é uma das mais importantes revelações para a Humanidade, pois, através dela, nos asseguramos da realidade do futuro e da certeza de atingir a perfeição a que todos nos destinamos.

· Pela luzes da Terceira Revelação, a imortalidade da alma oferece‑nos um estímulo permanente à nossa transformação para o Bem.

· Certos da imortalidade da alma e de sua individualidade sentimo-nos felizes e confiantes num futuro muito melhor.

· Prevalecendo o nosso aprendizado e as nossas conquistas espirituais após o túmulo, só nos resta batalhar pela implantação do Bem e do Amor em nós mesmos, para nosso equilíbrio e felicidade no porvir.

DINÂMICAS E BRINCADEIRAS PARA IMORTALIDADE DA ALMA

1. A FRASE

“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita” – Jesus (João 6:63)

A frase acima estará escrita em um papel decorado, com figura de Jesus. Mostramos às crianças e lemos para elas. Para crianças alfabetizadas, podemos pedir para alguma ler. Repetimos algumas vezes a frase e pedimos para que as crianças repitam também.

Após percebemos que “decoraram” a frase, destruímos o papel, rasgando completamente.

Aí perguntamos às crianças: o que estava escrito. Elas, certamente, saberão.

Então dizemos: A frase sobreviveu ao papel. Por mais bonito fosse o papel, o que havia de mais importante ali era a frase. E essa, sabemos mesmo sem o papel.

Assim, o espírito sobrevive à matéria.

2. A ÁGUA E OS RECIPIENTES

“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” – Jesus (João 3:8)

Material: Copos descartáveis, vasilha plástica, pano limpo ou esponja limpa.

Trazemos um copo descartável de água e uma vasilha limpa. Mostramos às crianças e perguntamos o que tem dentro do copo. Então, destruímos o copo, de forma que a água caia na vasilha. Nada chocante ou estrondoso. Apenas rasgamos o copo descartável. Então perguntamos o que aconteceu com a água. E as crianças certamente dirão que a água agora está na vasilha. Então pegamos um pano limpo ou uma esponja e encharcamos com a água da vasilha. Podemos torcê-lo para que a água seja despejada em outro copo. Então perguntamos o que aconteceu.

Explicamos que a água nunca deixou de ser a mesma, mesmo mudando de lugar. Só mudou de forma, conforme onde estava.

Assim é o espírito. É imortal e está em cada corpo para se melhorar. Mas não acaba com o corpo. Sobrevive à ele para então, adquirir outro corpo.

3. REENCARNAÇÃO

A brincadeira é como a antiga “Coelhinho sai da Toca”.

Cada duas crianças formam uma toca, que aqui chamamos família. Outras crianças são os reencarnantes, que terão que mudar de família quando batermos palma. Faremos de jeito que o número de famílias (grupo com 2 crianças) seja menor que o número de crianças que são os reencarnantes.

Quando batemos palma, cada reencarnante entra em uma família. Sobrarão crianças que não entraram em uma família (estão no plano espiritual).

Ninguém sai do jogo, nem os que não entraram na família.

Explicamos, depois que assim se passa com o espírito. Ele encarna em uma família para seu progresso. Desencarna e volta ao plano espiritual, para planejar uma nova reencarnação, porque o espírito é imortal.

4. TROCANDO DE ROUPA

Fazemos coletes para as crianças em número menor que o número de crianças. Delimitamos o lugar de cada colete. Quando batemos palma, cada criança pega um colete e veste. Como o número de crianças é maior que o número de coletes, algumas ficarão sem vestir (estão no plano espiritual, aguardando uma nova chance). Ninguém sai da brincadeira.

5. A VIAGEM

Material: mala feita de cartolina ou papel duro, de maneira que atraia a atenção da criança.

Várias figuras: de roupas, dinheiro, livros, pessoas fazendo carinho, etc. Sempre coisas ou atitudes de cunho material e de cunho espiritual.

Então, dizemos à criança que nós faremos uma viagem. Iremos para o plano espiritual. O que devemos levar?

Cada escolha da criança faremos ela refletir se aquilo pode ser usado no plano espiritual, ensinando mas respeitando a opinião da criança.

Cada criança pode ter sua malinha ou o evangelizador pode fazer uma grande mala pra toda turma.

Essa atividade é usada para “checar” o que a criança entende por vida espiritual.


1. CONSTRUINDO NOSSO “LAR” NO PLANO ESPIRUTUAL

Explicar para a criança que, se somos espíritos imortais, nossa morada verdadeira é o plano espiritual, mas são as nossas atitudes aqui que indicam como será a nossa vida lá. Se optarmos por atitudes positivas, construiremos uma boa morada, uma vida feliz, no plano espiritual.

Para ilustrar faremos a brincadeira aonde às crianças irão, através de boas atitudes, construir a casa no plano espiritual.

Levar um cartaz escrito “Construindo Nosso Lar no Plano Espiritual” com uma casa desenhada, para que as crianças achem as peças que faltam e a terminem. As peças que faltam serão conseguidas através de uma brincadeira.

1) Para ganhar o alicerce, onde estará escrito: “Evangelho de Jesus”, as crianças terão que achar, dentro de uma caixa com vários objetos, as figuras dos livros de Allan Kardec.

2) Para ganhar a Disciplina, as crianças terão que colocar na ordem correta os livros de Allan Kardec.

3) Para ganhar a Caridade, as crianças terão que montar o quebra-cabeças com uma cena de gentileza.

4) Para ganhar o Perdão, as crianças terão que resolver o labirinto gigante para reconciliar os dois irmãos que estão brigados.

Que tenhamos uma linda aula e abraços fraternos em todos!!!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR

1. Bases Evangélicas ‑ Mateus: 10:28 ‑ 16:21 ‑ 16:25 a 28 ‑ 17:3 e 4 ‑ 17:9 a 13 ‑ 26:64 - 27:63 ‑ 28:1 a 10. Marcos: 8:35 a 37 ‑ 12:18 a 27. Lucas: 6:23 e 24 ‑ 9:22 ‑ 9:28 a 31 - 16:19 a 31 ‑ 18:26 a 30 ‑ 23:46 ‑ 24:1 a 6 ‑ 24:36 a 46. João: 5:21 ‑ 6:63 ‑ 8:51 ‑ 20:1 a 14. I Coríntios: 15:19. Gálatas: 6:8. II Timóteo: 1:10. I Pedro: 3:18. II Pedro: 1:14 e 15. Velho Testamento: Salmos: 66:9.

2. Bases Doutrinárias ‑ O Livro dos Espíritos: 83, 87, 128, 129, 130, 149 a 165, 189 a 199, 223 a 275, 274 a 319, 958 a 962 ‑ Livro dos Médiuns: Cap.1, 2ª parte: Cap.1, item 56 ‑ Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.2 (todo), Cap.3, item 2, Cap.4 (todo), Cap.17, item 11 ‑ O Céu e o Inferno: Cap.1, item 10 ‑ Cap.2, itens 1 a 10 ‑ A Gênese, Cap.1, itens 37 e 38 ‑ Obras Póstumas: 1ª parte, itens 4 a 9, “O Caminho da Vida”, “A Vida Futura” ‑ O que é o Espiritismo: Cap. III.

3. Obras Subsidiárias ‑ Almas em Desfile: 2ª parte: Caps.4 e 23 ‑ Amor Sem Adeus: Caps.1, 3, 6, 7 ‑ Antologia da Espiritualidade ‑ Astronauta do Além: Cap.3 - Através do Tempo: Cap.1, 4, 17 ‑ A Terra e o Semeador: item 36 ‑ A vida Escreve: 2ª parte: Cap.22 ‑ Baú de Casos: Caps. 6, 8, 19 ‑ Bezerra, Chico e Você: Cap.13 - Caminhos de Volta: “Eles Estão Vivos” ‑ Conversa Firrne: Caps.2, 3, 20 ‑ Contos e Apólogos: Cap.27 ‑ Diálogo dos Vivos: prefácio ‑ Entre Duas Vidas: Caps.6, 36 - Entrevistas: Caps.4, 9, 23, 29, 70, 91 ‑ Enxugando Lágrimas: Cap.1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 16 ‑ Escrínio de Luz: “A Frente da Morte” - F.C.X. Pede Licença: Caps.11, 22ª - Idéias e Ilustrações: Cap. 39 ‑ Jovens no Além: (todo) ‑ Mãos Unidas: Caps.6 ‑ Maria Dolores: Cap.33 ‑ Nosso Livro: “Realidade” ‑ No Portal da Luz: Cap.18 ‑ O Espírito Comélio Pires: Caps.1, 6, 46, 56, 94 ‑ Pensamento e Vida: Caps.14, 15, 28 ‑ Pérola do Além: Ver palavras: Alma e Imortalidade ‑ Pontos e Contos: Cap.15 ‑ Recados do Além: Cap.28 ‑ Relicário de Luz: “Depois da Separação”, “Ternura e Esperança”, “Página de Saudade e Ternura” e “Doce Bilhete” ‑ Retratos da Vida”: item 1 - Rosas com Amor: “Trovas de Irmão” ‑ Roteiro: Caps.2, 3, 4 ‑ Taça de Luz: Caps.2, 16, 21, 38 ‑ Voltei: 2, 3.

IMAGENS - IMORTALIDADE DA ALMA