5 de maio de 2010

Aula - Imortalidade da Alma

PLANO DE AULA

IMORTALIDADE DA ALMA


Objetivos da aula: conscientizar os evangelizandos de que todas as pessoas são formadas de corpo físico e Espírito. Quando morremos apenas o corpo físico morre, o Espírito continua vivo. E que cuidamos do Espírito quando temos bons pensamentos.
Prece inicial
Canções para harmonização


Primeiro momento – Aula teórica
IMORTALIDADE DA ALMA (Colar no quadro um cartaz com o tema da aula) – Iniciar aula falando sobre o tema.
Perguntar se sabem responder o que quer dizer: IMORTALIDADE DA ALMA e a seguir explicar que é a sobrevivência do Espírito após a morte do corpo físico; é a continuação da vida do espírito imortal sem o corpo físico.
Explicar aos evangelizandos que o tema certo para a morte física é a palavra desencarnação e que significa o processo pelo qual o espírito se desprende ou desliga do corpo.

O que acham desse desenho? O que ele representa?

Esse desenho é mais artístico, é apenas uma representação para ilustrar o tema que iremos estudar. Pelo princípio ensinado pelo espiritismo, ele mostra um espírito completamente partindo para o mundo espiritual.
Quando o corpo morre, não mais oferece condições para que o espírito o anime, cessando a função orgânica há o desligamento do perispírito; assim livre retorna ao mundo espiritual. Não há nada de aterrador ou trágico na desencarnação, desde que seja encarada com naturalidade, respeitando-se as sábias leis de Deus. É um momento de prece e reflexão, calma e respeito à vontade, sem desespero com tranqüilidade.

Para onde vai o espírito? Que é mundo espiritual?
Após o desencarne o espírito liberto do corpo físico vai para o mundo espiritual, este é semelhante ao mundo material; não podemos vê-lo, tocá-lo, pois é invisível como o ar que respiramos. Ele é semelhante também aos micróbios, o pensamento, as ondas de rádio e TV que não podemos enxergar, tocar, mas existem.
Nesse momento, para descontraírem, pedi que tocassem a si mesmos seus colegas, também os objetos em torno deles; depois então, tocassem o ar, o pensamento, os micróbios, etc. Eles se divertiram e brincaram e continuamos a aula.
Existem, portanto dois mundos que são paralelos, o corporal ou material composto de espíritos encarnados e o espiritual formado pelos espíritos desencarnados. O mundo espiritual ostenta-se por toda parte, em nosso redor ou no espaço. Não podemos distingui-los, pois não podemos vê-los (como o ar) e não se confundem.
No mundo espiritual existem as mesmas coisas que aqui existem; continuamos nos vestindo, alimentando, trabalhando, estudando, brincando... Assim encontramos lá, escolas, lares e famílias, hospitais, templo de oração, praças, parques, bosques, natureza e animais, artes, vida social.
Após o desencarne a vida continua normal, pois a diferença está em que deixamos a veste física. Levaremos no coração os mesmos sentimentos e até os problemas, os afetos e desafetos. Assim o mundo espiritual é normal e principal; ele é a vida verdadeira do espírito, pois a vida física é passageira, o mundo físico é apenas escola para o espírito evoluir e o mundo espiritual é sua casa. Assim ao desencarnamos estamos apenas retornando pra casa após novo aprendizado na Terra.

Segundo momento: mostrar um balão murcho. Perguntar se é possível brincar com ele murcho e o que é preciso fazer para que possamos brincar com ele? Encher o balão de ar. Nós vemos o ar que está no balão? E nosso corpo físico precisa de quem para poder trabalhar na Terra? Do Espírito.
Após a exposição o evangelizador deverá encher um balão até estourar e depois relacionar o Espírito com ar, e o corpo com os pedaços de bexiga:
- O que aconteceu com o ar que estava dentro do balão? Continua tendo as mesmas propriedades.
- Para que servem os pedaços da bexiga estourada? Tem alguma utilidade? Se decompõe na natureza ou é reciclado.
Obs.: o Espírito vai para o Mundo Espiritual e continua a sua trajetória evolutiva; o corpo físico se decompõe, servindo de alimento para vermes pequenos. Não ressuscita, não retorna a vida.
Explicar que somos formados de corpo e Espírito. Nós não enxergamos o nosso Espírito assim como não enxergamos o ar do balão. O que dá vida ao corpo é o Espírito que é imortal. Quando morremos, isto é, desencarnamos, o nosso Espírito continua vivo. O que levamos com a morte do corpo físico são nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Não levamos, porém, os bens materiais (nossos cadernos, bicicleta, boneca, computador, TV, nossa casa).

Terceiro momento: Aula visual – Espírito, Perispírito e Corpo físico
Exposição com desenhos sobrepostos: Corpo físico é representado por um desenho de papel (exemplo um desenho qualquer de um jovem) – o Perispírito é feito de plástico e o Espírito é representado por uma chama de vela ou lanterna. Um cordão prateada ligando o perispírito e o corpo.
Há no homem três coisas, portanto somos constituídos de:
1. Corpo físico ou ser material;
2. Alma, ou Espírito encarnado no corpo;
3. Perispírito, envoltório fluídico do Espírito.

I. ESPÍRITOS:
Quem são os Espíritos?
São os seres inteligentes da criação; são individualidades criadas por Deus. Foram todos criados simples e ignorantes, como bebês sem nada saber.O universo é povoados de Espíritos.
Este desenho (mostrar gravura representativa) procura dar idéia do espírito, sem nenhuma cobertura, sem forma, sem nada que o envolva, segundo os ensinos que Allan Kardec recebeu de Espíritos superiores, esclarecendo que: O ESPÍRITO É UMA CHAMA, UM CLARÃO, LEMBRA O BRILLHO DE UMA ESTRELA OU SOL, como de fato deve ser um espírito: um foco irradiando sua luz. Espíritos não são matéria, são imateriais e não têm forma definida.

Representação gráfica de um grupo de espíritos

II. Perispírito:


Como que o espírito se manifesta e se mostra, sendo uma luz invisível aos olhos humanos?
Para se manifestar no mundo material o Espírito precisa de um corpo para revesti-lo como uma roupa, portanto o espírito se manifesta através de seu PERISPÍRITO que é um CORPO ESPIRITUAL constituído não por matéria palpável que é feita o nosso corpo físico, é uma substância vaporosa (para nossos olhos) que envolve o Espírito, como uma capa ou um revestimento. É um tipo de matéria que é tão sutil que não é vista por nós, como o ar por exemplo. O perspírito envolve o Espírito como uma capa o modelando e dando forma, ele é o intermediário do corpo físico e o Espírito.
O ESPÍRITO sempre vai possuir um PERISPÍRITO para viver e se manifestar no mundo físico; ele está dentro do corpo. Pode elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde queira na velocidade do pensamento e atravessar paredes e objetos.
Liga o PERISPÍRITO ao corpo o CORDÃO DE PRATA, ele pode se esticar, permitindo que o Espírito se afaste, e enquanto encarnados nós o possuímos. O perispírito é o elo de ligação entre o Espírito e a carne.

III. Corpo Físico:

O Corpo físico é o envoltório material que reveste temporariamente o espírito; é a residência do espírito encarnado. O Espírito precisa do corpo físico porque através dele adquire experiências, virtudes e repara também os erros e imperfeições da alma; evoluindo e tornando-se um Espírito puro, sábio e bom como o de Jesus.
Como disse antes, o corpo nos serve temporariamente enquanto estamos encarnados. Após nosso desencarne o corpo fica aqui na terra e o Espírito com seu perispírito (como se fosse uma roupa), volta para o mundo espiritual vivendo a vida dos Espíritos.
*Após a explicação demonstrei com a representação do desenho - corpo e perispírito ligados ao cordão de prata - como se dava o desligamento temporário do perispírito durante o sono físico e como seria o desencarne: desligamento definitivo do corpo físico, retirando o fio de prata que ligava os desenhos representativos.

Conclusão:
Como podemos cuidar do nosso Espírito? Tendo boas atitudes, pensamentos e sentimentos; estudando, obedecemos aos pais, desejamos o bem aos nossos semelhantes, participamos da Evangelização Infantil, perdoamos, respeitamos o nosso próximo.

Citar exemplos de atitudes positivas como cuidado do Espírito: ser amigo, falar sempre a verdade, obedecer aos pais e professores, estudar, participar da Evangelização Infantil, ser pacífico (não brigar), ajudar quando solicitado ou mesmo sem ser solicitado, ser o ajudante da aula, orar, pedir desculpas, perdoar, respeitar o próximo.

Quarto momento: Atividade escrita.
Prece Final

1 de março de 2010

História - Corações aprendizes (Progresso Moral e Intectual)

Corações aprendizes
(Lei de Progresso / Progresso Moral e Intelectual)

Esta é a história de três crianças, três corações com histórias diferentes, mas que buscam mudar, aprender. São: Ana Clara, Pedro Henrique e Vitória. Eles estudam numa mesma escola, mas são apenas colegas, apenas se conhecem de vista.

A primeira criança:


Essa é Ana Clara. Ela é geniosa, ambiciosa, orgulhosa e muito estudiosa. Esta sempre lendo ou escrevendo. Não tinha muitos amigos, apenas uma colega de escola que se entendia mais.


Um dia, essa colega adoeceu. Uns de seus colegas de escola e os professores convidaram-na para a visitarem juntos. Mas ela recusou disse que precisava estudar e não tinha tempo para isso. Ela é assim, não se preocupa com as pessoas.
* Lembrando a vocês que todos nós estamos sempre evoluindo de alguma forma e que temos o livre-arbítrio para fazer escolhas.

Interferência: Que tipo de progresso Ana clara está fazendo?


A segunda criança:

Esse é Pedro Henrique. Ele é sempre muito atencioso e carinhoso, gentil. Obedece aos pais, faz suas lições e ainda ajuda sua mãe em algumas tarefas domésticas. Mas o que gosta muito é de ajudar seu pai na pequena oficina de móveis. Não gosta de estudar, está sempre ajudando, cooperando com todos, mas, estudar... Só fazia o dever de casa.


Perto de sua casa tem um asilo, ele está sempre por lá. Chama a todos os idosos de vovô e vovó e é muito carinhoso, gosta sinceramente deles. Senta no colo dos seus vovozinhos, ouve as histórias com alegria, brinca e se diverte com eles. Eles são seus melhores amigos.

Interferência: Que tipo de progresso Pedro Henrique está fazendo?

A terceira criança:

Essa é Vitória. Menina alegre, esperta, boa, gentil e carinhosa, mas tem momentos que pirraça, orgulhosa é muito insistente e cabeça dura. Ela sabe disso e quando percebe que está sendo pirracenta e insistente, trata logo de mudar de atitude, pede desculpas para a pessoa, reconhece seu erro e se esforça para que aquilo não se repita.
Estuda muito, decidiu ser médica e sabe que vai ter que estudar muito mais. É muito organizada. Ela estuda pela manhã, chega em casa, almoça com seus pais, arruma a cozinha pra sua mãe e depois faz seus deveres de escola.

Tem uma amiga especial que gosta muito, ela é paraplégica e anda de cadeira de rodas. Vitória está sempre junto dela, ajuda-a na escola levando-a por todos os lugares, leva-a para brincar junto de seus amigos.
Nos finais de semana, ela participa da evangelização espírita do centro, e lá tem muitos amigos; gostaria de trazer sua amiga especial, mas a família da menina é católica. Ela participa ainda da campanha do quilo com seus pais.


Vitória gosta muito de ajudar, é muito prestativa e por isso quer muito ser médica, e é para poder ajudar as pessoas.

Interferência: Que tipo de progresso Vitória está fazendo?

* História e ilustração: Simone Anastácio

Aula - Progressão dos Espíritos

PLANO DE AULA

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

OBJETIVO: Levar os evangelizandos a compreender que a perfeição é o grande objetivo do Espírito e se processa, naturalmente, com a subida de vários degraus evolutivos; e que quem evolui, renova-se para o bem, transforma-se para melhor.

Bibliografia: Evangelização – Conteúdo Programático – U.E.M.; E.S.E. cap.IV; O Consolador Prometido vol.1; O Livro dos Espíritos cap. VIII; http://www.cvdee.org.br/
Harmonização com músicas
Prece inicial
Primeiro momento: Dinâmica inicial -
Lei do Progresso: Em duplas, frente a frente, em pé. Um jovem diz 1, o outro responde 2 e o primeiro 3, assim sucessivamente. Quando dominarem essa fase passam para a seguinte, toda vez que disserem 1 deverão bater uma palma, continuam até dominarem; em seguida a 2ª fase , além de baterem palma no 1 , agacha levemente quando diz 2, mais tarde a 3ª fase que é levantar os pés quando disser 3.O que isso tem a ver com o conteúdo? Todo aprendizado é gradual, vamos passando do mais fácil para o mais difícil intelectualmente e moralmente.

Segundo momento: Exposição do tema com gravuras:
O que significa a palavra progresso? É um movimento para diante, frente; é progredir, avançar, melhorar-se, desenvolver-se.
Quando vocês estão caminhando, qual é o movimento que fazem? Para frente, não é verdade? Não caminhamos de costas se não estaríamos regredindo, recuando ou voltando para trás.
Quando fomos criados, Deus nos fez espíritos simples como os bebês quando nascem nada sabíamos. Vocês já viram uma criança logo após o nascimento? Pois é, logo que a criança nasce ela já tem vários obstáculos a vencer, o primeiro deles é aprender a respirar, depois em seguida ela aprende a mamar e assim por diante. Assim foi conosco quando espíritos no universo, Deus nos criou e então reencarnamos muitas vezes em muitos mundos para desenvolver nossa inteligência e nossos sentimentos. O objetivo ao reencarnarmos é evoluir.
Deus criou também muitas Leis – as leis são conjuntos de regras que regulam os acontecimentos – e uma delas é que nos faz estar progredindo ou evoluindo.
Estou me referindo a Lei de Progresso que faz o homem progredir, melhorar-se, pois somos espíritos imperfeitos possuímos muitos sentimentos negativos ainda no coração e poucos conhecimentos a serem adquiridos com as nossas peregrinações pela terra e outros mundos.
No início da humanidade os homens viviam nas cavernas, não tinham casa, mal se vestiam, comiam com as mãos, não conversavam entre si porque nem existia a linguagem, quanto mais a escrita! Tínhamos a aparência do macaco, peludo, inclinado e com o tempo o homem foi evoluindo até ser o que ele é hoje.
A evolução é para todas as criaturas de Deus, todos os reinos: mineral, vegetal e animal. Quando estamos em um degrau da evolução, não regrediremos (não caminhamos para trás), pois é da lei ninguém desaprender o que já aprendeu. Será assim, quando aprendo fazer cálculos simples em matemática posso e estou preparado para aprender outro mais complexo.

Há duas espécies de progresso que somos submetidos: o progresso intelectual e o progresso moral. Percebemos o progresso físico, no meio em que vivemos, e o progresso espiritual, no íntimo de cada um.
Á medida que a criatura vai adquirindo conhecimento, necessita usar todos os seus recursos na realização do bem e na construção de um futuro melhor.
O progresso intelectual ou da inteligência se dará por meio dos estudos e de muita leitura. O progresso moral dar-se por meio das conquistas das virtudes, tais como: bondade, humildade, tolerância, honestidade, paciência dentre outras.
O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual, pois num período da nossa existência, ele poderá se adiantar em ciência, por exemplo, outra em moralidade.
Os maiores obstáculos ao progresso moral são o orgulho e o egoísmo, porquanto o progresso intelectual se efetua sempre. Os dois progressos no homem são necessários, mais o moral é muito importante, pois que adianta ser inteligente e estudado, mas não se tem coração? Se não tem amor e caridade pra com nossos irmãos?
Devemos, pois não só nos preocuparmos com o desenvolvimento intelectual, mas principalmente com o nosso aprimoramento espiritual através do qual encontraremos novos caminhos de paz e entendimento que nos garantem a alegria e nos ajudam na ascensão espiritual.
Sempre em que há progresso (o movimento que impulsiona o ser para frente) há evolução (passagem progressiva ou constante de um estado para outro).Ao evoluirmos estamos nos aperfeiçoando e o mundo que habitamos também evolui junto.
E à medida que conseguirmos estabelecer a diferenças entre o bem e o mal, exerceremos melhor nosso livre arbítrio crescendo em nós a noção de responsabilidade no pensar, falar e agir.
Há três etapas para progredirmos: a 1ª é compreender que é preciso mudar; a 2ª ter boa vontade e esforçar-nos; a 3 ª agir, por em prática.
O mecanismo da evolução é AÇÃO, ATIVIDADE e TRABALHO. Tudo no Universo é ação, dinamismo, movimento. Somos Espíritos em evolução e evoluímos pela atividade, pelo esforço próprio, pela ação e pelo trabalho e não ouvindo passivamente aulas teóricas.
Terceiro momento: Contar a história Corações aprendizes (em marcadores: histórias) com interferência para que possam perceber e identificar os tipos de progresso evolutivo no ser.


Quarto momento: Atividade escrita


Prece Final







RESPOSTA:



Aula - Evolução Moral

PLANO DE AULA
EVOLUÇÃO MORAL
OBJETIVO:
Levar os evangelizandos a compreenderem que a perfeição é o grande objetivo do Espírito e se processa, naturalmente, com a subida de vários degraus evolutivos; e que quem evolui, renova-se para o bem, transforma-se para melhor.

l. DINÂMICA/ATIVIDADE INTRODUTÓRIA MOTIVADORA
Construção de painel, pelos jovens, com desenhos representativos de todas as etapas da evolução da Terra.
Esquema da Evolução do Planeta (Segundo Walter Oliveira Alves)
... matéria se desprende da nebulosa solar...
... surge o Sol...
... são formados os Planetas e a Terra...
... a Terra em meio a vapores aquosos e descargas elétricas...
... é formada a crosta solidificada, em contato com o frio do Espaço...
... grandes tempestades e melhoria gradual do ambiente...
... a luz solar invade a Terra...
... a pressão atmosférica e a temperatura permitem o surgimento da Vida...
... Jesus envia uma nuvem de forças cósmicas...
... a Terra passa por um período de repouso...
... surge, na crosta e no fundo dos oceanos, um elemento viscoso...
... nasce o protoplasma, germe sagrado dos primeiros homens...
... surgem os primeiros habitantes da Terra: células albuminóides, amebas e organizações unicelulares...
... tais organizações unicelulares, isoladas e livres, multiplicam-se prodigiosamente nos oceanos (possuíam apenas o tato)...
... formam-se organismos mais complexos...
... nos oceanos, o reino vegetal e animal se confundem, sem forma individual...
... as plantas buscam a luz do Sol...
... o vento espalha as sementes das plantas, que germinam, formando as grandes vegetações...
... com as grandes vegetações, há o aumento do oxigênio da superfície...
... há o favorecimento da saída dos primeiros animais: os anfíbios...
... os anfíbios adquirem, evolutivamente, pulmões e patas (sua reprodução ainda se dá na água)...
... há o surgimento dos primeiros répteis, que punham ovos em terra...
... diferentes formas surgem – gigantescos dinossauros e seres voadores de grande porte...
... os trabalhadores do Cristo operam na evolução das espécies...
... desaparecem os animais monstruosos...
... surgem os primeiros mamíferos (há 70 milhões de anos, segundo a Ciência)
... evolução para aparecimento dos primeiros antropóides (período terciário)...
... passagem do reino animal para o humano, fora da crosta terrestre, em esferas apropriadas e condições especiais...
... os antropóides das cavernas espalham-se, aos grupos, pela superfície do Globo...
... definitiva transição no corpo perispiritual preexistente, dos homens primitivos...
... surgimento dos primeiros selvagens de compleição melhorada...
... primeiros homens usam ferramentas primitivas (ossos de animais e pedras afiadas)...
... primeiros homens aprimoram as primeiras ferramentas...
... aprendem a usar o fogo e a caçar animais de grande porte...
... aprendem a se comunicar através da fala...
... nômades, sem habitação fixa, em cavernas, alimentam-se da caça e da coleta de frutos...
... aprendem a plantar cereais e a cultivar frutas (surge a agricultura)...
... começam a domesticar certos animais – surge a pecuária...
... a Terra recebe os exilados de Capela, que reencarnam no meio das raças primitivas...
... Jesus os orienta a trabalharem no Bem para regenerarem-se...
... os exilados de Capela formam quatro grandes civilizações: egípcios, hebreus, hindus e arianos.

2. DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO
2.1 O processo evolutivo do ser humano, no plano físico e no espiritual, obedece, em tese a quatro fatores essenciais, a saber: a) compreensão da necessidade de mudar; b) conjugação da boa-vontade, do esforço e da perseverança; c) firme deliberação de estabilizar a “mudança”; e d) propósito de não retroceder na atitude mental superior, a fim de que se verticalize, em definitivo, o processo de renovação. Enquanto o homem não compreender, e ele próprio sentir a necessidade de mudar, não sairá das linhas horizontais da acomodação e das promessas.” (O Pensamento de Emmanuel, Cap. 8).
2.2 A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrógrada. Eles se elevam gradualmente na hierarquia e não descem da categoria a que ascenderam. (L.E., Questão 194).
2.3 Somente o progresso moral pode assegurar aos homens a felicidade na Terra, refreando as paixões más; somente esse progresso pode fazer que entre os homens reine a concórdia, a paz, a fraternidade. (A Gênese, Cap. XVIII, item 19).
2.4 A aquisição de qualidades nobres é a glória infalível do esforço. (Jesus no Lar)
2.5 A escala do progresso é sublime e infinita. (...) O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade. Busquemos reconhecer a infinidade de laços que nos unem nos valores gradativos da evolução e ergamos em nosso íntimo o santuário eterno da fraternidade universal. (O Consolador, Questão 79).
2.6 As aquisições de cada indivíduo resultam da lei do esforço próprio no caminho ilimitado da Criação, destacando-se daí as mais diversas posições evolutivas da criatura e compreendendo-se que tempo e espaço são laboratórios divinos, onde todos os princípios da vida são submetidos às experiências do aperfeiçoamento, de modo que cada um deva a si mesmo todas as realizações, no dia de aquisição dos mais altos valores da vida. (O Consolador, Questão 86).
2.7 O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos sã o classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual (...), devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas. (O Consolador, Questão 204).
2.8 O conhecimento de si mesmo (...) é a chave do progresso individual. (L.E., Questão 919)
2.9 O Espírito prova sua evolução quando todos os atos de sua vida corporal são a prática da lei de Deus e quando compreende, por antecipação, a vida espiritual. (L.E., Questão 918)
2.10 O homem se desenvolve, ele mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma forma; é então que os mais avançados ajudam o progresso dos outros, pelo contato social. (L.E., Questão 779)
2.11 O orgulho e o egoísmo são os maiores obstáculos ao progresso moral. (L.E., Questão 785)
2.12 O objetivo da Reencarnação é... “Expiação, aprimoramento progressivo da Humanidade, sem o que, onde estaria a justiça?” (L.E., Questão 167)
2.13 A alma que não alcançou a perfeição na vida corpórea acaba de depurar-se suportando a prova de uma nova existência. (L.E., Questão 166)
2.14 Os Espíritos não podem degenerar. À medida que avançam, compreendem o que os distancia da perfeição. Quando o Espírito finda uma prova, fica com o conhecimento que não esquece mais. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda. (L.E., Questão 118)
2.15 Todos nós, crianças, jovens e adultos, somos Espíritos em evolução, que renascemos na Terra com o objetivo de evoluir, desenvolver nosso potencial interior, corrigir erros do passado, superar defeitos e, pouco a pouco, vibrar em sintonia com as Leis Universais. (Walter de Oliveira Alves, Educação do Espírito, Cap. 1)
2.16 (...) Nosso Globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação dos elementos que o compõem e, moralmente, pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados que o povoam. Esses progressos se realizam paralelamente. Fisicamente (...), por transformações que a ciência tem comprovado e que o tornaram sucessivamente habitável por seres cada vez mais aperfeiçoados. Moralmente (...), pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes. (A Gênese, Cap. XVIII, Item 2)
2.17 A evolução dá-se individual e coletivamente. O indivíduo melhorado colabora para o progresso da coletividade. Exemplos de vultos históricos que colaboraram para o progresso da Humanidade: Luís Pasteur, Osvaldo Cruz, Jean Piaget, Maria Montessori, Pestalozzi, Graham Bell, Santos Dumont, Albert Sabin, Einstein, Gandhi, Jesus Cristo, Bezerra de Menezes...
2.18 Resumo de Conteúdo, traçando paralelo com aulas anteriores:

O HOMEM DE BEM
Jesus disse: “Sede perfeitos, como vosso Pai Celestial é perfeito.”

AS LEIS MORAIS
Diz a Lei de Progresso que “somos seres perfectíveis. Se desejarmos alcançar a felicidade, devemos buscar o nosso aprimoramento moral e intelectual, além de uma compreensão mais ampla dos mecanismos da vida e de nossa posição no Universo.

LIVRE ARBÍTRIO
O livre arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo, que amadurece e evolui. (L.E., Questões 122 e 844). Segundo usam o seu Livre Arbítrio, os homens progridem mais ou menos rapidamente em inteligência quanto em moralidade. (L.E., Questão 127)

CARIDADE
Amemo-nos uns aos outros e façamos a outrem o que quereríamos que nos fosse feito. Toda a religião, toda a moral se encontram encerradas nestes dois preceitos; se fossem seguidos nesse mundo, seríeis todos perfeitos. (E.S.E., Cap. XIII, Item 9)

2.19 O princípio espiritual, desde o momento da criação, caminha incessantemente para frente. Embora com o apoio das inteligências superiores (Jesus e outros Espíritos de Luz), cada Espírito evolui através do esforço próprio, com o trabalho de si mesmo. O mecanismo da evolução é AÇÃO, ATIVIDADE, TRABALHO. Tudo no Universo é ação, dinamismo, movimento. Somos Espíritos em evolução e evoluímos pela atividade, pelo esforço próprio, pela ação e pelo trabalho e não ouvindo passivamente aulas teóricas.
2.20 Somos Espíritos que retornamos às lides da Terra para nova etapa evolutiva, trazendo imensa bagagem de nosso passado milenar. Quantas existências já tivemos? Por quais civilizações já vivemos? Que sentimentos já desenvolvemos nos passado? Sentimentos nobres, ideais elevados, vícios depreciativos? Nessa romagem evolutiva, através dos milênios, de encarnação em encarnação, de experiência em experiência, nos aperfeiçoamos e progredimos. Mas até onde iremos?

3. FIXAÇÃO DO CONTEÚDO/AVALIAÇÃO

Laboratório de estória. Os jovens deverão criar, a partir do conteúdo desenvolvido a estória de um homem em processo evolutivo, mencionando as diversas fases por ele enfrentadas, bem como as dificuldades encontradas pelo caminho (internas/próprias ou externas/do meio onde vive). Deverão, ainda, construir cartaz(es) onde seja possível a visualização da evolução da personagem principal da estória.

4. PRECE DO EVANGELIZANDO
* Desconheço a autoria

17 de novembro de 2009

Atividade Livreto - A salada (lei de igualdade)

História -Tema: Lei de igualdade








*Sugestão: Estímulo à leitura e fixação do tema.
*Fonte: Apostila da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora (AME-JF)

*Se caso as imagens não estiverem boas para imprimir, e for de seu interesse, é só pedir por email que envio formatado no word.
*Ilustração: Simone Anastácio

Atividade Livreto - O Passe

O PASSE
Uma História sobre os benefícios do passe







*Sugestão: Para estimular a leitura e melhor compreensão e fixação do tema.
*Se caso a imagem não estiver boa para imprimir, e for de seu interesse, é só pedir por email que envio formatado no word.
*História e ilustração: Simone Anastácio

Atividade Livreto - Allan Kardec

História de Allan Kardec







*Sugestão: Para incentivar os evangelizandos à leitura e conhecimento de nossa querida doutrina.
*Se caso a imagem não estiver boa para imprimir, e for de seu interesse, é só pedir por email que envio formatado no word.
*O conteúdo desse livreto foi pesquisado no site da CVDEE e ilustrado por mim.

6 de novembro de 2009

Quem foi Allan Kardec (ilustrada)

Quem foi Allan Kardec


Há muitos anos nasceu um menino educado, inteligente e muito bom, num país muito longe, chamado França.
Seus pais escolheram para ele o nome de Denizard Hippolyte Léon Rivail. É um nome diferente, não é? É um nome francês, de pessoas que falam diferente de nós.


Esse menino, Denizard, era muito estudioso. Desde pequenino ele gostava de estudar, de olhar livros, de ler!




Aos dez anos de idade seus pais o mandaram para outro país - a Suíça, para aprimorar os seus estudos, pois lá havia a melhor escola da época. Era a escola da fraternidade, que cuidava para que as crianças e os jovens se tornassem homens responsáveis e úteis à sociedade.


Quando ele cresceu, ele se tornou um grande professor, continuou a estudar e a trabalhar. Como ele sabia das coisas! Sabe, por quê? Porque ele aprendia nos livros.




Ele gostava muito de ensinar e por isto foi professor durante muito tempo. Ele era muito esforçado e trabalhador, durante o dia trabalhava e estudava de noite.
Sabem o que ele fazia durante o dia? Ensinava em sua casa, gratuitamente a muitos jovens que não tinham condições de pagar a escola. O professor Léon, por ter estudado muito, falava muitas outras línguas, além de sua, o Frances.
Uns anos depois, se deu um episódio feliz em sua vida. Ele conheceu uma moça de nome Amélie Gabrielle Boudet, com quem se casou. Ela também era professora. Ele e a esposa trabalhavam bastante. Entre outros afazeres, ele escrevia livros de estudo para as escolas. Tornou-se assim, um homem conhecido e respeitado.



Um dia... Aconteceu algo muito importante, quando estava com 50 anos de idade, através de um amigo, tomou conhecimento de coisas estranhas que vinham acontecendo na cidade. Dizia o amigo que, em determinada reunião que assistira, os objetos se movimentavam e uma mesa chegara a falar.




É... É isto mesmo, conversando! O professor Léon, acostumado ao estudo, à pesquisa, achou aquilo muito estranho, mas, depois do amigo insistir muito, decidiu assistir uma das reuniões.


Ali, Léon viu pela primeira vez o fenômeno das mesas que se movimentavam sozinhas. Objetos diversos como vasos, flores e chapéus se moviam em pleno ar, sem nenhum apoio. O professor ficou a pensar: Será que são as pessoas que estão aqui que causam as pancadas? Se não, devia haver uma causa.

E se pôs a pesquisar. Começou a freqüentar, com assiduidade, as reuniões semanais, disposto a descobrir o que havia por detrás daquilo tudo. Logo, descobriu que eram os espíritos, porque perguntou quem batia e movimentava a mesa e recebeu a resposta:
- Somos os espíritos.



Sabe como eles conversavam no inicio? Era através de pancadas na mesa.
Então, os espíritos informaram que nada mais eram do que as almas dos homens que já haviam deixado o corpo físico.
Vou explicar com detalhes, é assim: Quando uma pessoa morre, só o corpo de carne é que acaba.
Vocês sabem que o Espírito vai para o mundo espiritual, não é? Pois então, quando desencarnamos, o corpo vai ficar na Terra, vai ser enterrado. Mas, nós somos Espíritos e continuamos vivos . Todo mundo é assim.
Então as pessoas que morrem são Espíritos desencarnados, só não têm o corpo de carne.
Pois então... Denizard aprendeu a conversar com os Espíritos, com as pessoas que já estavam desencarnadas.
Os Espíritos ensinaram a Denizard muitas coisas e ele escreveu tudo em livros, para que todas as pessoas pudessem ler.



Nestes livros que ele escreveu tudo foi ensinado pelos Espíritos que foram dizendo para Denizard nas reuniões semanais através dos médiuns.
Ele, então, preferiu assinar estes livros com o nome de Allan Kardec, porque este foi um nome que ele teve em outra reencarnação e, assim, ele escolheu este para assinar os livros espíritas.



Os livros que são conhecidos como codificação da Doutrina Espírita , são os seguintes:
• O Livro dos Espíritos,
• O Livro dos Médiuns,
• O Evangelho Segundo o Espiritismo,
• A Gênese,
• O Céu e o Inferno.


Ele escreveu também montes de Revistas sobre o assunto, são as Revistas Espíritas.
Quando vocês crescerem mais um pouquinho, poderão ler todos estes livros e muitos outros que foram escritos, pesquisados apartir das obras de Allan Kardec.

Fonte de pesquisa:
http://www.cvdee.org.br (Modificado e ilustrado por mim)

2 de novembro de 2009

História - O remédio ideal (tema: passe)

HISTÓRIA

O REMÉDIO IDEAL
(Tema sugerido: passe, pensamentos ruins e bons)

Luizinho é muito irritado, responde os pais, grita com os amigos e é mal humorado e grosseiro. Porque será?

Opa! Mas, olha só os pensamentos que tem na cabecinha!

Hum... pudera! Com esses pensamentos feios, acaba adoecendo e ficando chato.

Todos seus amigos estão afastando aos pouquinhos.... Porque será?

Marta, a mamãe de Luizinho está muito preocupada. Recentemente ela conheceu a doutrina espírita e tem muito ouvido dizer que as doenças começam na alma. Então, numa manhã de domingo foi assistir palestra pública e levou Luizinho, apesar de seu mau humor.

Lá no centro, Luizinho tomou passe e participou da aula da evangelização infantil.
No início, Luizinho ficou muito aborrecido, mas com o tempo, os passes, a água fluidificada, as aulas de evangelização, o apoio e carinho dos pais, os bons amigos...


Tudo isso cooperou para melhora dos sentimentos do seu coraçãozinho.

Ah! Vocês querem saber que pensamentos têm agora Luizinho na cabeça?

É meus amiguinhos, o passe é um bom remédio, o remédio ideal para aliviar alguns maus da alma, mas é necessário que a gente se esforce para melhorar nosso íntimo.
Nossos pensamentos ruins fazem adoecer nosso corpo.
Luizinho aprendeu a cuidar da alma e do corpo alimentando bons pensamentos, teve FORÇA DE VONTADE, se esforçou!
E você está se esforçando?
FIM
CONCLUSÃO:

O passe é transmissão de energia, assim como transfusão de sangue ou sol transmitindo sua energia, calor a nós. O passista (pessoa que dá passe) transmite energia que recebe do mundo espiritual.
Guardamos no nosso coração muitos sentimentos, pensamentos ruins que fazem adoecer nosso espírito e conseqüentemente nosso corpo.
Esses sentimentos e pensamentos são como nuvenzinhas que ficam presas em nossos perispírito e o passe dispersa esses pensamentos.
O passe é um bom remédio para a mente, ajuda a equilibrar, mas precisamos mudar nossos sentimentos, pensamentos para sentirmos sempre bem.

E para mudar, o complemento indispensável: seguir o evangelho de Jesus, nele há medicamentos fortificantes infalíveis que operam maravilhas de bem-estar quando deles fazemos uso.
Todos nós conhecemos esses fortificantes: a compreensão, a tolerância, a paciência, o perdão, a caridade, o amor, a misericórdia, a bondade...

Aula - Passe e água fluidificada

PLANO DE AULA


PASSE E ÁGUA FLUIDIFICADA
Objetivo: A criança deverá identificar o que seja passe e água fluidificada, suas característica e compreender seus benefícios, para discernir quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.
Prece
Canções para harmonizar PRIMEIRO MOMENTO: Incentivo inicial:
Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.
Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...
E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).

SEGUNDO MOMENTO: Desenvolvendo o tema:
Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, através das mãos, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista (pessoa que aplica passe) transmite energias que ele recebe do mundo espiritual.
Quando guardamos em nossos corações muitos sentimentos e idéias ruins, esses nos fazem ficar doentes, estou falando é daqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo e para o espírito, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor, etc.
Esses pensamentos ruins são como sujeirinhas que ficam presas no perispírito da gente em forma de nuvenzinhas escuras, feias e desagradáveis.

TERCEIRO MOMENTO: Demonstração:
Vejam as figuras:
(colar no quadro um cartaz com desenho de uma paisagem e outra de uma criança) Como já o dissemos, ficam registrados em nosso perispírito (breve explicação) muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins, e as ruins são como nuvenzinhas escuras e feias que ficam grudadas em nosso perispírito (colar as nuvenzinhas com pensamentos ruins em torno do personagem).
Quando recebemos passe, recebemos as energias boas que o passista doa limpando nosso perispírito. (colar no quadro a figura da personagem recebendo passe)


E assim, os sentimentos ruins que temos dispersam, desgrudam. (retirar as nuvenzinhas do personagem) Assim é o passe, tomamos um banho de luzes energias que saem das mãos do passista que retira toda a sujeirinha (sentimentos e pensamentos ruins).
O passe ajuda equilibrar nosso organismo e nossas emoções, mas se quisermos continuar a sentir sempre bem, não adoecer, devemos mudar nossos pensamentos tendo sempre pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão para com todos; com papai, mamãe, amigos etc. (colar as nuvenzinhas com pensamentos bons)
Afinal, os bons espíritos e o passe podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior (mente) e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O passista cede energias dele e dos espíritos para a pessoa necessitada; estes fluidos “passam” do passista para o doente; os Espíritos misturam suas energias com o do passista. Quando o passista aplica o passe ele está em prece e seus pensamentos são elevados, pensamentos de amor.
O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus dava passe quando curava impondo as mãos sobre os doentes.
Os médiuns espíritas, como seguidores de Jesus, repetem este gesto na transmissão do passe, uma prática que faz parte do dia-a-dia das casas espíritas. O passe é possível porque todos nós irradiamos fluidos para fora dos limites do corpo físico. Os fluidos são uma espécie de matéria muito leve, que nossos sentidos físicos não percebem, mas que tem grande importância em nossas vidas.
A mamãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.
Não devemos abusar do passe porque passe é remédio. Alguém aqui toma remédio quando não está doente? Toma analgésico se não está com dor? Pois é, não devemos abusar do passe e apenas tomá-lo quando não sentirmos bem ou estivermos doentes.
E sempre ao receber o passe devemos ter atitudes de silêncio, prece, pensamento elevado.

QUARTO MOMENTO: Além do passe, nós temos aqui no Centro outro tipo de remédio que não é o passe. Vamos ver?
O evangelizador colocará uma jarra com água filtrada sobre a mesa e falará às crianças que fazendo uma prece os Espíritos bondosos irão colocar remedinhos nela que irão ajudar a melhorar doenças, tristezas, etc.
A água fluidificada é água normal acrescida de remédio que os espíritos adicionam segundo as nossas necessidades físicas e morais.
É assim, se sou muito nervoso eles (os mentores espirituais) colocam um remédio para me ajudar a acalmar, e é assim de acordo com minhas necessidades.
Em geral, são os espíritos desencarnados que fluidificam a água, mas qualquer pessoa também pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo.
A fluidificação da água acontece em reuniões públicas, no culto do lar, etc.
Convidá-los a fazer uma prece pedindo pela fluidificação da água na jarra.
Distribuir os copinhos descartáveis com água fluidificada para as crianças, dizendo que ela não tem gosto de remédio é para apenas ajudar a melhorar quem estiver doente.

QUINTO MOMENTO: Atividade – PERGUNTAS EMBARALHADAS

OBJETIVOS: Avaliar o nível de conhecimento dos participantes favorecendo a fixação da aprendizagem.
MATERIAL: Cartões contendo perguntas e respostas.
DESENVOLVIMENTO:
O Evangelizador coloca sobre uma mesa cartões que contém perguntas e respostas a respeito de assuntos estudados anteriormente.
Em seguida, pede aos evangelizando que individualmente, agrupem esses cartões, de forma que haja correspondência entre perguntas e respostas.
É importante que cada participante retorne ao seu assento levando consigo, pelo menos, um conjunto de perguntas e respostas.
Concluída essa etapa, cada participante procura ler em voz alta, para a sala, a pergunta e a resposta, justificando a correlação feita.
O evangelizador ouve atentamente as correlações, corrigindo, em conjunto com a turma, as possíveis incorreções.
O evangelizador encerra a reunião realizando uma integração dos assuntos.

OBSERVAÇÃO: O Participante que tiver feito o maior número de correlações acertadas será premiado com bombom.

TÉCNICA: Essa técnica pode ser utilizada em grupos.

SEXTO MOMENTO:
Distribuir o livrinho com atividade para ler e colorir: “O remédio ideal”
Clique no link para acessar o livrinho: http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2009/11/livreto-o-passe.html


PRECE FINAL

QUESTIONÁRIO para atividade: PERGUNTAS EMBARALHADAS

1. O que é passe? Transmissão de energia e fluidos.
2. A transmissão de energia é feita de quem para quem? A transmissão de energia é feita de uma pessoa encarnada auxiliada magneticamente por um espírito para a pessoa necessitada.
3. Qual a importância do passe? Ao recebermos passe, os fluidos e energias radiadas pelas mãos do passista nos ajudam a equilibrar a saúde física e espiritual.
4. Quando devo tomar passe? Ele é o remédio ideal para a mente. Devo tomar quando há necessidade, como exemplo, se estou doente ou muito triste e desanimado.
5. Que acontece quando recebo o passe? Ele nos ajuda a equilibrar nosso organismo e emoções, nos fortalece o espírito nos dando coragem e nos harmonizando.
6. Se eu estiver doente e receber o passe preciso de médico? O Passe é um tipo de remédio que ajuda nosso organismo, mas necessitamos de tratamento médico também.
7. Só os espíritas aplicam passe? Não o passe ou a transmissão de fluidos é utilizado por nós mesmos ou outras crenças, exemplo temos da mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, dos evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais.
8. Todos podem dar passe? O Passe, assim como a comunicação mediúnica, não é exclusivo dos espíritas: qualquer um, independente de sexo, ou religião, pode aplicar ou receber um passe. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Para o passista (aplicador do passe) é uma oportunidade de trabalho.
9. O passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus dava passe quando curava impondo as mãos sobre os doentes. Os médiuns espíritas, como seguidores de Jesus, repetem este gesto na transmissão do passe, uma prática que faz parte do dia-a-dia das casas espíritas.
10. O que é água fluidificada? A água fluidificada é a água normal, acrescida de fluidos curadores. Em termos de Espiritismo, entende-se por água fluidificada aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados à água. É a água magnetizada por fluidos.
11. Quem faz a fluidificação da água?Em geral, são os espíritos desencarnados que fluidificam a água, mas qualquer pessoa também pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo.
12. Como é feita a fluidificação da água? A água é uma base pura, em que a medicação Espiritual pode ser impressa. O processo é invisível aos olhos mortais, por isso, a confiança e a fé do paciente são partes essenciais para que tratamento alcance o efeito desejado.