26 de agosto de 2008

História - O macaquinho sabe tudo

O MACAQUINHO SABE TUDO

Estava o macaquinho Sabe Tudo pendurado no galho de uma mangueira. Ele era, maldoso e caçoísta: derrubava o ninho dos passarinhos, jogava cocos na cabeça dos animais e ria, pulando de galho em galho... Seu comportamento, porém, melhoraria de uma hora para outra, causando grande admiração entre os habitantes da Floresta Maravilhosa. Vejamos como isso aconteceu.

Ora certa vez, Sabe-Tudo percebeu que um filhote de esquilo tentava alcançar uma goiaba madura; mas, por mais que pulasse, não conseguia... O macaco, então, demonstrando suas habilidades de pulador, deu umas cambalhotas e colheu a goiaba, comendo-a em seguida.

O esquilinho, desapontado, começou a chorar e atraiu a atenção de vários animais, que reunidos embaixo da goiabeira, ameaçaram com seus berros o macaquinho peralta. Lá no alto, ele ria mostrando as gengivas vermelhas e os dentes amarelos... Depois, sempre rindo, Sabe-Tudo fugiu por entre as árvores, atravessando grande trecho da Floresta Maravilhosa. E, já cansado, dirigiu-se à beira da lagoa grande para refrescar-se um pouco e beber água. Ao se abaixar, porém qual não foi seu espanto ao ver refletida na água a imagem de um macaco grande e forte, atrás de si! O macaquinho arregalou os olhos sem coragem de virar a cabeça e olhar de frente o grande macaco que lhe disse:

-Não tenha medo... Sou o espírito de seu bisavô. Você está vendo porque tem mediunidade. Você é médium vidente. Faz muito tempo que eu desejava falar com você, assim, frente a frente...

-O senhor é pai do pai do meu pai? Perguntou Sabe-Tudo, admirado do que ouvia.

-Isso mesmo. Sou seu bisavô e seu Espírito-Guia.

-É meu protetor?

-Sou. Mas, estou muito aborrecido. Quantos desgostos você me tem dado! Hoje, ao vê-lo comer a goiaba que pertencia ao esquilo, resolvi falar-lhe diretamente. Você precisa aproveitar a vida, meu filho, para aperfeiçoar seu espírito. Foi para isso que você nasceu. Não faça mais mal a ninguém. Se continuar a prejudicar seus semelhantes, em sua próxima vida colherá resultados de toda maldade que está praticando. Quem faz o mal, colhe o mal! Está me entendendo?

O macaquinho de cabeça baixa, respondeu que sim. E o espírito de seu bisavô, abraçando-o prosseguiu:

-Nunca se esqueça de minhas palavras. Nunca se esqueça de que todo mal que fizermos receberemos de volta, mais cedo ou mais tarde! Quem avisa amigo é...

E o Espírito-Guia desapareceu... Sabe-Tudo ficou durante o resto da noite sentado à beira da lagoa grande, refletindo no que havia se passado.

No dia seguinte, assim que os primeiros raios do sol iluminaram a floresta. Sabe-Tudo, pulando de cipó em cipó, viu um canário recém-nascido cair do ninho; o macaquinho, rápido, conseguiu pegá-lo no ar. A bicharada ao ver o belo gesto de Sabe-Tudo. Entreolharam-se. Com quem diz: “O que houve com Sabe-Tudo? Está mudado! Ao invés de rir do canarinho, salvou-lhe a vida!”.

Mas, Sabe -Tudo guardou seu segredo e até hoje não o contou para ninguém.

FIM

"Desconheço a autoria do texto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário