4 de agosto de 2008

Aula - Amor e respeito aos animais

PLANO DE AULA

Amor e respeito aos animais

Objetivo: Desenvolver nos evangelizandos o respeito e o amor aos animais, incentivar a criatividade e o contato com a Natureza.

Prece inicial

02. Contar a história: “O arrependimento de Álvaro” (ver histórias)

03. Desenvolvimento do Tema:

Iniciar questionando: Quem tem animais de estimação? Vocês cuidam de seus bichinhos? Por quê? Quais outros animais vocês conhecem? Porque vocês acham que Deus colocou os animais aqui na terra?
Os animais são seres vivos criados por Deus. Uma das formas de demonstrar o amor a Deus é cuidar dos animais.
Existem vários tipos de animais: os animais de pêlos, os animais de penas e os de escamas. Eles estão em toda parte, na terra ou nas águas, na cidade e no campo ou nas florestas.
Alguns animais servem de alimento e/ou produzem alimentos ou objetos para o homem: galinha (carne e ovos), abelha (mel), peixe (carne, ova), boi (carne, sapato, bolsa, botão), vaca (leite), bode (cifre, carne), cabra (leite)... Porém, alimentar-se da carne dos animais fere a Lei de Amor. Matar é uma agressão. Podem ser encontrados na natureza todos os nutrientes de origem vegetal sem necessidade de matar nossos irmãos inferiores. Comendo carne, nós nos colocamos em nível dos animais.
Existe na natureza animais que convivem e ajudam o homem: burro de carga, cão-guia, cão de guarda, cavalo... Também há animais que podem prejudicar o homem: cobra, leão, escorpião, mosquito da dengue...
Nós temos o Dever de protegê-los como toda obra da Criação.
Os animais têm instintos, mas não têm razão como o homem. Eles possuem sensibilidade e podem sentir alegria ou sofrimento. Cabe ao homem ajudá-los na sua evolução.
Como todos os seres vivos da Natureza, os animais também estão sujeitos à lei de evolução. Por isso existem, por exemplo, cães ferozes e cães mais sensíveis...
Como nós, sentem, sofrem, se alegram. Embora os animais não tenham alma semelhante à dos seres humanos, eles possuem um princípio espiritual e que, pouco tempo depois do desencarne, voltam à experiência terrena para um novo aprendizado no caminho da evolução até que eles através dos milênios possam atingir o estado hominal.
Toda destruição que excede os limites da necessidade é uma violação da lei de Deus. Os animais só destroem para satisfação de suas necessidades; enquanto que o homem, dotado de livre-arbítrio, destrói sem necessidade (ex.: caça e pesca esportiva). Terá que prestar contas do abuso da liberdade que lhe foi concedida, pois isso significa que cede aos maus instintos. (L.E., Questão 735).

03. Sugestão de Atividade - Dinâmica: Eu Sou Animal! Mas sou Racional!

Material: Uma folha de papel em branco para cada evangelizando, um papelzinho com o nome de um animal, lápis, borracha. Tipos de animais: 1. passarinho, 2. galinha, 3. cavalo,4. jumento, 5. gato, 6. macaco, 7. coelho, 8. tartaruga, 9. pintinho, 10. pato, 11. cachorro,12. peixe, 13. boi, 14. girafa, 15. sapo, 16. mosca, 17. muriçoca, 18. cobra, 19. borboleta,20. cigarra, 21. elefante, 22. leão, 23. tigre, 24. urso, 25. abelha, 26. formiga, 27. zebra, 28.minhoca; 29. caranguejo; 30. urubu.; 31. ovelha;

Procedimento:
§ Distribuir com cada evangelizando um lápis, uma borracha e uma folha de papel com o nome de um animal (este nome só deve ser do conhecimento do evangelizando);

§ Estipular o tempo de 5 minutos para que cada evangelizando pense naquele animal – como ele é, como se alimenta, o que come, como anda, onde vive, que som emite, se produz alguma coisa/alimento, se faz algo que todos admiram, se é conhecido por alguma particularidade...

§ Pedir que cada evangelizando, nessa ordem:
- Tente imitar o animal (movimento, caminhar, som emitido), para que o resto do grupo adivinhe qual é;
- Caso ninguém adivinhe, dê pistas sobre o seu animal (p. ex.: “Meu animal vive no mar...”, Meu animal voa...”, “Meu animal põe ovos...”, Meu animal tem muitas pintas...”, etc.
- Caso ninguém tenha adivinhado ainda, tente desenhar o seu animal no papel.

05. Distribuir máscaras de animais para colorir e brincar (ver desenhos - máscaras)

06. Encerramento: Prece final

Um comentário:

  1. Boa Tarde Simone!
    Gostei muito do site, me ajudou bastante em uma aula que estou montado. Muito obrigado por sua cooperação tão eficaz.
    Um grande abraço, que nosso Amado Mestre Jesus te abençõe.

    ResponderExcluir