11 de agosto de 2008

Aula - O Passe

PLANO DE AULA

O PASSE

Objetivo: A criança deverá identificar o que seja um passe, suas características, para ir iniciando um discernimento quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.

01. Prece

02. Canções para harmonizar

03. Propor o Jogo do aquário: o tema da aula vai ser dado pelo evangelizador e após o término da exposição do tema inicia-se o jogo.

04. Desenvolvimento e incentivo inicial:

Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.

Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...

E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).

Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista transmite energias que ele recebe do mundo espiritual. (Apresentar aos evangelizando gravuras).

Veja as figuras acima: Em nosso perispírito (corpo fluídico) ficam registrado muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins. As ruins nos fazem ficar doentes, são aqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor. Quando recebemos o passe, todos os sentimentos ruins que temos na alma dispersam, é como estarmos vestidos com uma roupa muito suja e tomar banho e vestir roupa limpa. Assim é o passe, tomamos um banho de luzinhas que saem das mãos do passista que retira toda a sujeirinha (sentimentos e pensamentos ruins).

O passe ele ajuda nos equilibrar nosso organismo e nossas emoções. Mas se quisermos a nos sentir bem por muito tempo, devemos manter a harmonia interior, através de pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão. Afinal, os espíritos podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O companheiro saudável ou passista cede energias dele e dos espíritos para o doente. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Para o passista (aplicador do passe) é uma oportunidade de trabalho. Quando o passista aplica o passe ele está em pre
ce e seus pensamentos são elevados,pensamentos de amor.
Ele deve ter o desejo de ajudar sinceramente, confiar em Deus e estar sereno. Para conseguir isso: ele ora. Assim procedendo, o passista liga-se ao plano espiritual para poder captar as melhores energias possíveis e transmiti-las as pessoas que recebem o passe.

Existem três tipos de passe:

1. O magnético, o passista doa grande parte de sua energia com as espirituais.

2. O espiritual, a energia transmitida através do passista é feita em grande parte pelos Espíritos.

3. O humano-espiritual é utilizada mista, a energia do encarnado com a dos Espíritos, e é o passe mais comum.

O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus efetuava passes quando curava impondo as mãos sobre os doentes. A mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.

05. JOGO DO AQUÁRIO

Objetivo: Fixação de conteúdos.

Tema: O Passe

Como Fazer: Fichas em forma de peixes (10 ao todo). Aquários com espaço para 10 peixes. Vinte peixinhos de cartolina.

Como Jogar: Joga-se em até 5 participantes. Cada um na sua vez sorteia uma ficha. Para perguntas respondidas corretamente, se pega 2 peixinhos (se errar devolve 2 peixinhos). O objetivo do jogo é completar os 10 peixes da cartela.

MODELOS






QUESTIONÁRIO

1. O que é passe? Transmissão de energia e fluidos.

2. A transmissão de energia é feita de quem para quem? A transmissão de energia é feita de uma pessoa encarnada auxiliada magneticamente por um espírito para a pessoa necessitada.

3. Qual a importância do passe? Quando recebemos passe, os fluidos e energias radiadas pelas mãos do passista nos ajudam a equilibrar a saúde física e espiritual.

4. Quando devo tomar passe? Ele é o remédio ideal para a mente. Devo tomar quando Há necessidade, como exemplo se estou doente ou muito triste e desanimado.

5. Que acontece quando recebo o passe? Ele nos ajuda a equilibrar nosso organismo e emoções, nos fortalece o espírito nos dando coragem e nos harmonizando.

6. Se eu estiver doente e receber o passe preciso de médico? O Passe é um tipo de remédio que ajuda nosso organismo, mas necessitamos de tratamento médico também.

7. Só os espíritas aplicam passe? Não o passe ou a transmissão de fluidos é utilizado por nós mesmos ou outras crenças, exemplo temos da mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, dos evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais.

8. Todos podem dar passe? O Passe, assim como a comunicação mediúnica, não é exclusivo dos espíritas: qualquer um, independente de sexo, ou religião, pode aplicar ou receber um passe. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Para o passista (aplicador do passe) é uma oportunidade de trabalho.

06. Atividade escrita.

07. Prece final.

5 comentários:

Fernanda disse...

Simone, agradeço pela ótima ideia. Às vezes, esclarecer nossas crianças sobre a importância do passe é díficil. No entanto, sua didática de utilizar elementos concretos relacionados com a questão da doença do corpo físico é excelente. A criança precisa do concreto.
Estava pesquisando justamente sobre o assunto e sua dica vai me ajudar bastante.
Valeu!!!
Um abraço,
Fernanda
PS.: Aproveito a oportunidade para convidá-la a acessar nosso BLOG, quando você puder: http://dimensoes-espiritismo.blogspot.com/

Armau disse...

Boa tarde, companheira.
Gostei de sua aula sobre o passe, vou aplica-la ás nossas crianças.

Roberto
Casa Espírita Fco. Assis
Uberaba MG
armau@terra.com.br

Anônimo disse...

Muito obrigada por compartilhar suas idéias com outras evangelizadoras. Belo trabalho! :)

Patrícia de Oliveira Simões disse...

Vim te visitar para buscar inspiração pra minha aulinha de passe. Adorei! Obrigada!

Anônimo disse...

Querida companheira, amei sua aula e me será muito proveitosa. Nossas crianças certamente gostarão, está bem apropriada para eles.
Grande abraço e que Deus te abençoe por tão nobre e amorosa iniciativa!