11 de agosto de 2008

Aula - O Passe

PLANO DE AULA

O PASSE

Objetivo: A criança deverá identificar o que seja um passe, suas características, para ir iniciando um discernimento quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.

01. Prece

02. Canções para harmonizar

03. Propor o Jogo do aquário: o tema da aula vai ser dado pelo evangelizador e após o término da exposição do tema inicia-se o jogo.

04. Desenvolvimento e incentivo inicial:

Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.

Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...

E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).

Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista transmite energias que ele recebe do mundo espiritual. (Apresentar aos evangelizando gravuras).

Veja as figuras acima: Em nosso perispírito (corpo fluídico) ficam registrado muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins. As ruins nos fazem ficar doentes, são aqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor. Quando recebemos o passe, todos os sentimentos ruins que temos na alma dispersam, é como estarmos vestidos com uma roupa muito suja e tomar banho e vestir roupa limpa. Assim é o passe, tomamos um banho de luzinhas que saem das mãos do passista que retira toda a sujeirinha (sentimentos e pensamentos ruins).

O passe ele ajuda nos equilibrar nosso organismo e nossas emoções. Mas se quisermos a nos sentir bem por muito tempo, devemos manter a harmonia interior, através de pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão. Afinal, os espíritos podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O companheiro saudável ou passista cede energias dele e dos espíritos para o doente. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Para o passista (aplicador do passe) é uma oportunidade de trabalho. Quando o passista aplica o passe ele está em pre
ce e seus pensamentos são elevados,pensamentos de amor.
Ele deve ter o desejo de ajudar sinceramente, confiar em Deus e estar sereno. Para conseguir isso: ele ora. Assim procedendo, o passista liga-se ao plano espiritual para poder captar as melhores energias possíveis e transmiti-las as pessoas que recebem o passe.

Existem três tipos de passe:

1. O magnético, o passista doa grande parte de sua energia com as espirituais.

2. O espiritual, a energia transmitida através do passista é feita em grande parte pelos Espíritos.

3. O humano-espiritual é utilizada mista, a energia do encarnado com a dos Espíritos, e é o passe mais comum.

O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus efetuava passes quando curava impondo as mãos sobre os doentes. A mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.

05. JOGO DO AQUÁRIO

Objetivo: Fixação de conteúdos.

Tema: O Passe

Como Fazer: Fichas em forma de peixes (10 ao todo). Aquários com espaço para 10 peixes. Vinte peixinhos de cartolina.

Como Jogar: Joga-se em até 5 participantes. Cada um na sua vez sorteia uma ficha. Para perguntas respondidas corretamente, se pega 2 peixinhos (se errar devolve 2 peixinhos). O objetivo do jogo é completar os 10 peixes da cartela.

MODELOS






QUESTIONÁRIO

1. O que é passe? Transmissão de energia e fluidos.

2. A transmissão de energia é feita de quem para quem? A transmissão de energia é feita de uma pessoa encarnada auxiliada magneticamente por um espírito para a pessoa necessitada.

3. Qual a importância do passe? Quando recebemos passe, os fluidos e energias radiadas pelas mãos do passista nos ajudam a equilibrar a saúde física e espiritual.

4. Quando devo tomar passe? Ele é o remédio ideal para a mente. Devo tomar quando Há necessidade, como exemplo se estou doente ou muito triste e desanimado.

5. Que acontece quando recebo o passe? Ele nos ajuda a equilibrar nosso organismo e emoções, nos fortalece o espírito nos dando coragem e nos harmonizando.

6. Se eu estiver doente e receber o passe preciso de médico? O Passe é um tipo de remédio que ajuda nosso organismo, mas necessitamos de tratamento médico também.

7. Só os espíritas aplicam passe? Não o passe ou a transmissão de fluidos é utilizado por nós mesmos ou outras crenças, exemplo temos da mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, dos evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais.

8. Todos podem dar passe? O Passe, assim como a comunicação mediúnica, não é exclusivo dos espíritas: qualquer um, independente de sexo, ou religião, pode aplicar ou receber um passe. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Para o passista (aplicador do passe) é uma oportunidade de trabalho.

06. Atividade escrita.

07. Prece final.

9 comentários:

  1. Simone, agradeço pela ótima ideia. Às vezes, esclarecer nossas crianças sobre a importância do passe é díficil. No entanto, sua didática de utilizar elementos concretos relacionados com a questão da doença do corpo físico é excelente. A criança precisa do concreto.
    Estava pesquisando justamente sobre o assunto e sua dica vai me ajudar bastante.
    Valeu!!!
    Um abraço,
    Fernanda
    PS.: Aproveito a oportunidade para convidá-la a acessar nosso BLOG, quando você puder: http://dimensoes-espiritismo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, companheira.
    Gostei de sua aula sobre o passe, vou aplica-la ás nossas crianças.

    Roberto
    Casa Espírita Fco. Assis
    Uberaba MG
    armau@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por compartilhar suas idéias com outras evangelizadoras. Belo trabalho! :)

    ResponderExcluir
  4. Vim te visitar para buscar inspiração pra minha aulinha de passe. Adorei! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Querida companheira, amei sua aula e me será muito proveitosa. Nossas crianças certamente gostarão, está bem apropriada para eles.
    Grande abraço e que Deus te abençoe por tão nobre e amorosa iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Essa aula me ajudou muito.

    Obrigada,

    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. Essas ideias me ajudarão muito! gratidão!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, amei a sua ideia para explanar sobre o passe. Bem simples e concreto, sem rodeios e muito esclarecedor. Muito agradecida por compartilhar. Bjs. Alessandra (Centro Espírita Paulo de Tarso)

    ResponderExcluir
  9. Olá
    A aula é maravilhosa, no entanto, uma dúvida. Retirar os peixinhos do aquário, ou seja, da água, não os faria morrer (pensando na vida real, óbvio)? Não creio ser um bom jogo para as crianças. Abraços fraternos, Claudia.

    ResponderExcluir