19 de outubro de 2009

História - A salada (Lei de igualdade)

História
A Salada
(Lei de igualdade)

Lena é esta garotinha simpática que vocês estão vendo, com laço de fita nos cabelos, brincando com sua amiguinha Tita.
Tita é filha da senhora que, há muitos anos, faz faxina na casa de Lena, e ela tem três irmãozinhos, diferentes de Lena, que é filha única.

Como é bem difícil sustentar uma família grande, a mamãe de Lena sempre ajuda a mamãe de Tita, dando algumas roupas para as crianças, material escolar, e a própria Tita aproveita alguns vestidos que a Lena, por algum motivo, não usa mais.

alvez o fato de Tita ser pobre, ou quem sabe por não ter uma aparência tão bonita quanto a de Lena, esta, embora seja sua amiga, a trata com ares de superioridade. Em todas as brincadeiras, a parte de Tita é sempre a mais pesada; Lena sempre é a chefe, a quem manda, a princesa...

A mamãe de Lena, observando que sua filha não tratava Tita com igualdade, com fraternidade, ficou preocupada. Ela não queria que Lena crescesse com preconceitos.

Quem sabe o que é preconceito? É, por exemplo, quando julgamos as pessoas pela aparência, pela cor, pela religião, etc, achando que só os bonitos, bem vestidos, branquinhos, ricos, são bons, são educados. E isto é muito errado!... E, é claro, que a mamãe de Lena não queria que sua filha fosse uma pessoa preconceituosa. Resolveu, então, fazer uma coisa... Que será que a mamãe de Lena fez?

Um dia, chamou à cozinha as duas meninas, que estavam brincando no quarto de Lena.
- Crianças – disse ela – sei que vocês gostam muito de salada de fruta com sorvete, não é?
- Oba, mãe, você vai dar salada com sorvete pra gente? – gritou Lena. Eu quero o meu potinho bem cheio, e o que sobrar pode dar para a Tita. Mamãe olhou muito séria para Lena. Vocês sabem por quê?

- Calma, calma – continuou mamãe – se querem salada de fruta têm que me ajudar a fazê-la!
- Nós ajudamos, mamãe – falou Lena – enquanto eu apanho a saladeira, a Tita pega as frutas e vai descascá-las. E vai jogar as cascas no lixo direitinho, viu Tita?
Mais uma vez, mamãe olhou muito séria para Lena. Sabem por quê?
- As duas vão pegar os potes e lavá-los. Eu descasco e corto as frutas, pois mexer com facas é perigoso.
Tendo lavado logo os potinhos, as meninas foram ver a mamãe preparar a salada.



- Uai, mãe, por que você só está cortando maçã? - falou Lena. E as outras frutas? - Engraçado, minha filha, eu pensei que você só desse importância ao que fosse
bonito, caro...
- Mas, mãe, salada de uma fruta só?...
- Veja: as bananas têm amassadinhos; as uvas são daquelas pretinhas, bem
pequenas; o mamão está com uma cara engraçada, meio torto...
- Mas são gostosos, mãe!... A gente tira os amassadinhos; as uvas pretinhas são docinhas... E que importância tem o mamão estar torto, se ele estiver docinho – argumentou a menina.
- Que bom que você pensa assim, filhinha! Pelo jeito que você trata as pessoas que são diferentes de você, até cheguei a imaginar que julgava pela aparência... Realmente, no reino da pessoas, como no reino das frutas, existem diferenças, o que não quer dizer que a cor, o tamanho, a riqueza, possam fazer melhor ou pior...

Lena imediatamente compreendeu que mamãe falava de Tita, e para provar que
aprendera a lição, abraçando a amiguinha, falou:
- Mamãe, vamos fazer a salada com todas as frutas. Depois você dividirá a salada e o sorvete em partes iguais para Tita e para mim! .

Fonte: apostila da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora (AME-JF)
Desenhos: Simone Anastácio

Aula - Lei de Igualdade

PLANO DE AULA

LEI DE IGUALDADE

OBJETIVO: Conscientizar os evangelizandos que, perante Deus, somos todos iguais, filhos do mesmo Pai e irmãos. Despertar para os verdadeiros valores da vida.
HARMONIZAÇÃO COM MÚSICAS
PRECE INICIAL

PRIMEIRO MOMENTO: Contar a história: A Salada (Sem comentar sobre o tema a ser dado).
SEGUNDO MOMENTO:
MOTIVAÇÃO:
1 – Após a história pedir para que digam - baseados na história - qual será o tema da aula de hoje? (tempo para pensarem).
2 –
a) Pedir a cada evangelizador para se descrever (altura, tom de pele, cor dos olhos alto/baixo, gordo, magro etc.)
b) Pedir que eles analisem as diferenças entre os evangelizadores da classe.
Explicar: Essas diferenças físicas entre nós (evangelizadores) constituem a nossa identificação.
Essas exterioridades significam que eu sou melhor que ele ou ele melhor que eu?(sim, não, por quê? Explorar)
SEGUNDO MOMENTO:
DESENVOLVIMENTO:
a) Pedir para as outras crianças que digam quais são as diferenças entre elas.
Provavelmente elas só dirão diferenças físicas.
Peça que diferenciem outras características além das físicas, como idade, gostos, etc.
Obs.: Ficar atento ao que pode surgir como comparações desagradáveis.
b) Peça agora para dizerem o que há de igual entre elas. Escute as respostas e esclareça se necessário.
GANCHO: No entanto, há alguém que vê a todos nós de uma forma só: Deus. Diante de Deus somos todos iguais. É o que a gente chama de Lei da Igualdade.
c) Perguntar: Mas o que será que isso quer dizer? Será que Deus nos vê todos do mesmo tamanho, da mesma cor de pele, olhos e cabelos?
Responder: Não é bem assim.
Explicar: Apesar de que Deus não se importa nem um pouco com quem é branco ou negro, rico ou pobre, alto ou baixo homem ou mulher, Ele sabe dessas diferenças.
Sermos iguais diante de Deus quer dizer que Deus nos ama igualmente, sejamos pobres ou ricos, brancos ou negros, altos ou baixos, ou ainda, bons ou maus.
Todos teremos o mesmo destino: a evolução e a felicidade plena.
Todos tivemos o mesmo começo: simples e ignorantes.
Estamos sujeitos à mesmas leis da natureza.
Nascemos, crescemos e morremos.
Somos espíritos em caminhada de evolução.
Temos qualidades e defeitos.
Entre muitas outras semelhanças.
d) Perguntar: E por que na Terra existem homens ricos e pobres?
Responder: Por dois motivos:
1. Por causa das diferenças das capacidades (talentos) e pelo empenho pessoal durante a vida.
2. Porque Deus dá provas diferentes a homens diferentes na reencarnação:
· Na riqueza, o homem tem que suportar não fazer todo o mal que o dinheiro lhe permite realizar.
· Na pobreza, o homem passa pelas dificuldades da escassez da matéria (alimentação, vestuário, etc.), devendo suportar sem queixas, resignado.
Comentar: As diferenças que existem entre os homens na Terra, são conseqüência exclusiva de sua sociedade injusta. Deus, na sua infinita sabedoria, usa isso para fazer o bem.
As pessoas são diferentes nos corpos, roupas, costumes, línguas, sexo, brinquedos... Em suas necessidades (materiais e emocionais), sentimentos, direitos, inteligência...
Temos vidas e pensamentos diferentes, mas somos iguais em muitas coisas, não é mesmo? Muito bem, pois nós somos Espíritos. Vocês acham que os Espíritos são diferentes, antes de viver na Terra? No que eles são diferentes? São diferentes, pois não têm corpos e uma vida na Terra (os espíritos vivem no mundo espiritual). E no que eles são iguais? Essencialmente somos seres iguais, pois Deus nos criou iguais, mas somos nós que fazemos escolhas diferentes e seguimos caminhos diferentes. Se Deus criasse um Espírito para ser príncipe e outro para ser pobre, ele não seria justo com estas duas criaturas. O que ele faz é nos criar iguais e nos dar o direito de escolher, colhendo aquilo que plantamos numa mesma existência ou em várias (lembrar aula reencarnação e lei de causa e efeito).
TERCEIRO MOMENTO: ATIVIDADE: Jogo dos 10 erros, caça palavras.
PRECE FINAL
ATIVIDADES:


Aula - Familia

PLANO DE AULA
FAMILIA

Objetivo: Despertar na criança a compreensão de que é no lar, junto do grupo familiar que encontramos a ajuda que necessitamos para nosso crescimento espiritual.
Harmonização com música
Prece Inicial

Primeiro momento: Diálogo
Pedir aos evangelizandos que falem sobre sua família (quantas pessoas são; se tem irmãos e irmãs; se mãe e pai trabalham; tem bichinhos de estimação, etc).
Segundo momento: Exposição do tema (usei gravuras e cartazes)
O que é família? (fixar no quadro o desenho de uma casa)
Família é reunião de duas ou mais pessoas que se unem para se ajudar e evoluírem juntas.

Deus nos coloca na vida em família para que, na posição de pais e filhos, possamos nos ajudar.
Como uma é formada uma família? (fixar o desenho de uma família)
De pai, mãe, irmãos e irmãs consangüíneos ou adotivos, avós, tios, primos, etc.
O lar é o local onde começa nossa missão no mundo, são entre as paredes de nossa casa, juntos de nossos pais e irmãos que preparamo-nos para a vida.


Quando reencarnamos, encontramos no lar não apenas o teto que nos abriga, mas a escola que nos orienta.

É no lar que aprendemos as primeiras lições do amor, paciência, compreensão, perdão, etc.
É com nossos familiares (pai, mãe, irmãos, avós, etc.) que vamos exercitar as
lições do amor e estendê-los aos outros ou praticar.
É com nossos familiares (pai, mãe, irmãos, avós, etc.) que vamos exercitar as lições do amor e estendê-los aos outros ou praticar.
Quando Jesus nos recomenda amar ao próximo como a si mesmos, Ele queria nos ensinar que é amando a nossa família que vamos aprender a amar o próximo até a humanidade.

A família representa ainda o ponto de reencontro com pessoas queridas (de outras vidas), ou aqueles que prejudicamos e que no plano espiritual pedimos novo convívio com eles na posição de pai, mãe, filhos, irmãos, etc.
O melhor meio de amar a família que nos acolhe está na harmonização com os nossos familiares e na cooperação permanente com todos.

Há sentimentos que devem estar presentes nos corações das pessoas da família. Quais são? (escrever no quadro – exemplo: paciência, amizade, paz, carinho, bom humor, perdão, compreensão, união, respeito, caridade, amor, tolerância, alegria).

Encontramos familiares pelos quais sentimos afinidade (gostamos) outros não, mas é para podermos desenvolver o amor e a compreensão, portanto devemos nos esforçar para tentarmos ser cada vez mais amigos deles.
Isto exige esforço e perseverança de nossa parte. Podemos começar a desenvolver o amor, nesse caso, respeitando, tratando bem e não desejando mal a quem não gostamos.


Jesus fez uma pergunta para algumas pessoas, foi assim: Um dia, quando ensinava na casa de Pedro, a mãezinha de Jesus pediu para alguém chamá-lo e Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
Mas, o que Jesus quis dizer com isso? Ele estava negando sua família?
Meus amiguinhos, Jesus não perdia oportunidade para ensinar, Ele apenas aproveitou o momento chegado da sua família corporal para ensinar que existe a família corporal e a família espiritual.


O que é família corporal e a família espiritual? A família corporal é a qual estamos unidos pelos laços de sangue (pai, mãe, irmãos, etc.). A família espiritual é aquela a que estamos unidos por laços de afetos (amigos, vizinhos, professores ou pessoas que convivemos).

Terceiro momento: dar exemplos de laços corporais e espirituais para que eles identifiquem.
1 - Duas vizinhas que têm uma amizade muito grande, se ajudam e estão sempre uma apoiando a outra nas dificuldades que surgem. (Laços espirituais)
2 - Dois irmãos que brigam muito. (Laços corporais, pois são da mesma família. Podem vir a desenvolverem laços espirituais fortalecendo uma verdadeira amizade).
3 - Duas irmãs que se dão bem, se ajudam, gostam da companhia uma da outra, tem uma amizade muito legal. (Laços corporais e laços espirituais).
Quarto momento: Atividade final: Tela de cinema – distribuir a TV (feita de cartolina) e a tirinha para desenharem a história de sua família. Usei palito de churrasco para enrolar a tirinha.
Depois é só brincar!
Prece Final
TELA DE CINEMA

*O desenho acima foi feito por mim, inspirei-me conforme abaixo.

18 de outubro de 2009

Aula - Autoconhecimento

PLANO DE AULA


Autoconhecimento

Objetivo: Realizar o esforço do autoconhecimento necessário à progressiva melhoria do ser ou de sua reforma intima.

Idade sugerida: 11 anos
Bibliografia: “Os três inimigos” do livro “Desperte e seja feliz” – Joana D’Angêlis; “Explicações do Mestre” do livro: Jesus no lar – cap. 3; Livro dos Espíritos.
1. Harmonização Inicial
2. Distribuir o texto: “Explicações do Mestre” do livro: Jesus no lar – cap. 3 (relembrando a aula Reforma íntima).

Explicações do Mestre
Em plena conversação edificante, Sara a esposa de Benjamim, o criador de cabras, ouvindo comentários do Mestre, nos doces entendimentos do de Cafarnaum, perguntou, de olhos fascinados pelas revelações novas:
- A idéia do Reino de Deus, em nossas vidas, é realmente sublime; todavia, como iniciar-me nela? Temos ouvido as pregações à beira do lago e sabemos que a Boa Nova aconselha, acima de tudo, o amor e o perdão... Eu desejaria ser fiel a semelhantes princípios, mas sinto-me presa a velhas normas. Não consigo desculpar os que me ofendem, não entendo uma vida em que troquemos nossas vantagens pelos interesses dos outros, sou apegada aos meus bens e ciumenta de tudo o que aceito como sendo propriedade minha.
A dama confessava-se com simplicidade, não obstante o sorriso desapontado de quem encontra obstáculos quase invencíveis.
- Para isso – comentou Pedro -, é indispensável a boa-vontade.
- Com a fé em Nosso Pai Celestial – aventurou a esposa de Simão - atravessaremos os tropeços mais duros.
Em todos os presentes transparecia ansiosa expectativa quanto ao pronunciamento do Senhor, que falou em seguida a longo silêncio:
- Sara, qual é o serviço fundamental de tua casa?
- É a criação de cabras - redargüiu a interpelada, curiosa.
- Como procedes para conservar o leite inalterado e puro no benefício doméstico? - Senhor, antes de qualquer providência, é imprescindível lavar, cautelosamente, o vaso em que ele será depositado. Se qualquer detrito ficar na ânfora, em breve todo o leite se toca de franco azedume e já não servirá para os serviços mais delicados.
Jesus sorriu e explanou:
- Assim é a revelação celeste no coração humano. Se não purificamos o vaso da alma, o conhecimento, não obstante superior, se confunde com as sujidades de nosso íntimo, como que se degenerando, reduzindo a proporção dos bens que poderíamos recolher. Em verdade, Moisés e os Profetas foram valorosos portadores de mensagens divinas, mas os descendentes do Povo Escolhido não purificaram suficientemente o receptáculo vivo do espírito para recebê-las. É por isto que os nossos contemporâneos são justos e injustos, crentes e incrédulo, bons e maus ao mesmo tempo. O leite puro dos esclarecimentos elevados penetra o coração como alimento novo, mas aí se mistura com a ferrugem do egoísmo velho. Do serviço renovador da alma restará então o vinagre da incompreensão, adiando o trabalho efetivo do Reino de Deus.
A pequena assembléia, na sala de Pedro, recebia a lição sublime e singela, comovidamente, sem qualquer interferência verbal.
O Mestre, porém, levantando-se com discrição e humildade, afagou os cabelo da senhora que o interpelara e conclui, generoso:
- O orvalho num lírio alvo é diamante celeste, mas, na poeira da estrada, é gota lamacenta. Não te esqueças desta verdade simples e clara da Natureza.
Após a leitura comentar o ensinamento contido na lição, levando-os a recordar a aula anterior – Renovação íntima.
3. Atividade Introdutória
3.1- Propor que formem subgrupos de 4 participantes. Cada subgrupo irá dispor de 5 a 8 minutos para, verbalmente, completar as seguintes frases:- O defeito que mais me prejudica é...- A qualidade que mais admiro nos outros é...
3.2- Após esse tempo o educador escreverá, no quadro, as respostas do grupo destacando as que mais se repetem.
4 - ATIVIDADES REFLEXIVAS
4.1- Dialogar com o grupo, tecendo breves comentários, respeitando as opiniões emitidas.
4.2- Narrar: os três inimigos. (A história serve apenas de fio condutor para que o conteúdo da reunião possa ser explorado. O importante será a reflexão sobre os três inimigos da alma humana).
OS TRÊS INIMIGOS
Certa vez, um rei, depois de observar bem o seu povo, convocou os nobres da corte e declarou que todo o seu reino estava ameaçado por três poderosos inimigos. Disse que esses inimigos eram terríveis. Deixavam tristeza e solidão onde havia coragem e alegria. E mais: que esses perseguidores cruéis não eram visíveis. O soberano entregou aos nobres, um documento que dizia o seguinte:
fig.01
O primeiro inimigo é como a noite em pleno dia. É uma nuvem escura que cobre o sol e envenena todos os seres.
fig.02
O segundo inimigo é como o mofo que tudo apodrece, destruindo a vida ao seu redor.
fig.03
O terceiro inimigo é como a faísca elétrica. Produz “relâmpagos e trovoadas”. Atinge os nervos e despedaça os ideais de vida.Os nobres ficaram assustados.
Passado um tempo, o rei chamou novamente seus principais nobres e ministros e perguntou-lhes se já haviam decifrado o documento.Todos estavam angustiados. Não tinham decifrado nada e não sabiam o que fazer. O reino seria invadido?Convocaram então um sábio. Era um homem simples que vivia longe do palácio. Os necessitados costumavam conversar com ele. Diziam que era muito bondoso, capaz de lidar com os mais difíceis segredos da alma humana.O sábio leu o documento e tranqüilamente respondeu: os três maiores inimigos do homem não estão fora de nós.
fig.04
O primeiro (Observar novamente o fig.01 colocando ao lado a palavra correspondente - fig.04), essa nuvem escura que cobre o sol, é a depressão. Se abrirmos a porta para ela nossa vida perde a cor. Ela começa com a tristeza, o desânimo e, se não cuidarmos, cresce mais e mais. A oração é o melhor remédio - aconselhou o sábio. Não a oração dita só com os lábios, mas a oração que nos faz sentir unidos a Deus, em profunda paz, mesmo que tudo seja difícil à nossa volta. Olhar o sol, agradecer a chuva, amar a vida são também meios para não deixarmos esse inimigo entrar.O segundo inimigo do coração humano, esse mofo que tudo apodrece, é a mágoa ou ressentimento. (Observar novamente o fig.02 e colocar a palavra correspondente) A mágoa é como o lixo e quem guarda mágoa está guardando lixo dentro de si. O lixo apodrece e a pessoa sente-se muito mal. Como combater esse inimigo? O remédio é praticar o perdão e o amor sem interesse, isto é, fazer todo bem possível por amor, como um dever espiritual que se cumpre, mas nada esperar de volta, nem a gratidão. Nada esperando receber, não se sofre, não se sente mágoa.Todos naquela sala, estavam em silêncio total ouvindo o sábio, que continuou...O terceiro inimigo, essa faísca elétrica que produz relâmpagos e trovoadas que atinge os nervos é a agressividade. (Observar novamente o fig.03 e colocar a palavra correspondente) A pessoa enraivecida não sabe o que diz, perde o raciocínio. Pode fazer coisas que vão prejudicá-la para o resto da vida. O que fazer então? Quando sentir que está ficando irritado, relaxar, respirar fundo, pensar que está em um lugar bonito, sentindo paz, como fazemos no final de nossas reuniões. É importante querer estar em estado de paz interior, não deixando perturbar-se pelas dificuldades do outro que o irrita.Quem agride está com a alma doente e não nos devemos contaminar com sua doença. Devemos nos preocupar com as nossas atitudes e não com as dos outros, perguntando a nós mesmos: “ – Eu agi bem? Eu fiz o melhor?” Quem vai responder é a nossa consciência.Os nobres finalmente entenderam os perigos que ameaçavam o povo e a partir desse dia resolveram que precisavam aprender mais com o sábio a conhecer melhor a si mesmos e aos outros.
(baseado no capítulo “os três inimigos”, do livro “desperte e seja feliz”, de joanna de ângelis.)

4.3- Através do diálogo, esclarecer que, para os “inimigos da alma” não crescerem em nós, dominando e prejudicando, devemos fazer pequenos exercícios, como por exemplo: Diariamente estabelecer um objetivo simples a ser alcançado durante 30 minutos:- Não falar, nem pensar mal de ninguém.- Não ter ciúme do colega que foi elogiado...- Não sentir revolta quando o dinheiro acaba, etc.No final do dia verificar se o objetivo foi alcançado. Aumentar o tempo gradativamente, assim como os objetivos.
4.4- A questão 919 do livro dos Espíritos, refere-se ao meio mais eficaz de nós melhorarmos fazendo assim:
- Ao fim do dia interrogue sua consciência, passa em revista o que fizera e pergunte a si mesmo se não faltara algum dever, se ninguém tem motivo para queixar-se de você.
Fazendo assim chegará a se conhecer e a ver o que em você precisa de reforma.
4. 5- Concluir que o autoconhecimento é indispensável ao nosso progresso e será alcançado através da:
a- identificação das nossas dificuldades e sentimentos.
b- vontade de querer mudar.
5 - ATIVIDADE
5.1- Dividir em três subgrupos. Pedir que montem três cartazes, através de recorte - colagem. Cada um terá como tema a vitória sobre um dos três inimigos da alma citados na narrativa. O importante é apresentar figuras de pessoas que sugiram atitudes de quem já venceu essas emoções negativas.
5.2- Apresentação dos trabalhos pelo grupo.
Prece Final
*Conteúdo (mofificado) retirado do grupo: "Pelos caminhos da evangelização" de Alice Lirio

16 de outubro de 2009

Aula - Reforma intima

PLANO DE AULA


REFORMA ÍNTIMA
(Idade sugerida: acima de 12 anos)

Objetivo: Levar os evangelizandos à conclusão que a única maneira de nos unirmos a Deus é com a auto-reforma e essa mudança deverá vir de dentro para fora. E para isso devemos aproveitar as oportunidades presentes para apressar nossa evolução, pois amanhã, talvez não haja mais tempo

Bibliografia:
§ Site:
http://www.momento.com.br
§ Site da Vera Stefanelo
§ Livro: Fonte Viva, págs. 163, 247, 377;
§ Mateus 13: 24-30
§ Livro: Manual prático do Espírita de Ney P.Peres

Prece inicial

Harmonização com músicas – Convidar os evangelizandos a cantarem: Reforma íntima de Clésio Tapety

Música: Reforma intima – Clésio tapety
Educar os sentimentos
Conquistar fortaleza moral
Bom combate, auto conhecimento
E mudança de atitudes

Nós devemos trabalhar
Para transformar o nosso coração
Vamos tentar
Nós devemos trabalhar
Para transformar o nosso coração

E deixar brotar
Só o amor
Transformar pedras em construção
Transformar espinho em flor
Eliminar vícios e defeitos
Conquistar só virtudes
(Refrão)


1. Desenvolvimento do sub-tema:
· Como fica uma casa quando se está fazendo uma reforma? Desarrumada, muita sujeira e pó, e pode fazer-nos sentir muito mal.
· Por que fazemos uma reforma na casa?(pode significar por que ela esteja ruim e precise reformá-la ou simplesmente necessite melhorá-la, ampliá-la, torná-la mais confortável)
. Quando é necessário uma reforma na casa? (quando ela está em mal estado; é a pintura que está começando a descascar ou se encontra desbotada; descobrimos que precisamos substituir o piso, uma parede, um pedaço do teto; algumas telhas quebradas ou consertar as calhas, etc.)
. Existem outras coisas que podemos reformar? ( escutar as respostas, até chegar “em nós”)
. Podemos sim fazer reforma exterior e interior, como seria a exterior? (mudar a cor do cabelo ou mudar o corte; lipoaspiração; plástica; roupas novas, etc.)
· E o que é fazer uma reforma interior em nós? (É a transformação, mudança no pensar, sentir e agir ou seja, transformar sentimentos inferiores que existe em nós)
. Por que fazer? Para nos libertarmos das imperfeições, procurando melhorar, aprimorar nosso Espírito nos aproximando da perfeição.
. Para quê fazê-la? Para transformar moralmente a nós mesmos e a partir dessa transformação, toda a Humanidade.
· Para fazer essa reforma que deveremos fazer? (Analisar a nossa forma de ser, de pensar e de agir e nos dispor a mudar para melhor; vigiando e orando, estudando o Evangelho e com o apoio do Plano Espiritual conseguiremos remover as dificuldades naturais, transpondo nossas barreiras.).
· Como é feita essa reforma? ( Primeiramente dentro de nós, depois em todos os campos de nossa existência (na escola, no trabalho, na família, com amigos e inimigos). As nossas ações influenciam e muda o meio em que vivemos e as pessoas que nos relacionamos.
. Quando fazer? Agora e já. O tempo passa e não há mais o que esperar

2 . Reflexões (Ler e comentar o texto)
O termo Reforma Intima nas pessoas dá a idéia de que tudo em si está errado e necessita ser reformulado. Mas, se analisarmos a nossa forma de ser, de pensar e de agir, vamos descobrir que temos defeitos sim (muitos), entretanto, também temos virtudes.
Os defeitos são aqueles sentimentos dos quais devemos nos libertar, naturalmente, pouco a pouco. Assim como a reforma de uma casa visa certas condições como, por exemplo, financeiras e não se faz de um dia para o outro, assim em nós, tempo, esforço, atenção é do que precisamos para nos liberar de pequenos e grandes defeitos.
É o ciúme que teima em aparecer, a impaciência que nos faz explodir por quase nada, o egoísmo falando mais alto.
Toda transformação interior tem a ver com esforço e renúncia, desejo em melhorar-se, força de vontade, e para isso é preciso que mudemos hábitos, pensamentos e atitudes.
Essa transformação interior começa em nossos sentimentos, devemos estar atentos ao que pensamos e logo sentimos. E para isso, vamos olhar para dentro de nós, verificarmos alguns vícios, ou seja, os vícios da alma que são os sentimentos inferiores, sentimentos esses que trazemos de experiências passadas e também os adquiridos nessa vida e que devemos renovar com bons sentimentos, as virtudes.
O que são as virtudes? É o conjunto dos sentimentos bons (paciência, perdão, tolerância, etc.), que devemos saturar nosso Espírito para assim extinguir os sentimentos inferiores (egoísmo, orgulho, mágoa, etc.)
E assim, com o desejo sincero da renovação interior, vamos trocando valores negativos por positivos.

3. Contar-lhes a Parábola do Joio e do Trigo – com o objetivo de levá-los a compreensão da necessidade de identificar os sentimentos bons e ruins para transformá-los.

A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
"O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas enquanto os homens dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Porém, quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos do dono do campo, disseram-lhe: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Pois donde vem o joio? Respondeu-lhes: Homem inimigo é quem fez isso. Os servos continuaram: Queres, então, que vamos arrancá-lo? Não, respondeu ele; para que não suceda, que, tirando o joio, arranqueis juntamente com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e no tempo da ceifa direis aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para os queimar, mas recolhei o trigo no meu celeiro".
(Mateus, 13: 24-30)

4. Reflexões sobre a parábola: Pedir a cooperação dos evangelizandos.
* O campo somos nós, a humanidade.
* O semeador é Jesus.
* O trigo a boa semente - esses são os sentimentos de amor, de paz, de caridade, perdão, amizade. E também é, a boa leitura, os filmes educativos, as aulas de evangelização. Tudo que induz os seres humanos ao caminho do bem e da felicidade.* O joio a má semente - São os sentimentos egoístas, de maldade, de materialismo.E também são as propagandas que induzem aos vícios e ao consumismo, os filmes violentos, as leituras que não trazem mensagem positiva, a ociosidade, as drogas, a violência, a fofoca, o crime. * O inimigo É todo o pensamento, sentimento, palavra e atitude que induz as almas ao crime, aos vícios, a violência, a fofoca.
*Porque não arrancar o joio antes do trigo crescer? O joio também significa as dificuldades, sofrimentos e privações que necessitamos ainda para crescer e que não podem ser “tiradas” de nosso caminho.
Conclusão: Essa parábola ensina que é encontrado em nós o sentimento do bem e do mal e, eles estão lado a lado crescendo, e é através da separação que identificaremos os sentimentos nos conhecendo melhor, e assim, não permitiremos o crescimento dos sentimentos ruins possibilitando nossa mudança intima.

5. Propor a dinâmica abaixo:

6. Propor a dinâmica abaixo:
RETRATO FALADO
IDADE: 11 anos em diante
Objetivos: Aprofundar a percepção de si mesmo; perceber as motivações que interferem nos pensamentos, sentimentos e ações.
Material: papel, lápis preto e de cor, borracha.
1. Colocar música suave e pedir pras crianças sentarem-se em círculo
2. Solicitar que desenhem na folha de papel uma figura humana de frente, da cabeça aos pés. Explicar que não se trata de obra de arte, mas sim um esboço de uma figura humana e nada mais. Depois, pedir pra que olhem para a figura, entrar em contato com ela, dar-lhe uma identidade, uma vida e um nome.
3. Pedir a todos que, juntos cada um no seu desenho, respondam por escrito às solicitações que lhe serão feitas:
è Saindo da cabeça do personagem, fazer um balão com três idéias que ninguém irá modificar;
è Saindo da boca, fazer um balão com uma frase que foi dita e da qual se arrependeu e outra frase que precisa ser dita e ainda não o foi;
è Do coração sair uma seta, indicando três amores. Chamar a atenção do grupo para o fato de que esses amores não precisa necessariamente ser alguém, podendo tratar-se de uma idéia, uma atividade, etc.;
è Na mão direita do personagem, escrever um sentimento que este tem disponível para oferecer;
è Na mão esquerda, escrever algo que ele tem necessidade de receber;
è No pé esquerdo, um sonho ou algo que deseje alcançar;
è No pé direito escrever os passos que precisa dar em relação a essa meta ou a esse sonho.
Quando terminarem o que foi solicitado, perguntar quais as semelhanças entre o personagem, e quem o construiu. E cada qual apresentará o personagem a todos os companheiros da sala.
Comentário: Ao fazer o retrato falado e lhe dar vida, cada criança irá refletindo sobre si mesma.
É uma atividade rica, prazerosa, leve e descontraída. Muitas crianças falarão mais profundamente de si mesmo fato que o evangelizador deve estar atento, no sentido de auxiliá-las nesse momento.
Esse mesmo esquema pode ser usado para falar das emoções, decisões, sentimentos, relacionamentos, etc.
Nos balões, saindo da cabeça, olhos, boca, ouvido, coração, braços e mãos, pernas e pés, podem conter o que o Evangelizador deseja propor.
Ex: da cabeça: pensamentos felizes – gerando bem estar; boca: palavras que ajudam que ensinam que auxiliam; as mãos: fazer o bem, ajudar o outro, etc.
Fonte: Projeto Memorial Pirajá/”Aprendendo a Ser e Conviver”/ Adaptado para a Evangelização.


PRECE FINAL

História - Atilia a lagarta (lei de igualdade)

História de atilia a lagarta
(Tema sugerido: lei de igualdade, preconceito)

Era uma vez uma lagarta, seu nome era Atília. Passava grande parte de sua vida no chão, olhando tristemente os pássaros a cortar os ares com leveza e beleza. Ficava indignada com sua vida e com sua forma feia, para se mover arrastava-se lentamente e com dificuldade, gostaria de ser como os pássaros no céu e se queixa com Deus, Como ele é injusto com ela!

Os pássaros notaram Atília, aquele bicho feio e rastejante no chão! Riam-se dela! Ah! Ah! Ah! Era muito feia, diziam engasgando de tanto rir.
Atília sofria muito com as risadas, o deboche. “Sou a mais desprezível das criaturas”, pensa. “Sou feia, condenada a rastejar pela Terra.”

Um dia, entretanto, subiu desgostosa até o alto de uma árvore e decidiu ficar lá até a morte. No entanto, ela não sabia, mas era a Natureza pedindo que subisse , os animais possuem um instinto que lhes diz o que devem fazer. E assim fez.

Com o tempo foi se formando um casulo em torno dela, confusa ela pensava: “ será que estou morrendo? Será que estou construindo o meu próprio túmulo ?”
Indignada com a vida que levou até então, reclama novamente com Deus: “Porque Senhor me fez assim, diferente e feia?”
Desesperada, tranca-se no casulo e aguarda o fim.

Alguns dias depois, sente que algo acontecera consigo, então se vê transformada com lindas asas coloridas! Ela é uma linda borboleta! Agora pode passear pelos céus, e ser admirada. Os pássaros do bosque se encantaram, algo maravilhoso acontecera! Atília se transformou na mais linda borboleta!
Atília surpreendeu-se com o sentido da vida e com os desígnios de Deus. Tudo se transforma e nada é sempre como aparenta.

FIM

4 de outubro de 2009

Aula - A Seara de Jesus



Objetivo: levar a compreensão do evangelizando a importância dos ensinos de Jesus em nossos corações.

Canções para harmonizar

Prece Inicial

Primeiro momento: Dialogar introduzindo o tema:

Meus amiguinhos, vamos falar sobre a seara de Jesus ou campo semeado por Jesus que é o coração de cada um de nós, a humanidade em que o Divino Mestre deixou plantada a sementinha de seus ensinamentos quando encarnado em nosso planeta.

Quando esteve encarnado entre nós Ele formou um grupo de doze amigos chamados apóstolos para ajudá-lo trazer a “semente” ou a mensagem que transformaria o coração do homem (o nosso coração). Que mensagem é essa? Amor – Amor é o resumo de toda sua mensagem ou ensinamento.
Vamos relembrar a parábola do semeador para saber como (em que grau) está o crescimento da semente da palavra de nosso Irmão Jesus em nosso coração?

Segundo momento:

PARÁBOLA DO SEMEADOR


Um semeador saiu a semear ou a plantar num campo. O semeador é aquele que planta as sementes.




Uma parte das sementes das sementes caiu à beira da estrada. Foi pisada pelos que passaram e os passarinhos comeram o restante.


Um punhado,caiu entre pedregulhos, nasceu, mas logo secou porque no meio das pedras não há terra para a raiz se aprofundar.


Outras cairão entre os espinhos. Os espinhos cresceram e afogaram as plantinhas.




E por fim, muitas caíram em terra boa, germinaram e cresceram. Deram muito trigo nessa boa terra.



Vou contar-lhes agora o sentido da história:



O semeador é Jesus.
O campo é o mundo. As sementes, são os ensinamentos. A boa ou má terra, são os corações das crianças ou das pessoas. Quem é Jesus? Jesus é o nosso mestre e Senhor. Nosso grande amigo, que nos ensina a sermos melhores.
O mundo em que vivemos, é o campo de ação, onde fazemos o nosso treinamento. É aqui que temos a nossa família encarnada: Pai, Mãe, irmãos e coleguinhas.
As sementinhas são os ensinamentos. Eis alguns O amor, a caridade, a justiça, a Fé, a verdade, o trabalho , e o conhecimento....

EXPLICAÇÃO


SEMENTE À BEIRA DO CAMINHO

As sementes que caíram à beira da estrada representam as crianças e as pessoas que não aprendem nada, não se interessam por nada. São aquelas crianças que todos estão falando, explicando, ensinando, aconselhando e pouco está valendo. Não prestam atenção. A professora ou a mamãe, diz, não suba no muro que você cai. Não é obedecida. Aí vem os pássaros e as levam ou os interesses materiais, o mal e as tira dos seus corações.


A SEMENTE EM SOLO ROCHOSO

São as crianças ou as pessoas que no momento do conselho ou da orientação parecem atentos e comportados, se empolgam ouvindo, porém logo em seguida, esquecem todo ensinamento todo conselho e voltam a desobediência. Querem se modificar, mas não encontram forças em si mesmos, se deixam levar pelos interesses.


AS SEMENTES ENTRE ESPINHOS

São as pessoas cujos corações não estão preparados ainda para recebê-las. São as pessoas EGOÍSTAS, pessoas que pensam só nelas. Mas, desejam possuir tanta coisas (vestuário, jóias, casa carro passeios, brinquedos e atenções...) e com essa maneira de pensar e de agir, sufocam as palavras de Jesus,por acharem os interesses do mundo mais importantes.
Essas crianças, cujos corações possuem o “solo” acima citado, deveriam começar por fazer pequenas tarefas, pequenas boas ações. Ex:ajudar a mãe em casa, ajudar um velhinho cego atravessar a rua, e outras atividades caridosas mais como aguar uma plantinha, Tratar um bichinho . Conhecer e por em pratica as palavras mágicas.(muito obrigado, dá licença, faz favor, bom dia etc.). Tudo isso vai fortalecendo a força de vontade e edificando no bem os corações. Serão no futuro, boa terra para receber as sementinhas de Jesus.


AS SEMENTES CAIDA EM BOA TERRA

Essa caiu finalmente em boa terra. Isto é em coração bem formado. São pessoas ou crianças que ouvem as boas palavras às compreendem e as põe em prática. São bem comportadas e de bom coração e bons sentimentos. Praticam a caridade, ajudam, dão bons exemplos e acabam por influenciarem outros que por sua vez, passam benéficas influencia aos demais. Isto é que quer dizer, 100 por 1. As crianças que assim procedem serão os grandes homens do futuro. Os grandes benfeitores da humanidade. Ex: Dr. Bezerra de Menezes, "falar algo sobre ele." Maria João de Deus, a grande protetora das crianças "falar algo sobre ela".
Terceiro momento: É muito importante que observemos como está essa sementinha que Jesus plantou, pois desde o primeiro dia que Jesus saiu ensinando e demonstrando a lei de amor com seus amigos, Ele espera que nós o sigamos e o ajudemos a semear o Amor.
Como se dá a semeadura? Como semear? Nós semeamos por pensamentos, palavras, gestos e ações. Se formos simpáticos, gentis, carinhosos, e estamos sempre prontos para ajudar quem precise de nós, estamos fazendo a boa semeadura. Mas, eis que muitos de nós “dormimos”, isto é, deixamos de “orar e vigiar”, ou permitimos que o erro cresça e ganhe raízes.
Na parábola do trigo e do joio que irei contar agora, Jesus nos fala e alerta sobre a necessidade de separar e vigiar nossos pensamentos afim de modificar e transformar nosso e outros corações.


Quarto momento:


PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO

Um semeador, durante todo o dia, semeou grãos de trigo no seu campo. Ao por do sol voltou para casa, cansado, mas, feliz por haver realizado sua missão de trabalho. Semeara trigo e estava contente porque aquele trigo seria, em breve, transformado em pão, para alimento de muita gente. Porém, esse homem tinha um inimigo que invejava suas plantações. O inimigo era mau e queria, a todo custo prejudicar as sementeiras do fazendeiro.

“Que farei?” — pensava o inimigo. E teve a idéia maldosa de semear pequenas pedras no campo de trigo; mas, poderiam ser retiradas e seu ódio não ficaria satisfeito. Resolveu, então, semear joio onde o trigo havia sido semeado. Foi esse o plano maldoso do inimigo do semeador. O joio é uma planta muito parecida com o trigo, mas, não serve para a alimentação do homem, podendo até envenená-lo. Eis porque o inimigo do fazendeiro quis fazer a mistura do joio com o trigo no campo, visando prejudicar a colheita e causar males aos que se alimentassem do produto daquele campo. O inimigo fez o que pensou. Durante a noite, enquanto o fazendeiro e seus trabalhadores dormiam, o homem maldoso entrou no campo e semeou joio no meio do trigal. Algum tempo depois, quando as espigas de trigo já surgiam no campo, apareceu também o joio. Então, os trabalhadores foram dizer ao fazendeiro o que haviam visto no campo:

— Senhor não semeou no campo somente boas sementes? Por que, então, está nascendo joio no trigal? O fazendeiro já havia descoberto tudo e respondeu aos servidores:

— Foi um inimigo que fez isso...

Os trabalhadores lhe perguntaram:

— Senhor, quer que vamos, agora mesmo, arrancar o joio? O senhor, porém, lhes respondeu com uma explicação:

— Não é possível fazer isso agora. Vocês sabem que o joio é muito parecido com o trigo. Se vocês quiserem arrancar o joio, que foi plantado junto com o bom grão, arrancarão também o trigo, pois as raizes de ambos muitas vezes se entrelaçam. Deixem que cresçam juntos o joio e o trigo. Na época da ceifa, eu direi aos ceifeiros que colham primeiro o joio e o atem em feixes para queimá-lo; e depois juntem o trigo no meu celeiro.

Quinto momento:

Quem é o Semeador? Jesus


O que é o campo? É a humanidade, nosso coração.


O que é a boa semente (TRIGO)? São as idéias verdadeiras, de amor, de paz, de caridade, perdão, amizade. A boa leitura, os filmes educativos, as aulas de evangelização. Tudo que induz os seres humanos ao caminho do bem e da felicidade.

O que é a semente má (JOIO)? São as idéias egoístas, de maldade, de materialismo. São as propagandas que induzem aos vícios e ao consumismo, os filmes violentos, as leituras que não trazem mensagem positiva, a ociosidade, as drogas, a violência, a fofoca, o crime.


Quem é o inimigo? É todo o pensamento, sentimento, palavra e atitude que induz as almas ao crime, aos vícios, a violência, a fofoca. São os Espíritos desencarnados e encarnados que praticam a maldade e induzem outros seres humanos ao caminha da infelicidade.


Por que o fazendeiro disse para deixar o trigo e o joio crescerem juntos e só arrancar (ceifar) o joio na época certa, antes do trigo? Deus sempre nos dá uma nova oportunidade de evoluir (através da reencarnação), de transformarmos nossos erros em virtudes. Nosso planeta esta passando de um mundo de provas e expiação para um mundo de regeneração. Quem não acompanhar a evolução do planeta não poderá mais reencarnar aqui, isto é, os que preferirem o caminho da maldade e da injustiça, serão separados dos se esforçarem e desejarem seguir o caminho do bem e da justiça.


Jesus precisa de nossa cooperação por menor que seja para auxiliar aqueles que estão ainda longe do bem. Que possamos todos ser o trigo, isto é, a boa semente, ajudando nossos irmãos e transformando nosso planeta em um mundo mais feliz.
Como podemos cooperar com Jesus na transformação do mundo?

Sexto momento: Confeccionar um Jornal Mural: “Como cooperar com Jesus na transformação do mundo.”


Prece final