15 de novembro de 2010

Aula - Providência Divina

PLANO DE AULA

A PROVIDÊNCIA DIVINA

Objetivo: As crianças identificarão Deus em toda a parte; perceberão que Deus a tudo prevê e provê desde as menores às maiores coisas; que Sua criação se estende por todo o Universo; que Ele sempre provê as necessidades de um filho através de outro filho; que todos os Seus filhos recebem-Lhe o amparo, desde que o busquem.
Canções para harmonizar
Prece Inicial
Primeiro momento:
Atividade dinâmica:

Objetivo: Mostrar que tudo está ligado no universo. Deus está ligado a nós por laços de amor e provendo nossas necessidades.
1. Música. Todos em silêncio observando.
2. O evangelizador enrola a ponta do barbante no dedo e joga o rolo para um dos evangelizando que fará o mesmo até formar uma rede de barbante no centro.
3. O evangelizador mexe com o dedo que prendeu o barbante e chama a atenção de todos para observarem que quando faz esse movimento, o dedo do evangelizando que está ligado ao seu, também mexe; todos devem fazer o mesmo.
Segundo momento:
Incentivação inicial: Diálogo.
Dizer as crianças que todas as religiões falam no amparo de Deus sobre Suas criaturas. Que também o Espiritismo ensina que todos nós recebemos os cuidados de nosso Pai Celestial e que a esse amparo dá-se o nome de Providência Divina.

Terceiro momento:
Desenvolvimento: Exposição dialogada.

O que é Providência Divina?
Entendemos por providência Segundo os dicionários, à solicitude, ao desvelo, à atenção de uma pessoa por outra pessoa ou por alguma coisa. É o caso, por exemplo, do carinho e da atenção que a mãe dedica a um filho seu, para que este, principalmente quando pequenino, possa ser atendido em todas as suas necessidades.
Em nos referindo a Deus, providência significa o cuidado, o desvelo que Ele dedica a tudo que criou.
E a essa ação de Deus no sentido de proporcionar amparo aos Seus filhos, provendo-lhes as necessidades, dá - se o nome de Providência Divina.
Pensem nos cuidados que seus pais tem com vocês. Assim e mais è nosso Pai Celeste conosco. Quando criou a terra, não deixou o mundo à sua própria sorte. Pelo contrário, Ele continua cuidando da vida dos seus filhos, cuidando da sua criação. Deus não é como um hábil relojoeiro que formou o mundo deu-lhe corda e deixa acabar essa corda lentamente até o fim; pelo contrário, Ele é o Pai amoroso que cuida daquilo que criou.
Como Deus provê as nossas necessidades? Seu cuidado abrange todas as necessidades, não somente as necessidades físicas, como também as espirituais.
Para atender nossas necessidades físicas, Deus criou a Natureza cujas belezas das estações (primavera, verão, inverno, outono), cada estação é de grande importância para a sobrevivência nossa na Terra. Por exemplo, o inverno: a chuva que cai molha, dá vida ás plantas e das plantas vem muitos alimentos e remédios, além de utilizarmos a madeira das árvores para fabricarem móveis proporcionando conforto as nossas vidas.
Enviou os animais, irmãozinhos mais inferiores a nós, para que nos ajudassem e que infelizmente cultuamos o hábito de alimentar da carne de alguns. Exemplo: o cavalo leva o homem para lugares muito distantes; a vaca dá o leite, a galinha os ovos, etc.
Lembrando Jesus: “Deus cuida das aves do céu e dos lírios do campo. (Mt 6.26-30; 10.29)”.
Em nossas necessidades morais, tendo em vista nossa grande dificuldade de eliminar sentimentos inferiores da alma, Deus cuidou de nos enviar Jesus como guia e modelo para seguirmos como modelo e através de suas palavras adquirirmos maior compreensão da verdadeira Lei Divina: o amor. Jesus é nosso irmão mais velho que traz um “recado muito importante” pra nós de nosso Pai.
Exemplos de Providência Divina
Existem muitos exemplos de amparo divino, como a Doutrina Espírita que é Providência Divina, ela cuida de nos orientar, dando continuidade aos ensinamentos de Jesus.
Nossa família mais um exemplo, nossos pais nunca nos deixam desamparados, temos sempre o cuidado, os conselhos e amor deles; Sem falar dos mensageiros, benfeitores, amigos espirituais, anjos da guarda que estão sempre orientando-nos na vida.
Outro exemplo são as vacinas, os remédios que existem para curar muitas as doenças que existem.
Acreditar na Providência Divina é extremamente importante para fortalecer nossa coragem e o desejo de seguir adiante. É sempre muito bom saber que não estamos sozinhos e que na caminhada em direção ao bem, ao progresso e à felicidade nunca nos faltará amparo e proteção.
Com esta certeza, sentimo-nos mais fortes e esperançosos, aprendemos a lidar com as dificuldades e desafios.
Deus é Pai atento (como nosso pai e mãe aqui na terra) que zela por todos nós e nos auxilia através de seus agentes (espíritos), até mesmo nos momentos mais despercebidos, nos instantes da prece, das mais diversas inspirações, no nosso dia-a-dia, enfim, em todos os nossos passos. Como o sol que nos aquece, Ele nos inspira e alimenta.
Deus nos dá a vida e os recursos para atendermos às nossas necessidades. Ele nos ampara e nos inspira, mas não trabalha por nós. Compete a nós a responsabilidade para com a nossa própria evolução e para com o progresso de toda a humanidade.

Atividade escrita: Montar o quebra-cabeça: Providência Divina.

Prece Final
ATIVIDADE QUEBRA-CABEÇA
PROVIDÊNCIA DIVINA

Um comentário:

  1. Obrigada pelas orientações para a aula. Estava perdida em como abordar o assunto com meus meninos.
    Ah!?! Obrigada também pela figura embaralhada. Vou imprimir para trabalhar com eles.
    Deus esteja com vocês.
    Bjks da Zappa

    ResponderExcluir