8 de maio de 2011

Aula - Resignação

AULA

RESIGNAÇÃO

OBJETIVO: Distinguir a atitude positiva de resignação diante do que não pode ser mudado, da atitude de acomodação do conformismo

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
- Apresentar a seguinte situação:
Joaquim e João são dois irmãos. A mamãe prometeu que, no domingo, toda a família ia fazer um passeio muito agradável. Eles poderiam tomar banho de mar, ir ao parque de diversões, andar no carrossel e fazer muitas brincadeiras. Os meninos esperavam felizes o dia de domingo. Na madrugada de domingo caiu um temporal muito forte. Pela manhã a chuva continuava e... não puderam fazer o tão sonhado passeio.

Apresentar o anexo 1 e dizer:
Joaquim reclamou, chorou, gritou de tristeza e raiva.
João também ficou triste, mas não reclamou, nem chorou, nem berrou. Ficou pensando como poderia divertir-se naquele dia de chuva, mesmo dentro de casa.


ATIVIDADE REFLEXIVA-
Pedir que as crianças, observando o anexo 1, respondam:
– Quem foi o mais inteligente? Por quê?
Explicar que João aceitou o que não podia mudar. O nome dessa qualidade que João tem é resignação. Resignação quer dizer aceitar com calma o que não pode ser mudado (no caso, a chuva). Mas o menino não deixou de pensar como poderia melhorar a situação. Assim devemos sempre fazer.

Narrar: O LIVRO DE PEDRINHO

Observação: Antes da reunião, o educador deve costurar pela margem esquerda as gravuras, já coloridas, fazendo um livro. Arrematar com fita crepe ou durex colorido.
- Explorar bem as gravuras, avaliando a compreensão do que é apresentado.
- Levar as crianças a refletir:

a- sobre situações que viveram e não gostaram.
b- se poderiam ou não ter mudado a situação.
c- como reagir: com calma ou com raiva.
- A partir das situações apresentadas pelas crianças, auxiliá-las a perceber qual a forma mais inteligente de agir, mantendo-se calmos diante do que não pode ser mudado.

ATIVIDADE CRIATIVA
1- Apresentar situações do cotidiano das crianças para que elas digam ou dramatizem o que fariam.
Exemplos:
a- Você ganhou este sorvete de casquinha (dar à criança um canudinho de papel na forma da casquinha). Se o sorvete cair no chão, você não poderá mais tomá-lo. O que você pode fazer para evitar que isso aconteça?
b- Você ganhou dois reais (dar duas notas de um real) mas gostaria de comprar um brinquedo que custa cinco reais. O dinheiro que você tem não dá para comprar o brinquedo que você quer. O que poderia fazer?
Observações: Estimular as crianças a indicarem mais de uma solução, para que sintam que há sempre caminhos para melhorar as situações.

O LIVRO DE PEDRINHO

Pedrinho já sabe ler.
Ele fez sete anos e ganhou um livro muito interessante da sua tia.
Todos os dias Pedrinho lê o livro para sua irmãzinha.
Vocês também vão conhecer o livro de Pedrinho.

Fig.1- Existem coisas de que eu gosto:
• Tomar sorvete.
• Brincar com meus amigos.
• Ler um bonito livro de história.
• Dar milho às galinhas.


Fig.2- Existem coisas de que eu não gosto:
• Ir para a escola num dia de chuva.
• Comer um prato cheio de berinjela.
• Ver a mamãe nervosa.
• Não comprar um brinquedo porque mamãe não tem dinheiro.


Fig.3- Das coisas de que eu não gosto, algumas eu não posso mudar:
• Mesmo com chuva, eu tenho de ir para a escola.
• Não comprar um brinquedo porque mamãe não tem dinheiro.


Fig.4- Das coisas de que eu não gosto, algumas eu posso mudar um pouco:
• Comer só um pouquinho de berinjela porque faz bem à saúde.
• Não desobedecer a mamãe e ela não ficará nervosa comigo.
Anexo 1- Quando eu não posso mudar uma situação, posso escolher:
• Gritar, como um menino bobo.
• Pensar numa boa solução, sem chorar, nem reclamar, como faz um menino inteligente e que sabe ser...

FONTE: EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL - LAR FABIANO DE CRISTO






Nenhum comentário:

Postar um comentário