Amor ao Próximo - Fé e Caridade
Objetivo:
- Observar que a caridade é a ação impulsionada por um sentimento de amor e por nós realizada em favor do próximo.
- Levar o evangelizando a entender que a caridade é uma virtude que pode ser praticada por todos, e que pode ser exercida no campo material e no campo moral.
- Compreender que a caridade não consiste só nas coisas materiais que distribuímos, mas, também, no amor, no tempo, no carinho, nas gentilezas, que dispensamos aos outros.
PREPARO DA SALA: Preparar a sala antes, enfeitando com balões, etc.
Sala: Enfeitar a sala como de uma festa: organizar as carteiras em círculo.
Material: Balao, papel crepom(pompom), balas. Caneta de quadro e apagador. Lápis de cor, canetinha, cola colorida, cola com gliter,anel, uma bolinha de papel.
1º momento: Chegada
Músicas alegres para harmonizar e prece inicial.
2º Momento: Explicação da festa
Mostro um desenho de menina vestida para ir para uma festa.
Dizer a eles: Esta é a Aninha. Ela vai a uma festa de um coleguinha da escola. Aninha é uma pessoa muito boa, procura ser amiga de todos e só fazer coisas boas, mas ela ainda tem muitas dúvidas...
E nós vamos a essa festa com a Aninha, nós vamos brincar e ajudar a Aninha a tirar suas dúvidas e de seus amigos.
3º Momento: História, brincadeiras e perguntas...
Continuar relatando: Quando a Aninha chegou na festa, a primeira brincadeira era a brincadeira de passar o anél.
Vamos brincar também?
Neste momento faço a brincadeira do anel (3 vezes), quem acertar com quem está o anel irá responder uma pergunta sobre o tema proposto, se acertar ganha um ponto.
*Quando Aninha estava brincando de passa anel, seu amigo Pedro ficou falando que a pessoa mais importante e boa do mundo era o Papai Noel, Aninha ficou pensando e não concordou com Pedro.
Quem é a pessoa mais importante e boa que nos ensinou muitas coisas? Esperar as respostas até que digam Jesus.
*Pedro pensou um pouco mas concordou com Aninha. Disse que Jesus nos ensinou muitas coisas boas e que realmente ele é a melhor pessoa do mundo. Mas Pedro ficou um pouco confuso porque ele achava que Deus e Jesus eram a mesma pessoa, Aninha também se confundiu mas ficou pensando...
O que Deus é nosso? O que Jesus é nosso?
*Pedro entendeu que Deus é nosso Pai que criou tudo e Jesus nosso irmão que veio nos ensinar muitas coisas.Pedro disse que mesmo sabendo que Jesus é muito bom e nos ajuda sempre ele tem medo de muita coisa, medo de escuro, medo de lagartixa, medo de machucar... E Aninha lhe disse para ele não ter medo, e que quando ele tivesse com medo...
O que devemos fazer quando ficamos com medo de alguma coisa?
Esperar que respondam, confiar em Deus, e orar pedindo para Jesus ajudar.
*Depois da brincadeira do passa anel, eles foram brincar de estatua.
Cantar uma música e num certo momento da música a evangelizadora para de cantar e diz: ESTÁTUA! Quem ganhar responde a pergunta, o ganhador não participa da rodada seguinte.
*Aninha nunca conseguia ganhar essa brincadeira, ela e sua amiga Júlia logo começaram a rir e foram esperar a próxima rodada. Júlia que estava ouvindo a conversa de Aninha e Pedro, Ficou curiosa e perguntou a Aninha qual era a maior das coisas que Jesus veio ensinar para a gente. Aninha pensou e...
Qual foi a maior coisa que Jesus ensinou a gente? (Amor)
*Ahhh! amar ao próximo... E Júlia continuou, o que é amar ao próximo? ( Esperar que se falem em caridade)
*Huumm... o que é esse negócio de caridade? (Ajudar alguém doando roupa, alimentos e remédios – CARIDADE MATERIAL, quanto moralmente , auxiliando com uma palavra amiga, sendo cordial e gentil,etc. – CARIDADE MORAL)
A terceira brincadeira foi batata quente. (explicar todas as regras)
*Quando Aninha estava jogando batata quente, o seu amigo Lucas que estava do seu lado, e estava ouvindo a conversa,lhe perguntou baixinho: Aninha, me dá um exemplo de caridade?
*Aninha também contou que no Centro que ela frequenta, tem muitas tarefas que ajudam a pessoas. Ela disse sobre a campanha do quilo, sobre a sopa, sobre o passe, sobre o atendimento fraterno, e Lucas perguntou para ela: quando voce for adulta vai querer fazer alguma tarefa? Qual?
*Lucas se interessou e disse que queria fazer caridade, mas que não tinha dinheiro, será que dá pra fazer? Como?
A quarta brincadeira era a brincadeira do morto vivo...
*Mas Aninha viu uma amiga, a Flávia, chorando e foi lá conversar com a amiga. Flávia estava chorando porque um menino da festa o Juan, tinha pisado no seu pé e estragado esmalte dos pés de Flávia. Flávia disse que não ia desculpar Juan... e aninha lhe deu um conselho....
Qual conselho voce daria para Flávia?
*Aninha disse que estava falando justamente de amor ao próximo com os amigos e que perdoar é amar e que Jesus tinha ensinado isso. Flávia então perguntou: Mas quantas vezes devemos perdoar? E aninha pensou e respondeu...
Quantas vezes devemos perdoar?
*Flávia disse que também gostava de Jesus e que ia procurar o Juan e perdoá-lo.Mas ficou com uma dúvida.. porque é bom perdoar? (Esperar que responda que nós também erramos na vida e que todo mundo erra e assim como nós queremos o perdão do outro, quando fazemos algo errado, o outro também merece o nosso perdão)
Quando Aninha olhou, seus amigos estavam indo para uma sala e ela e Flávia foram atrás. Eles estavam colorindo e colando, umas figuras bem legais!! Vamos fazer também?
FIM
Prece Final
* Essa aula foi elaborada carinhosamente por minha companheira de evangelização e amiga Rayanna. Uma aula que as crianças adoraram e participaram brincando.
Oi Simone, adorei sua aula. Comecei a auxiliar na evangelização de crianças entre 10 a 13 anos no inicio desse ano e estou adorando a experiência. Essa sua aula ficou Show, se me permitir gostaria de mostrá-la para a professora que auxilio, tenho certeza que ela vai amar!!
ResponderExcluirObrigada e que Deus continue te dando essas idéias maravilhosas para as aulas!!
Camila.
Olá, Simone! Muito interessante essa sua aula. Adorei essa forma de interação! Vou usá-la para meus alunos desse ano. Obrigada e continue com essas inspirações, que nos ajudam muito!!! Um grande abraço e que o Senhor a acompanhe sempre!
ResponderExcluirAdriana