DINÂMICA - RETRATO FALADO
Objetivos: Aprofundar a percepção de si mesmo; perceber as
motivações que interferem nos pensamentos, sentimentos e ações.
Material: papel, lápis preto e de cor, borracha.
1. Colocar música suave e pedir pras crianças sentarem-se em círculo
2. Solicitar que desenhe na folha de papel uma figura humana de frente, da cabeça aos pés. Explicar que não se trata de obra de arte, mas sim um esboço de uma figura humana e nada mais. Depois, pedir pra que olhem para a figura, entrar em contato com ela, dar-lhe uma identidade, uma vida e um nome.
3. Pedir a todos que, juntos cada um no seu desenho, respondam por escrito às solicitações que lhe serão feitas:
è Saindo da cabeça do personagem, fazer um balão
com três idéias que ninguém irá modificar;
è Saindo da boca, fazer um balão com uma frase que foi
dita e da qual se arrependeu e outra frase que precisa ser dita e ainda não o
foi;
è Do coração sair uma seta, indicando três amores.
Chamar a atenção do grupo para o fato de que esses amores não precisa
necessariamente ser alguém, podendo tratar-se de uma idéia, uma atividade,
etc.;
è Na mão direita do personagem, escrever um sentimento
que este tem disponível para oferecer;
è Na mão esquerda, escrever algo que ele tem necessidade
de receber;
è No pé esquerdo, um sonho ou algo que deseje alcançar;
è No pé direito escrever os passos que precisa dar em
relação a essa meta ou a esse sonho.
Quando terminarem o que foi solicitado, perguntar
quais as semelhanças entre o personagem, e quem o construiu. E cada qual
apresentará o personagem a todos os companheiros da sala. Comentário: Ao fazer o retrato falado e lhe dar vida, cada criança irá refletindo sobre si mesma.
É uma atividade rica, prazerosa, leve e descontraída. Muitas crianças falarão mais profundamente de si mesmo fato que o evangelizador deve estar atento, no sentido de auxiliá-las nesse momento.
Esse mesmo esquema pode ser usado para falar das emoções, decisões, sentimentos, relacionamentos, etc.
Nos balões, saindo da cabeça, olhos, boca, ouvido, coração, braços e mãos, pernas e pés, podem conter o que o Evangelizador deseja propor.
Ex: da cabeça: pensamentos felizes – gerando bem estar; boca: palavras que ajudam que ensinam que auxiliam; as mãos: fazer o bem, ajudar o outro, etc.
Fonte: Projeto Memorial Pirajá/Aprendendo a Ser e Conviver/ Adaptado para a Evangelização.
A Reforma Intima
OBJETIVO: todos sabem que o
caminho para a melhora é a reforma íntima e a Doutrina dos Espíritos, tirando
nossas dúvidas, convidando-nos ao conhecimento de nós mesmos, nos mostra os
caminhos que devemos seguir.
MATERIAL: a planta baixa de
arquitetura de uma casa e seus cômodos. Se você preferir, leve uma casa
desenhada e escreva o nome dos cômodos lado a lado, no quadro. Ou então, leve
fotos , retiradas de revistas, dos ambientes que serão trabalhados. (podem procurar
no Google, colocarei dois exemplos)
COMO APLICAR: Apresenta-se ao
grupo a planta básica de uma casa : garagem, varanda, sala, 2 quartos, cozinha,
banheiro, área de serviço e jardim. A idéia é promover uma grande reforma na
“casa” íntima de cada um, a partir dos questionamentos levantados e descobertas
do que se deve mexer. Sugere-se as mudanças a serem realizadas de acordo com o
cômodo:
GARAGEM – definir se o que
estamos deixando entrar e sair em nossa vivência cotidiana está em conformidade
com o mque acreditamos e queremos para nós e seguem os ensinamentos do Mestre e
sua Doutrina;
VARANDA – É o espaço que
antecede a entrada em nosso espaço íntimo; o que se deve fazer para manter o
que não é desejável do lado de fora;
SALA – É o primeiro
espaço interno; é onde aqueles que não são muito íntimos ficam, mas onde devem
ser bem recebidos e aconchegados;
QUARTO 1 – O quarto do
pensamento: como anda a arrumação de nossas idéias?
QUARTO 2 – O quarto do
coração: como anda a arrumação de nossos sentimentos?
COZINHA – É o local mais
aconchegante da casa, a fábrica das nossas idéias e sonhos, tem que estar bem
aparelhada para que produza com qualidade;
BANHEIRO – É o local onde
despachamos as coisas que não nos fazem bem, que não queremos mais conosco.
ÁREA de SERVIÇO – Estamos
utilizando a nossa capacidade de servir? Como? Pode melhorar?
JARDIM – o que estamos
fazendo pelo nosso planeta? como nossas ações individuais e coletivas
interferem? o que deve e pode ser mudado?
Você pode fazer o exercício em grupo ou individual.
Cada um vai sugerindo como alterar a sua planta ou a do grupo. O importante é
que tenhamos consciência do que podemos e do que queremos mudar.
Lixo mental
Antes de realizar a
dinâmica abaixo, o evangelizador, então, falará do lixo que temos “na cabeça”:
aqueles pensamentos que nos atrapalham, que nos fazem sentir mal, que nos fazem
infelizes e não deixam espaço pra coisas mais importantes, são resultados dos
nossos defeitos como a inveja, o egoísmo, orgulho, agressividade, irritação, mágoa,
e etc.
Os evangelizando serão
convidados a identificarem alguns desses pensamentos em si mesmos e escrevê-los
(ninguém vai ler para os outros), pedir que eles escrevam nos quadrados de
papéis que forem distribuídos.
A seguir, cada
evangelizando irá até o LIXO, e jogará fora o que escreveu. A proposta é que
procuremos nos livrar do “lixo mental” a cada dia.
Agora que temos espaço
mental, dizer que a próxima etapa é identificar os sentimentos positivos, as
virtudes em nós. A proposta é perceber suas qualidades.
Tema: O que você gosta em
você
Objetivo: Entrar em contato
consigo mesmo; perceber suas qualidades.
Aplicação:
a) Dividir a turma em
duplas, que se sentem frente a frente.
b) Eles devem escolher
quem vai ser o "A" e que vai ser o "B". Os que forem as
letras "A" s terão 1 minuto para pensar e dizer aos "B" s,
aquilo que mais gostam neles. Terminando o tempo, será a vez dos "B"
s dizerem aos "A" s, o que mais gostam neles.
c) Forme agora um só
grupo e entregue para cada criança uma flor recortada em papel ( miolo e
pétalas).
d) Peça que cada uma
escreva seu nome no miolo e em cada pétala, o nome daquelas que considera as
suas melhores qualidades. Vamos
pintar?
e) Monte um grande mural
com as flores de todos.
Fonte: 30 Atividades de
Educação Emocional e Intuitiva de Rita Foelker.
ATIVIDADES DE
SENSIBILIZAÇÃO
As atividades de
sensibilização desenvolvidas na programação da evangelização têm como
objetivos:
* levar a criança a
perceber suas emoções e sentimentos, bem como suas causas;
* desenvolver a
capacidade de gerar estados emocionais favoráveis ao bem estar espiritual;
* expressar o que sentem
de forma precisa e eficiente;
* dominar os impulsos sem
reprimi-los;
* capacitá-los para que
possam perceber e compreender as emoções e sentimentos de outras pessoas;
* melhorar a comunicação
entre os evangelizadores e evangelizandos ajudando-os a ajudarem a si próprios;
* auxiliar a construção
do senso moral e de relacionamentos éticos
Simone, boa noite!
ResponderExcluirUma maravilha sua aula. Parabéns pelo blog. Sou evangelizador aqui em Olinda Pernambuco e, procurando algo novo para apresentar para as minhas crianças, deparei-me com excelente material. Gostaria de usá-lo, se você permitir claro, em minha próxima aula. Agradecido deveras fico. Um abraço fraterno. Que Deus continue te iluminando.
Ricardo Santana