O Evangelho Segundo o Espiritismo
Cap. 13– QUE VOSSA MÃO ESQUERDA NÃO
SAIBA O QUE DÊ A VOSSA MÃO DIREITA e Cap. 15– FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
Objetivos:
- Sensibilizar a criança sobre as
diversas oportunidades de auxiliar as pessoas que encontram em seu dia-a-dia.
- Estimular o evangelizando a refletir sobre a importância de
não cultivar no coração quaisquer tipos de preconceitos (raça, religião e/ou
crença, cor, etc.).
- Destacar que a Parábola* exemplifica os ensinamentos de
Jesus, como a caridade e a humildade, duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao
orgulho.
- Conscientizar o evangelizando sobre a importância de
praticar a caridade com desprendimento e humildade.
- Evidenciar que a caridade é o amor em ação e está ao
alcance de todos, independe da crença, condição financeira ou posição social.
- Identificar que a prática do Bem e a ajuda sincera ao
semelhante é a melhor maneira de expressar a nossa gratidão a Deus e a Jesus
pelo muito que deles recebemos, sempre.
- Ressaltar que toda a caridade que
praticamos, devemos praticar com amor e sem esperar que o beneficiado nos
retribua.
-Compreender que como espíritas, compete-nos esforçar para
que as nossas ações expressem sempre e unicamente o bem, em favor de todas as
criaturas.
BIBLIOGRAFIA:
Lc, 10: 29 - “E quem é o
meu próximo?”; LC, 10: 30 a 35 - A Parábola. ESE, cap. 15, item 3
(final); Livro da Esperança (Emmanuel / F.C.Xavier), caps. 28 e 40; Religião
dos Espíritos (Emmanuel / F.C.Xavier), cap. 49; Jesus no Lar (Néio Lúcio /
F.C.Xavier), cap. 29; Histórias que Jesus contou, Clóvis Tavares.
PRIMEIRO
MOMENTO: Incentivação inicial: Exposição.
ESCREVER
NO QUADRO: “Quem é o meu próximo?”
– “O próximo a quem precisamos prestar imediata
assistência é sempre a pessoa que se encontra mais perto de nós.” – Emmanuel.
Isto é, nossos familiares, nossos amigos e nossos
irmãos em humanidade.
SEGUNDO
MOMENTO: Desenvolvimento: Jesus ensinou...
Essa mesma pergunta: Quem é o meu próximo, foi feita a
Jesus por um doutor da Lei, um judeu.
Respondendo-lhe, Jesus contou a Parábola do Bom
Samaritano, que vamos narrar para vocês.
*Para narrar à
parábola confeccionei um painel colorido com o cenário de um caminho em direção
a cidade de Jerusalém, e os personagens da parábola. A medida que narrava
fixava o personagem.
*As personagens da
história estão disponível, clique no link: http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2013/06/atividade-o-bom-samaritano.html
Antes de narrar o final da parábola, interferir
perguntando: Qual dos três (o sacerdote, o levita ou o samaritano) foi o próximo do
pobre homem que caiu em poder dos ladrões?
Jesus contou essa história para que entendamos que deveríamos
amar a todos, e não apenas os familiares e amigos; para que tenhamos compaixão
sem distinção alguma, seja de raça, religião, posição social ou intelectual,
etc. Esse é o verdadeiro sentido do seu ensinamento: “Amar a Deus sobre todas
as coisas e ao próximo como a si mesmo.”
TERCEIRO MOMENTO: Narração dialogada - Após
contar a Parábola:
O que é ter compaixão?
Compaixão é o mesmo que misericórdia ou Piedade, e esta é
irmã da Caridade, como nos diz o Espírito Michel em O Evangelho Segundo o
Espiritismo; “sem compaixão não há caridade”. Compaixão é se colocar no lugar da
pessoa que está passando por um problema. É imaginar se o que ela está passando
fosse comigo. Ter compaixão é viver o problema da pessoa, ajudando-a,
colaborando com ela, fazendo o que for possível por ela.
Jesus nos ensina com a
Parábola do Bom Samaritano, que devemos fazer o mesmo que o bondoso samaritano,
estar sempre prontos para socorrer quem sofre, sem qualquer indagação ao
necessitado.
Nunca perguntar, nunca procurar saber coisa alguma daquele que você pode e deve
auxiliar. Não se interesse em saber se a pessoa necessitado é espírita ou
católico, se é judeu ou protestante, se é pessoa branca ou de cor, rica ou
pobre, importante ou não, e se também é seu amigo ou não. Não se interesse em
saber quais as idéias que ele professa. Não cultivemos no coraçãozinho os
odiosos preconceitos de raça, de religião ou de cor. Que você olhe apenas as
feridas ou necessidades de quem sofre, para auxiliar. Enxergar somente a dor do
próximo, para aliviá-la.
QUARTO MOMENTO: HORA DA
ESTÓRIA
Como seguir esse
importante ensinamento de Jesus em nossas vidas?
“Certa vez, um menino de
seus oito anos passeava com sua bicicleta nas ruas de seu bairro quando de
repente não viu um enorme buraco a sua frente e foi jogado longe, bateu a
cabeça no meio fio e machucou-se muito.
Logo vinha um menino de
sua idade, eram vizinhos e freqüentavam a mesma igreja, era muito sabido e
inteligente, passava por ali e viu o pobre menino caído, mas não parou para
ajudá-lo e seguiu seu caminho.
A seguir passou uma
menina muito bem vestida com seu poodle perfumado, de mesma idade e freqüentavam
a mesma escola, era rica, inteligente e popular, viu também o menino, mas
também não ajudou com medo dele.
Logo após veio passando
outro menino, vestido simples de chinelo de dedo com um saco de pães nas mãos,
viu o menino e correu imediatamente para acudi-lo. Ajudou-o a se levantar e tratou
de levá-lo para sua casa, fazer um curativo e levá-lo de volta pra casa da sua
família.”
Qual dos três crianças
foi o próximo do pobre menino que caiu da bicicleta? Quem teve compaixão do
menino?
Jesus deseja que imitemos
o Bom Samaritano. É Jesus quem pede ao nosso coraçãozinho: “Vá e faça o mesmo”,
sempre, em toda parte, com quem quer que seja. Compaixão é isso amiguinho é ir e fazer, ajudar sem olhar a quem está
ajudando.
Este é o caminho da felicidade
verdadeira e Eterna, com Jesus. Fazendo assim seguimos Jesus.
PRECE FINAL
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