4 de setembro de 2011

Atividade - Televisão ou Cineminha

Como fazer: O filme, ou seja, as tiras da história devem ser feitos em folhas ou pedaços de papel com tamanho um pouquinho maior que a largura da tela. Cada cena é colada umas as outras formando uma longa tira. Colocar na cena inicial o nome da história, do autor e de quem ilustrou. A última cena deve ter a palavra FIM para mostrar que terminou. As pontas do filme devem ser reforçadas com um papel mais grosso. O filme deve ter ambas as pontas presas com durex para não soltar.

A história que usei é do livro: Brincando e Aprendendo o Espiritismo, volume 4. Após a aula tema “A Necessidade da Caridade” em que contei a história, distribuir a TV e a tira (já coladas) para colorir. Os pequeninos ADORARAM!

Faça o download das gravuras e cole no Word. A TV imprima em papel grosso (A4 – 60 gramas). Fure na parte de cima (horizontal) com palito de churrasco e cole com durex a ponta inicial e a final do filme com durex.











História: “Davi”

João era um homem que vivia nas ruas.

Sobrevivia graças às esmolas de algumas pessoas.

Certo dia, Marcos, um menino muito especial, viu o João chorando.

Aproximou-se e perguntou:

- Por que o senhor está chorando?

João ficou surpreso com o gesto do menino, pois há muito tempo ninguém sequer lhe dirigia um olhar.

- Ah, meu filho, que bom, até que enfim Deus mandou alguém para conversar comigo!

Marcos sentiu muita compaixão daquele homem que se sentia feliz com um simples gesto de atenção e perguntou:

- O senhor está precisando de alguma coisa?

- Não, meu amigo, o que eu estava pedindo a Deus acaba de acontecer.

Marcos ficou sem entender nada e disse:

- Não estou entendo.

Seu João, muito feliz, explicou:

- Há muito tempo que as pessoas me dão de comer, trazer roupas, dão até dinheiro, mas sequer olham para mim. Você, ao contrário, me chama de senhor, e até me trata como se fôssemos iguais.

Marcos, que era um menino simples, explicou para seu João:

- Ué, mas todos nós somos iguais perante Deus. Eu aprendi isso com meus pais, e eles aprenderam com os ensinos de Jesus. Meus pais foram ricos. Mesmo tendo muitas coisas materiais, sentiam um vazio dentro deles mesmos, que nada conseguia preencher.

Um dia, resolveram que iriam ajudar alguns velhinhos abandonados, sem família. Sabe, seu João, meus pais venderam muitas coisas que “possuíam” e compraram uma casa simples. Com o dinheiro, compraram uma chácara bem grande. É nessa chácara que eles cuidam com muito carinho de cinqüenta idosos. E sabe, seu João, meus pais se sentem muito mais felizes hoje, do que antes, quando eram ricos.

Seu João, sentindo-se já muito melhor com a história que acabara de ouvir, disse:

- Puxa, Marcos, eu pensava que para ser feliz precisava ser rico. Será que seus pais não precisam de alguém para ajudá-los? Eu não quero dinheiro, apenas um teto e comida.

Marcos não pensou duas vezes.

- Claro, seu João, hoje mesmo falarei com meus pais. Com certeza, daqui a alguns dias, o senhor sairá das ruas.

- Obrigado, meu amigo!

- Agradeça a Deus, pois nós só temos, realmente, o que podemos dar.

Tânia Amaral

Do livro: Brincando e Aprendendo o Espiritismo, volume 4.


Um comentário:

  1. Adorei o cineminha. Faço parte do Centro Espírita Lua e Fraternidade e temos como mentora espiritual, irmã Scheilla. Em Novembro vamos inaugurar nossa nova sede e então começaremos com a evangelização. Estou mkuito feliz, pois estou encontrando pessoas boas que postam na internet coisas maravilhosas, que me ajudarão nesta minha nova caminhada. Um abraço!!!
    Danielle

    ResponderExcluir