11 de abril de 2011

Aula - Pensamentos

PLANO DE AULA

PENSAMENTOS

Objetivo: Levar as crianças a perceberem que é pelo pensamento que nós criamos o ambiente favorável ou desfavorável que nos perturba ou garante a paz e harmonia.

Prece inicial

Canções para harmonizar

Bibliografia: Programa de Evangelização da União Espírita Mineira; Pensamento e vida – Chico Xavier/ Emmanuel; SITE Seara do Mestre.

Primeiro momento: Hoje vamos falar da importância dos nossos pensamentos e sentimentos e como eles são responsáveis pelo nosso estado de felicidade e infelicidade.

Segundo momento: Atividade de observação e reflexão

Objetivo: Possibilita a reflexão sobre os próprios sentimentos, de modo que sejam trabalhados com vistas ao nosso progresso espiritual.

Tempo de aplicação: Cerca de 15 minutos.

Material: papel celofane (preto, vermelho, amarelo, azul, transparente).

Desenvolvimento:

1. Distribuir aos evangelizando pedaços de papel celofane, em formato de coração, de diversas cores.

2. Pedir que eles andem pela sala, olhando através do papel colorido, dizendo baixinho como se sentem, olhando o mundo através daquela cor.

3. Após alguns minutos, as crianças devem trocar os pedaços de papel com os colegas, diversas vezes, até que todos tenham observado a sala com todas as cores de papel.


Terceiro momento: Indagar aos evangelizando:

Enxergaram bem com todas as cores? Era mais fácil de ver com alguma cor? Por quê?
Com qual cor gostaram mais? Por quê?


Após ajudar os alunos a concluir que é difícil enxergar através do preto, que tudo parecia triste; que através do amarelo as coisas pareciam ter cores
que não possuem; que quanto mais escura a cor (vermelho, azul), mais difícil de ver; que através do papel celofane transparente era possível perceber melhor os objetos, os outros papéis coloridos e a expressão dos colegas.

A idéia é comparar as cores com os sentimentos que temos: preto – tristeza, negatividade; vermelho - raiva; azul - calma; transparente - paz, harmonia; amarelo – alegria.

Explicar que os papéis celofanes são em forma de coração simbolizando que cada pessoa vê a vida e o mundo conforme os sentimentos que
possui. Por isso as pessoas percebem de diferentes maneiras as mesmas coisas, como se cada uma olhasse através de uma folha colorida diferente.


Quarto momento:

O que é preciso fazer para mudar sentimentos negativos no coração? Esperar até que respondam que é preciso mudar os pensamentos, então explicar que mudando a forma de pensar mudamos nossos sentimentos.

Como sentimos vemos a vida e as pessoas, se somos rancorosos, egoístas, orgulhosos e muito egoístas veremos e sentiremos o mundo as pessoas assim e nos tornaremos pessoas infelizes de difícil convivência, poucos se aproximam de nós. E, se ao contrário, alegres, generosos, compreensíveis com as pessoas e as situações, humildes, serenos, somos pessoas felizes, pois o que pensamos estamos sentindo e isso influencia os outros a nossa volta, sabem como? Nossos pensamentos são como nuvens, eles ficam em torno de nós como as nuvens no céu.

Não vemos com nossos olhos físicos esses pensamentos, essas idéias que formamos, mas percebemos com nossos olhos espirituais e sentimos, pois pensamentos bons, positivos são aqueles que trazem bem-estar, simpatia e já os ruins trazem sensações ruins e desagradáveis àqueles que se aproximam de nós. E nós atraímos as companhias encarnadas ou desencarnadas conforme nossos pensamentos, e isso é chamado de sintonia. Se forem pensamentos bons irão se aproximar espíritos bons, caridosos que simpatizam conosco e querem nos ajudar, mas se forem pensamentos ruins e negativos irão se aproximar de nós por sintonia de pensamentos espíritos que quererão nos incentivar a praticar maus atos nos levando ao caminho mau, pelo vício.

E para manter o equilíbrio do corpo e espírito, devemos vigiar constantemente nosso pensamento. Pensamentos negativos, pessimistas trás doenças para o corpo, trás tristeza e problemas psicológicos, são como lixo: poluem a mente e o corpo, ocasionando as sensações ruins. O positivo sempre nos traz bem-estar, harmonia, saúde, disposição e alegria e é um hábito que se adquire praticando.

E dependendo de nossos pensamentos vamos ser muito felizes ou infelizes, pois os bons pensamentos são a garantia das grandes realizações.

E é através do pensamento que se originam nossas atitudes, por isso a importância dos pensamentos bons ou positivos e de vigiá-lo, como pensamos agimos (citar exemplos).

Mas como ter pensamentos bons? Como podemos mudá-los? Procurando ver sempre o lado bom das coisas, vigiarem as atitudes os comportamentos e as palavras, escolhendo coisas construtivas para fazer, leituras edificantes, brincadeiras e conversas positivas (sem fofocas, brigas, brincadeiras de guerra ou filmes de terror); estando em sintonia com a Espiritualidade Superior através da prece, sendo otimista. Perante as dificuldades devemos ter atitudes de fé e confiança em Deus, crença em si mesmo (nas capacidades que possuímos), oração e vontade de agir corretamente.

Quinto momento:

1. Distribuir quadradinhos de papéis onde estão escritos vários sentimentos (positivos e negativos).

Sugestões: perdão, paciência, harmonia, confiança, perseverança, bondade, gratidão, alegria, bom humor, sensibilidade, desapego, educação, lealdade, entusiasmo, doçura, paz, carinho, responsabilidade, fé, humildade, simplicidade, cooperação, prece, trabalho, respeito, calma, coragem, sinceridade, justiça, amor, honestidade, caridade, raiva, tristeza, injustiça, ódio, mau-humor, mentira, preguiça, briga, desconfiança, falsidade, guerra, orgulho, egoísmo, maldade, pessimismo, rancor, fofoca, inveja, ciúme.

2. Distribuir corações recortados em cartolina a cada evangelizando. Explicar aos evangelizando que o desenho representa o coração de cada um.

1) Solicitar que eles separem os sentimentos bons dos ruins, entre os papeizinhos que receberam.

2) Cada criança deverá colar o "sentimento positivo" no seu coração de cartolina.

3) Explicar que devemos cultivar estes sentimentos em nosso coração e vivenciá-los através de nossas atitudes.

4) Perguntar onde devemos guardar (ou colocar) os sentimentos ruins (os papéis que sobraram). No lixo, deve ser a resposta das crianças. Pedir que cada evangelizando coloque no lixo "os sentimentos negativos" (os papeizinhos que restaram).

5) Agora que temos espaço mental, que pensamentos legais podemos colocar nele? Pedir sugestões

Sexto momento:

Atividade escrita: cada criança deve escrever sentimentos, pensamentos, atitudes e fatos positivos e negativos em uma folha de um lado, os sentimentos positivos e do outro os negativos.

Outra: Atividade escrita: cada criança deve escrever pensamentos (folha A4 com desenho de balões pensamento) de um lado os sentimentos positivos e do outro os negativos.

PRECE FINAL

3 comentários:

Anônimo disse...

Ameeeei essa aula, dinâmica e fácil de entender. Obrigada por compartilhar essas aulas conosco. Beijos,Cristiane(SP)

Anônimo disse...

Que trabalho bonito: feito com dedicação e amor!!!´Parabéns!

Ana Carollina Pires Marques de Oliveira disse...

Boa noite! Adorei essa aula sobre pensamento, as dinâmicas estão mui to boas. Parabéns!!!