1 de abril de 2011

Aula - Planejamento da Reencarnação

TEXTO PARA ESTUDO

Planejamento da Reencarnação



Aula sobre Reencarnação Unidade:
O Espiritismo Ciclo de Juventude

A Reencarnação é o retorno do Espírito ao mundo corpóreo repetidas vezes, através de corpos físicos diversos, constituídos segundo os méritos e necessidades que ele (o Espírito) apresenta.

A finalidade do corpo físico é proporcionar ao Espírito recursos materiais e morais de elevação, tendo em vista a sua qualificação para a Vida Superior, onde permanecerá depois que desenvolver em si as potencialidades da inteligência e do amor.

Existem tantas maneiras de reencarnar quantos são os espíritos reencarnantes, se considerarmos os diversos fatores que interferem no processo reencarnatório, tais como as características do novo corpo, os laços de afinidade com os futuros pais, os problemas familiares e sociais, etc.

Uma vez que todos esses elementos deverão interferir, através de mínimas particularidades, nas experiências e aquisições do reencarnante, são objetos de cuidadoso planejamento prévio por parte de Espíritos Sábios; planejamento tão mais elaborado quanto mais evidentes se façam os méritos e qualidades do candidato à reencarnação.

Para um Espírito em condições evolutivas medianas, o planejamento reencarnatório poderá apresentar as seguintes fases:

a)Intercessão (intervenção) de benfeitores espirituaisEsses companheiros procuram selecionar para o Espírito, com ou sem participação direta, os recursos adequados à aprendizagem futura, fixando detalhes do novo corpo e prevendo situações e oportunidades de aprimoramento.

b)Preparação psicológica dos paisEssa providência visa estabelecer laços de simpatia dos pais para com o futuro filho, ou destacar determinadas atitudes que deverão desenvolver em relação a ele, e acentuar a importância do compromisso que assumem para com aquele Espírito.

c) Encontro do candidato à reencarnação com os futuros pais, no plano espiritualDestina-se a estabelecer vínculos mais íntimos entre o Espírito e aqueles que serão os seus pais.

d)Visita ao futuro lar O Espírito que se candidata à reencarnação é levado ao futuro lar para que entre em contacto com o meio no qual permanecerá, provavelmente, uma grande parcela da sua existência física.

Algumas vezes, contribui também para despertar nele mais intensos desejos de realização, e novas esperanças quanto ao êxito nas experiências que enfrentará.

Q U E S T I O N Á R I O (Respondido pelo grupo de Evangelizando).

01. Quais os recursos materiais e morais que a reencarnação pode proporcionar ao Espírito, auxiliando-o no seu progresso?
R: Corpo, pais, sociedade, ensinamentos das fábulas, do evangelho (parábolas), educação em casa, na escola e espiritual…

02. Diz, com suas palavras, porque é que a reencarnação deve ser planejada.
 R: A vida deve ser planejada para ter objetivos adequados às nossas necessidades evolutivas.

03. Basta o planejamento da reencarnação para que o Espírito obtenha o sucesso? Por quê? R: Não. Porque às vezes a vontade do espírito não é suficiente para cumprir o planejamento destinado.

04. Você pode prever que tarefa terá de enfrentar na presente encarnação?
R: Podemos, mas não todas.

05. Comenta a seguinte frase:“(…) toda a alma que reencarna no círculo da Crosta, até mesmo aquela que se encontre em condições aparentemente desesperadoras, tem recursos para melhorar sempre. (…)”

R: Por mais difíceis que sejam as provas e expiações de um Espírito, se ele tiver Paciência, Resignação e Fé, ganhará forças para superar cada etapa da sua vida e assim vai-se melhorando.

2 comentários:

Anônimo disse...

Belo trabalho!! Muito útil para nós evangelizadoras.

Anônimo disse...

EXCELENTE!!!