26 de julho de 2011

Aula - Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho


BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO PÁTRIA DO EVANGELHO

OBJETIVO: Levar os alunos a reconhecerem que vivem numa terra abençoada e valorizar a paz, e a liberdade de que goza o povo brasileiro.

MOTIVAÇÃO INICIAL: Questionar a respeito do feriado que estamos (07/Setembro). Verificar o que eles sabem a respeito da história do Brasil. (deixar que falem a vontade)

DESENVOLVIMENTO:

Perguntar ao grupo: Vocês acham que o Brasil é a Pátria do Evangelho? Por quê?
Deixar que falem à vontade, orientar a discussão para que não se desvirtue.Mostrar o livro Brasil,coração do mundo, pátria do evangelho.Explicar resumidamente de onde vem a idéia de o Brasil ser a pátria do evangelho. Depois da participação de todos, lembrar que Jesus veio para "os doentes, para os enfermos espirituais". O evangelho não é caminho para glórias materiais, as riquezas terrenas. É a explicação de que a verdadeira vida é a espiritual. Portanto, ser pátria do evangelho é oferecer a espíritos devedores oportunidade de reequilíbrio, através da luta pela vida. Contar o caso do degredado que é amparado pela equipe de Ismael (BCMPE). Foi o primeiro "pequenino", o primeiro enfermo espiritual a ser recebido na pátria do evangelho-esse hospital, essa escola que posteriormente veio abraçar as mais diversas nacionalidades, através da imigração. Certamente os espíritos reencarnados no Brasil, já experimentaram, em sua maioria numerosas existências. E agora, através da forte religiosidade que caracteriza o povo, através da propensão para a paz, apesar da onda de violência que nos assalta e que prova nossa resistência através das dificuldades econômicas, vamos ressarcindo velhos débitos. Por isso, o Brasil é realmente a pátria do evangelho. Em nossa terra recebemos o mais querido dos imigrantes- o Espiritismo, que resgata a pureza, a essência dos ensinamentos de Jesus.
Aqui é que o Espiritismo se desenvolveu. Ser pátria do evangelho não é um privilégio, nem motivo de orgulho. É uma proposta da espiritualidade que está em andamento. È um projeto que se completará quando diminuirmos as dores provocadas neste país pelas diferenças sociais. O fato de não haver "efeito sem causa", o fato de muitos sofrimentos serem cármicos, não nos libera da caridade, do amor aos nossos irmãos. A lógica dos fatos aponta que para nós, sem dúvida, essa é a pátria onde estamos encontrando a verdade libertadora de Jesus. O espírita consciente muito recebeu e muito pode oferecer. Evangelizar-se é missão de cada um.
E um povo evangelizado... Evangeliza o mudo através de exemplo e da oportunidade que oferece para os que aqui reencarnam. Abracemos esse compromisso.

Contar, em linguagem própria, as passagens mais importantes do livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”.

Citar a visita de Jesus, a tristeza que ele sentia com os demais povos que deturparam suas mensagens, e a sua decisão de “plantar” no Brasil a árvore do Evangelho.

Dizer das belezas do nosso país. Da possibilidade que temos de ouvir qualquer música, usar qualquer roupa, seguir qualquer religião.

Ressaltar a questão da benevolência do povo, que alguém precisa tem sempre outro alguém para estender a mão.

Comentar da vida simples dos índios. Da vinda dos negros e depois dos imigrantes europeus. Da mistura de raça que aqui existe, provando que temos “algo” em especial.

FIXAÇÃO DO CONTEÚDO: Colocar o Hino Nacional Brasileiro e verificar o que eles entendem da letra e verificar se sabem cantar.

ATIVIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO: Utilizar as atividades abaixo







* Desconheço o autor que elaborou a aula.

Fonte: Internet


2 comentários:

  1. Obrigado pela ajuda, a aula do BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVENGELHO ME AJUDOU MUITO!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa compartilhar as aulas e atividades!
    Ajuda muito quem está iniciando na tarefa da evangelização!
    Obrigada!

    ResponderExcluir