15 de julho de 2011

Aula - Os Apóstolos de Jesus


INTRODUÇÃO:

- Indagar às crianças:

* Quando você quer brincar em casa, na escola ou na rua, como escolhe seus amiguinhos?

- Deixar que falem a respeito, solicitando que esclareçam o motivo de suas escolhas.

- Dizer o seguinte:

* Quando vamos realizar algo, nos unimos a pessoas que pensam como nós.

Assim aconteceu, na história que narraremos em seguida, quando Jesus escolheu os seus discípulos, ou seja, aqueles que seguiam as suas idéias.

DESENVOLVIMENTO:

1) Narrar a história.

2) Perguntar às crianças:

- Qual era a preocupação de Ângelo?

- Como vovô Carlindo ajudou o menino a resolver o problema?

- Como eram os homens escolhidos por Jesus?

- Por que Jesus escolheu homens que pensavam como Ele?

"A ESCOLHA DOS DISCÍPULOS"

Uma espreguiçadeira forrada com alvo lençol e uma confortável almofada abrigavam o homem adormecido.

Sua cabecinha branca, seu rosto sereno, seus olhinhos cerrados pelo sono... Que coisa tão linda!

Foi assim que o rapazola esguio, recém-entrado na adolescência, encontrou seu avô, repousando na varanda repleta de samambaias. Emocionado, curvou- se e beijou- o docemente.

- Ângelo, meu querido, já de volta?

- Vovô Carlindo... Desculpe-me, não tinha intenção de acordá-lo.

- Não se aborreça filho. Na minha idade, o sono já não é tão profundo. Fica-se ronronando como os gatinhos... O que o intriga desta vez?

- Nada de tão grave, vovozinho... Apenas estou com um dilema: como o senhor sabe, eu tenho uma infinidade de amigos que me são muito c aros e estou achando difícil selecionar entre eles os que devam vir em minha c asa, sair em minha companhia, enfim, fazer parte do meu cotidiano.

- Ora, querido, vou contar-lhe como Jesus escolheu seus discípulos. Acho que isso vai ajudá-lo. E o velhinho

começou:

- Ele tinha bom senso; procurou escolher, dentre a multidão que o acompanhava por toda parte, os

verdadeiramente entusiasmados pelas suas idéias, aqueles seguidores fiéis, que seriam capazes de conduzir os outros homens, tal como o pastor que sabe guiar as suas ovelhas pelos lugares mais seguros, onde elas ficariam abrigadas e felizes.

Desse modo, Jesus começou a fazer convites. Passando pelo Mar da Galiléia, chamou os dois irmãos: Simão

(que Ele chamou de Pedro) e André, que eram pescadores.

Prosseguindo, encontrou outros dois irmãos: Tiago e João, que também foram convidados. E assim, Jesus

continuou até convidar doze homens, que Ele sabiam seriam capazes de levar sua mensagem por todo o território da Judéia.

Esses homens, seus discípulos, chamados, mais tarde, apóstolos, foram os seguintes: Simão Pedro, Tiago,

João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Simão e Judas Iscariotes.

Eram as pessoas certas; Jesus sabia que com eles a sua doutrina amorosa não seria perdida e ficaria sempre entre os homens.

O vovô terminou aí. Ângelo comentou:

- Essa história, vovô, mostra- me a seguinte verdade: devo selecionar, para conviverem comigo, os amigos cujos hábitos de vida, desejos e sonhos mais se assemelhem com os meus. Como o Mestre Jesus percebi que deverei escolhê-los, usando o mesmo critério de amor e justiça com que Ele escolheu os seus discípulos.

Rosenir Teixeira Pereira

Extraída do Livro "O melhor é Viver em Família" volume 12

3) Atividade –



Fonte: Jacira (Casa do Ceará ) - participante da sala Evangelize CVDEE

Um comentário:

  1. ewoAdorei o blog continue sempre assim porque todo o material que você posta e de grande ajuda pra outros evangelizadores também.
    Contato: robertotisbarbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir